Literatura e cinema: representações do feminino em Washington Square, Daisy Miller e The Europeans

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gualda, Linda Catarina [UNESP]
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/103649
Resumo: A tese objetiva discutir as representações do feminino a partir das relações entre literatura e cinema em níveis práticos e teóricos das obras literárias de Henry James Washington Square, Daisy Miller e The Europeans e dos filmes homônimos de Agnieszka Holland, Peter Bogdanovich e James Ivory, respectivamente, tendo como ponto de partida as protagonistas Catherine Sloper, Daisy Miller e Eugenia Munster. Acreditamos que tais representações equivalem, no contexto das obras, a uma apropriação do olhar masculino – the male gaze – sobre o corpo feminino. Os signos do cinema hollywoodiano estão carregados de uma ideologia patriarcal que sustenta as estruturas sociais e constrói a mulher de uma maneira específica, refletindo as necessidades e o inconsciente patriarcal. A partir de uma leitura intersemiótica, que rejeita a noção de fidelidade e vê a obra alvo como uma tradução do texto de partida, propomos uma reflexão a respeito da identidade de gênero criada e veiculada sob uma ótica masculina. Para isso, além da teoria de tradução, nos apoiamos, como suporte teórico, na teoria feminista do cinema contemporâneo, que se preocupa em desmascarar as imagens, o signo da mulher, para ver como funcionam os significados adjacentes ao código fílmico
id UNSP_090933c40ca11d834212dd03556786dd
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/103649
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Literatura e cinema: representações do feminino em Washington Square, Daisy Miller e The EuropeansJames, Henry, 1843-1916Cinema e literaturaCritica cinematograficaCritica feministaLiteraturaLiterature and cinemaA tese objetiva discutir as representações do feminino a partir das relações entre literatura e cinema em níveis práticos e teóricos das obras literárias de Henry James Washington Square, Daisy Miller e The Europeans e dos filmes homônimos de Agnieszka Holland, Peter Bogdanovich e James Ivory, respectivamente, tendo como ponto de partida as protagonistas Catherine Sloper, Daisy Miller e Eugenia Munster. Acreditamos que tais representações equivalem, no contexto das obras, a uma apropriação do olhar masculino – the male gaze – sobre o corpo feminino. Os signos do cinema hollywoodiano estão carregados de uma ideologia patriarcal que sustenta as estruturas sociais e constrói a mulher de uma maneira específica, refletindo as necessidades e o inconsciente patriarcal. A partir de uma leitura intersemiótica, que rejeita a noção de fidelidade e vê a obra alvo como uma tradução do texto de partida, propomos uma reflexão a respeito da identidade de gênero criada e veiculada sob uma ótica masculina. Para isso, além da teoria de tradução, nos apoiamos, como suporte teórico, na teoria feminista do cinema contemporâneo, que se preocupa em desmascarar as imagens, o signo da mulher, para ver como funcionam os significados adjacentes ao código fílmicoThis thesis aims to discuss the representations of the feminine concerning the relations between literature and cinema on practical and theoretical levels having as its basis Henry James’s literary works Washington Square, Daisy Miller and The Europeans, as well their homonymous filmic versions made by Agnieszka Holland, Peter Bogdanovich and James Ivory, respectively, having as starting point the leading figures Catherine Slopes, Daisy Miller and Eugenia Munster. We believe that such representations correspond, in the context of the works, to an appropriation of the masculine glance – the male gaze – over the feminine body. The signs of Hollywood´s film industry are loaded of a patriarchal ideology that sustains social structures and build woman in a specific manner, reproducting needs and patriarchal unconsciousness. Based on an intersemiotic reading, which refuses the idea of fidelity and sees the target work as a translation of the starting text, we propose a reflection about the gender identity created and conveyed in a male perspective. For that, beyond the translation theory, we have as a complementary theoretical support the feminist theory of the contemporary cinema which is concerned to unmask the images, the woman´s sign, to see how the adjacent meanings to the filmic code worksCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Carlos, Ana Maria [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Gualda, Linda Catarina [UNESP]2014-06-11T19:32:48Z2014-06-11T19:32:48Z2011-12-20info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis321 f. il.application/pdfGUALDA, Linda Catarina. Literatura e cinema: representações do feminino em Washington Square, Daisy Miller e The Europeans. 2011. 321 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Assis, 2011.http://hdl.handle.net/11449/103649000682922gualda_lc_dr_assis.pdf33004048019P16913384206551076Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-06-18T13:23:51Zoai:repositorio.unesp.br:11449/103649Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T22:59:18.878143Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Literatura e cinema: representações do feminino em Washington Square, Daisy Miller e The Europeans
title Literatura e cinema: representações do feminino em Washington Square, Daisy Miller e The Europeans
spellingShingle Literatura e cinema: representações do feminino em Washington Square, Daisy Miller e The Europeans
Gualda, Linda Catarina [UNESP]
James, Henry, 1843-1916
Cinema e literatura
Critica cinematografica
Critica feminista
Literatura
Literature and cinema
title_short Literatura e cinema: representações do feminino em Washington Square, Daisy Miller e The Europeans
title_full Literatura e cinema: representações do feminino em Washington Square, Daisy Miller e The Europeans
title_fullStr Literatura e cinema: representações do feminino em Washington Square, Daisy Miller e The Europeans
title_full_unstemmed Literatura e cinema: representações do feminino em Washington Square, Daisy Miller e The Europeans
title_sort Literatura e cinema: representações do feminino em Washington Square, Daisy Miller e The Europeans
author Gualda, Linda Catarina [UNESP]
author_facet Gualda, Linda Catarina [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Carlos, Ana Maria [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Gualda, Linda Catarina [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv James, Henry, 1843-1916
Cinema e literatura
Critica cinematografica
Critica feminista
Literatura
Literature and cinema
topic James, Henry, 1843-1916
Cinema e literatura
Critica cinematografica
Critica feminista
Literatura
Literature and cinema
description A tese objetiva discutir as representações do feminino a partir das relações entre literatura e cinema em níveis práticos e teóricos das obras literárias de Henry James Washington Square, Daisy Miller e The Europeans e dos filmes homônimos de Agnieszka Holland, Peter Bogdanovich e James Ivory, respectivamente, tendo como ponto de partida as protagonistas Catherine Sloper, Daisy Miller e Eugenia Munster. Acreditamos que tais representações equivalem, no contexto das obras, a uma apropriação do olhar masculino – the male gaze – sobre o corpo feminino. Os signos do cinema hollywoodiano estão carregados de uma ideologia patriarcal que sustenta as estruturas sociais e constrói a mulher de uma maneira específica, refletindo as necessidades e o inconsciente patriarcal. A partir de uma leitura intersemiótica, que rejeita a noção de fidelidade e vê a obra alvo como uma tradução do texto de partida, propomos uma reflexão a respeito da identidade de gênero criada e veiculada sob uma ótica masculina. Para isso, além da teoria de tradução, nos apoiamos, como suporte teórico, na teoria feminista do cinema contemporâneo, que se preocupa em desmascarar as imagens, o signo da mulher, para ver como funcionam os significados adjacentes ao código fílmico
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-12-20
2014-06-11T19:32:48Z
2014-06-11T19:32:48Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv GUALDA, Linda Catarina. Literatura e cinema: representações do feminino em Washington Square, Daisy Miller e The Europeans. 2011. 321 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Assis, 2011.
http://hdl.handle.net/11449/103649
000682922
gualda_lc_dr_assis.pdf
33004048019P1
6913384206551076
identifier_str_mv GUALDA, Linda Catarina. Literatura e cinema: representações do feminino em Washington Square, Daisy Miller e The Europeans. 2011. 321 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Assis, 2011.
000682922
gualda_lc_dr_assis.pdf
33004048019P1
6913384206551076
url http://hdl.handle.net/11449/103649
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 321 f. il.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129479065731072