A contribuição de Wittgenstein na Educação em Ciências
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://congres.manners.es/congres_ciencia/gestio/creacioCD/cd/htm/autor_G.html http://hdl.handle.net/11449/122883 |
Resumo: | A Filosofia é muito importante para todos os campos de conhecimento. No caso da Educação em Ciências, suas ferramentas de pensamento são importantes porque nos possibilitam descrever os fundamentos das teorias de aprendizagem, já que todas trazem consigo pressupostos filosóficos sobre o conhecimento e sua aprendizagem. O pensamento de Wittgenstein é considerado de crucial importância para a Filosofia do século XX,e sua filosofia tem ganhado importância crescente no cenário da Educação em Ciências, em especial nos aspectos relacionados à compreensão do papel da linguagem na aprendizagem e na elaboração de significados. Nesse trabalho trazemos uma revisão bibliográfica sobre a contribuição desse filósofo nas linhas de pesquisa da Educação em Ciências, e também propomos novas aplicações de sua filosofia. |
id |
UNSP_0960a1417fc8a1d4675eb079122809aa |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/122883 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
A contribuição de Wittgenstein na Educação em Ciênciaseducação em ciênciassignificaçãoWittgensteinlinguagemfilosofiaA Filosofia é muito importante para todos os campos de conhecimento. No caso da Educação em Ciências, suas ferramentas de pensamento são importantes porque nos possibilitam descrever os fundamentos das teorias de aprendizagem, já que todas trazem consigo pressupostos filosóficos sobre o conhecimento e sua aprendizagem. O pensamento de Wittgenstein é considerado de crucial importância para a Filosofia do século XX,e sua filosofia tem ganhado importância crescente no cenário da Educação em Ciências, em especial nos aspectos relacionados à compreensão do papel da linguagem na aprendizagem e na elaboração de significados. Nesse trabalho trazemos uma revisão bibliográfica sobre a contribuição desse filósofo nas linhas de pesquisa da Educação em Ciências, e também propomos novas aplicações de sua filosofia.Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Educação, Instituto de Biociências Letras e Ciências Exatas de São José do Rio Preto, São José do Rio Preto, Rua Cristóvão Colombo - de 1897/1898 ao fim, Jardim Nazareth, CEP 15054000, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Educação, Instituto de Biociências Letras e Ciências Exatas de São José do Rio Preto, São José do Rio Preto, Rua Cristóvão Colombo - de 1897/1898 ao fim, Jardim Nazareth, CEP 15054000, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Silva, Jackson Gois da [UNESP]Giordan, Marcelo2015-04-27T11:56:07Z2015-04-27T11:56:07Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article1561-1565http://congres.manners.es/congres_ciencia/gestio/creacioCD/cd/htm/autor_G.htmlEnseñanza de las Ciencias, v. extra, p. 1561-1565, 2013.0212-4521http://hdl.handle.net/11449/12288355904674914464739057437833300365Currículo Lattesreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporEnseñanza de las Ciencias0.6720,521info:eu-repo/semantics/openAccess2021-10-23T10:49:03Zoai:repositorio.unesp.br:11449/122883Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T17:46:40.744357Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A contribuição de Wittgenstein na Educação em Ciências |
title |
A contribuição de Wittgenstein na Educação em Ciências |
spellingShingle |
A contribuição de Wittgenstein na Educação em Ciências Silva, Jackson Gois da [UNESP] educação em ciências significação Wittgenstein linguagem filosofia |
title_short |
A contribuição de Wittgenstein na Educação em Ciências |
title_full |
A contribuição de Wittgenstein na Educação em Ciências |
title_fullStr |
A contribuição de Wittgenstein na Educação em Ciências |
title_full_unstemmed |
A contribuição de Wittgenstein na Educação em Ciências |
title_sort |
A contribuição de Wittgenstein na Educação em Ciências |
author |
Silva, Jackson Gois da [UNESP] |
author_facet |
Silva, Jackson Gois da [UNESP] Giordan, Marcelo |
author_role |
author |
author2 |
Giordan, Marcelo |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Jackson Gois da [UNESP] Giordan, Marcelo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
educação em ciências significação Wittgenstein linguagem filosofia |
topic |
educação em ciências significação Wittgenstein linguagem filosofia |
description |
A Filosofia é muito importante para todos os campos de conhecimento. No caso da Educação em Ciências, suas ferramentas de pensamento são importantes porque nos possibilitam descrever os fundamentos das teorias de aprendizagem, já que todas trazem consigo pressupostos filosóficos sobre o conhecimento e sua aprendizagem. O pensamento de Wittgenstein é considerado de crucial importância para a Filosofia do século XX,e sua filosofia tem ganhado importância crescente no cenário da Educação em Ciências, em especial nos aspectos relacionados à compreensão do papel da linguagem na aprendizagem e na elaboração de significados. Nesse trabalho trazemos uma revisão bibliográfica sobre a contribuição desse filósofo nas linhas de pesquisa da Educação em Ciências, e também propomos novas aplicações de sua filosofia. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013 2015-04-27T11:56:07Z 2015-04-27T11:56:07Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://congres.manners.es/congres_ciencia/gestio/creacioCD/cd/htm/autor_G.html Enseñanza de las Ciencias, v. extra, p. 1561-1565, 2013. 0212-4521 http://hdl.handle.net/11449/122883 5590467491446473 9057437833300365 |
url |
http://congres.manners.es/congres_ciencia/gestio/creacioCD/cd/htm/autor_G.html http://hdl.handle.net/11449/122883 |
identifier_str_mv |
Enseñanza de las Ciencias, v. extra, p. 1561-1565, 2013. 0212-4521 5590467491446473 9057437833300365 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Enseñanza de las Ciencias 0.672 0,521 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
1561-1565 |
dc.source.none.fl_str_mv |
Currículo Lattes reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808128856184324096 |