Gagueira desenvolvimental persistente: avaliação da fluência pré e pós-programa terapêutico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Cristiane Moço Canhetti de [UNESP]
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Pereira, Larissa Jacomini
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://dx.doi.org/10.1590/S1516-18462013005000046
http://hdl.handle.net/11449/109783
Resumo: Objetivo: comparar a fluência de crianças com gagueira quanto à porcentagem de sílabas gaguejadas, porcentagem de descontinuidade da fala, fluxo de sílabas e palavras por minuto e gravidade da gagueira, em situação de pré e pós-aplicação do programa de intervenção fonoaudiológica. Método: participaram 10 crianças, na faixa etária de 6.0 a 11.11 anos, sendo 9 do gênero masculino e 1 do gênero feminino, provenientes do Laboratório de Estudos da Fluência. Todos os participantes deste estudo foram submetidos aos seguintes procedimentos agrupados em três etapas: (a) avaliação da fluência inicial; (b) desenvolvimento do processo terapêutico, e; (c) reavaliação da fluência. Resultado: em relação à avaliação após o programa terapêutico, observou-se uma melhora relevante no perfil da fluência, pois a maioria das medidas analisadas (descontinuidade de fala, disfluências gagas, fluxo de sílabas por minuto e gravidade da gagueira) apresentou diferenças estatisticamente significantes. Os achados indicaram que houve uma redução quantitativa nas rupturas o que ocasionou um aumento no fluxo de sílabas por minuto, e também uma diminuição na gravidade da gagueira. Estes resultados confirmam a eficácia terapêutica do programa de terapia aplicado. Conclusão: os resultados encontrados podem auxiliar o fonoaudiólogo em sua prática clínica, tanto na terapia como na realização do diagnóstico e do controle da eficácia terapêutica.
id UNSP_08a0036c3f9caff7d762ade6f72ce2e3
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/109783
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Gagueira desenvolvimental persistente: avaliação da fluência pré e pós-programa terapêuticoPersistent developmental stuttering: fluency assessment pre- and post-treatmentFonoaudiologiaGagueiraDistúrbios da FalaFalaFonoterapiaSpeech, Language and Hearing SciencesStutteringSpeech DisordersSpeechSpeech TherapyObjetivo: comparar a fluência de crianças com gagueira quanto à porcentagem de sílabas gaguejadas, porcentagem de descontinuidade da fala, fluxo de sílabas e palavras por minuto e gravidade da gagueira, em situação de pré e pós-aplicação do programa de intervenção fonoaudiológica. Método: participaram 10 crianças, na faixa etária de 6.0 a 11.11 anos, sendo 9 do gênero masculino e 1 do gênero feminino, provenientes do Laboratório de Estudos da Fluência. Todos os participantes deste estudo foram submetidos aos seguintes procedimentos agrupados em três etapas: (a) avaliação da fluência inicial; (b) desenvolvimento do processo terapêutico, e; (c) reavaliação da fluência. Resultado: em relação à avaliação após o programa terapêutico, observou-se uma melhora relevante no perfil da fluência, pois a maioria das medidas analisadas (descontinuidade de fala, disfluências gagas, fluxo de sílabas por minuto e gravidade da gagueira) apresentou diferenças estatisticamente significantes. Os achados indicaram que houve uma redução quantitativa nas rupturas o que ocasionou um aumento no fluxo de sílabas por minuto, e também uma diminuição na gravidade da gagueira. Estes resultados confirmam a eficácia terapêutica do programa de terapia aplicado. Conclusão: os resultados encontrados podem auxiliar o fonoaudiólogo em sua prática clínica, tanto na terapia como na realização do diagnóstico e do controle da eficácia terapêutica.Purpose: to compare the fluency of children who stutter as to the percentage of stuttered syllables, percentage of speech disruption, flow of syllables and word per minute and severity of stuttering in pre and post-therapeutic program. Method: 10 children, who stutter, aged from 6.0 to 11.11 years old, being 9 males and 1 female, from the Laboratório de Estudos da Fluência. All the participants underwent the following procedures: (a) initial assessment of fluency; (b) development of the therapeutic process, and (c) reassessment of fluency. Result: regarding the assessment post-treatment, there was a significant improvement in the fluency profile, because most of the analyzed measures (speech disruption, frequency of stuttered syllables, flow of syllables per minute and severity of stuttering) showed statically significant differences. The findings indicate that there was a quantitative reduction in the disruption in the flow of speech, which causes an increase in flow of syllables per minute, and also a decrease of the severity of stuttering. These results confirm the therapeutic efficacy of the applied therapy program. Conclusion: the results can assist the phonoaudiologist, in the therapy, both in the diagnostic assessment and in the control of therapeutic efficacy.UNESP Faculdade de Filosofia e Ciências da Universidade Estadual Paulista Departamento de FonoaudiologiaLaboratório de Estudos da FluênciaUNESP Instituto de Biociências da Universidade Estadual PaulistaUNESP Faculdade de Filosofia e Ciências da Universidade Estadual PaulistaUNESP Faculdade de Filosofia e Ciências da Universidade Estadual Paulista Departamento de FonoaudiologiaUNESP Instituto de Biociências da Universidade Estadual PaulistaUNESP Faculdade de Filosofia e Ciências da Universidade Estadual PaulistaCEFAC Saúde e EducaçãoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Laboratório de Estudos da FluênciaOliveira, Cristiane Moço Canhetti de [UNESP]Pereira, Larissa Jacomini2014-10-01T13:08:33Z2014-10-01T13:08:33Z2014-03-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article120-130application/pdfhttp://dx.doi.org/10.1590/S1516-18462013005000046Revista CEFAC. CEFAC Saúde e Educação, v. 16, n. 1, p. 120-130, 2014.1516-1846http://hdl.handle.net/11449/10978310.1590/S1516-18462013005000046S1516-18462014000100120S1516-18462014000100120.pdf05594836302506310000-0003-0321-5093SciELOreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporRevista CEFACinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-10-13T06:10:51Zoai:repositorio.unesp.br:11449/109783Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462023-10-13T06:10:51Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Gagueira desenvolvimental persistente: avaliação da fluência pré e pós-programa terapêutico
Persistent developmental stuttering: fluency assessment pre- and post-treatment
title Gagueira desenvolvimental persistente: avaliação da fluência pré e pós-programa terapêutico
spellingShingle Gagueira desenvolvimental persistente: avaliação da fluência pré e pós-programa terapêutico
Oliveira, Cristiane Moço Canhetti de [UNESP]
Fonoaudiologia
Gagueira
Distúrbios da Fala
Fala
Fonoterapia
Speech, Language and Hearing Sciences
Stuttering
Speech Disorders
Speech
Speech Therapy
title_short Gagueira desenvolvimental persistente: avaliação da fluência pré e pós-programa terapêutico
title_full Gagueira desenvolvimental persistente: avaliação da fluência pré e pós-programa terapêutico
title_fullStr Gagueira desenvolvimental persistente: avaliação da fluência pré e pós-programa terapêutico
title_full_unstemmed Gagueira desenvolvimental persistente: avaliação da fluência pré e pós-programa terapêutico
title_sort Gagueira desenvolvimental persistente: avaliação da fluência pré e pós-programa terapêutico
author Oliveira, Cristiane Moço Canhetti de [UNESP]
author_facet Oliveira, Cristiane Moço Canhetti de [UNESP]
Pereira, Larissa Jacomini
author_role author
author2 Pereira, Larissa Jacomini
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Laboratório de Estudos da Fluência
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Cristiane Moço Canhetti de [UNESP]
Pereira, Larissa Jacomini
dc.subject.por.fl_str_mv Fonoaudiologia
Gagueira
Distúrbios da Fala
Fala
Fonoterapia
Speech, Language and Hearing Sciences
Stuttering
Speech Disorders
Speech
Speech Therapy
topic Fonoaudiologia
Gagueira
Distúrbios da Fala
Fala
Fonoterapia
Speech, Language and Hearing Sciences
Stuttering
Speech Disorders
Speech
Speech Therapy
description Objetivo: comparar a fluência de crianças com gagueira quanto à porcentagem de sílabas gaguejadas, porcentagem de descontinuidade da fala, fluxo de sílabas e palavras por minuto e gravidade da gagueira, em situação de pré e pós-aplicação do programa de intervenção fonoaudiológica. Método: participaram 10 crianças, na faixa etária de 6.0 a 11.11 anos, sendo 9 do gênero masculino e 1 do gênero feminino, provenientes do Laboratório de Estudos da Fluência. Todos os participantes deste estudo foram submetidos aos seguintes procedimentos agrupados em três etapas: (a) avaliação da fluência inicial; (b) desenvolvimento do processo terapêutico, e; (c) reavaliação da fluência. Resultado: em relação à avaliação após o programa terapêutico, observou-se uma melhora relevante no perfil da fluência, pois a maioria das medidas analisadas (descontinuidade de fala, disfluências gagas, fluxo de sílabas por minuto e gravidade da gagueira) apresentou diferenças estatisticamente significantes. Os achados indicaram que houve uma redução quantitativa nas rupturas o que ocasionou um aumento no fluxo de sílabas por minuto, e também uma diminuição na gravidade da gagueira. Estes resultados confirmam a eficácia terapêutica do programa de terapia aplicado. Conclusão: os resultados encontrados podem auxiliar o fonoaudiólogo em sua prática clínica, tanto na terapia como na realização do diagnóstico e do controle da eficácia terapêutica.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-10-01T13:08:33Z
2014-10-01T13:08:33Z
2014-03-01
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dx.doi.org/10.1590/S1516-18462013005000046
Revista CEFAC. CEFAC Saúde e Educação, v. 16, n. 1, p. 120-130, 2014.
1516-1846
http://hdl.handle.net/11449/109783
10.1590/S1516-18462013005000046
S1516-18462014000100120
S1516-18462014000100120.pdf
0559483630250631
0000-0003-0321-5093
url http://dx.doi.org/10.1590/S1516-18462013005000046
http://hdl.handle.net/11449/109783
identifier_str_mv Revista CEFAC. CEFAC Saúde e Educação, v. 16, n. 1, p. 120-130, 2014.
1516-1846
10.1590/S1516-18462013005000046
S1516-18462014000100120
S1516-18462014000100120.pdf
0559483630250631
0000-0003-0321-5093
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Revista CEFAC
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 120-130
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv CEFAC Saúde e Educação
publisher.none.fl_str_mv CEFAC Saúde e Educação
dc.source.none.fl_str_mv SciELO
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799964550523518976