Entre duas visões de mundo: as fronteiras do insólito em As Areias do Imperador, de Mia Couto
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/244273 |
Resumo: | Este estudo analisa a construção ficcional insólita na primeira trilogia do autor moçambicano Mia Couto, As Areias do Imperador, composta pelos volumes Mulheres de Cinzas (2015), Sombras da Água (2016) e O Bebedor de Horizontes (2017), a partir de teorias ocidentais e do conceito do realismo animista para explicar a manifestação do sobrenatural na narrativa. Tendo como ponto de partida a hipótese de que as ambientações insólitas e a hesitação das personagens em relação aos acontecimentos sobrenaturais, variante do gênero fantástico segundo a teoria defendida por Tzvetan Todorov (2008), são permanentes nos romances, buscamos ampliar a discussão teórica sobre essa temática, mais especificamente na ficção contemporânea, e suas fronteiras com o fantástico e o realismo mágico. Analisamos a presença e a forma com que esses elementos sobrenaturais articulam com o fantástico e se manifestam nos romances, a partir do foco nos dois narradores, Imani e Germano. Considerando ainda ser essa a primeira trilogia de Couto e que sua obra merece destaque no que se refere ao insólito, além de ser reconhecida mundialmente pela valorização das tradições africanas e pela experimentação de novas linguagens no universo da literatura. Para a realização desta pesquisa, fizemos um levantamento bibliográfico sobre o estudo de teóricos do fantástico e do insólito, sobretudo Tzvetan Todorov (2008), Lenira Marques Covizzi (1978) e Flavio García (2007). Tendo como abordagem o método crítico-analítico observamos os elementos constituintes da construção ficcional insólita e o surgimento do fantástico nos três romances. Propomos ainda um debate sobre a cosmovisão africana como um processo continuado da descolonização na produção literária pós-colonial. O conceito do realismo animista, apresentado por Harry Garuba (2012), é uma forma de decodificar o sobrenatural na trilogia – Couto utiliza o imaginário ancestral e o fantástico para criar uma atmosfera realista e, ao mesmo tempo, animista numa perspectiva da visão africana. |
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Entre duas visões de mundo: as fronteiras do insólito em As Areias do Imperador, de Mia CoutoBetween two visions of the world: the borders of the unusual in As Areias do Imperador, by Mia CoutoInsólitoFantásticoRealismo mágicoRealismo animistaMia CoutoUnusualFantasticMagical realismAnimistic realismEste estudo analisa a construção ficcional insólita na primeira trilogia do autor moçambicano Mia Couto, As Areias do Imperador, composta pelos volumes Mulheres de Cinzas (2015), Sombras da Água (2016) e O Bebedor de Horizontes (2017), a partir de teorias ocidentais e do conceito do realismo animista para explicar a manifestação do sobrenatural na narrativa. Tendo como ponto de partida a hipótese de que as ambientações insólitas e a hesitação das personagens em relação aos acontecimentos sobrenaturais, variante do gênero fantástico segundo a teoria defendida por Tzvetan Todorov (2008), são permanentes nos romances, buscamos ampliar a discussão teórica sobre essa temática, mais especificamente na ficção contemporânea, e suas fronteiras com o fantástico e o realismo mágico. Analisamos a presença e a forma com que esses elementos sobrenaturais articulam com o fantástico e se manifestam nos romances, a partir do foco nos dois narradores, Imani e Germano. Considerando ainda ser essa a primeira trilogia de Couto e que sua obra merece destaque no que se refere ao insólito, além de ser reconhecida mundialmente pela valorização das tradições africanas e pela experimentação de novas linguagens no universo da literatura. Para a realização desta pesquisa, fizemos um levantamento bibliográfico sobre o estudo de teóricos do fantástico e do insólito, sobretudo Tzvetan Todorov (2008), Lenira Marques Covizzi (1978) e Flavio García (2007). Tendo como abordagem o método crítico-analítico observamos os elementos constituintes da construção ficcional insólita e o surgimento do fantástico nos três romances. Propomos ainda um debate sobre a cosmovisão africana como um processo continuado da descolonização na produção literária pós-colonial. O conceito do realismo animista, apresentado por Harry Garuba (2012), é uma forma de decodificar o sobrenatural na trilogia – Couto utiliza o imaginário ancestral e o fantástico para criar uma atmosfera realista e, ao mesmo tempo, animista numa perspectiva da visão africana.This study analyzes the unusual fictional construction in the first trilogy of the Mozambican author Mia Couto, As Areias do Imperador, composed by the volumes Mulheres de Cinzas (2015), Sombras da Água (2016) and O Bebedor de Horizontes (2017), based on western theories and the concept of animistic realism to explain the manifestation of the supernatural in the narrative. Taking as a starting point the hypothesis that the unusual settings and the hesitation of the characters in relation to supernatural events, a variant of the fantastic genre according to the theory defended by Tzvetan Todorov (2008), are permanent in the novels, we seek to broaden the theoretical discussion about this thematic, more specifically in contemporary fiction, and its borders with the fantastic and magical realism. We analyze the presence and the way in which these supernatural elements articulate with the fantastic and manifest themselves in the novels, from the focus on the two narrators, Imani and Germano. Also considering that this is Couto's first trilogy and that his work deserves to be highlighted in terms of the unusual, in addition to being recognized worldwide for the appreciation of African traditions and for the experimentation of new languages in the universe of literature. To carry out this work, we made bibliographic research on the study of theorists of the fantastic and the unusual, especially Tzvetan Todorov (2008), Lenira Marques Covizzi (1978) and Flavio García (2007). Taking the critical-analytical method as an approach, we observe the constituent elements of the unusual fictional construction and the emergence of the fantastic in the three novels. We also propose a debate on the African worldview as an ongoing process of decolonization in postcolonial literary production. The concept of animistic realism, presented by Harry Garuba (2012), is a way of decoding the supernatural in the trilogy – Couto uses ancestral and fantastic imagery to create a realistic and, at the same time, animistic atmosphere from an African perspective.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Pavanelo, Luciene Marie [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Fernandes, Cássia Morgon2023-06-29T18:48:43Z2023-06-29T18:48:43Z2023-06-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/24427333004153015P2porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-12-26T06:14:48Zoai:repositorio.unesp.br:11449/244273Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T21:19:08.926364Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
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