Práticas em laboratório: uma estratégia de ensino

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Braz, Douglas Henrique de Oliveira
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/180266
Resumo: Nos últimos tempos, as discussões sobre adequações e modificações do currículo vêm ganhando espaço na sociedade. Ambas as discussões visam uma melhora na qualidade da educação, agregando valores ao processo de ensino-aprendizagem. Utilizando das práticas em laboratório como uma estratégia enriquecedora no processo de ensino, visou-se um estudo direcionado na elaboração e estruturação das atividades experimentais a serem desenvolvidas em sala de aula, compreendo assim as dimensões pedagógicas presentes na prática laboratorial atrelada à construção do conhecimento do aluno em uma aprendizagem significativa. Partindo dos experimentos propostos pelo Material Apostilado do Governo do Estado de São Paulo, realizou-se novas estruturações, com objetivos e metas direcionados em uma proposta de atividade investigativa. Essas dimensões pedagógicas além de qualificar o ensino, disseminam nos alunos uma autonomia de construir seu próprio laboratório onde quer que estejam seguindo sua intuição a partir das abstrações que podem alcançar. Os experimentos quando apresentados em minuciosos roteiros norteiam os caminhos a serem seguidos, levando à prática da tentativa e erro, cravando em seu cognitivo aquilo que é útil e aplicável em seu cotidiano.
id UNSP_07ce63940581984933cd66d7150a4b70
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/180266
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Práticas em laboratório: uma estratégia de ensinoLaboratory practices: a teaching strategyEnsino de FísicaRoteiros experimentaisAtividade experimentalPhysics teachingExperimental routesExperimental activityNos últimos tempos, as discussões sobre adequações e modificações do currículo vêm ganhando espaço na sociedade. Ambas as discussões visam uma melhora na qualidade da educação, agregando valores ao processo de ensino-aprendizagem. Utilizando das práticas em laboratório como uma estratégia enriquecedora no processo de ensino, visou-se um estudo direcionado na elaboração e estruturação das atividades experimentais a serem desenvolvidas em sala de aula, compreendo assim as dimensões pedagógicas presentes na prática laboratorial atrelada à construção do conhecimento do aluno em uma aprendizagem significativa. Partindo dos experimentos propostos pelo Material Apostilado do Governo do Estado de São Paulo, realizou-se novas estruturações, com objetivos e metas direcionados em uma proposta de atividade investigativa. Essas dimensões pedagógicas além de qualificar o ensino, disseminam nos alunos uma autonomia de construir seu próprio laboratório onde quer que estejam seguindo sua intuição a partir das abstrações que podem alcançar. Os experimentos quando apresentados em minuciosos roteiros norteiam os caminhos a serem seguidos, levando à prática da tentativa e erro, cravando em seu cognitivo aquilo que é útil e aplicável em seu cotidiano.In recent times, discussions about adaptations and modifications of the curriculum have been gaining ground in society, both discussions aim at improving the quality of education, adding value to the process of teaching learning. Using laboratory practices as an enriching strategy in the teaching process, a study aimed at the elaboration and structuring of the experimental activities to be developed in the classroom was aimed at understanding the pedagogical dimensions present in the laboratory practice, linked to the construction of the knowledge in meaningful learning. Based on the experiments proposed by the Government of the State of São Paulo's Apostilled Material, new structuring was carried out, with objectives and goals focused on a proposal for research activity. These pedagogical dimensions besides qualifying teaching, disseminate in students an autonomy to build their own laboratory wherever they are following their intuition from the abstractions they can achieve. Experiments when presented in meticulous scripts guide the paths to be followed, leading to the practice of trial and error, embedding in his cognitive what is useful and applicable in his daily life.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Agostini, Deuber Lincon da Silva [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Braz, Douglas Henrique de Oliveira2018-12-18T11:31:58Z2018-12-18T11:31:58Z2018-10-26info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/18026600091105033283010001P5porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-06-20T13:19:05Zoai:repositorio.unesp.br:11449/180266Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-06-20T13:19:05Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Práticas em laboratório: uma estratégia de ensino
Laboratory practices: a teaching strategy
title Práticas em laboratório: uma estratégia de ensino
spellingShingle Práticas em laboratório: uma estratégia de ensino
Braz, Douglas Henrique de Oliveira
Ensino de Física
Roteiros experimentais
Atividade experimental
Physics teaching
Experimental routes
Experimental activity
title_short Práticas em laboratório: uma estratégia de ensino
title_full Práticas em laboratório: uma estratégia de ensino
title_fullStr Práticas em laboratório: uma estratégia de ensino
title_full_unstemmed Práticas em laboratório: uma estratégia de ensino
title_sort Práticas em laboratório: uma estratégia de ensino
author Braz, Douglas Henrique de Oliveira
author_facet Braz, Douglas Henrique de Oliveira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Agostini, Deuber Lincon da Silva [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Braz, Douglas Henrique de Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de Física
Roteiros experimentais
Atividade experimental
Physics teaching
Experimental routes
Experimental activity
topic Ensino de Física
Roteiros experimentais
Atividade experimental
Physics teaching
Experimental routes
Experimental activity
description Nos últimos tempos, as discussões sobre adequações e modificações do currículo vêm ganhando espaço na sociedade. Ambas as discussões visam uma melhora na qualidade da educação, agregando valores ao processo de ensino-aprendizagem. Utilizando das práticas em laboratório como uma estratégia enriquecedora no processo de ensino, visou-se um estudo direcionado na elaboração e estruturação das atividades experimentais a serem desenvolvidas em sala de aula, compreendo assim as dimensões pedagógicas presentes na prática laboratorial atrelada à construção do conhecimento do aluno em uma aprendizagem significativa. Partindo dos experimentos propostos pelo Material Apostilado do Governo do Estado de São Paulo, realizou-se novas estruturações, com objetivos e metas direcionados em uma proposta de atividade investigativa. Essas dimensões pedagógicas além de qualificar o ensino, disseminam nos alunos uma autonomia de construir seu próprio laboratório onde quer que estejam seguindo sua intuição a partir das abstrações que podem alcançar. Os experimentos quando apresentados em minuciosos roteiros norteiam os caminhos a serem seguidos, levando à prática da tentativa e erro, cravando em seu cognitivo aquilo que é útil e aplicável em seu cotidiano.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-18T11:31:58Z
2018-12-18T11:31:58Z
2018-10-26
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/180266
000911050
33283010001P5
url http://hdl.handle.net/11449/180266
identifier_str_mv 000911050
33283010001P5
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803045520141189120