Entre duas visões de mundo: as fronteiras do insólito em As Areias do Imperador, de Mia Couto

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes, Cássia Morgon
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/244273
Resumo: Este estudo analisa a construção ficcional insólita na primeira trilogia do autor moçambicano Mia Couto, As Areias do Imperador, composta pelos volumes Mulheres de Cinzas (2015), Sombras da Água (2016) e O Bebedor de Horizontes (2017), a partir de teorias ocidentais e do conceito do realismo animista para explicar a manifestação do sobrenatural na narrativa. Tendo como ponto de partida a hipótese de que as ambientações insólitas e a hesitação das personagens em relação aos acontecimentos sobrenaturais, variante do gênero fantástico segundo a teoria defendida por Tzvetan Todorov (2008), são permanentes nos romances, buscamos ampliar a discussão teórica sobre essa temática, mais especificamente na ficção contemporânea, e suas fronteiras com o fantástico e o realismo mágico. Analisamos a presença e a forma com que esses elementos sobrenaturais articulam com o fantástico e se manifestam nos romances, a partir do foco nos dois narradores, Imani e Germano. Considerando ainda ser essa a primeira trilogia de Couto e que sua obra merece destaque no que se refere ao insólito, além de ser reconhecida mundialmente pela valorização das tradições africanas e pela experimentação de novas linguagens no universo da literatura. Para a realização desta pesquisa, fizemos um levantamento bibliográfico sobre o estudo de teóricos do fantástico e do insólito, sobretudo Tzvetan Todorov (2008), Lenira Marques Covizzi (1978) e Flavio García (2007). Tendo como abordagem o método crítico-analítico observamos os elementos constituintes da construção ficcional insólita e o surgimento do fantástico nos três romances. Propomos ainda um debate sobre a cosmovisão africana como um processo continuado da descolonização na produção literária pós-colonial. O conceito do realismo animista, apresentado por Harry Garuba (2012), é uma forma de decodificar o sobrenatural na trilogia – Couto utiliza o imaginário ancestral e o fantástico para criar uma atmosfera realista e, ao mesmo tempo, animista numa perspectiva da visão africana.
id UNSP_09c9bcf19c8d40ca96d4d0a7f5b58089
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/244273
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Entre duas visões de mundo: as fronteiras do insólito em As Areias do Imperador, de Mia CoutoBetween two visions of the world: the borders of the unusual in As Areias do Imperador, by Mia CoutoInsólitoFantásticoRealismo mágicoRealismo animistaMia CoutoUnusualFantasticMagical realismAnimistic realismEste estudo analisa a construção ficcional insólita na primeira trilogia do autor moçambicano Mia Couto, As Areias do Imperador, composta pelos volumes Mulheres de Cinzas (2015), Sombras da Água (2016) e O Bebedor de Horizontes (2017), a partir de teorias ocidentais e do conceito do realismo animista para explicar a manifestação do sobrenatural na narrativa. Tendo como ponto de partida a hipótese de que as ambientações insólitas e a hesitação das personagens em relação aos acontecimentos sobrenaturais, variante do gênero fantástico segundo a teoria defendida por Tzvetan Todorov (2008), são permanentes nos romances, buscamos ampliar a discussão teórica sobre essa temática, mais especificamente na ficção contemporânea, e suas fronteiras com o fantástico e o realismo mágico. Analisamos a presença e a forma com que esses elementos sobrenaturais articulam com o fantástico e se manifestam nos romances, a partir do foco nos dois narradores, Imani e Germano. Considerando ainda ser essa a primeira trilogia de Couto e que sua obra merece destaque no que se refere ao insólito, além de ser reconhecida mundialmente pela valorização das tradições africanas e pela experimentação de novas linguagens no universo da literatura. Para a realização desta pesquisa, fizemos um levantamento bibliográfico sobre o estudo de teóricos do fantástico e do insólito, sobretudo Tzvetan Todorov (2008), Lenira Marques Covizzi (1978) e Flavio García (2007). Tendo como abordagem o método crítico-analítico observamos os elementos constituintes da construção ficcional insólita e o surgimento do fantástico nos três romances. Propomos ainda um debate sobre a cosmovisão africana como um processo continuado da descolonização na produção literária pós-colonial. O conceito do realismo animista, apresentado por Harry Garuba (2012), é uma forma de decodificar o sobrenatural na trilogia – Couto utiliza o imaginário ancestral e o fantástico para criar uma atmosfera realista e, ao mesmo tempo, animista numa perspectiva da visão africana.This study analyzes the unusual fictional construction in the first trilogy of the Mozambican author Mia Couto, As Areias do Imperador, composed by the volumes Mulheres de Cinzas (2015), Sombras da Água (2016) and O Bebedor de Horizontes (2017), based on western theories and the concept of animistic realism to explain the manifestation of the supernatural in the narrative. Taking as a starting point the hypothesis that the unusual settings and the hesitation of the characters in relation to supernatural events, a variant of the fantastic genre according to the theory defended by Tzvetan Todorov (2008), are permanent in the novels, we seek to broaden the theoretical discussion about this thematic, more specifically in contemporary fiction, and its borders with the fantastic and magical realism. We analyze the presence and the way in which these supernatural elements articulate with the fantastic and manifest themselves in the novels, from the focus on the two narrators, Imani and Germano. Also considering that this is Couto's first trilogy and that his work deserves to be highlighted in terms of the unusual, in addition to being recognized worldwide for the appreciation of African traditions and for the experimentation of new languages in the universe of literature. To carry out this work, we made bibliographic research on the study of theorists of the fantastic and the unusual, especially Tzvetan Todorov (2008), Lenira Marques Covizzi (1978) and Flavio García (2007). Taking the critical-analytical method as an approach, we observe the constituent elements of the unusual fictional construction and the emergence of the fantastic in the three novels. We also propose a debate on the African worldview as an ongoing process of decolonization in postcolonial literary production. The concept of animistic realism, presented by Harry Garuba (2012), is a way of decoding the supernatural in the trilogy – Couto uses ancestral and fantastic imagery to create a realistic and, at the same time, animistic atmosphere from an African perspective.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Pavanelo, Luciene Marie [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Fernandes, Cássia Morgon2023-06-29T18:48:43Z2023-06-29T18:48:43Z2023-06-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/24427333004153015P2porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-12-26T06:14:48Zoai:repositorio.unesp.br:11449/244273Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462023-12-26T06:14:48Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Entre duas visões de mundo: as fronteiras do insólito em As Areias do Imperador, de Mia Couto
Between two visions of the world: the borders of the unusual in As Areias do Imperador, by Mia Couto
title Entre duas visões de mundo: as fronteiras do insólito em As Areias do Imperador, de Mia Couto
spellingShingle Entre duas visões de mundo: as fronteiras do insólito em As Areias do Imperador, de Mia Couto
Fernandes, Cássia Morgon
Insólito
Fantástico
Realismo mágico
Realismo animista
Mia Couto
Unusual
Fantastic
Magical realism
Animistic realism
title_short Entre duas visões de mundo: as fronteiras do insólito em As Areias do Imperador, de Mia Couto
title_full Entre duas visões de mundo: as fronteiras do insólito em As Areias do Imperador, de Mia Couto
title_fullStr Entre duas visões de mundo: as fronteiras do insólito em As Areias do Imperador, de Mia Couto
title_full_unstemmed Entre duas visões de mundo: as fronteiras do insólito em As Areias do Imperador, de Mia Couto
title_sort Entre duas visões de mundo: as fronteiras do insólito em As Areias do Imperador, de Mia Couto
author Fernandes, Cássia Morgon
author_facet Fernandes, Cássia Morgon
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pavanelo, Luciene Marie [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Fernandes, Cássia Morgon
dc.subject.por.fl_str_mv Insólito
Fantástico
Realismo mágico
Realismo animista
Mia Couto
Unusual
Fantastic
Magical realism
Animistic realism
topic Insólito
Fantástico
Realismo mágico
Realismo animista
Mia Couto
Unusual
Fantastic
Magical realism
Animistic realism
description Este estudo analisa a construção ficcional insólita na primeira trilogia do autor moçambicano Mia Couto, As Areias do Imperador, composta pelos volumes Mulheres de Cinzas (2015), Sombras da Água (2016) e O Bebedor de Horizontes (2017), a partir de teorias ocidentais e do conceito do realismo animista para explicar a manifestação do sobrenatural na narrativa. Tendo como ponto de partida a hipótese de que as ambientações insólitas e a hesitação das personagens em relação aos acontecimentos sobrenaturais, variante do gênero fantástico segundo a teoria defendida por Tzvetan Todorov (2008), são permanentes nos romances, buscamos ampliar a discussão teórica sobre essa temática, mais especificamente na ficção contemporânea, e suas fronteiras com o fantástico e o realismo mágico. Analisamos a presença e a forma com que esses elementos sobrenaturais articulam com o fantástico e se manifestam nos romances, a partir do foco nos dois narradores, Imani e Germano. Considerando ainda ser essa a primeira trilogia de Couto e que sua obra merece destaque no que se refere ao insólito, além de ser reconhecida mundialmente pela valorização das tradições africanas e pela experimentação de novas linguagens no universo da literatura. Para a realização desta pesquisa, fizemos um levantamento bibliográfico sobre o estudo de teóricos do fantástico e do insólito, sobretudo Tzvetan Todorov (2008), Lenira Marques Covizzi (1978) e Flavio García (2007). Tendo como abordagem o método crítico-analítico observamos os elementos constituintes da construção ficcional insólita e o surgimento do fantástico nos três romances. Propomos ainda um debate sobre a cosmovisão africana como um processo continuado da descolonização na produção literária pós-colonial. O conceito do realismo animista, apresentado por Harry Garuba (2012), é uma forma de decodificar o sobrenatural na trilogia – Couto utiliza o imaginário ancestral e o fantástico para criar uma atmosfera realista e, ao mesmo tempo, animista numa perspectiva da visão africana.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-06-29T18:48:43Z
2023-06-29T18:48:43Z
2023-06-01
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/244273
33004153015P2
url http://hdl.handle.net/11449/244273
identifier_str_mv 33004153015P2
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803047117403455488