A intervenção precoce no desenvolvimento cognitivo e social de bebês pré-termo no primeiro ano de vida
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/204811 |
Resumo: | A Intervenção Precoce é uma prática que mistura os saberes de diferentes áreas e que procura responder às necessidades das crianças com possíveis atrasos no desenvolvimento, ultrapassando os antigos modelos de estimulação precoce. O presente estudo teve como objetivo descrever e comparar o desenvolvimento cognitivo e social entre bebês pré termo com bebês a termo, correlacionando dados de desenvolvimento com variáveis dos bebês (idade gestacional, peso ao nascer e dias de internação) e maternas (idade, escolaridade e número de filhos). Participaram da pesquisa 282 bebês e, destes, 76 eram bebês pré termo do programa de Intervenção Precoce de um Centro de Reabilitação, SORRI-Bauru (GPIP), 89 eram bebês pré termo que participaram de um projeto de extensão em Psicologia, da UNESP-Bauru (GPEX) e, 117 eram nascidos a termo, participantes do mesmo projeto da UNESP-Bauru (GTEX). As avaliações e comparações foram realizadas com o Inventário Portage Adaptado para Bebês (IPAB), nas áreas de Cognição e Socialização, obtidas aos três, seis, nove e 12 meses. As hipóteses levantadas foram: os bebês pré termo do programa de intervenção apresentariam resultados significativamente melhores do que os pré termo atendidos no projeto de extensão de Psicologia; os bebês pré termo do programa de intervenção apresentariam, a cada mês, resultados mais próximos dos bebês nascidos a termo, atendidos no projeto de extensão de Psicologia; haveria correlação positiva entre as variáveis idade gestacional, peso, idade e escolaridade materna e, negativa para tempo de internação e número de filhos, com o desempenho em Cognição e Socialização ao longo das quatro avalições para os bebês pré termo. Os resultados apontaram que os bebês pré termo avançaram no primeiro ano de vida, aproximando-se cada vez mais do esperado para sua idade cronológica. No entanto, ainda foram observadas diferenças significativas entre o seu desenvolvimento e o desenvolvimento de bebês a termo. Os dados indicaram que, ainda que tenha havido sucesso na participação de bebês em programas de intervenção iniciados nos primeiros meses de vida do bebê, o monitoramento posterior ainda se faz necessário. As variáveis sociodemográficas dos bebês apontaram para correlação positiva entre idade gestacional e peso ao nascer e negativa com tempo de internação. Com as variáveis maternas observou-se correlação positiva, principalmente entre os bebês do GPIP, com a escolaridade materna. Os dados obtidos, com uma população significativa, apontaram para a importância de avaliações periódicas e a participação em programas de intervenção, o mais cedo possível. |
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A intervenção precoce no desenvolvimento cognitivo e social de bebês pré-termo no primeiro ano de vidaEarly intervention in the cognitive and social development of pre-term babies in the first year of lifePrematuridadeIntervenção precoceDesenvolvimento infantilPrematurityEarly interventionChild developmentA Intervenção Precoce é uma prática que mistura os saberes de diferentes áreas e que procura responder às necessidades das crianças com possíveis atrasos no desenvolvimento, ultrapassando os antigos modelos de estimulação precoce. O presente estudo teve como objetivo descrever e comparar o desenvolvimento cognitivo e social entre bebês pré termo com bebês a termo, correlacionando dados de desenvolvimento com variáveis dos bebês (idade gestacional, peso ao nascer e dias de internação) e maternas (idade, escolaridade e número de filhos). Participaram da pesquisa 282 bebês e, destes, 76 eram bebês pré termo do programa de Intervenção Precoce de um Centro de Reabilitação, SORRI-Bauru (GPIP), 89 eram bebês pré termo que participaram de um projeto de extensão em Psicologia, da UNESP-Bauru (GPEX) e, 117 eram nascidos a termo, participantes do mesmo projeto da UNESP-Bauru (GTEX). As avaliações e comparações foram realizadas com o Inventário Portage Adaptado para Bebês (IPAB), nas áreas de Cognição e Socialização, obtidas aos três, seis, nove e 12 meses. As hipóteses levantadas foram: os bebês pré termo do programa de intervenção apresentariam resultados significativamente melhores do que os pré termo atendidos no projeto de extensão de Psicologia; os bebês pré termo do programa de intervenção apresentariam, a cada mês, resultados mais próximos dos bebês nascidos a termo, atendidos no projeto de extensão de Psicologia; haveria correlação positiva entre as variáveis idade gestacional, peso, idade e escolaridade materna e, negativa para tempo de internação e número de filhos, com o desempenho em Cognição e Socialização ao longo das quatro avalições para os bebês pré termo. Os resultados apontaram que os bebês pré termo avançaram no primeiro ano de vida, aproximando-se cada vez mais do esperado para sua idade cronológica. No entanto, ainda foram observadas diferenças significativas entre o seu desenvolvimento e o desenvolvimento de bebês a termo. Os dados indicaram que, ainda que tenha havido sucesso na participação de bebês em programas de intervenção iniciados nos primeiros meses de vida do bebê, o monitoramento posterior ainda se faz necessário. As variáveis sociodemográficas dos bebês apontaram para correlação positiva entre idade gestacional e peso ao nascer e negativa com tempo de internação. Com as variáveis maternas observou-se correlação positiva, principalmente entre os bebês do GPIP, com a escolaridade materna. Os dados obtidos, com uma população significativa, apontaram para a importância de avaliações periódicas e a participação em programas de intervenção, o mais cedo possível.Early Intervention is a practice that mixes knowledge from different areas and seeks to respond to the needs of children with possible developmental delays, surpassing the old models of early stimulation. The present study aimed to describe and compare cognitive and social development between preterm babies and full-term babies, correlating developmental data with baby variables (gestational age, birth weight and days of hospitalization) and maternal variables (age, education and number of children). 282 babies participated in the research, of these 76 were preterm babies from the Early Intervention program of a Rehabilitation Center, SORRI-Bauru (GPIP), 89 were preterm babies who participated in an extension project in Psychology, from UNESPBauru ( GPEX) and 117 full-term births participating in the same project at UNESPBauru (GTEX). The evaluations and comparisons were carried out with the Portage Inventory Adapted for Babies (IPAB), in the areas of Cognition and Socialization, obtained at three, six, nine and 12 months. The hypotheses raised are that the preterm babies of the intervention program will present significantly better results than the premature babies seen in the Psychology extension project. The preterm babies of the intervention program will present, every month, results closer to the babies born at term, assisted in the Psychology extension project. There will be a positive correlation between the variables gestational age, weight, age and maternal education and, negative for length of stay and number of children, with the performance in cognition and socialization throughout the four assessments for preterm babies. The results showed that preterm babies advanced in the first year of life, getting closer and closer to what was expected for their chronological age. However, significant differences have still been observed between their development and the development of full-term babies. The data indicate that, although there is success in the participation of babies in intervention programs initiated in the first months of the baby's life, further monitoring is still necessary. The sociodemographic variables of the babies pointed to a positive correlation between gestational age and birth weight and a negative correlation with length of hospital stay. With the maternal variables, a positive correlation was observed, especially among GPIP babies, with maternal education. The data obtained, with a significant population, pointed to the importance of periodic evaluations and participation in intervention programs, as soon as possible.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Rodrigues, Olga Maria Piazentin Rolim [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Perezin, Gabriella2021-05-28T02:31:42Z2021-05-28T02:31:42Z2021-04-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/20481133004056085P0porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-12-15T06:18:55Zoai:repositorio.unesp.br:11449/204811Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T20:25:17.218791Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
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