Educação física escolar: o conhecimento do estilo de vida e do perfil antropométrico dos escolares

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Higo, Josiane Rosa da Silva
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/192872
Resumo: Este estudo nasceu do interesse demonstrado pelos alunos em trabalho realizado para uma disciplina do PROEF. O trabalho foi sobre estilo de vida e avaliação do crescimento e desenvolvimento físico. Participaram dessa pesquisa 621 alunos sendo 302 meninas e 319 meninos, com idades entre 10 e 18 anos e que frequentam uma escola pública da rede estadual de ensino na cidade de Bauru- SP estando matriculados entre o 6.º ano do Ensino Fundamental e 3.ª série do Ensino Médio. Esses alunos estão passando por uma fase de transição entre a infância e a vida adulta, mais conhecida como adolescência na qual corpo, mente e suas relações sociais estão em processo de formação. O objetivo principal deste estudo foi identificar qual é o perfil de estilo de vida global e individual bem como o perfil antropométrico dos alunos. O estudo é de caráter descritivo, qualitativo, quantitativo, exploratório e transversal já que estabelece relações entre variáveis (dimensões corporais e fatores de estilo de vida) com abordagem de análise qualitativa e, em alguns momentos, quantitativa. Para tanto foram realizadas Avaliação Antropométrica e Avaliação PEVI (Perfil Individual do Estilo de Vida). Na avaliação PEVI foram avaliados cinco fatores: nutrição, atividade física, comportamento preventivo, controle de estresse e relacionamentos. Na avaliação antropométrica analisamos as variáveis peso, estatura, envergadura e as relações antropométricas RCQ, RCE e IMC. Percebemos que a maioria dos alunos (64,4%) se encontram entre o perfis intermediário e positivo (33%) e minoria no perfil negativo (2,6%) quanto ao estilo de vida global, mas analisando individualmente os fatores, percebemos um grande número de participantes com perfil negativo para os fatores nutrição e atividade física. Quanto às dimensões antropométricas verificamos que apesar da maior parte os alunos estar dentro do que é esperado para a idade/sexo, quase 30% dos alunos estão na faixa de sobrepeso de acordo com o IMC preconizado pelo Ministério da Saúde. Para este órgão, crianças e adolescentes com sobrepeso terão grandes chances de se tornar adultos obesos, propensos ao desenvolvimento de diversas doenças crônicas não transmissíveis (DCNT) como diabetes e hipertensão. Ainda segundo o Ministério da Saúde ações de conscientização devem ter início o quanto antes, acreditamos que esses instrumentos de avaliação e a discussão sobre os seus resultados devem ser melhor aproveitados nas aulas de Educação Física como forma de prevenção para DCNT e para o estimulo a busca pela saúde, não só no presente momento como na vida adulta.
id UNSP_08556c584fe032648b1bce35d6bf9487
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/192872
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Educação física escolar: o conhecimento do estilo de vida e do perfil antropométrico dos escolaresSchool physical in school: knowledge of the lifestyle and anthropometric profile of studentsEducação física escolarEstilo de vidaAvaliação antropométricaSchool physical educationLifestyleAnthropometric assessmentEste estudo nasceu do interesse demonstrado pelos alunos em trabalho realizado para uma disciplina do PROEF. O trabalho foi sobre estilo de vida e avaliação do crescimento e desenvolvimento físico. Participaram dessa pesquisa 621 alunos sendo 302 meninas e 319 meninos, com idades entre 10 e 18 anos e que frequentam uma escola pública da rede estadual de ensino na cidade de Bauru- SP estando matriculados entre o 6.º ano do Ensino Fundamental e 3.ª série do Ensino Médio. Esses alunos estão passando por uma fase de transição entre a infância e a vida adulta, mais conhecida como adolescência na qual corpo, mente e suas relações sociais estão em processo de formação. O objetivo principal deste estudo foi identificar qual é o perfil de estilo de vida global e individual bem como o perfil antropométrico dos alunos. O estudo é de caráter descritivo, qualitativo, quantitativo, exploratório e transversal já que estabelece relações entre variáveis (dimensões corporais e fatores de estilo de vida) com abordagem de análise qualitativa e, em alguns momentos, quantitativa. Para tanto foram realizadas Avaliação Antropométrica e Avaliação PEVI (Perfil Individual do Estilo de Vida). Na avaliação PEVI foram avaliados cinco fatores: nutrição, atividade física, comportamento preventivo, controle de estresse e relacionamentos. Na avaliação antropométrica analisamos as variáveis peso, estatura, envergadura e as relações antropométricas RCQ, RCE e IMC. Percebemos que a maioria dos alunos (64,4%) se encontram entre o perfis intermediário e positivo (33%) e minoria no perfil negativo (2,6%) quanto ao estilo de vida global, mas analisando individualmente os fatores, percebemos um grande número de participantes com perfil negativo para os fatores nutrição e atividade física. Quanto às dimensões antropométricas verificamos que apesar da maior parte os alunos estar dentro do que é esperado para a idade/sexo, quase 30% dos alunos estão na faixa de sobrepeso de acordo com o IMC preconizado pelo Ministério da Saúde. Para este órgão, crianças e adolescentes com sobrepeso terão grandes chances de se tornar adultos obesos, propensos ao desenvolvimento de diversas doenças crônicas não transmissíveis (DCNT) como diabetes e hipertensão. Ainda segundo o Ministério da Saúde ações de conscientização devem ter início o quanto antes, acreditamos que esses instrumentos de avaliação e a discussão sobre os seus resultados devem ser melhor aproveitados nas aulas de Educação Física como forma de prevenção para DCNT e para o estimulo a busca pela saúde, não só no presente momento como na vida adulta.This study was born from the interest shown by students in work carried out for a PROEF discipline. The work was about lifestyle and assessing growth and physical development. 621 students participated in this research, being 302 girls and 319 boys, aged between 10 and 18 years old, who attend a public school in the state school system in the city of Bauru- SP, enrolled between the 6th grade of Elementary School and the 3rd grade of Education Medium. These students are going through a transition phase between childhood and adulthood, better known as adolescence in which body, mind and their social relationships are in the process of formation. The main objective of this study was to identify the global and individual lifestyle profile as well as the students' anthropometric profile. The study is descriptive, qualitative, quantitative, exploratory and transversal since it establishes relationships between variables (body dimensions and lifestyle factors) with a qualitative and, at times, quantitative analysis approach. For that, anthropometric assessment and PEVI assessment - individual lifestyle profile) were carried out. In the PEVI evaluation, five factors were evaluated: nutrition, physical activity, preventive behavior, stress control and relationships. In the anthropometric evaluation, we analyzed the variables weight, height, wingspan and the anthropometric relationships RCQ, RCE and BMI. We noticed that the majority of students (64,4%) are between the intermediate and positive global profiles (33%) and the minority in the negative profile (2,6%) in the global lifestyle, but analyzing the factors individually, we noticed a large number of participants with a negative profile for the factors nutrition and physical activity. Regarding the anthropometric dimensions, we verified that even the majority of students are within what is expected for their age / sex, almost 30% of students are in the overweight range according to the BMI recommended by the Ministry of Health. For this body, children and overweight adolescents will have a great chance of becoming obese adults, prone to the development of several chronic noncommunicable comorbidities (NCDs) such as diabetes and hypertension. Also according to the Ministry of Health, awareness actions should start as soon as possible, we believe that these assessment instruments and the discussion about their results should be better used in Physical Education classes as a way to prevent NCDs and to stimulate the search for health, not only in the present moment but also in adult life.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Prado Junior, Milton Vieira do [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Higo, Josiane Rosa da Silva2020-06-30T11:41:18Z2020-06-30T11:41:18Z2020-04-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/192872000931846Educação Física - FC8995642841616412porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-01-25T06:31:17Zoai:repositorio.unesp.br:11449/192872Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T23:55:39.043817Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação física escolar: o conhecimento do estilo de vida e do perfil antropométrico dos escolares
School physical in school: knowledge of the lifestyle and anthropometric profile of students
title Educação física escolar: o conhecimento do estilo de vida e do perfil antropométrico dos escolares
spellingShingle Educação física escolar: o conhecimento do estilo de vida e do perfil antropométrico dos escolares
Higo, Josiane Rosa da Silva
Educação física escolar
Estilo de vida
Avaliação antropométrica
School physical education
Lifestyle
Anthropometric assessment
title_short Educação física escolar: o conhecimento do estilo de vida e do perfil antropométrico dos escolares
title_full Educação física escolar: o conhecimento do estilo de vida e do perfil antropométrico dos escolares
title_fullStr Educação física escolar: o conhecimento do estilo de vida e do perfil antropométrico dos escolares
title_full_unstemmed Educação física escolar: o conhecimento do estilo de vida e do perfil antropométrico dos escolares
title_sort Educação física escolar: o conhecimento do estilo de vida e do perfil antropométrico dos escolares
author Higo, Josiane Rosa da Silva
author_facet Higo, Josiane Rosa da Silva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Prado Junior, Milton Vieira do [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Higo, Josiane Rosa da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Educação física escolar
Estilo de vida
Avaliação antropométrica
School physical education
Lifestyle
Anthropometric assessment
topic Educação física escolar
Estilo de vida
Avaliação antropométrica
School physical education
Lifestyle
Anthropometric assessment
description Este estudo nasceu do interesse demonstrado pelos alunos em trabalho realizado para uma disciplina do PROEF. O trabalho foi sobre estilo de vida e avaliação do crescimento e desenvolvimento físico. Participaram dessa pesquisa 621 alunos sendo 302 meninas e 319 meninos, com idades entre 10 e 18 anos e que frequentam uma escola pública da rede estadual de ensino na cidade de Bauru- SP estando matriculados entre o 6.º ano do Ensino Fundamental e 3.ª série do Ensino Médio. Esses alunos estão passando por uma fase de transição entre a infância e a vida adulta, mais conhecida como adolescência na qual corpo, mente e suas relações sociais estão em processo de formação. O objetivo principal deste estudo foi identificar qual é o perfil de estilo de vida global e individual bem como o perfil antropométrico dos alunos. O estudo é de caráter descritivo, qualitativo, quantitativo, exploratório e transversal já que estabelece relações entre variáveis (dimensões corporais e fatores de estilo de vida) com abordagem de análise qualitativa e, em alguns momentos, quantitativa. Para tanto foram realizadas Avaliação Antropométrica e Avaliação PEVI (Perfil Individual do Estilo de Vida). Na avaliação PEVI foram avaliados cinco fatores: nutrição, atividade física, comportamento preventivo, controle de estresse e relacionamentos. Na avaliação antropométrica analisamos as variáveis peso, estatura, envergadura e as relações antropométricas RCQ, RCE e IMC. Percebemos que a maioria dos alunos (64,4%) se encontram entre o perfis intermediário e positivo (33%) e minoria no perfil negativo (2,6%) quanto ao estilo de vida global, mas analisando individualmente os fatores, percebemos um grande número de participantes com perfil negativo para os fatores nutrição e atividade física. Quanto às dimensões antropométricas verificamos que apesar da maior parte os alunos estar dentro do que é esperado para a idade/sexo, quase 30% dos alunos estão na faixa de sobrepeso de acordo com o IMC preconizado pelo Ministério da Saúde. Para este órgão, crianças e adolescentes com sobrepeso terão grandes chances de se tornar adultos obesos, propensos ao desenvolvimento de diversas doenças crônicas não transmissíveis (DCNT) como diabetes e hipertensão. Ainda segundo o Ministério da Saúde ações de conscientização devem ter início o quanto antes, acreditamos que esses instrumentos de avaliação e a discussão sobre os seus resultados devem ser melhor aproveitados nas aulas de Educação Física como forma de prevenção para DCNT e para o estimulo a busca pela saúde, não só no presente momento como na vida adulta.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-06-30T11:41:18Z
2020-06-30T11:41:18Z
2020-04-30
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/192872
000931846
Educação Física - FC
8995642841616412
url http://hdl.handle.net/11449/192872
identifier_str_mv 000931846
Educação Física - FC
8995642841616412
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129565093003264