Literatura e cinema: representações do feminino em Washington Square, Daisy Miller e The Europeans
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/103649 |
Resumo: | A tese objetiva discutir as representações do feminino a partir das relações entre literatura e cinema em níveis práticos e teóricos das obras literárias de Henry James Washington Square, Daisy Miller e The Europeans e dos filmes homônimos de Agnieszka Holland, Peter Bogdanovich e James Ivory, respectivamente, tendo como ponto de partida as protagonistas Catherine Sloper, Daisy Miller e Eugenia Munster. Acreditamos que tais representações equivalem, no contexto das obras, a uma apropriação do olhar masculino – the male gaze – sobre o corpo feminino. Os signos do cinema hollywoodiano estão carregados de uma ideologia patriarcal que sustenta as estruturas sociais e constrói a mulher de uma maneira específica, refletindo as necessidades e o inconsciente patriarcal. A partir de uma leitura intersemiótica, que rejeita a noção de fidelidade e vê a obra alvo como uma tradução do texto de partida, propomos uma reflexão a respeito da identidade de gênero criada e veiculada sob uma ótica masculina. Para isso, além da teoria de tradução, nos apoiamos, como suporte teórico, na teoria feminista do cinema contemporâneo, que se preocupa em desmascarar as imagens, o signo da mulher, para ver como funcionam os significados adjacentes ao código fílmico |
id |
UNSP_090933c40ca11d834212dd03556786dd |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/103649 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Literatura e cinema: representações do feminino em Washington Square, Daisy Miller e The EuropeansJames, Henry, 1843-1916Cinema e literaturaCritica cinematograficaCritica feministaLiteraturaLiterature and cinemaA tese objetiva discutir as representações do feminino a partir das relações entre literatura e cinema em níveis práticos e teóricos das obras literárias de Henry James Washington Square, Daisy Miller e The Europeans e dos filmes homônimos de Agnieszka Holland, Peter Bogdanovich e James Ivory, respectivamente, tendo como ponto de partida as protagonistas Catherine Sloper, Daisy Miller e Eugenia Munster. Acreditamos que tais representações equivalem, no contexto das obras, a uma apropriação do olhar masculino – the male gaze – sobre o corpo feminino. Os signos do cinema hollywoodiano estão carregados de uma ideologia patriarcal que sustenta as estruturas sociais e constrói a mulher de uma maneira específica, refletindo as necessidades e o inconsciente patriarcal. A partir de uma leitura intersemiótica, que rejeita a noção de fidelidade e vê a obra alvo como uma tradução do texto de partida, propomos uma reflexão a respeito da identidade de gênero criada e veiculada sob uma ótica masculina. Para isso, além da teoria de tradução, nos apoiamos, como suporte teórico, na teoria feminista do cinema contemporâneo, que se preocupa em desmascarar as imagens, o signo da mulher, para ver como funcionam os significados adjacentes ao código fílmicoThis thesis aims to discuss the representations of the feminine concerning the relations between literature and cinema on practical and theoretical levels having as its basis Henry James’s literary works Washington Square, Daisy Miller and The Europeans, as well their homonymous filmic versions made by Agnieszka Holland, Peter Bogdanovich and James Ivory, respectively, having as starting point the leading figures Catherine Slopes, Daisy Miller and Eugenia Munster. We believe that such representations correspond, in the context of the works, to an appropriation of the masculine glance – the male gaze – over the feminine body. The signs of Hollywood´s film industry are loaded of a patriarchal ideology that sustains social structures and build woman in a specific manner, reproducting needs and patriarchal unconsciousness. Based on an intersemiotic reading, which refuses the idea of fidelity and sees the target work as a translation of the starting text, we propose a reflection about the gender identity created and conveyed in a male perspective. For that, beyond the translation theory, we have as a complementary theoretical support the feminist theory of the contemporary cinema which is concerned to unmask the images, the woman´s sign, to see how the adjacent meanings to the filmic code worksCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Carlos, Ana Maria [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Gualda, Linda Catarina [UNESP]2014-06-11T19:32:48Z2014-06-11T19:32:48Z2011-12-20info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis321 f. il.application/pdfGUALDA, Linda Catarina. Literatura e cinema: representações do feminino em Washington Square, Daisy Miller e The Europeans. 2011. 321 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Assis, 2011.http://hdl.handle.net/11449/103649000682922gualda_lc_dr_assis.pdf33004048019P16913384206551076Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-06-18T13:23:51Zoai:repositorio.unesp.br:11449/103649Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T22:59:18.878143Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Literatura e cinema: representações do feminino em Washington Square, Daisy Miller e The Europeans |
title |
Literatura e cinema: representações do feminino em Washington Square, Daisy Miller e The Europeans |
spellingShingle |
Literatura e cinema: representações do feminino em Washington Square, Daisy Miller e The Europeans Gualda, Linda Catarina [UNESP] James, Henry, 1843-1916 Cinema e literatura Critica cinematografica Critica feminista Literatura Literature and cinema |
title_short |
Literatura e cinema: representações do feminino em Washington Square, Daisy Miller e The Europeans |
title_full |
Literatura e cinema: representações do feminino em Washington Square, Daisy Miller e The Europeans |
title_fullStr |
Literatura e cinema: representações do feminino em Washington Square, Daisy Miller e The Europeans |
title_full_unstemmed |
Literatura e cinema: representações do feminino em Washington Square, Daisy Miller e The Europeans |
title_sort |
Literatura e cinema: representações do feminino em Washington Square, Daisy Miller e The Europeans |
author |
Gualda, Linda Catarina [UNESP] |
author_facet |
Gualda, Linda Catarina [UNESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Carlos, Ana Maria [UNESP] Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gualda, Linda Catarina [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
James, Henry, 1843-1916 Cinema e literatura Critica cinematografica Critica feminista Literatura Literature and cinema |
topic |
James, Henry, 1843-1916 Cinema e literatura Critica cinematografica Critica feminista Literatura Literature and cinema |
description |
A tese objetiva discutir as representações do feminino a partir das relações entre literatura e cinema em níveis práticos e teóricos das obras literárias de Henry James Washington Square, Daisy Miller e The Europeans e dos filmes homônimos de Agnieszka Holland, Peter Bogdanovich e James Ivory, respectivamente, tendo como ponto de partida as protagonistas Catherine Sloper, Daisy Miller e Eugenia Munster. Acreditamos que tais representações equivalem, no contexto das obras, a uma apropriação do olhar masculino – the male gaze – sobre o corpo feminino. Os signos do cinema hollywoodiano estão carregados de uma ideologia patriarcal que sustenta as estruturas sociais e constrói a mulher de uma maneira específica, refletindo as necessidades e o inconsciente patriarcal. A partir de uma leitura intersemiótica, que rejeita a noção de fidelidade e vê a obra alvo como uma tradução do texto de partida, propomos uma reflexão a respeito da identidade de gênero criada e veiculada sob uma ótica masculina. Para isso, além da teoria de tradução, nos apoiamos, como suporte teórico, na teoria feminista do cinema contemporâneo, que se preocupa em desmascarar as imagens, o signo da mulher, para ver como funcionam os significados adjacentes ao código fílmico |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-12-20 2014-06-11T19:32:48Z 2014-06-11T19:32:48Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
GUALDA, Linda Catarina. Literatura e cinema: representações do feminino em Washington Square, Daisy Miller e The Europeans. 2011. 321 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Assis, 2011. http://hdl.handle.net/11449/103649 000682922 gualda_lc_dr_assis.pdf 33004048019P1 6913384206551076 |
identifier_str_mv |
GUALDA, Linda Catarina. Literatura e cinema: representações do feminino em Washington Square, Daisy Miller e The Europeans. 2011. 321 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Assis, 2011. 000682922 gualda_lc_dr_assis.pdf 33004048019P1 6913384206551076 |
url |
http://hdl.handle.net/11449/103649 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
321 f. il. application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Aleph reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808129479065731072 |