A contribuição do PIBID na formação de professores: um breve panorama das teses e dissertações do banco de teses da CAPES

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Antunes, Rebeca Ijano [UNESP]
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/155722
http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2017-08-11/000888622.pdf
Resumo: O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), criado em 2007 e se institucionalizado em 2009 por iniciativa do Ministério da Educação (MEC) busca apoiar a iniciação à docência colaborando para melhorar e aperfeiçoar a formação dos estudantes licenciados nos seus cursos de origem. Assim, este programa visa contribuir, também, para elevar o ensino nas escolas públicas vinculadas ao programa trazendo contribuições significativas no campo educacional nos cursos de formação de professores. Nesta direção esta pesquisa tem como objetivo identificar e elencar, através de uma pesquisa bibliográfica de cunho qualitativo, elementos teóricoreflexivos das experiências PIBID para os cursos de formação de professores. A principal fonte de pesquisa será as análises de teses e dissertações contidas no banco de dados da CAPES - Fundação Coordenação De Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Com o intuito de explorar essa temática pouco problematizada no campo educacional, este projeto traz como eixo formativo a importância do PIBID para estabelecer espaços de reflexões críticas e teóricas para a formação de professores, em que se articulem de fato experiências do PIBID quanto a iniciação à docência e a proposta de formação de professores
id UNSP_08f101de618ead643c66ae27c8426c65
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/155722
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling A contribuição do PIBID na formação de professores: um breve panorama das teses e dissertações do banco de teses da CAPESProfessores - FormaçãoSabedoriaEducação e EstadoTeachers, Training ofO Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), criado em 2007 e se institucionalizado em 2009 por iniciativa do Ministério da Educação (MEC) busca apoiar a iniciação à docência colaborando para melhorar e aperfeiçoar a formação dos estudantes licenciados nos seus cursos de origem. Assim, este programa visa contribuir, também, para elevar o ensino nas escolas públicas vinculadas ao programa trazendo contribuições significativas no campo educacional nos cursos de formação de professores. Nesta direção esta pesquisa tem como objetivo identificar e elencar, através de uma pesquisa bibliográfica de cunho qualitativo, elementos teóricoreflexivos das experiências PIBID para os cursos de formação de professores. A principal fonte de pesquisa será as análises de teses e dissertações contidas no banco de dados da CAPES - Fundação Coordenação De Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Com o intuito de explorar essa temática pouco problematizada no campo educacional, este projeto traz como eixo formativo a importância do PIBID para estabelecer espaços de reflexões críticas e teóricas para a formação de professores, em que se articulem de fato experiências do PIBID quanto a iniciação à docência e a proposta de formação de professoresUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Azevedo, Maria Antonia Ramos de [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Antunes, Rebeca Ijano [UNESP]2018-08-30T18:22:51Z2018-08-30T18:22:51Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis74 f.application/pdfANTUNES, Rebeca Ijano. A contribuição do PIBID na formação de professores: um breve panorama das teses e dissertações do banco de teses da CAPES. 2016. 74 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Instituto de Biociências (Campus de Rio Claro), 2016.http://hdl.handle.net/11449/155722000888622http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2017-08-11/000888622.pdf9683880235696496Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-07T06:26:07Zoai:repositorio.unesp.br:11449/155722Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T22:20:57.317530Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv A contribuição do PIBID na formação de professores: um breve panorama das teses e dissertações do banco de teses da CAPES
title A contribuição do PIBID na formação de professores: um breve panorama das teses e dissertações do banco de teses da CAPES
spellingShingle A contribuição do PIBID na formação de professores: um breve panorama das teses e dissertações do banco de teses da CAPES
Antunes, Rebeca Ijano [UNESP]
Professores - Formação
Sabedoria
Educação e Estado
Teachers, Training of
title_short A contribuição do PIBID na formação de professores: um breve panorama das teses e dissertações do banco de teses da CAPES
title_full A contribuição do PIBID na formação de professores: um breve panorama das teses e dissertações do banco de teses da CAPES
title_fullStr A contribuição do PIBID na formação de professores: um breve panorama das teses e dissertações do banco de teses da CAPES
title_full_unstemmed A contribuição do PIBID na formação de professores: um breve panorama das teses e dissertações do banco de teses da CAPES
title_sort A contribuição do PIBID na formação de professores: um breve panorama das teses e dissertações do banco de teses da CAPES
author Antunes, Rebeca Ijano [UNESP]
author_facet Antunes, Rebeca Ijano [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Azevedo, Maria Antonia Ramos de [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Antunes, Rebeca Ijano [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Professores - Formação
Sabedoria
Educação e Estado
Teachers, Training of
topic Professores - Formação
Sabedoria
Educação e Estado
Teachers, Training of
description O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), criado em 2007 e se institucionalizado em 2009 por iniciativa do Ministério da Educação (MEC) busca apoiar a iniciação à docência colaborando para melhorar e aperfeiçoar a formação dos estudantes licenciados nos seus cursos de origem. Assim, este programa visa contribuir, também, para elevar o ensino nas escolas públicas vinculadas ao programa trazendo contribuições significativas no campo educacional nos cursos de formação de professores. Nesta direção esta pesquisa tem como objetivo identificar e elencar, através de uma pesquisa bibliográfica de cunho qualitativo, elementos teóricoreflexivos das experiências PIBID para os cursos de formação de professores. A principal fonte de pesquisa será as análises de teses e dissertações contidas no banco de dados da CAPES - Fundação Coordenação De Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Com o intuito de explorar essa temática pouco problematizada no campo educacional, este projeto traz como eixo formativo a importância do PIBID para estabelecer espaços de reflexões críticas e teóricas para a formação de professores, em que se articulem de fato experiências do PIBID quanto a iniciação à docência e a proposta de formação de professores
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
2018-08-30T18:22:51Z
2018-08-30T18:22:51Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv ANTUNES, Rebeca Ijano. A contribuição do PIBID na formação de professores: um breve panorama das teses e dissertações do banco de teses da CAPES. 2016. 74 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Instituto de Biociências (Campus de Rio Claro), 2016.
http://hdl.handle.net/11449/155722
000888622
http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2017-08-11/000888622.pdf
9683880235696496
identifier_str_mv ANTUNES, Rebeca Ijano. A contribuição do PIBID na formação de professores: um breve panorama das teses e dissertações do banco de teses da CAPES. 2016. 74 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Instituto de Biociências (Campus de Rio Claro), 2016.
000888622
9683880235696496
url http://hdl.handle.net/11449/155722
http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2017-08-11/000888622.pdf
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 74 f.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129418407706624