Educação Ambiental e movimentos sociais: espaços paralelos ou compartilhados?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/6198 http://hdl.handle.net/11449/108284 |
Resumo: | Tem sido cada vez mais constante ficarmos perplexos com a baixaexpressividade da consciência das pessoas e as morosas mudanças nocomportamento ecológico. Tanto a Educação Ambiental quanto os movimentossociais, como campos de ação social, se propõem a transformar esse cenário.Entretanto, vemos que, apesar desses propósitos compartilhados, não raro atuamem espaços paralelos. Essa situação requer uma reflexão tanto das perguntascomo das respostas a essa problemática. Destacamos dois pontos debatidos emgrupo no V EPEA, em 2009, os quais, longe de serem exclusivos, nos auxiliamnessa reflexão tendo a Educação Ambiental e movimentos sociais como espaçosde luta socioambiental. O primeiro se refere aos aspectos de atuação da EA e dosMS na busca de respostas fortes, e o segundo é relativo ao papel da academia naaglutinação desses espaços para transcender a pura investigação de perguntasfortes e incluir respostas fortes. |
id |
UNSP_0a722de6a9aa9526ed225c50bd1fc66d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/108284 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Educação Ambiental e movimentos sociais: espaços paralelos ou compartilhados?Tem sido cada vez mais constante ficarmos perplexos com a baixaexpressividade da consciência das pessoas e as morosas mudanças nocomportamento ecológico. Tanto a Educação Ambiental quanto os movimentossociais, como campos de ação social, se propõem a transformar esse cenário.Entretanto, vemos que, apesar desses propósitos compartilhados, não raro atuamem espaços paralelos. Essa situação requer uma reflexão tanto das perguntascomo das respostas a essa problemática. Destacamos dois pontos debatidos emgrupo no V EPEA, em 2009, os quais, longe de serem exclusivos, nos auxiliamnessa reflexão tendo a Educação Ambiental e movimentos sociais como espaçosde luta socioambiental. O primeiro se refere aos aspectos de atuação da EA e dosMS na busca de respostas fortes, e o segundo é relativo ao papel da academia naaglutinação desses espaços para transcender a pura investigação de perguntasfortes e incluir respostas fortes.Lab. de Psicologia e Educação Ambiental do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA). Av. André Araújo, 2936, Aleixo, Manaus-AM CEP 60.060-001Mestre em Pesca e graduando em Ciências Sociais – UNESPMestre em Pesca e graduando em Ciências Sociais – UNESPUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA)Higuchi, Maria Inês GasparettoJunior, Wilson Moreira [UNESP]2014-06-24T19:55:12Z2014-06-24T19:55:12Z2009-12-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/6198Pesquisa em Educação Ambiental, v. 4, n. 2, 2009, p. 165-174.2177-580Xhttp://hdl.handle.net/11449/108284ISSN2177-580X-2009-4-2-165-174.pdfPesquisa em Educação Ambientalreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporPesquisa em Educação Ambientalinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-10-29T06:07:17Zoai:repositorio.unesp.br:11449/108284Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462023-10-29T06:07:17Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação Ambiental e movimentos sociais: espaços paralelos ou compartilhados? |
title |
Educação Ambiental e movimentos sociais: espaços paralelos ou compartilhados? |
spellingShingle |
Educação Ambiental e movimentos sociais: espaços paralelos ou compartilhados? Higuchi, Maria Inês Gasparetto |
title_short |
Educação Ambiental e movimentos sociais: espaços paralelos ou compartilhados? |
title_full |
Educação Ambiental e movimentos sociais: espaços paralelos ou compartilhados? |
title_fullStr |
Educação Ambiental e movimentos sociais: espaços paralelos ou compartilhados? |
title_full_unstemmed |
Educação Ambiental e movimentos sociais: espaços paralelos ou compartilhados? |
title_sort |
Educação Ambiental e movimentos sociais: espaços paralelos ou compartilhados? |
author |
Higuchi, Maria Inês Gasparetto |
author_facet |
Higuchi, Maria Inês Gasparetto Junior, Wilson Moreira [UNESP] |
author_role |
author |
author2 |
Junior, Wilson Moreira [UNESP] |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Higuchi, Maria Inês Gasparetto Junior, Wilson Moreira [UNESP] |
description |
Tem sido cada vez mais constante ficarmos perplexos com a baixaexpressividade da consciência das pessoas e as morosas mudanças nocomportamento ecológico. Tanto a Educação Ambiental quanto os movimentossociais, como campos de ação social, se propõem a transformar esse cenário.Entretanto, vemos que, apesar desses propósitos compartilhados, não raro atuamem espaços paralelos. Essa situação requer uma reflexão tanto das perguntascomo das respostas a essa problemática. Destacamos dois pontos debatidos emgrupo no V EPEA, em 2009, os quais, longe de serem exclusivos, nos auxiliamnessa reflexão tendo a Educação Ambiental e movimentos sociais como espaçosde luta socioambiental. O primeiro se refere aos aspectos de atuação da EA e dosMS na busca de respostas fortes, e o segundo é relativo ao papel da academia naaglutinação desses espaços para transcender a pura investigação de perguntasfortes e incluir respostas fortes. |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009-12-25 2014-06-24T19:55:12Z 2014-06-24T19:55:12Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/6198 Pesquisa em Educação Ambiental, v. 4, n. 2, 2009, p. 165-174. 2177-580X http://hdl.handle.net/11449/108284 ISSN2177-580X-2009-4-2-165-174.pdf |
url |
http://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/6198 http://hdl.handle.net/11449/108284 |
identifier_str_mv |
Pesquisa em Educação Ambiental, v. 4, n. 2, 2009, p. 165-174. 2177-580X ISSN2177-580X-2009-4-2-165-174.pdf |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Pesquisa em Educação Ambiental |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Pesquisa em Educação Ambiental reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1797789546379739136 |