Gagueira desenvolvimental persistente: avaliação da fluência pré e pós-programa terapêutico
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Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://dx.doi.org/10.1590/S1516-18462013005000046 http://hdl.handle.net/11449/109783 |
Resumo: | Objetivo: comparar a fluência de crianças com gagueira quanto à porcentagem de sílabas gaguejadas, porcentagem de descontinuidade da fala, fluxo de sílabas e palavras por minuto e gravidade da gagueira, em situação de pré e pós-aplicação do programa de intervenção fonoaudiológica. Método: participaram 10 crianças, na faixa etária de 6.0 a 11.11 anos, sendo 9 do gênero masculino e 1 do gênero feminino, provenientes do Laboratório de Estudos da Fluência. Todos os participantes deste estudo foram submetidos aos seguintes procedimentos agrupados em três etapas: (a) avaliação da fluência inicial; (b) desenvolvimento do processo terapêutico, e; (c) reavaliação da fluência. Resultado: em relação à avaliação após o programa terapêutico, observou-se uma melhora relevante no perfil da fluência, pois a maioria das medidas analisadas (descontinuidade de fala, disfluências gagas, fluxo de sílabas por minuto e gravidade da gagueira) apresentou diferenças estatisticamente significantes. Os achados indicaram que houve uma redução quantitativa nas rupturas o que ocasionou um aumento no fluxo de sílabas por minuto, e também uma diminuição na gravidade da gagueira. Estes resultados confirmam a eficácia terapêutica do programa de terapia aplicado. Conclusão: os resultados encontrados podem auxiliar o fonoaudiólogo em sua prática clínica, tanto na terapia como na realização do diagnóstico e do controle da eficácia terapêutica. |
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Gagueira desenvolvimental persistente: avaliação da fluência pré e pós-programa terapêuticoPersistent developmental stuttering: fluency assessment pre- and post-treatmentFonoaudiologiaGagueiraDistúrbios da FalaFalaFonoterapiaSpeech, Language and Hearing SciencesStutteringSpeech DisordersSpeechSpeech TherapyObjetivo: comparar a fluência de crianças com gagueira quanto à porcentagem de sílabas gaguejadas, porcentagem de descontinuidade da fala, fluxo de sílabas e palavras por minuto e gravidade da gagueira, em situação de pré e pós-aplicação do programa de intervenção fonoaudiológica. Método: participaram 10 crianças, na faixa etária de 6.0 a 11.11 anos, sendo 9 do gênero masculino e 1 do gênero feminino, provenientes do Laboratório de Estudos da Fluência. Todos os participantes deste estudo foram submetidos aos seguintes procedimentos agrupados em três etapas: (a) avaliação da fluência inicial; (b) desenvolvimento do processo terapêutico, e; (c) reavaliação da fluência. Resultado: em relação à avaliação após o programa terapêutico, observou-se uma melhora relevante no perfil da fluência, pois a maioria das medidas analisadas (descontinuidade de fala, disfluências gagas, fluxo de sílabas por minuto e gravidade da gagueira) apresentou diferenças estatisticamente significantes. Os achados indicaram que houve uma redução quantitativa nas rupturas o que ocasionou um aumento no fluxo de sílabas por minuto, e também uma diminuição na gravidade da gagueira. Estes resultados confirmam a eficácia terapêutica do programa de terapia aplicado. Conclusão: os resultados encontrados podem auxiliar o fonoaudiólogo em sua prática clínica, tanto na terapia como na realização do diagnóstico e do controle da eficácia terapêutica.Purpose: to compare the fluency of children who stutter as to the percentage of stuttered syllables, percentage of speech disruption, flow of syllables and word per minute and severity of stuttering in pre and post-therapeutic program. Method: 10 children, who stutter, aged from 6.0 to 11.11 years old, being 9 males and 1 female, from the Laboratório de Estudos da Fluência. All the participants underwent the following procedures: (a) initial assessment of fluency; (b) development of the therapeutic process, and (c) reassessment of fluency. Result: regarding the assessment post-treatment, there was a significant improvement in the fluency profile, because most of the analyzed measures (speech disruption, frequency of stuttered syllables, flow of syllables per minute and severity of stuttering) showed statically significant differences. The findings indicate that there was a quantitative reduction in the disruption in the flow of speech, which causes an increase in flow of syllables per minute, and also a decrease of the severity of stuttering. These results confirm the therapeutic efficacy of the applied therapy program. Conclusion: the results can assist the phonoaudiologist, in the therapy, both in the diagnostic assessment and in the control of therapeutic efficacy.UNESP Faculdade de Filosofia e Ciências da Universidade Estadual Paulista Departamento de FonoaudiologiaLaboratório de Estudos da FluênciaUNESP Instituto de Biociências da Universidade Estadual PaulistaUNESP Faculdade de Filosofia e Ciências da Universidade Estadual PaulistaUNESP Faculdade de Filosofia e Ciências da Universidade Estadual Paulista Departamento de FonoaudiologiaUNESP Instituto de Biociências da Universidade Estadual PaulistaUNESP Faculdade de Filosofia e Ciências da Universidade Estadual PaulistaCEFAC Saúde e EducaçãoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Laboratório de Estudos da FluênciaOliveira, Cristiane Moço Canhetti de [UNESP]Pereira, Larissa Jacomini2014-10-01T13:08:33Z2014-10-01T13:08:33Z2014-03-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article120-130application/pdfhttp://dx.doi.org/10.1590/S1516-18462013005000046Revista CEFAC. CEFAC Saúde e Educação, v. 16, n. 1, p. 120-130, 2014.1516-1846http://hdl.handle.net/11449/10978310.1590/S1516-18462013005000046S1516-18462014000100120S1516-18462014000100120.pdf05594836302506310000-0003-0321-5093SciELOreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporRevista CEFACinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-08-09T17:38:47Zoai:repositorio.unesp.br:11449/109783Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-09T17:38:47Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
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