Utilização das tecnologias digitais por professores de matemática: um olhar para a região de São José do Rio Preto

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Freitas, Patrícia Peralta de [UNESP]
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/138564
http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/cathedra/03-05-2016/000864329.pdf
Resumo: The following research aims to identify elements that contribute to the Mathematics Teachers use Digital Technologies in their classes. Thereby achieving this goal, we are guided by the question guideline: What elements contribute to the Mathematics Teacher will use the Digital Technologies as part of their teaching in their classes? . The subjects investigated were the mathematics teachers from the final years of the elementary level, who said employing the digital technologies in their classes, from schools that belong to the educational board of São José do Rio Preto-SP. in this research we chose an investigation based on the qualitative research methodology. the obtained outcomes indicate what has contributed to the mathematics teachers are elements that permeate the professional identification of this teacher, the perception of these mathematics teachers is about the possibilities and contribution of the digital technologies brings to be used in their classes, and finally, the contribution of the management team of the school as well as some educational policies with some projects that enable the use of Digital Technologies
id UNSP_087c4379e85133342481af07676fa530
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/138564
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Utilização das tecnologias digitais por professores de matemática: um olhar para a região de São José do Rio PretoTechnology - Social aspectsTecnologia - Aspectos sociaisProfessores de matematicaPolíticas públicasEducação e EstadoMatemática - Estudo e ensinoIdentidade profissionalEnsino - Meios auxiliaresSão Jose do Rio Preto (SP)The following research aims to identify elements that contribute to the Mathematics Teachers use Digital Technologies in their classes. Thereby achieving this goal, we are guided by the question guideline: What elements contribute to the Mathematics Teacher will use the Digital Technologies as part of their teaching in their classes? . The subjects investigated were the mathematics teachers from the final years of the elementary level, who said employing the digital technologies in their classes, from schools that belong to the educational board of São José do Rio Preto-SP. in this research we chose an investigation based on the qualitative research methodology. the obtained outcomes indicate what has contributed to the mathematics teachers are elements that permeate the professional identification of this teacher, the perception of these mathematics teachers is about the possibilities and contribution of the digital technologies brings to be used in their classes, and finally, the contribution of the management team of the school as well as some educational policies with some projects that enable the use of Digital TechnologiesA pesquisa em questão tem por objetivo identificar elementos que contribuem para o professor de Matemática utilizar as Tecnologias Digitais em suas aulas. Assim, para alcançar esse objetivo nos guiamos pela seguinte pergunta diretriz: Quais elementos contribuem para que os professores de Matemática venham a utilizar as Tecnologias Digitais como parte de suas práticas pedagógicas em suas aulas?. Os sujeitos investigados foram os professores de Matemática dos anos finais do Ensino Fundamental, que disseram utilizar as Tecnologias Digitais em suas aulas, das escolas pertencentes à Diretoria de Ensino (DE) de São José do Rio Preto - SP. Nesse trabalho, optamos por uma investigação fundamentada na Metodologia de Pesquisa Qualitativa. Os resultados obtidos indicam que o que tem contribuído para que os professores de Matemática utilizem as Tecnologias Digitais são elementos que permeiam a identidade profissional desse professor, as percepções do professor de Matemática acerca das possibilidades e contribuições que as Tecnologias Digitais trazem ao serem utilizadas em suas aulas, e, por último, as contribuições da equipe gestora da escola, assim como algumas políticas educacionais com projetos que viabilizam a utilização das Tecnologias DigitaisCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Malheiros, Ana Paula dos Santos [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Freitas, Patrícia Peralta de [UNESP]2016-05-17T16:51:56Z2016-05-17T16:51:56Z2015-12-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis119 f.application/pdfFREITAS, Patrícia Peralta de. Utilização das tecnologias digitais por professores de matemática: um olhar para a região de São José do Rio Preto. 2015. 119 f. Dissertação - (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, 2015.http://hdl.handle.net/11449/138564000864329http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/cathedra/03-05-2016/000864329.pdf33004137031P7Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-12-23T06:14:42Zoai:repositorio.unesp.br:11449/138564Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462023-12-23T06:14:42Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Utilização das tecnologias digitais por professores de matemática: um olhar para a região de São José do Rio Preto
title Utilização das tecnologias digitais por professores de matemática: um olhar para a região de São José do Rio Preto
spellingShingle Utilização das tecnologias digitais por professores de matemática: um olhar para a região de São José do Rio Preto
Freitas, Patrícia Peralta de [UNESP]
Technology - Social aspects
Tecnologia - Aspectos sociais
Professores de matematica
Políticas públicas
Educação e Estado
Matemática - Estudo e ensino
Identidade profissional
Ensino - Meios auxiliares
São Jose do Rio Preto (SP)
title_short Utilização das tecnologias digitais por professores de matemática: um olhar para a região de São José do Rio Preto
title_full Utilização das tecnologias digitais por professores de matemática: um olhar para a região de São José do Rio Preto
title_fullStr Utilização das tecnologias digitais por professores de matemática: um olhar para a região de São José do Rio Preto
title_full_unstemmed Utilização das tecnologias digitais por professores de matemática: um olhar para a região de São José do Rio Preto
title_sort Utilização das tecnologias digitais por professores de matemática: um olhar para a região de São José do Rio Preto
author Freitas, Patrícia Peralta de [UNESP]
author_facet Freitas, Patrícia Peralta de [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Malheiros, Ana Paula dos Santos [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Freitas, Patrícia Peralta de [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Technology - Social aspects
Tecnologia - Aspectos sociais
Professores de matematica
Políticas públicas
Educação e Estado
Matemática - Estudo e ensino
Identidade profissional
Ensino - Meios auxiliares
São Jose do Rio Preto (SP)
topic Technology - Social aspects
Tecnologia - Aspectos sociais
Professores de matematica
Políticas públicas
Educação e Estado
Matemática - Estudo e ensino
Identidade profissional
Ensino - Meios auxiliares
São Jose do Rio Preto (SP)
description The following research aims to identify elements that contribute to the Mathematics Teachers use Digital Technologies in their classes. Thereby achieving this goal, we are guided by the question guideline: What elements contribute to the Mathematics Teacher will use the Digital Technologies as part of their teaching in their classes? . The subjects investigated were the mathematics teachers from the final years of the elementary level, who said employing the digital technologies in their classes, from schools that belong to the educational board of São José do Rio Preto-SP. in this research we chose an investigation based on the qualitative research methodology. the obtained outcomes indicate what has contributed to the mathematics teachers are elements that permeate the professional identification of this teacher, the perception of these mathematics teachers is about the possibilities and contribution of the digital technologies brings to be used in their classes, and finally, the contribution of the management team of the school as well as some educational policies with some projects that enable the use of Digital Technologies
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-12-09
2016-05-17T16:51:56Z
2016-05-17T16:51:56Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv FREITAS, Patrícia Peralta de. Utilização das tecnologias digitais por professores de matemática: um olhar para a região de São José do Rio Preto. 2015. 119 f. Dissertação - (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, 2015.
http://hdl.handle.net/11449/138564
000864329
http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/cathedra/03-05-2016/000864329.pdf
33004137031P7
identifier_str_mv FREITAS, Patrícia Peralta de. Utilização das tecnologias digitais por professores de matemática: um olhar para a região de São José do Rio Preto. 2015. 119 f. Dissertação - (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, 2015.
000864329
33004137031P7
url http://hdl.handle.net/11449/138564
http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/cathedra/03-05-2016/000864329.pdf
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 119 f.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799965375560941568