Cultura organizacional e avaliação em larga escala: faces e interfaces a partir da análise de escolas públicas municipais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Jesus, Graziela de [UNESP]
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/96305
Resumo: A temática da avaliação em larga escala tem se tornado nos últimos anos alvo de inúmeras discussões, entretanto, percebe-se que boa parte das pesquisas realizadas não possui a escola como lócus de estudo, ou seja, discute-se as avaliações sem compreender como elas são implementadas e compreendidas por aqueles que vivenciam cotidianamente as repercussões que tal política traz para organização do trabalho na escola. A partir desta constatação, questiono: como e se a política de avaliação em larga escala repercute na cultura organizacional de escolas municipais de sistemas municipais diferentes? Para isso foram realizados: levantamento bibliográfico sobre a temática da avaliação em larga escala e cultura organizacional, levantamento dos dados na base do INEP das escolas que tiveram um salto significativo entre 2007 e 2009, observação nas escolas participantes e entrevistas semi estruturadas com dois integrantes de cada segmento das escolas participantes (pais, professores, equipe diretiva, funcionários, alunos,). O projeto é parte de pesquisa integrada que tem como objetivo analisar as repercussões dos indicadores de desempenho na gestão escolar e na qualidade de ensino de escolas públicas do ensino fundamental. Temos como referencial teórico a especificidade da gestão escolar e a importância dos estudos sobre a escola. A análise dos dados me leva a inferir que a política de avaliação em larga escala vem interferindo diretamente na organização do trabalho pedagógico das duas escolas participantes, independentemente destas escolas pertencerem a sistemas municipais distintos com orientações educacionais e características específicas
id UNSP_0a5da7b82ecbf437f16c67676d759f98
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/96305
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Cultura organizacional e avaliação em larga escala: faces e interfaces a partir da análise de escolas públicas municipaisEscolas publicas - Organização e administraçãoCultura organizacionalEscolas - AvaliaçãoA temática da avaliação em larga escala tem se tornado nos últimos anos alvo de inúmeras discussões, entretanto, percebe-se que boa parte das pesquisas realizadas não possui a escola como lócus de estudo, ou seja, discute-se as avaliações sem compreender como elas são implementadas e compreendidas por aqueles que vivenciam cotidianamente as repercussões que tal política traz para organização do trabalho na escola. A partir desta constatação, questiono: como e se a política de avaliação em larga escala repercute na cultura organizacional de escolas municipais de sistemas municipais diferentes? Para isso foram realizados: levantamento bibliográfico sobre a temática da avaliação em larga escala e cultura organizacional, levantamento dos dados na base do INEP das escolas que tiveram um salto significativo entre 2007 e 2009, observação nas escolas participantes e entrevistas semi estruturadas com dois integrantes de cada segmento das escolas participantes (pais, professores, equipe diretiva, funcionários, alunos,). O projeto é parte de pesquisa integrada que tem como objetivo analisar as repercussões dos indicadores de desempenho na gestão escolar e na qualidade de ensino de escolas públicas do ensino fundamental. Temos como referencial teórico a especificidade da gestão escolar e a importância dos estudos sobre a escola. A análise dos dados me leva a inferir que a política de avaliação em larga escala vem interferindo diretamente na organização do trabalho pedagógico das duas escolas participantes, independentemente destas escolas pertencerem a sistemas municipais distintos com orientações educacionais e características específicasThe theme of large-scale evaluation has become in recent years the subject of numerous discussions, however, it is clear that much of the research conducted does not have the school as a place of study, ie, discusses assessments without understanding how they are implemented and understood by those who experience daily the impact that such a policy brings to the organization of work in school. From this finding, question: how and if the policy of large-scale assessment affects the organizational culture of schools of different municipal systems? For that were performed: literature on the subject of large-scale evaluation and organizational culture, survey data on the basis of INEP schools that have had a significant jump between 2007 and 2009, observing the participating schools and semi-structured interviews with two members of each segment of the participating schools (parents, teachers, management team, staff, students). The project is part of integrated research that aims to analyze the impact of performance indicators on school management and the quality of teaching in public schools of the school. We as a theoretical specificity of the school management and the importance of studies on school. Data analysis leads me to conclude that the policy of large-scale assessment comes directly interfering in the organization of the educational work of the two participating schools, regardless of these schools belong to municipal systems with different orientations and educational characteristicsUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Abdian, Graziela Zambão [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Jesus, Graziela de [UNESP]2014-06-11T19:28:16Z2014-06-11T19:28:16Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis139 f.application/pdfJESUS, Graziela de. Cultura organizacional e avaliação em larga escala: faces e interfaces a partir da análise de escolas públicas municipais. 2013. 139 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Filosofia e Ciências de Marília, 2013.http://hdl.handle.net/11449/96305000725763jesus_g_me_mar.pdf33004110040P58238963826956128Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-08-13T15:09:27Zoai:repositorio.unesp.br:11449/96305Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-13T15:09:27Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Cultura organizacional e avaliação em larga escala: faces e interfaces a partir da análise de escolas públicas municipais
title Cultura organizacional e avaliação em larga escala: faces e interfaces a partir da análise de escolas públicas municipais
spellingShingle Cultura organizacional e avaliação em larga escala: faces e interfaces a partir da análise de escolas públicas municipais
Jesus, Graziela de [UNESP]
Escolas publicas - Organização e administração
Cultura organizacional
Escolas - Avaliação
title_short Cultura organizacional e avaliação em larga escala: faces e interfaces a partir da análise de escolas públicas municipais
title_full Cultura organizacional e avaliação em larga escala: faces e interfaces a partir da análise de escolas públicas municipais
title_fullStr Cultura organizacional e avaliação em larga escala: faces e interfaces a partir da análise de escolas públicas municipais
title_full_unstemmed Cultura organizacional e avaliação em larga escala: faces e interfaces a partir da análise de escolas públicas municipais
title_sort Cultura organizacional e avaliação em larga escala: faces e interfaces a partir da análise de escolas públicas municipais
author Jesus, Graziela de [UNESP]
author_facet Jesus, Graziela de [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Abdian, Graziela Zambão [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Jesus, Graziela de [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Escolas publicas - Organização e administração
Cultura organizacional
Escolas - Avaliação
topic Escolas publicas - Organização e administração
Cultura organizacional
Escolas - Avaliação
description A temática da avaliação em larga escala tem se tornado nos últimos anos alvo de inúmeras discussões, entretanto, percebe-se que boa parte das pesquisas realizadas não possui a escola como lócus de estudo, ou seja, discute-se as avaliações sem compreender como elas são implementadas e compreendidas por aqueles que vivenciam cotidianamente as repercussões que tal política traz para organização do trabalho na escola. A partir desta constatação, questiono: como e se a política de avaliação em larga escala repercute na cultura organizacional de escolas municipais de sistemas municipais diferentes? Para isso foram realizados: levantamento bibliográfico sobre a temática da avaliação em larga escala e cultura organizacional, levantamento dos dados na base do INEP das escolas que tiveram um salto significativo entre 2007 e 2009, observação nas escolas participantes e entrevistas semi estruturadas com dois integrantes de cada segmento das escolas participantes (pais, professores, equipe diretiva, funcionários, alunos,). O projeto é parte de pesquisa integrada que tem como objetivo analisar as repercussões dos indicadores de desempenho na gestão escolar e na qualidade de ensino de escolas públicas do ensino fundamental. Temos como referencial teórico a especificidade da gestão escolar e a importância dos estudos sobre a escola. A análise dos dados me leva a inferir que a política de avaliação em larga escala vem interferindo diretamente na organização do trabalho pedagógico das duas escolas participantes, independentemente destas escolas pertencerem a sistemas municipais distintos com orientações educacionais e características específicas
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013
2014-06-11T19:28:16Z
2014-06-11T19:28:16Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv JESUS, Graziela de. Cultura organizacional e avaliação em larga escala: faces e interfaces a partir da análise de escolas públicas municipais. 2013. 139 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Filosofia e Ciências de Marília, 2013.
http://hdl.handle.net/11449/96305
000725763
jesus_g_me_mar.pdf
33004110040P5
8238963826956128
identifier_str_mv JESUS, Graziela de. Cultura organizacional e avaliação em larga escala: faces e interfaces a partir da análise de escolas públicas municipais. 2013. 139 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Filosofia e Ciências de Marília, 2013.
000725763
jesus_g_me_mar.pdf
33004110040P5
8238963826956128
url http://hdl.handle.net/11449/96305
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 139 f.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128137384427520