Educação ambiental e animais não humanos: linguagens e valores atribuídos por professoras do ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Janaina Roberta dos
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Bonotto, Dalva Maria Bianchini [UNESP]
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/6780
http://hdl.handle.net/11449/108287
Resumo: Diante dos vários problemas ambientais da atualidade, consideramos imprescindível questionar os atuais valores que regem nossa relação com a natureza. Interessam-nos, de modo específico, os valores atribuídos aos animais não humanos, sobretudo no âmbito escolar. Dessa forma, realizamos uma pesquisa cujo objetivo foi verificar as valorações atribuídas aos animais por docentes dos primeiros anos do ensino fundamental ao trabalharem com a temática ambiental. Investigamos professoras envolvidas em um projeto extracurricular sobre o tema “fauna”, desenvolvido em uma escola de ensino fundamental em 2007. Neste trabalho apresentamos a análise realizada a partir dos materiais produzidos pelas professoras e seus alunos durante o desenvolvimento do projeto, ou seja, livros que para nós são a materialização dos valores atribuídos por elas aos animais. Essa análise revelou o uso de linguagens por nós denominadas científica, artística e mista. Possibilidades e limites do uso dessas linguagens são discutidos.
id UNSP_08c2c69fde2c38cf47cae53eda3c81b2
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/108287
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Educação ambiental e animais não humanos: linguagens e valores atribuídos por professoras do ensino fundamentalDiante dos vários problemas ambientais da atualidade, consideramos imprescindível questionar os atuais valores que regem nossa relação com a natureza. Interessam-nos, de modo específico, os valores atribuídos aos animais não humanos, sobretudo no âmbito escolar. Dessa forma, realizamos uma pesquisa cujo objetivo foi verificar as valorações atribuídas aos animais por docentes dos primeiros anos do ensino fundamental ao trabalharem com a temática ambiental. Investigamos professoras envolvidas em um projeto extracurricular sobre o tema “fauna”, desenvolvido em uma escola de ensino fundamental em 2007. Neste trabalho apresentamos a análise realizada a partir dos materiais produzidos pelas professoras e seus alunos durante o desenvolvimento do projeto, ou seja, livros que para nós são a materialização dos valores atribuídos por elas aos animais. Essa análise revelou o uso de linguagens por nós denominadas científica, artística e mista. Possibilidades e limites do uso dessas linguagens são discutidos.Doutoranda em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)Doutora em Educação pela Universidade Estadual Paulista (UNESP campus Rio Claro)Doutora em Educação pela Universidade Estadual Paulista (UNESP campus Rio Claro)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)Santos, Janaina Roberta dosBonotto, Dalva Maria Bianchini [UNESP]2014-06-24T19:55:12Z2014-06-24T19:55:12Z2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/6780Pesquisa em Educação Ambiental, v. 7, n. 1, 2012, p. 09-27.2177-580Xhttp://hdl.handle.net/11449/108287ISSN2177-580X-2012-7-1-09-27.pdf4980307107078303Pesquisa em Educação Ambientalreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporPesquisa em Educação Ambientalinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-27T06:56:25Zoai:repositorio.unesp.br:11449/108287Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-06T00:05:42.979389Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação ambiental e animais não humanos: linguagens e valores atribuídos por professoras do ensino fundamental
title Educação ambiental e animais não humanos: linguagens e valores atribuídos por professoras do ensino fundamental
spellingShingle Educação ambiental e animais não humanos: linguagens e valores atribuídos por professoras do ensino fundamental
Santos, Janaina Roberta dos
title_short Educação ambiental e animais não humanos: linguagens e valores atribuídos por professoras do ensino fundamental
title_full Educação ambiental e animais não humanos: linguagens e valores atribuídos por professoras do ensino fundamental
title_fullStr Educação ambiental e animais não humanos: linguagens e valores atribuídos por professoras do ensino fundamental
title_full_unstemmed Educação ambiental e animais não humanos: linguagens e valores atribuídos por professoras do ensino fundamental
title_sort Educação ambiental e animais não humanos: linguagens e valores atribuídos por professoras do ensino fundamental
author Santos, Janaina Roberta dos
author_facet Santos, Janaina Roberta dos
Bonotto, Dalva Maria Bianchini [UNESP]
author_role author
author2 Bonotto, Dalva Maria Bianchini [UNESP]
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Janaina Roberta dos
Bonotto, Dalva Maria Bianchini [UNESP]
description Diante dos vários problemas ambientais da atualidade, consideramos imprescindível questionar os atuais valores que regem nossa relação com a natureza. Interessam-nos, de modo específico, os valores atribuídos aos animais não humanos, sobretudo no âmbito escolar. Dessa forma, realizamos uma pesquisa cujo objetivo foi verificar as valorações atribuídas aos animais por docentes dos primeiros anos do ensino fundamental ao trabalharem com a temática ambiental. Investigamos professoras envolvidas em um projeto extracurricular sobre o tema “fauna”, desenvolvido em uma escola de ensino fundamental em 2007. Neste trabalho apresentamos a análise realizada a partir dos materiais produzidos pelas professoras e seus alunos durante o desenvolvimento do projeto, ou seja, livros que para nós são a materialização dos valores atribuídos por elas aos animais. Essa análise revelou o uso de linguagens por nós denominadas científica, artística e mista. Possibilidades e limites do uso dessas linguagens são discutidos.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012
2014-06-24T19:55:12Z
2014-06-24T19:55:12Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/6780
Pesquisa em Educação Ambiental, v. 7, n. 1, 2012, p. 09-27.
2177-580X
http://hdl.handle.net/11449/108287
ISSN2177-580X-2012-7-1-09-27.pdf
4980307107078303
url http://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/6780
http://hdl.handle.net/11449/108287
identifier_str_mv Pesquisa em Educação Ambiental, v. 7, n. 1, 2012, p. 09-27.
2177-580X
ISSN2177-580X-2012-7-1-09-27.pdf
4980307107078303
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Pesquisa em Educação Ambiental
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Pesquisa em Educação Ambiental
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128241201840128