Sentidos de currículo e de gestão nos cotidianos em duas escolas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Thamiris Slanzon de [UNESP]
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/244516
Resumo: O tema desta tese é currículo e gestão. Apesar do campo do currículo e da área da gestão terem a escola como lócus de investigação, cada qual tem análises próprias sobre os cotidianos escolares e meios diferentes para significar currículo e gestão. Isto ocorre em razão do desenrolar teórico-metodológico nesses espaços de produção do conhecimento que confere, ao campo do currículo, a marca do hibridismo e, à área da gestão, a binaridade. Enquanto no campo do currículo há mescla de teorizações e autores filiados em perspectivas diversas, a área da gestão se sustenta em duas tradições intelectuais – administração empresarial e especificidade da escola. Assim, considerando o desafio da área da gestão ao arejamento epistemológico e admitindo a dinamicidade dos cotidianos escolares que impede a plena fixação de sentidos para currículo e gestão, problematiza-se: Quais são os sentidos de currículo e gestão que circulam em cotidianos de duas escolas públicas, sendo uma estadual paulista e outra de movimento social? O que esses cotidianos produzem de sentidos sobre as temáticas e quais relações com as definições postas pelas áreas de conhecimento? Respaldada na Teoria do Discurso de Laclau e Mouffe, ancoragem teórico-metodológica desta tese, a hipótese é a de que a complexidade presente nos cotidianos dessas escolas não advém do fato de serem norteadas por políticas governamentais diferentes, e sim pelos sentidos que nelas circulam serem a hegemonização de demandas específicas articuladas ou não a partir das lógicas da equivalência e diferença presentes nas relações sociais cotidianas específicas. Objetivando analisar os sentidos de currículo e gestão que circulam em cotidianos de duas escolas com diretrizes políticas governamentais diferentes, esta tese também busca identificar as demandas atribuidoras de sentidos a currículo e gestão e indica a possibilidade de sentido comum a eles. Além disso, expondo a complexidade dos cotidianos escolares na incessante atribuição de sentidos, reforça a necessidade de arejamento epistemológico para a área da gestão. Para tanto, foi realizado trabalho de campo em uma escola estadual paulista e outra de movimento social. A participação nos seus cotidianos e a realização de roda de conversa com seus atores sociais permitiu compreender que currículo e gestão podem ter sentidos que remetem à burocratização, ao academicismo, à resistência, à democracia, às necessidades pessoais, enfim, significações dispersas e efêmeras requerendo, portanto, pesquisas com análises menos fixas e que a multiplicidade seja reconhecida.
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Assim, considerando o desafio da área da gestão ao arejamento epistemológico e admitindo a dinamicidade dos cotidianos escolares que impede a plena fixação de sentidos para currículo e gestão, problematiza-se: Quais são os sentidos de currículo e gestão que circulam em cotidianos de duas escolas públicas, sendo uma estadual paulista e outra de movimento social? O que esses cotidianos produzem de sentidos sobre as temáticas e quais relações com as definições postas pelas áreas de conhecimento? Respaldada na Teoria do Discurso de Laclau e Mouffe, ancoragem teórico-metodológica desta tese, a hipótese é a de que a complexidade presente nos cotidianos dessas escolas não advém do fato de serem norteadas por políticas governamentais diferentes, e sim pelos sentidos que nelas circulam serem a hegemonização de demandas específicas articuladas ou não a partir das lógicas da equivalência e diferença presentes nas relações sociais cotidianas específicas. Objetivando analisar os sentidos de currículo e gestão que circulam em cotidianos de duas escolas com diretrizes políticas governamentais diferentes, esta tese também busca identificar as demandas atribuidoras de sentidos a currículo e gestão e indica a possibilidade de sentido comum a eles. Além disso, expondo a complexidade dos cotidianos escolares na incessante atribuição de sentidos, reforça a necessidade de arejamento epistemológico para a área da gestão. Para tanto, foi realizado trabalho de campo em uma escola estadual paulista e outra de movimento social. A participação nos seus cotidianos e a realização de roda de conversa com seus atores sociais permitiu compreender que currículo e gestão podem ter sentidos que remetem à burocratização, ao academicismo, à resistência, à democracia, às necessidades pessoais, enfim, significações dispersas e efêmeras requerendo, portanto, pesquisas com análises menos fixas e que a multiplicidade seja reconhecida.The theme of this thesis is curriculum and management. Although the field of curriculum and the area of management have the school as the locus of investigation, each one has its own analyzes of everyday school life and different means to signify curriculum and management. This occurs due to the theoretical-methodological development in these spaces of knowledge production that confers, to the curriculum field, the mark of hybridity and, to the management area, binarity. While in the field of curriculum there is a mixture of theorizations and authors affiliated in different perspectives, the area of management is based on two intellectual traditions – business administration and the specificity of the school. Thus, considering the challenge of the management area to epistemological airing and admitting the dynamicity of school daily life that prevents the full establishment of meanings for curriculum and management, the question arises: What are the meanings of curriculum and management that circulate in the daily lives of two schools public, one being from the state of São Paulo and the other from a social movement? What meanings do these daily activities produce about the themes and what relationships do they have with the definitions put forward by the areas of knowledge? Supported by Laclau and Mouffe's Theory of Discourse, the theoretical-methodological anchorage of this thesis, the hypothesis is that the complexity present in the daily lives of these schools does not come from the fact that they are guided by different government policies, but by the meanings that circulate in them of being the hegemonization of specific demands articulated or not based on the logic of equivalence and difference present in specific everyday social relations. Aiming to analyze the meanings of curriculum and management that circulate in the daily lives of two schools with different government policy guidelines, this thesis also seeks to identify the demands that attribute meanings to curriculum and management and indicates the possibility of a common sense to them. In addition, exposing the complexity of everyday school life in the incessant attribution of meanings, it reinforces the need for epistemological airing in the area of management. For that, field work was carried out in a state school in São Paulo and another in a social movement. Participating in their daily lives and holding a conversation with their social actors allowed us to understand that curriculum and management can have meanings that refer to bureaucratization, academicism, resistance, democracy, personal needs, in short, dispersed and ephemeral meanings requiring, therefore, researches with less fixed analyzes and that the multiplicity is recognized.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)CAPES: 001Universidade Estadual Paulista (Unesp)Abdian, Graziela Zambão [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Carvalho, Thamiris Slanzon de [UNESP]2023-07-11T16:32:57Z2023-07-11T16:32:57Z2023-04-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfCARVALHO, Thamiris Slanzon de. Sentidos de currículo e de gestão nos cotidianos em duas escolas. 2023. 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