Tracunhaém, uma panela de formigas: a modelagem de santos e panelas de barro na Zona da Mata pernambucana
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/157399 |
Resumo: | Esta dissertação de mestrado tece uma narrativa sobre a cerâmica de Tracunhaém, pequena cidade da Zona da Mata pernambucana, também conhecida como zona canavieira. O artesanato de barro surgiu como uma alternativa às duras condições de exploração do trabalho no corte da cana-de-açúcar. Modelar santos, potes e panelas de barro tornou-se uma tradição na cidade. É desenvolvida uma breve contextualização com foco na investigação dos processos da cerâmica feita em Tracunhaém. Foram realizadas pesquisas de campo, observando-se dois núcleos de artesãos; O primeiro deles é reconhecido por um programa patrimonial do Estado de Pernambuco, o Registro do Patrimônio Vivo; Maria Amélia, Zezinho, e Mestre Nuca fazem parte deste grupo. O segundo grupo é formado pelos oleiros mais velhos da cidade, Mestre Da Hora, e a Família de Amaro de Tracunhaém e Mestre Jair. O referencial teórico transita entre estética, antropologia e história cultural. A partir da abordagem teórica antropológica que problematiza a estrutura eurocêntrica do entendimento sobre arte, são discutidos aspectos sobre a cerâmica de Tracunhaém. Desse modo, busca-se compreender as perspectivas dos artesãos, para que assim possamos ampliar nosso entendimento acerca dos sentidos do fazer artesanal nesta comunidade. Utilizando-se os pressupostos teóricos da história cultural, são realizadas aproximações com o livro A Caverna, (2010) de José Saramago, obra que apresenta questões relativas ao universo estudado. |
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Tracunhaém, uma panela de formigas: a modelagem de santos e panelas de barro na Zona da Mata pernambucanaTracunhaém, a pot of ants: the modeling of saints and clay pots in Zona da Mata, PernambucoTracunhaémCerâmica artesanalArte popularSantosPotesTracunhaémHandmade ceramicsPopular artSaintsPotsEsta dissertação de mestrado tece uma narrativa sobre a cerâmica de Tracunhaém, pequena cidade da Zona da Mata pernambucana, também conhecida como zona canavieira. O artesanato de barro surgiu como uma alternativa às duras condições de exploração do trabalho no corte da cana-de-açúcar. Modelar santos, potes e panelas de barro tornou-se uma tradição na cidade. É desenvolvida uma breve contextualização com foco na investigação dos processos da cerâmica feita em Tracunhaém. Foram realizadas pesquisas de campo, observando-se dois núcleos de artesãos; O primeiro deles é reconhecido por um programa patrimonial do Estado de Pernambuco, o Registro do Patrimônio Vivo; Maria Amélia, Zezinho, e Mestre Nuca fazem parte deste grupo. O segundo grupo é formado pelos oleiros mais velhos da cidade, Mestre Da Hora, e a Família de Amaro de Tracunhaém e Mestre Jair. O referencial teórico transita entre estética, antropologia e história cultural. A partir da abordagem teórica antropológica que problematiza a estrutura eurocêntrica do entendimento sobre arte, são discutidos aspectos sobre a cerâmica de Tracunhaém. Desse modo, busca-se compreender as perspectivas dos artesãos, para que assim possamos ampliar nosso entendimento acerca dos sentidos do fazer artesanal nesta comunidade. Utilizando-se os pressupostos teóricos da história cultural, são realizadas aproximações com o livro A Caverna, (2010) de José Saramago, obra que apresenta questões relativas ao universo estudado.This master's dissertation has a narrative about the pottery of Tracunhaém, a small town in the Zona da Mata of the state of Pernambuco, also known as the sugar cane zone. The clay handicrafts emerged as an alternative to the harsh conditions of labor exploitation in sugarcane cutting. Modeling saints, pots and clay pots has become a tradition in the city. A brief contextualization is developed focusing on the investigation of the ceramics processes made in Tracunhaém. Field research was carried out, observing two nuclei of artisans; The first of these is recognized by a patrimonial program of the State of Pernambuco, the Register of Living Heritage; Maria Amélia, Zezinho, and Mestre Nuca are part of this group. The second group is formed by the oldest potters of the city, Mestre Da Hora, Amaro de Tracunhaém and Mestre Jair. The theoretical reference transits between aesthetics, anthropology and cultural history. From the theoretical anthropological approach that problematizes the Eurocentric structure of the understanding about art, aspects of the processes of creation in Tracunhaém are discussed. In this way, we seek to understand the perspectives of artisans, so that we can broaden our understanding of the meanings of artisan making in this community. Using the theoretical assumptions of cultural history, approximations are made with the book The Cavern, (2010) by José Saramago, a work that presents questions related to the studied universe.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Dalglish, Lalada [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Bezerra, Vanessa Lopo [UNESP]2018-10-24T00:19:28Z2018-10-24T00:19:28Z2018-06-26info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/15739900090929233004013063P4porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-10-04T19:13:16Zoai:repositorio.unesp.br:11449/157399Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestrepositoriounesp@unesp.bropendoar:29462024-10-04T19:13:16Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
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