Educação Ambiental e movimentos sociais: espaços paralelos ou compartilhados?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Higuchi, Maria Inês Gasparetto
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Junior, Wilson Moreira [UNESP]
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/6198
http://hdl.handle.net/11449/108284
Resumo: Tem sido cada vez mais constante ficarmos perplexos com a baixaexpressividade da consciência das pessoas e as morosas mudanças nocomportamento ecológico. Tanto a Educação Ambiental quanto os movimentossociais, como campos de ação social, se propõem a transformar esse cenário.Entretanto, vemos que, apesar desses propósitos compartilhados, não raro atuamem espaços paralelos. Essa situação requer uma reflexão tanto das perguntascomo das respostas a essa problemática. Destacamos dois pontos debatidos emgrupo no V EPEA, em 2009, os quais, longe de serem exclusivos, nos auxiliamnessa reflexão tendo a Educação Ambiental e movimentos sociais como espaçosde luta socioambiental. O primeiro se refere aos aspectos de atuação da EA e dosMS na busca de respostas fortes, e o segundo é relativo ao papel da academia naaglutinação desses espaços para transcender a pura investigação de perguntasfortes e incluir respostas fortes.
id UNSP_0a722de6a9aa9526ed225c50bd1fc66d
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/108284
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Educação Ambiental e movimentos sociais: espaços paralelos ou compartilhados?Tem sido cada vez mais constante ficarmos perplexos com a baixaexpressividade da consciência das pessoas e as morosas mudanças nocomportamento ecológico. Tanto a Educação Ambiental quanto os movimentossociais, como campos de ação social, se propõem a transformar esse cenário.Entretanto, vemos que, apesar desses propósitos compartilhados, não raro atuamem espaços paralelos. Essa situação requer uma reflexão tanto das perguntascomo das respostas a essa problemática. Destacamos dois pontos debatidos emgrupo no V EPEA, em 2009, os quais, longe de serem exclusivos, nos auxiliamnessa reflexão tendo a Educação Ambiental e movimentos sociais como espaçosde luta socioambiental. O primeiro se refere aos aspectos de atuação da EA e dosMS na busca de respostas fortes, e o segundo é relativo ao papel da academia naaglutinação desses espaços para transcender a pura investigação de perguntasfortes e incluir respostas fortes.Lab. de Psicologia e Educação Ambiental do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA). Av. André Araújo, 2936, Aleixo, Manaus-AM CEP 60.060-001Mestre em Pesca e graduando em Ciências Sociais – UNESPMestre em Pesca e graduando em Ciências Sociais – UNESPUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA)Higuchi, Maria Inês GasparettoJunior, Wilson Moreira [UNESP]2014-06-24T19:55:12Z2014-06-24T19:55:12Z2009-12-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/6198Pesquisa em Educação Ambiental, v. 4, n. 2, 2009, p. 165-174.2177-580Xhttp://hdl.handle.net/11449/108284ISSN2177-580X-2009-4-2-165-174.pdfPesquisa em Educação Ambientalreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporPesquisa em Educação Ambientalinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-10-29T06:07:17Zoai:repositorio.unesp.br:11449/108284Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462023-10-29T06:07:17Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação Ambiental e movimentos sociais: espaços paralelos ou compartilhados?
title Educação Ambiental e movimentos sociais: espaços paralelos ou compartilhados?
spellingShingle Educação Ambiental e movimentos sociais: espaços paralelos ou compartilhados?
Higuchi, Maria Inês Gasparetto
title_short Educação Ambiental e movimentos sociais: espaços paralelos ou compartilhados?
title_full Educação Ambiental e movimentos sociais: espaços paralelos ou compartilhados?
title_fullStr Educação Ambiental e movimentos sociais: espaços paralelos ou compartilhados?
title_full_unstemmed Educação Ambiental e movimentos sociais: espaços paralelos ou compartilhados?
title_sort Educação Ambiental e movimentos sociais: espaços paralelos ou compartilhados?
author Higuchi, Maria Inês Gasparetto
author_facet Higuchi, Maria Inês Gasparetto
Junior, Wilson Moreira [UNESP]
author_role author
author2 Junior, Wilson Moreira [UNESP]
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA)
dc.contributor.author.fl_str_mv Higuchi, Maria Inês Gasparetto
Junior, Wilson Moreira [UNESP]
description Tem sido cada vez mais constante ficarmos perplexos com a baixaexpressividade da consciência das pessoas e as morosas mudanças nocomportamento ecológico. Tanto a Educação Ambiental quanto os movimentossociais, como campos de ação social, se propõem a transformar esse cenário.Entretanto, vemos que, apesar desses propósitos compartilhados, não raro atuamem espaços paralelos. Essa situação requer uma reflexão tanto das perguntascomo das respostas a essa problemática. Destacamos dois pontos debatidos emgrupo no V EPEA, em 2009, os quais, longe de serem exclusivos, nos auxiliamnessa reflexão tendo a Educação Ambiental e movimentos sociais como espaçosde luta socioambiental. O primeiro se refere aos aspectos de atuação da EA e dosMS na busca de respostas fortes, e o segundo é relativo ao papel da academia naaglutinação desses espaços para transcender a pura investigação de perguntasfortes e incluir respostas fortes.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-12-25
2014-06-24T19:55:12Z
2014-06-24T19:55:12Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/6198
Pesquisa em Educação Ambiental, v. 4, n. 2, 2009, p. 165-174.
2177-580X
http://hdl.handle.net/11449/108284
ISSN2177-580X-2009-4-2-165-174.pdf
url http://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/6198
http://hdl.handle.net/11449/108284
identifier_str_mv Pesquisa em Educação Ambiental, v. 4, n. 2, 2009, p. 165-174.
2177-580X
ISSN2177-580X-2009-4-2-165-174.pdf
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Pesquisa em Educação Ambiental
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Pesquisa em Educação Ambiental
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797789546379739136