Deslocamento, interculturalidade e transitividade migratória em filmes dirigidos por Karim Aïnouz

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Medeiros, André Aparecido
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/157284
Resumo: A pesquisa tem por finalidade analisar as representações de deslocamentos, interculturalidade e transitividade migratória em filmes dirigidos por Karim Aïnouz, com destaque para O Céu de Suely (2006), Viajo porque preciso, volto porque te amo (codireção de Marcelo Gomes, 2009) e Praia do Futuro (2014). Considerado um cineasta político, Karim se destaca por sua singularidade autoral na forma de narrar identidades em transitividade. Utiliza a linguagem cinematográfica para a representação de deslocamentos e migrações, fenômeno cujas problemáticas sociais associadas estão entre as mais complexas e graves do nosso tempo. Como instrumentos metodológicos, utilizamos: pesquisa bibliográfica, entrevista estruturada com especialistas da área e análise fílmica dos filmes citados. Entendendo o cinema como um meio de leitura histórico-social e como um produtor de imaginários, atenta-se para as características do enredo das obras e para a conjuntura político-cultural das produções. O olhar intercultural, sem distinção de origens, torna possível a abordagem equilibrada dos filmes analisados e de outros trabalhos semelhantes, favorecendo o diálogo cultural e a cidadania global.
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