As naturezas da ligação covalente: uma proposta de perfil conceitual
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/193137 |
Resumo: | O processo de aprendizagem de conceitos científicos tem sido investigado e discutido em diversas pesquisas nacionais e internacionais nas últimas décadas. Todavia, a compreensão sobre esse processo pode ser bastante diferente dependendo da abordagem psicopedagógica adotada. Na perspectiva do perfil conceitual, pode haver diferentes formas de pensar e modos de falar sobre um mesmo conceito, sendo assim, esses modos e formas podem ser organizados em diferentes zonas. Além de compromissos epistemológicos, o modelo também considera os compromissos ontológicos e axiológicos. O perfil conceitual é uma alternativa no ensino de ciências que permite considerar as concepções prévias, identificar diferentes visões de mundo e contribuir para o enriquecimento do vocabulário científico do aluno. Esse modelo reconhece o valor cultural do senso comum, possibilitando ao aluno ter contato com formas mais fundamentadas e complexas de pensamento, capazes de estabelecer mais relações e responder a mais perguntas. Nesse contexto, diversas pesquisas têm sido conduzidas para diversos conceitos científicos a fim de propor seus respectivos perfis conceituais, uma vez que o reconhecimento de determinado perfil possibilita que o aluno compreenda o valor de cada visão segundo o seu contexto e sua base filosófica, assim como perceber que utilizar termos científicos pode ser útil para responder perguntas cada vez mais complexas. Assim, a presente dissertação objetiva propor um perfil conceitual para o conceito de ligação covalente que contemple compromissos epistemológicos e ontológicos. Para isso, foi feita uma revisão narrativa do desenvolvimento histórico do conceito, uma revisão sistemática sobre as concepções alternativas de ligação química reportadas na literatura e a aplicação de um questionário para uma turma de ensino superior em química. As fontes de dados foram escolhidas de forma a analisar o conceito a partir de diferentes domínios genéticos, sendo eles, o sociocultural, o ontogenético e o microgenético. Os dados da revisão narrativa foram divididos em temas epistemológicos e serviram de base para categorizar as concepções encontradas a partir da revisão sistemática e do questionário. Esses resultados foram compilados na forma de uma matriz semântica, apresentando dezenove significados, e transformados em quatro zonas de um perfil conceitual: conectividade indiscriminada, atratividade estabilizadora, remanescência localizada e deslocalização sistemática. A proposta contribui para discutir as abordagens do conteúdo, especificamente, no ensino de química, de modo a considerar sua polissemia e evolução na aprendizagem do aluno, permite também o futuro planejamento de unidades didáticas e análises textuais. |
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As naturezas da ligação covalente: uma proposta de perfil conceitualThe nature of the covalent bond: a conceptual profile proposalRevisão sistemáticaQuestionárioLigações químicasConcepções alternativasSystematic reviewMisconceptionsO processo de aprendizagem de conceitos científicos tem sido investigado e discutido em diversas pesquisas nacionais e internacionais nas últimas décadas. Todavia, a compreensão sobre esse processo pode ser bastante diferente dependendo da abordagem psicopedagógica adotada. Na perspectiva do perfil conceitual, pode haver diferentes formas de pensar e modos de falar sobre um mesmo conceito, sendo assim, esses modos e formas podem ser organizados em diferentes zonas. Além de compromissos epistemológicos, o modelo também considera os compromissos ontológicos e axiológicos. O perfil conceitual é uma alternativa no ensino de ciências que permite considerar as concepções prévias, identificar diferentes visões de mundo e contribuir para o enriquecimento do vocabulário científico do aluno. Esse modelo reconhece o valor cultural do senso comum, possibilitando ao aluno ter contato com formas mais fundamentadas e complexas de pensamento, capazes de estabelecer mais relações e responder a mais perguntas. Nesse contexto, diversas pesquisas têm sido conduzidas para diversos conceitos científicos a fim de propor seus respectivos perfis conceituais, uma vez que o reconhecimento de determinado perfil possibilita que o aluno compreenda o valor de cada visão segundo o seu contexto e sua base filosófica, assim como perceber que utilizar termos científicos pode ser útil para responder perguntas cada vez mais complexas. Assim, a presente dissertação objetiva propor um perfil conceitual para o conceito de ligação covalente que contemple compromissos epistemológicos e ontológicos. Para isso, foi feita uma revisão narrativa do desenvolvimento histórico do conceito, uma revisão sistemática sobre as concepções alternativas de ligação química reportadas na literatura e a aplicação de um questionário para uma turma de ensino superior em química. As fontes de dados foram escolhidas de forma a analisar o conceito a partir de diferentes domínios genéticos, sendo eles, o sociocultural, o ontogenético e o microgenético. Os dados da revisão narrativa foram divididos em temas epistemológicos e serviram de base para categorizar as concepções encontradas a partir da revisão sistemática e do questionário. Esses resultados foram compilados na forma de uma matriz semântica, apresentando dezenove significados, e transformados em quatro zonas de um perfil conceitual: conectividade indiscriminada, atratividade estabilizadora, remanescência localizada e deslocalização sistemática. A proposta contribui para discutir as abordagens do conteúdo, especificamente, no ensino de química, de modo a considerar sua polissemia e evolução na aprendizagem do aluno, permite também o futuro planejamento de unidades didáticas e análises textuais.The learning process of scientific concepts has been investigated and discussed in several national and international studies in recent decades. However, the understanding of this process may be quite different depending on the psychopedagogical approach adopted. From the perspective of the conceptual profile, the same concept can present more than one mode of thinking and way of speaking, so these modes and ways can be organized in different zones. In addition to epistemological commitments, the model also considers ontological and axiological commitments. The conceptual profile is an alternative in science teaching that allows considering previous conceptions, identifying different worldviews, and contributing to the enrichment of the student's scientific vocabulary. This model recognizes the cultural value of common sense, enabling the student to have contact with more grounded and complex forms of thought, capable of establishing more relationships and answering more questions. In this context, several studies have been conducted for several scientific concepts in order to propose their respective conceptual profiles, since the recognition of a given profile allows the student to understand the value of each vision according to its context and its philosophical basis, as well as to realize that using scientific terms can be useful to answer increasingly complex questions. Thus, this dissertation aims to propose a conceptual profile for the concept of covalent bond, which contemplates epistemological and ontological commitments. For this, a narrative review of the historical development of the concept was made, a systematic review on the misconceptions of chemical bond reported in the literature and the application of a questionnaire to a higher education class in chemistry. The data sources were chosen in order to analyze the concept from different genetic domains, being them, the sociocultural, the ontogenetic and the microgenetic. The data from the narrative review were divided into epistemological themes and served as a basis for categorizing the conceptions found from the systematic review and the questionnaire. These results were compiled in the form of a semantic matrix, presenting nineteen meanings, and transformed into four zones of a conceptual profile: indiscriminate connectivity, stabilizing attractiveness, localized remnant, and systematic relocation. The proposal contributes to discuss the approaches of the content, specifically, in the teaching of chemistry, to consider its polysemy and evolution in the student's learning, also allows the future planning of teaching units and textual analyses.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)88882.330030/2019-01Universidade Estadual Paulista (Unesp)Bego, Amadeu Moura [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Baltieri, Ricardo Santos2020-08-06T21:41:27Z2020-08-06T21:41:27Z2020-02-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/19313733004030072P8porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-12-22T06:19:18Zoai:repositorio.unesp.br:11449/193137Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T20:58:03.946734Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
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