A formação do professor que ensina matemática, as tecnologias de informação e comunicação e as comunidades de prática: uma relação possível

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mendes, Rosana Maria [UNESP]
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/102110
Resumo: Na presente pesquisa buscamos delinear respostas à questão de investigação: em um grupo/comunidade, como pode ocorrer a negociação de significados quando os participantes do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) da Universidade Federal de Lavras (UFLA) planejam, experimentam, vivenciam e refletem sobre a complexidade que é ensinar e aprender Matemática com a mediação da tecnologia?” Tivemos por objetivo: investigar a negociação de significados que pode ocorrer em um processo de formação do professor de Matemática, em um grupo do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID, da Universidade Federal de Lavras (UFLA), quando planejam, experimentam, vivenciam e refletem sobre a complexidade de se ensinar e aprender Matemática om a mediação da tecnologia. Fizemos uma discussão teórica sobre as Comunidades de Prática no contexto de formação de professores de Matemática com a mediação das tecnologias. Apresentamos os contextos de formação, detendo-nos no PIBID. A pesquisa foi realizada com um enfoque qualitativo, apresentando uma análise de conteúdo no contexto prático da pesquisa, cujos dados foram construídos em um Curso de Extensão (Módulo I e Módulo II) com os participantes do subprojeto do PIBID/Matemática/UFLA. No Curso, tivemos Aulas Presenciais e Aulas Não Presenciais. Os instrumentos adotados como procedimentos metodológicos se fizeram presentes, em forma de Registros Escritos, Registros Orais, Entrevistas e Diário de Campo da pesquisadora, e analisados a partir da Análise de Conteúdo. Os dados apontaram para a negociação de significados que ocorreram enquanto os participantes planejavam, experimentavam, vivenciavam e refletiam sobre a complexidade de se ensinar e aprender Matemática no contexto das tecnologias. Foram elencadas três categorias de análise:...
id UNSP_0a70fe6e7d14290d271d9f493450e621
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/102110
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling A formação do professor que ensina matemática, as tecnologias de informação e comunicação e as comunidades de prática: uma relação possívelTeachers, Training ofProfessores - FormaçãoTecnologia de informação e comunicaçãoUniversidade Federal de Lavras Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à DocênciaComunidades de práticaNa presente pesquisa buscamos delinear respostas à questão de investigação: em um grupo/comunidade, como pode ocorrer a negociação de significados quando os participantes do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) da Universidade Federal de Lavras (UFLA) planejam, experimentam, vivenciam e refletem sobre a complexidade que é ensinar e aprender Matemática com a mediação da tecnologia?” Tivemos por objetivo: investigar a negociação de significados que pode ocorrer em um processo de formação do professor de Matemática, em um grupo do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID, da Universidade Federal de Lavras (UFLA), quando planejam, experimentam, vivenciam e refletem sobre a complexidade de se ensinar e aprender Matemática om a mediação da tecnologia. Fizemos uma discussão teórica sobre as Comunidades de Prática no contexto de formação de professores de Matemática com a mediação das tecnologias. Apresentamos os contextos de formação, detendo-nos no PIBID. A pesquisa foi realizada com um enfoque qualitativo, apresentando uma análise de conteúdo no contexto prático da pesquisa, cujos dados foram construídos em um Curso de Extensão (Módulo I e Módulo II) com os participantes do subprojeto do PIBID/Matemática/UFLA. No Curso, tivemos Aulas Presenciais e Aulas Não Presenciais. Os instrumentos adotados como procedimentos metodológicos se fizeram presentes, em forma de Registros Escritos, Registros Orais, Entrevistas e Diário de Campo da pesquisadora, e analisados a partir da Análise de Conteúdo. Os dados apontaram para a negociação de significados que ocorreram enquanto os participantes planejavam, experimentavam, vivenciavam e refletiam sobre a complexidade de se ensinar e aprender Matemática no contexto das tecnologias. Foram elencadas três categorias de análise:...In this study we sought to delineate responses to research question: in a group/community, as may happen when negotiating meanings participants Institutional Scholarship Program Initiation to Teaching (PIBID), Federal University of Lavras (UFLA) when they plan, live, experience and reflect on the complexity of teaching and learning Mathematics with technology mediation. A theoretical discussion of communities of practice was held in the context of training Mathematics teachers with the mediation of technology?. Our aim was to: investigated the negotiation of meaning that can occur in the process of formation of Mathematics teachers, in a group of Institutional Scholarship Program Initiation to Teaching (PIBID), Federal University of Lavras (UFLA) when they plan, live, experience and reflect on the complexity of teaching and learning Mathematics with technology mediation. A theoretical discussion of communities of practice was held in the context of training Mathematics teachers with the mediation of technology. We introduced the contexts of education emphasizing PIBID. The research was conducted with a qualitative approach, presenting an analysis of content in the context of practical research, data were collected on an Extension Course (Module I and Module II) with participants of the subproject PIBID/Mathematics/UFLA. For the course, attendees had classes at the university and online. The instruments used as methodological procedures were present in the form of written records, Oral records, interviews and the researcher’s field journal were analyzed based on content analysis. The data pointed to the negotiation of meaning that occurred while participants were planning, living, experiencing and reflecting on the complexity of teaching and learning mathematics in the context of technology. Three categories of analysis were listed:... (Complete abstract click electronic access below)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Miskulin, Rosana Giaretta Sguerra [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Mendes, Rosana Maria [UNESP]2014-06-11T19:31:42Z2014-06-11T19:31:42Z2013-05-08info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis285 f. : il., fots.application/pdfMENDES, Rosana Maria. A formação do professor que ensina matemática, as tecnologias de informação e comunicação e as comunidades de prática: uma relação possível. 2013. 285 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, 2013.http://hdl.handle.net/11449/102110000716707mendes_rm_dr_rcla.pdf33004137031P7Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-10-24T06:10:11Zoai:repositorio.unesp.br:11449/102110Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T15:50:12.816723Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv A formação do professor que ensina matemática, as tecnologias de informação e comunicação e as comunidades de prática: uma relação possível
title A formação do professor que ensina matemática, as tecnologias de informação e comunicação e as comunidades de prática: uma relação possível
spellingShingle A formação do professor que ensina matemática, as tecnologias de informação e comunicação e as comunidades de prática: uma relação possível
Mendes, Rosana Maria [UNESP]
Teachers, Training of
Professores - Formação
Tecnologia de informação e comunicação
Universidade Federal de Lavras Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência
Comunidades de prática
title_short A formação do professor que ensina matemática, as tecnologias de informação e comunicação e as comunidades de prática: uma relação possível
title_full A formação do professor que ensina matemática, as tecnologias de informação e comunicação e as comunidades de prática: uma relação possível
title_fullStr A formação do professor que ensina matemática, as tecnologias de informação e comunicação e as comunidades de prática: uma relação possível
title_full_unstemmed A formação do professor que ensina matemática, as tecnologias de informação e comunicação e as comunidades de prática: uma relação possível
title_sort A formação do professor que ensina matemática, as tecnologias de informação e comunicação e as comunidades de prática: uma relação possível
author Mendes, Rosana Maria [UNESP]
author_facet Mendes, Rosana Maria [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Miskulin, Rosana Giaretta Sguerra [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Mendes, Rosana Maria [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Teachers, Training of
Professores - Formação
Tecnologia de informação e comunicação
Universidade Federal de Lavras Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência
Comunidades de prática
topic Teachers, Training of
Professores - Formação
Tecnologia de informação e comunicação
Universidade Federal de Lavras Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência
Comunidades de prática
description Na presente pesquisa buscamos delinear respostas à questão de investigação: em um grupo/comunidade, como pode ocorrer a negociação de significados quando os participantes do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) da Universidade Federal de Lavras (UFLA) planejam, experimentam, vivenciam e refletem sobre a complexidade que é ensinar e aprender Matemática com a mediação da tecnologia?” Tivemos por objetivo: investigar a negociação de significados que pode ocorrer em um processo de formação do professor de Matemática, em um grupo do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID, da Universidade Federal de Lavras (UFLA), quando planejam, experimentam, vivenciam e refletem sobre a complexidade de se ensinar e aprender Matemática om a mediação da tecnologia. Fizemos uma discussão teórica sobre as Comunidades de Prática no contexto de formação de professores de Matemática com a mediação das tecnologias. Apresentamos os contextos de formação, detendo-nos no PIBID. A pesquisa foi realizada com um enfoque qualitativo, apresentando uma análise de conteúdo no contexto prático da pesquisa, cujos dados foram construídos em um Curso de Extensão (Módulo I e Módulo II) com os participantes do subprojeto do PIBID/Matemática/UFLA. No Curso, tivemos Aulas Presenciais e Aulas Não Presenciais. Os instrumentos adotados como procedimentos metodológicos se fizeram presentes, em forma de Registros Escritos, Registros Orais, Entrevistas e Diário de Campo da pesquisadora, e analisados a partir da Análise de Conteúdo. Os dados apontaram para a negociação de significados que ocorreram enquanto os participantes planejavam, experimentavam, vivenciavam e refletiam sobre a complexidade de se ensinar e aprender Matemática no contexto das tecnologias. Foram elencadas três categorias de análise:...
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-05-08
2014-06-11T19:31:42Z
2014-06-11T19:31:42Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MENDES, Rosana Maria. A formação do professor que ensina matemática, as tecnologias de informação e comunicação e as comunidades de prática: uma relação possível. 2013. 285 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, 2013.
http://hdl.handle.net/11449/102110
000716707
mendes_rm_dr_rcla.pdf
33004137031P7
identifier_str_mv MENDES, Rosana Maria. A formação do professor que ensina matemática, as tecnologias de informação e comunicação e as comunidades de prática: uma relação possível. 2013. 285 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, 2013.
000716707
mendes_rm_dr_rcla.pdf
33004137031P7
url http://hdl.handle.net/11449/102110
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 285 f. : il., fots.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128570680147968