Escola inclusiva: uma leitura possível a partir das elaborações lacanianas dos quatro discursos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Abrantes, Aline Reck Padilha [UNESP]
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/101584
Resumo: A estrutura dessa tese é a extensão da pesquisa realizada na dissertação de mestrado. A inclusão, eixo deste percurso que se iniciou em 2004, teve seus efeitos iniciais com o estudo de caso da Escola de Educação Infantil e Ensino Fundamental – Centro Integrado de Desenvolvimento – CID, dissertação defendida em 2007. No entanto, as inquietações com os resultados obtidos originaram a fundamental questão deste trabalho: O que sustenta o trabalho da Escola de Educação Infantil e Ensino Fundamental Centro Integrado de Desenvolvimento - CID com a inclusão?A incursão nesta jornada teórica se iniciou com a apresentação da escola e seu funcionamento, para em seguida, diferenciar esse funcionamento do grupo teorizado por Freud, e aproximar da “escola” proposta por Lacan. A partir desta orientação direcionamos nosso foco para a estrutura discursiva da escola aonde recorremos às formulações teóricas de Lacan sobre o inconsciente e a linguagem. Para tanto, retomamos a teoria freudiana sobre o mito Totem e Tabu e o complexo de Édipo. Em seguida, tentamos acompanhar o percurso de Lacan sobre o Nome-do-Pai para obtermos suporte teórico e articularmos estes conceitos já trabalhados, ao discurso da escola que apresenta como significante a “inclusão” e revela sua posição política em contraponto ao discurso social dominante. Para tanto retomamos os dados obtidos, mais especificamente as falas dos profissionais desta escola e, sustentados na teoria de Lacan sobre os discursos, averiguamos e formalizamos a hipótese inicial de que o trabalho desta escola com a inclusão se sustenta nos giros discursivos
id UNSP_09b6626f3ac801713f47be4ff36768de
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/101584
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Escola inclusiva: uma leitura possível a partir das elaborações lacanianas dos quatro discursosLacan, Jacques, 1901-1981EducaçãoAnálise do discursoInclusão em educaçãoPsicanaliseEducationSpeechPsychoanalysisA estrutura dessa tese é a extensão da pesquisa realizada na dissertação de mestrado. A inclusão, eixo deste percurso que se iniciou em 2004, teve seus efeitos iniciais com o estudo de caso da Escola de Educação Infantil e Ensino Fundamental – Centro Integrado de Desenvolvimento – CID, dissertação defendida em 2007. No entanto, as inquietações com os resultados obtidos originaram a fundamental questão deste trabalho: O que sustenta o trabalho da Escola de Educação Infantil e Ensino Fundamental Centro Integrado de Desenvolvimento - CID com a inclusão?A incursão nesta jornada teórica se iniciou com a apresentação da escola e seu funcionamento, para em seguida, diferenciar esse funcionamento do grupo teorizado por Freud, e aproximar da “escola” proposta por Lacan. A partir desta orientação direcionamos nosso foco para a estrutura discursiva da escola aonde recorremos às formulações teóricas de Lacan sobre o inconsciente e a linguagem. Para tanto, retomamos a teoria freudiana sobre o mito Totem e Tabu e o complexo de Édipo. Em seguida, tentamos acompanhar o percurso de Lacan sobre o Nome-do-Pai para obtermos suporte teórico e articularmos estes conceitos já trabalhados, ao discurso da escola que apresenta como significante a “inclusão” e revela sua posição política em contraponto ao discurso social dominante. Para tanto retomamos os dados obtidos, mais especificamente as falas dos profissionais desta escola e, sustentados na teoria de Lacan sobre os discursos, averiguamos e formalizamos a hipótese inicial de que o trabalho desta escola com a inclusão se sustenta nos giros discursivosThe structure of this thesis is a research extension built up over my master degree dissertation. The inicial effects of this inclusion began with the study case of Fundamental Teaching and Children Education School, AKA Centro Integrado de Desenvolvimento (Integrated Development Center) CID. However, the obtained results brought up the question: What is this inclusion able to sustain with the work of the Fundamental Teaching and Children Education School? This theory journey has begun with the presentation of the school and its inner processes, for then, pointing out the differences of those processes from the Freud theorized groups while approaching the Lacan proposed school. Throughout this orientation, we spot the school discursive structure whereas looking for Lacan`s theory formulations about unconscious and language. This leads us to the Freudian theory about Totem myth and taboo and Edipo Complex so we can then try following Lacan`s streamline over the Name of the Father and thus obtaining theory support for binding together those already worked concepts with the school speech which presents the “inclusion” as significant and reveals its political position as counterpoint to the dominant social speech. Finally we go back to the obtained data, which more specifically means the professionals speech into that school and, sustained by Lacan`s theory of speeches, check and confirm the initial hypothesis that the inclusion work of this school is sustained by discursive spinCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Grego, Sonia Maria Duarte [UNESP]Barros, Adriana Fontes Melo do Rego [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Abrantes, Aline Reck Padilha [UNESP]2014-06-11T19:31:31Z2014-06-11T19:31:31Z2012-03-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis107 f. : il.application/pdfABRANTES, Aline Reck Padilha. Escola inclusiva: uma leitura possível a partir das elaborações lacanianas dos quatro discursos. 2012. 107 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, 2012.http://hdl.handle.net/11449/101584000691367000691367_20220115.pdf33004030079P2Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-06-12T14:10:05Zoai:repositorio.unesp.br:11449/101584Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T21:16:28.818765Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Escola inclusiva: uma leitura possível a partir das elaborações lacanianas dos quatro discursos
title Escola inclusiva: uma leitura possível a partir das elaborações lacanianas dos quatro discursos
spellingShingle Escola inclusiva: uma leitura possível a partir das elaborações lacanianas dos quatro discursos
Abrantes, Aline Reck Padilha [UNESP]
Lacan, Jacques, 1901-1981
Educação
Análise do discurso
Inclusão em educação
Psicanalise
Education
Speech
Psychoanalysis
title_short Escola inclusiva: uma leitura possível a partir das elaborações lacanianas dos quatro discursos
title_full Escola inclusiva: uma leitura possível a partir das elaborações lacanianas dos quatro discursos
title_fullStr Escola inclusiva: uma leitura possível a partir das elaborações lacanianas dos quatro discursos
title_full_unstemmed Escola inclusiva: uma leitura possível a partir das elaborações lacanianas dos quatro discursos
title_sort Escola inclusiva: uma leitura possível a partir das elaborações lacanianas dos quatro discursos
author Abrantes, Aline Reck Padilha [UNESP]
author_facet Abrantes, Aline Reck Padilha [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Grego, Sonia Maria Duarte [UNESP]
Barros, Adriana Fontes Melo do Rego [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Abrantes, Aline Reck Padilha [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Lacan, Jacques, 1901-1981
Educação
Análise do discurso
Inclusão em educação
Psicanalise
Education
Speech
Psychoanalysis
topic Lacan, Jacques, 1901-1981
Educação
Análise do discurso
Inclusão em educação
Psicanalise
Education
Speech
Psychoanalysis
description A estrutura dessa tese é a extensão da pesquisa realizada na dissertação de mestrado. A inclusão, eixo deste percurso que se iniciou em 2004, teve seus efeitos iniciais com o estudo de caso da Escola de Educação Infantil e Ensino Fundamental – Centro Integrado de Desenvolvimento – CID, dissertação defendida em 2007. No entanto, as inquietações com os resultados obtidos originaram a fundamental questão deste trabalho: O que sustenta o trabalho da Escola de Educação Infantil e Ensino Fundamental Centro Integrado de Desenvolvimento - CID com a inclusão?A incursão nesta jornada teórica se iniciou com a apresentação da escola e seu funcionamento, para em seguida, diferenciar esse funcionamento do grupo teorizado por Freud, e aproximar da “escola” proposta por Lacan. A partir desta orientação direcionamos nosso foco para a estrutura discursiva da escola aonde recorremos às formulações teóricas de Lacan sobre o inconsciente e a linguagem. Para tanto, retomamos a teoria freudiana sobre o mito Totem e Tabu e o complexo de Édipo. Em seguida, tentamos acompanhar o percurso de Lacan sobre o Nome-do-Pai para obtermos suporte teórico e articularmos estes conceitos já trabalhados, ao discurso da escola que apresenta como significante a “inclusão” e revela sua posição política em contraponto ao discurso social dominante. Para tanto retomamos os dados obtidos, mais especificamente as falas dos profissionais desta escola e, sustentados na teoria de Lacan sobre os discursos, averiguamos e formalizamos a hipótese inicial de que o trabalho desta escola com a inclusão se sustenta nos giros discursivos
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-03-28
2014-06-11T19:31:31Z
2014-06-11T19:31:31Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv ABRANTES, Aline Reck Padilha. Escola inclusiva: uma leitura possível a partir das elaborações lacanianas dos quatro discursos. 2012. 107 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, 2012.
http://hdl.handle.net/11449/101584
000691367
000691367_20220115.pdf
33004030079P2
identifier_str_mv ABRANTES, Aline Reck Padilha. Escola inclusiva: uma leitura possível a partir das elaborações lacanianas dos quatro discursos. 2012. 107 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, 2012.
000691367
000691367_20220115.pdf
33004030079P2
url http://hdl.handle.net/11449/101584
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 107 f. : il.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129303783669760