Manhês, acalanto e desenvolvimento humano: um estudo psicanalítico sobre o estabelecimento das relações objetais através dos elementos sonoro-musicais
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/204989 |
Resumo: | A compreensão do desenvolvimento na teoria psicanalítica é de fundamental importância tanto enquanto parte de seu arcabouço teórico, quanto como fundamento para embasar intervenções técnicas e clínicas. Nesse sentido, é reconhecida a grande relevância da palavra no estabelecimento de laços afetivos através da linguagem. Entretanto, o som, elemento primordial e anterior à palavra, não tem sido amplamente estudado no âmbito da psicanálise. Tendo isso em vista, a presente dissertação pretende buscar uma articulação entre as propriedades sonoras e musicais da voz presentes nos fenômenos do manhês e do acalanto com os primeiros laços estabelecidos na relação mãe/bebê. O trabalho teve o objetivo de analisar a produção psicanalítica a respeito do assunto no intuito de compreender como os elementos sonoro-musicais incidem no processo de erotização e na instauração de um circuito pulsional que possibilitará o surgimento das primeiras relações objetais, utilizando para isso a obra de autores clássicos e contemporâneos da psicanálise. |
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Manhês, acalanto e desenvolvimento humano: um estudo psicanalítico sobre o estabelecimento das relações objetais através dos elementos sonoro-musicaisMotherese, lullaby and human development: a psychoanalytic study on the establishment of object relations through the sonorous-musical elementsManhêsAcalantoPsicanálise e músicaTeoria do DesenvolvimentoMothereseLullabyPsychoanalysis and musicDevelopment TheoryA compreensão do desenvolvimento na teoria psicanalítica é de fundamental importância tanto enquanto parte de seu arcabouço teórico, quanto como fundamento para embasar intervenções técnicas e clínicas. Nesse sentido, é reconhecida a grande relevância da palavra no estabelecimento de laços afetivos através da linguagem. Entretanto, o som, elemento primordial e anterior à palavra, não tem sido amplamente estudado no âmbito da psicanálise. Tendo isso em vista, a presente dissertação pretende buscar uma articulação entre as propriedades sonoras e musicais da voz presentes nos fenômenos do manhês e do acalanto com os primeiros laços estabelecidos na relação mãe/bebê. O trabalho teve o objetivo de analisar a produção psicanalítica a respeito do assunto no intuito de compreender como os elementos sonoro-musicais incidem no processo de erotização e na instauração de um circuito pulsional que possibilitará o surgimento das primeiras relações objetais, utilizando para isso a obra de autores clássicos e contemporâneos da psicanálise.Understanding development in psychoanalytic theory is of fundamental importance both as part of its theoretical framework and as a support for technical and clinical interventions. In this sense, the great relevance of the word in the establishment of affective bonds through language is recognized. However, sound, a primordial and pre-word element, has not been widely studied in psychoanalysis. With this in view, the present project intends to seek a link between the sound and musical properties of the voice present in the phenomena of the motherese and the lullaby with the first bonds established in the mother/baby relationship. The objective of this work is to analyze the psychoanalytic production about the subject in order to understand how the sonorous-musical elements affect the process of erotization and the instantiation of a drive circuit that will enable the first object relations to appear, using the work of classical authors of psychoanalysis.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)CAPES: PDA190306FAPESP: 2019/11147-9Universidade Estadual Paulista (Unesp)Campos, Érico Bruno Viana [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Godeguezi, Vinicius Martinucho2021-06-16T19:04:20Z2021-06-16T19:04:20Z2021-03-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/20498933004056085P0porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-11-20T06:12:00Zoai:repositorio.unesp.br:11449/204989Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T18:13:55.842817Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
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A compreensão do desenvolvimento na teoria psicanalítica é de fundamental importância tanto enquanto parte de seu arcabouço teórico, quanto como fundamento para embasar intervenções técnicas e clínicas. Nesse sentido, é reconhecida a grande relevância da palavra no estabelecimento de laços afetivos através da linguagem. Entretanto, o som, elemento primordial e anterior à palavra, não tem sido amplamente estudado no âmbito da psicanálise. Tendo isso em vista, a presente dissertação pretende buscar uma articulação entre as propriedades sonoras e musicais da voz presentes nos fenômenos do manhês e do acalanto com os primeiros laços estabelecidos na relação mãe/bebê. O trabalho teve o objetivo de analisar a produção psicanalítica a respeito do assunto no intuito de compreender como os elementos sonoro-musicais incidem no processo de erotização e na instauração de um circuito pulsional que possibilitará o surgimento das primeiras relações objetais, utilizando para isso a obra de autores clássicos e contemporâneos da psicanálise. |
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