Educação para as relações étnico-raciais do ponto de vista da localidade: desenvolvimento, segregação, ensino e africanidades-Ilha Solteira/SP

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bonfim, Simone dos Santos
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/190923
Resumo: O processo de ensino e aprendizagem contemporâneo brasileiro está impregnado de marcas do preconceito e racismo ditados, há séculos, pela visão eurocêntrica. O cenário educacional de Ilha Solteira/SP não é diferente. Muito pelo contrário, sempre foi permeado por diferenças impostas explícita e verticalmente de classe social e, de forma velada, uma discriminação racial, desde sua criação, em 1968, período cercado pela Ditadura Civil-Militar, cujo discurso ideológico pregava o desenvolvimento e a segurança nacional a todo custo. A cidade foi erguida a partir do canteiro de obras para a construção da usina hidrelétrica de mesmo nome e chegou a ter aproximadamente 35 mil habitantes, todos em função da gigantesca obra. Relatos de trabalho análogo ao escravo e acidentes com morte sempre foram encobertos pela administração local e a obra legitimada pela mídia local e nacional, posto sua associação ao progresso. Cientes disso, é que propomos como objetivo geral desta pesquisa o levantamento da visão de mundo existente a respeito de temas como: preconceito e discriminação raciais, posição do negro na sociedade brasileira e a Legislação Educacional envolvendo Africanidades junto aos atores educacionais da rede pública municipal de Ilha Solteira/SP. Para tanto, propõe-se analisar respostas envolvendo questionários aplicados junto aos professores polivalentes e especialistas, educadores de creche e equipe gestora da Rede Pública Municipal de Ensino Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental I de Ilha Solteira/SP. Justifica-se tal pesquisa pelo papel do negro na construção da sociedade brasileira, pelas prerrogativas contidas na Lei 10.639/2003, pelo papel da escola no combate ao preconceito e à discriminação raciais, bem como pela ausência de políticas públicas municipais voltadas para o tema Africanidades na rede municipal de ensino de Ilha Solteira/SP. A pesquisa é desenvolvida na UNESP/IBILCE/São José do Rio Preto e UNESP/FEIS/Ilha Solteira, apresenta abordagem quali-quantitativa, natureza aplicada e concilia exploração, descrição e explicação, valendo-se para isso de referências bibliográficas, legislação educacional e fontes documentais de primeira mão (leia-se, especialmente, as respostas aos questionários emitidas pelos atores educacionais mencionados).
id UNSP_08a981c08b3d5d645e13a22f28e5c965
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/190923
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Educação para as relações étnico-raciais do ponto de vista da localidade: desenvolvimento, segregação, ensino e africanidades-Ilha Solteira/SPEducation for ethno-racial relations from the point of view of locality: development, segregation, teaching and africanities– Ilha Solteira/SPEducación para las relaciones etno-raciales del punto de vista de la localidad: desarollo, segregación, enseñanza y africanidades - Ilha Solteira/SPAfricanidadesIlha Solteira/SPEducação para as relações étnico-raciaisEnsinoProcessos formativosAfricanitiesEducation for ethnic-racial relationsTeachingFormative processesEducación para las relaciones étnico-racialEnseñanzaProcesos formativosO processo de ensino e aprendizagem contemporâneo brasileiro está impregnado de marcas do preconceito e racismo ditados, há séculos, pela visão eurocêntrica. O cenário educacional de Ilha Solteira/SP não é diferente. Muito pelo contrário, sempre foi permeado por diferenças impostas explícita e verticalmente de classe social e, de forma velada, uma discriminação racial, desde sua criação, em 1968, período cercado pela Ditadura Civil-Militar, cujo discurso ideológico pregava o desenvolvimento e a segurança nacional a todo custo. A cidade foi erguida a partir do canteiro de obras para a construção da usina hidrelétrica de mesmo nome e chegou a ter aproximadamente 35 mil habitantes, todos em função da gigantesca obra. Relatos de trabalho análogo ao escravo e acidentes com morte sempre foram encobertos pela administração local e a obra legitimada pela mídia local e nacional, posto sua associação ao progresso. Cientes disso, é que propomos como objetivo geral desta pesquisa o levantamento da visão de mundo existente a respeito de temas como: preconceito e discriminação raciais, posição do negro na sociedade brasileira e a Legislação Educacional envolvendo Africanidades junto aos atores educacionais da rede pública municipal de Ilha Solteira/SP. Para tanto, propõe-se analisar respostas envolvendo questionários aplicados junto aos professores polivalentes e especialistas, educadores de creche e equipe gestora da Rede Pública Municipal de Ensino Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental I de Ilha Solteira/SP. Justifica-se tal pesquisa pelo papel do negro na construção da sociedade brasileira, pelas prerrogativas contidas na Lei 10.639/2003, pelo papel da escola no combate ao preconceito e à discriminação raciais, bem como pela ausência de políticas públicas municipais voltadas para o tema Africanidades na rede municipal de ensino de Ilha Solteira/SP. A pesquisa é desenvolvida na UNESP/IBILCE/São José do Rio Preto e UNESP/FEIS/Ilha Solteira, apresenta abordagem quali-quantitativa, natureza aplicada e concilia exploração, descrição e explicação, valendo-se para isso de referências bibliográficas, legislação educacional e fontes documentais de primeira mão (leia-se, especialmente, as respostas aos questionários emitidas pelos atores educacionais mencionados).The contemporary Brazilian teaching and learning process is steeped in traces of prejudice and racism dictated, centuries ago, by the Eurocentric vision. The educational scenario of Ilha Solteira/SP is no different. On the contrary, it has always been permeated by differences imposed explicitly and vertically of social class and, disguisedly, a racial discrimination, since its creation in 1968, surrounded by the Civil-Military Dictatorship, whose ideological speech preached the development and the national security at all costs. The city was erected from the construction site in order to construct the hydroelectric power plant of same name and reached approximately 35000 inhabitants, all due to the gigantic amount of work. Reports of similar slave labor and death accidents have always been covered by the local administration and the work legitimized by local and national media, due to its association to progress. Aware of this, we propose as a general objective of this research the raise of the existing world view about topics such as: racial prejudice and discrimination, African descendents´position in Brazilian society and the Educational Legislation involving Africanities along with the educational actors from public municipal network of Ilha Solteira/SP, Brazil. To this end, it is proposed to analyze answers involving questionnaires applied to the multipurpose teachers and specialists, nursery educators and management team of the Municipal Public Education Network for children and elementary school of Ilha Solteira/SP, Brazil. Such research is justified by African descendents´ role in the construction of Brazilian society, the privileges contained in law 10.639/2003, by the school's role in combating prejudice and racial discrimination, as well as by the absence of public policies regarding the Africanities theme in the Municipal Public Education Network in Ilha Solteira/SP, Brazil. The research is developed in UNESP/IBILCE/São José do Rio Preto and UNESP/FEIS/Ilha Solteira, and presents quali-quantitative approach, nature applied and reconciles exploration, description and explanation, using to that bibliographical references, educational legislation and first-hand documentary sources (read, especially the answers to the questionnaires issued by the educational actors mentioned).El proceso de enseñanza y aprendizaje contemporáneo brasileño está lleno de marcas de prejuicio y racismo dictados, hace siglos, por la visión eurocéntrica. El escenario educativo de Ilha Solteira, SP no es diferente. Por el contrario, siempre ha sido permeado por diferencias impuestas explícita y verticalmente de clase social y, sutilmente, una discriminación racial, desde su creación en 1968, rodeado por la dictadura civil y militar, cuyo discurso ideológico predicó el desarrollo y seguridad nacional a toda costa. La ciudad fue construida a partir de la obra para la construcción de la hidroeléctrica de mismo nombre y llegó a tener 35000 habitantes aproximadamente, todo gracias a la gigantesca obra. Informes de trabajo parecido al esclavo y accidentes con muerte siempre han sido cubiertos por la administración local y la obra fue legitimada por los medios de comunicación locales y nacionales, puesto su asociación al progreso. Conscientes de ello, es que proponemos como objetivo general de esta investigación el levantamiento de la cosmovisión existente sobre temas tales como: prejuicios raciales y la discriminación, posición de los negros en la sociedad brasileña y la legislación educativa involucrando Africanidades junto a los actores educativos de la red pública municipal de Ilha Solteira/SP, Brasil. Para ello, se propone analizar las respuestas de los cuestionarios aplicados con los profesores multiusos y especialistas, educadores de guardería y equipo de dirección de la red Municipal de educación pública para niños y escuela primaria de lha Solteira /SP, Brasil. Justificase la investigación por el papel del negro en la construcción de la sociedad brasileña, los privilegios contenidos en la Ley 10.639/2003, por el papel de la escuela en la lucha contra el prejuicio y la discriminación racial, así como por la ausencia de políticas públicas orientadas al tema Africanidades en la red de enseñanza de Ilha Solteira/SP, Brasil. La investigación se desarrolla en UNESP/IBILCE/São José do Rio Preto y UNESP/FEIS/Ilha Solteira, presenta enfoque cuali-cuantitativo, naturaleza aplicada y reconcilia a la exploración, descripción y explicación, a través de referencias bibliográficas, legislación educativa y fuentes documentales de primera mano (leer, especialmente las respuestas a los cuestionarios emitidos por los actores educativos mencionados).Universidade Estadual Paulista (Unesp)Perinelli Neto, Humberto [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Bonfim, Simone dos Santos2019-10-30T19:35:28Z2019-10-30T19:35:28Z2019-09-02info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/19092300092646233004153078P4porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-01-02T06:15:21Zoai:repositorio.unesp.br:11449/190923Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T21:53:30.183389Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação para as relações étnico-raciais do ponto de vista da localidade: desenvolvimento, segregação, ensino e africanidades-Ilha Solteira/SP
Education for ethno-racial relations from the point of view of locality: development, segregation, teaching and africanities– Ilha Solteira/SP
Educación para las relaciones etno-raciales del punto de vista de la localidad: desarollo, segregación, enseñanza y africanidades - Ilha Solteira/SP
title Educação para as relações étnico-raciais do ponto de vista da localidade: desenvolvimento, segregação, ensino e africanidades-Ilha Solteira/SP
spellingShingle Educação para as relações étnico-raciais do ponto de vista da localidade: desenvolvimento, segregação, ensino e africanidades-Ilha Solteira/SP
Bonfim, Simone dos Santos
Africanidades
Ilha Solteira/SP
Educação para as relações étnico-raciais
Ensino
Processos formativos
Africanities
Education for ethnic-racial relations
Teaching
Formative processes
Educación para las relaciones étnico-racial
Enseñanza
Procesos formativos
title_short Educação para as relações étnico-raciais do ponto de vista da localidade: desenvolvimento, segregação, ensino e africanidades-Ilha Solteira/SP
title_full Educação para as relações étnico-raciais do ponto de vista da localidade: desenvolvimento, segregação, ensino e africanidades-Ilha Solteira/SP
title_fullStr Educação para as relações étnico-raciais do ponto de vista da localidade: desenvolvimento, segregação, ensino e africanidades-Ilha Solteira/SP
title_full_unstemmed Educação para as relações étnico-raciais do ponto de vista da localidade: desenvolvimento, segregação, ensino e africanidades-Ilha Solteira/SP
title_sort Educação para as relações étnico-raciais do ponto de vista da localidade: desenvolvimento, segregação, ensino e africanidades-Ilha Solteira/SP
author Bonfim, Simone dos Santos
author_facet Bonfim, Simone dos Santos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Perinelli Neto, Humberto [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Bonfim, Simone dos Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Africanidades
Ilha Solteira/SP
Educação para as relações étnico-raciais
Ensino
Processos formativos
Africanities
Education for ethnic-racial relations
Teaching
Formative processes
Educación para las relaciones étnico-racial
Enseñanza
Procesos formativos
topic Africanidades
Ilha Solteira/SP
Educação para as relações étnico-raciais
Ensino
Processos formativos
Africanities
Education for ethnic-racial relations
Teaching
Formative processes
Educación para las relaciones étnico-racial
Enseñanza
Procesos formativos
description O processo de ensino e aprendizagem contemporâneo brasileiro está impregnado de marcas do preconceito e racismo ditados, há séculos, pela visão eurocêntrica. O cenário educacional de Ilha Solteira/SP não é diferente. Muito pelo contrário, sempre foi permeado por diferenças impostas explícita e verticalmente de classe social e, de forma velada, uma discriminação racial, desde sua criação, em 1968, período cercado pela Ditadura Civil-Militar, cujo discurso ideológico pregava o desenvolvimento e a segurança nacional a todo custo. A cidade foi erguida a partir do canteiro de obras para a construção da usina hidrelétrica de mesmo nome e chegou a ter aproximadamente 35 mil habitantes, todos em função da gigantesca obra. Relatos de trabalho análogo ao escravo e acidentes com morte sempre foram encobertos pela administração local e a obra legitimada pela mídia local e nacional, posto sua associação ao progresso. Cientes disso, é que propomos como objetivo geral desta pesquisa o levantamento da visão de mundo existente a respeito de temas como: preconceito e discriminação raciais, posição do negro na sociedade brasileira e a Legislação Educacional envolvendo Africanidades junto aos atores educacionais da rede pública municipal de Ilha Solteira/SP. Para tanto, propõe-se analisar respostas envolvendo questionários aplicados junto aos professores polivalentes e especialistas, educadores de creche e equipe gestora da Rede Pública Municipal de Ensino Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental I de Ilha Solteira/SP. Justifica-se tal pesquisa pelo papel do negro na construção da sociedade brasileira, pelas prerrogativas contidas na Lei 10.639/2003, pelo papel da escola no combate ao preconceito e à discriminação raciais, bem como pela ausência de políticas públicas municipais voltadas para o tema Africanidades na rede municipal de ensino de Ilha Solteira/SP. A pesquisa é desenvolvida na UNESP/IBILCE/São José do Rio Preto e UNESP/FEIS/Ilha Solteira, apresenta abordagem quali-quantitativa, natureza aplicada e concilia exploração, descrição e explicação, valendo-se para isso de referências bibliográficas, legislação educacional e fontes documentais de primeira mão (leia-se, especialmente, as respostas aos questionários emitidas pelos atores educacionais mencionados).
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-10-30T19:35:28Z
2019-10-30T19:35:28Z
2019-09-02
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/190923
000926462
33004153078P4
url http://hdl.handle.net/11449/190923
identifier_str_mv 000926462
33004153078P4
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129370435354624