A contribuição do PIBID na formação de professores: um breve panorama das teses e dissertações do banco de teses da CAPES
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/155722 http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2017-08-11/000888622.pdf |
Resumo: | O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), criado em 2007 e se institucionalizado em 2009 por iniciativa do Ministério da Educação (MEC) busca apoiar a iniciação à docência colaborando para melhorar e aperfeiçoar a formação dos estudantes licenciados nos seus cursos de origem. Assim, este programa visa contribuir, também, para elevar o ensino nas escolas públicas vinculadas ao programa trazendo contribuições significativas no campo educacional nos cursos de formação de professores. Nesta direção esta pesquisa tem como objetivo identificar e elencar, através de uma pesquisa bibliográfica de cunho qualitativo, elementos teóricoreflexivos das experiências PIBID para os cursos de formação de professores. A principal fonte de pesquisa será as análises de teses e dissertações contidas no banco de dados da CAPES - Fundação Coordenação De Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Com o intuito de explorar essa temática pouco problematizada no campo educacional, este projeto traz como eixo formativo a importância do PIBID para estabelecer espaços de reflexões críticas e teóricas para a formação de professores, em que se articulem de fato experiências do PIBID quanto a iniciação à docência e a proposta de formação de professores |
id |
UNSP_08f101de618ead643c66ae27c8426c65 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/155722 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
A contribuição do PIBID na formação de professores: um breve panorama das teses e dissertações do banco de teses da CAPESProfessores - FormaçãoSabedoriaEducação e EstadoTeachers, Training ofO Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), criado em 2007 e se institucionalizado em 2009 por iniciativa do Ministério da Educação (MEC) busca apoiar a iniciação à docência colaborando para melhorar e aperfeiçoar a formação dos estudantes licenciados nos seus cursos de origem. Assim, este programa visa contribuir, também, para elevar o ensino nas escolas públicas vinculadas ao programa trazendo contribuições significativas no campo educacional nos cursos de formação de professores. Nesta direção esta pesquisa tem como objetivo identificar e elencar, através de uma pesquisa bibliográfica de cunho qualitativo, elementos teóricoreflexivos das experiências PIBID para os cursos de formação de professores. A principal fonte de pesquisa será as análises de teses e dissertações contidas no banco de dados da CAPES - Fundação Coordenação De Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Com o intuito de explorar essa temática pouco problematizada no campo educacional, este projeto traz como eixo formativo a importância do PIBID para estabelecer espaços de reflexões críticas e teóricas para a formação de professores, em que se articulem de fato experiências do PIBID quanto a iniciação à docência e a proposta de formação de professoresUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Azevedo, Maria Antonia Ramos de [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Antunes, Rebeca Ijano [UNESP]2018-08-30T18:22:51Z2018-08-30T18:22:51Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis74 f.application/pdfANTUNES, Rebeca Ijano. A contribuição do PIBID na formação de professores: um breve panorama das teses e dissertações do banco de teses da CAPES. 2016. 74 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Instituto de Biociências (Campus de Rio Claro), 2016.http://hdl.handle.net/11449/155722000888622http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2017-08-11/000888622.pdf9683880235696496Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-10-22T12:46:27Zoai:repositorio.unesp.br:11449/155722Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestrepositoriounesp@unesp.bropendoar:29462024-10-22T12:46:27Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A contribuição do PIBID na formação de professores: um breve panorama das teses e dissertações do banco de teses da CAPES |
title |
A contribuição do PIBID na formação de professores: um breve panorama das teses e dissertações do banco de teses da CAPES |
spellingShingle |
A contribuição do PIBID na formação de professores: um breve panorama das teses e dissertações do banco de teses da CAPES Antunes, Rebeca Ijano [UNESP] Professores - Formação Sabedoria Educação e Estado Teachers, Training of |
title_short |
A contribuição do PIBID na formação de professores: um breve panorama das teses e dissertações do banco de teses da CAPES |
title_full |
A contribuição do PIBID na formação de professores: um breve panorama das teses e dissertações do banco de teses da CAPES |
title_fullStr |
A contribuição do PIBID na formação de professores: um breve panorama das teses e dissertações do banco de teses da CAPES |
title_full_unstemmed |
A contribuição do PIBID na formação de professores: um breve panorama das teses e dissertações do banco de teses da CAPES |
title_sort |
A contribuição do PIBID na formação de professores: um breve panorama das teses e dissertações do banco de teses da CAPES |
author |
Antunes, Rebeca Ijano [UNESP] |
author_facet |
Antunes, Rebeca Ijano [UNESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Azevedo, Maria Antonia Ramos de [UNESP] Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Antunes, Rebeca Ijano [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Professores - Formação Sabedoria Educação e Estado Teachers, Training of |
topic |
Professores - Formação Sabedoria Educação e Estado Teachers, Training of |
description |
O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), criado em 2007 e se institucionalizado em 2009 por iniciativa do Ministério da Educação (MEC) busca apoiar a iniciação à docência colaborando para melhorar e aperfeiçoar a formação dos estudantes licenciados nos seus cursos de origem. Assim, este programa visa contribuir, também, para elevar o ensino nas escolas públicas vinculadas ao programa trazendo contribuições significativas no campo educacional nos cursos de formação de professores. Nesta direção esta pesquisa tem como objetivo identificar e elencar, através de uma pesquisa bibliográfica de cunho qualitativo, elementos teóricoreflexivos das experiências PIBID para os cursos de formação de professores. A principal fonte de pesquisa será as análises de teses e dissertações contidas no banco de dados da CAPES - Fundação Coordenação De Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Com o intuito de explorar essa temática pouco problematizada no campo educacional, este projeto traz como eixo formativo a importância do PIBID para estabelecer espaços de reflexões críticas e teóricas para a formação de professores, em que se articulem de fato experiências do PIBID quanto a iniciação à docência e a proposta de formação de professores |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016 2018-08-30T18:22:51Z 2018-08-30T18:22:51Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
ANTUNES, Rebeca Ijano. A contribuição do PIBID na formação de professores: um breve panorama das teses e dissertações do banco de teses da CAPES. 2016. 74 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Instituto de Biociências (Campus de Rio Claro), 2016. http://hdl.handle.net/11449/155722 000888622 http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2017-08-11/000888622.pdf 9683880235696496 |
identifier_str_mv |
ANTUNES, Rebeca Ijano. A contribuição do PIBID na formação de professores: um breve panorama das teses e dissertações do banco de teses da CAPES. 2016. 74 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Instituto de Biociências (Campus de Rio Claro), 2016. 000888622 9683880235696496 |
url |
http://hdl.handle.net/11449/155722 http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2017-08-11/000888622.pdf |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
74 f. application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Aleph reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositoriounesp@unesp.br |
_version_ |
1826304491839815680 |