Análise da área da saúde coletiva nas estruturas curriculares dos cursos de odontologia do Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Renata Prata Cunha Bernardes [UNESP]
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/95401
Resumo: A área da Saúde Coletiva tem papel fundamental na formação do profissional com o perfil exigido pelas Diretrizes Curriculares Nacionais do curso de Odontologia, implementadas em 2002. O objetivo da pesquisa foi analisar as características das disciplinas da área da Saúde Coletiva nos currículos dos cursos de Odontologia do país, no que se refere à carga horária; duração em semestres; nomenclatura; formato da disciplina; metodologia de ensino; formas de avaliação. Foram enviadas correspondências para 123 cursos que tinham formado pelo menos uma turma até o ano de 2003, solicitando a estrutura curricular do curso e os planos de ensino das disciplinas. Cinqüenta cursos enviaram o material, representando 40,65% do total de cursos selecionados para a presente pesquisa. A carga horária destinada à Saúde Coletiva é heterogênea, encontrando-se de 75 a 699 horas, sendo que a maior porcentagem está na faixa de 200 a 324 horas, representando 44,18%. No que se refere à quantidade de semestres destinada à Saúde Coletiva, verificou-se que os cursos pesquisados destinam de 1 a 8 semestres, destacando-se a concentração em 2 e 3 semestres (20,93% cada) e em 4 semestres (27,91%), sendo que 4,65% ministram a disciplina em 8 semestres. São várias as nomenclaturas utilizadas pelos cursos para designar a área da Saúde Coletiva, sendo que Odontologia Social e Preventiva foi a mais citada (30%). Verificou-se que todas as disciplinas da área são de caráter teórico-prático e 95,35% dos cursos mencionaram, em seu plano de ensino, a existência de atividades extra-murais. As metodologias ou estratégias de ensino citadas pelas escolas foram aulas expositivas (100%), seminários (71,88%), aulas práticas (59,38%) e trabalho em grupo (40,63%). As formas de avaliação utilizadas foram prova escrita (100%), prova prática (80%); avaliação dos trabalhos (57,5%)...
id UNSP_0ab7c1352cb918f262e595b8d2ba45a3
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/95401
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Análise da área da saúde coletiva nas estruturas curriculares dos cursos de odontologia do BrasilEscolas de odontologiaOdontologia preventivaOdontologia sanitariaSaúde públicaOdontologia - BrasilEducação em odontologiaOdontology teachingOdontology in public healthOdontologyA área da Saúde Coletiva tem papel fundamental na formação do profissional com o perfil exigido pelas Diretrizes Curriculares Nacionais do curso de Odontologia, implementadas em 2002. O objetivo da pesquisa foi analisar as características das disciplinas da área da Saúde Coletiva nos currículos dos cursos de Odontologia do país, no que se refere à carga horária; duração em semestres; nomenclatura; formato da disciplina; metodologia de ensino; formas de avaliação. Foram enviadas correspondências para 123 cursos que tinham formado pelo menos uma turma até o ano de 2003, solicitando a estrutura curricular do curso e os planos de ensino das disciplinas. Cinqüenta cursos enviaram o material, representando 40,65% do total de cursos selecionados para a presente pesquisa. A carga horária destinada à Saúde Coletiva é heterogênea, encontrando-se de 75 a 699 horas, sendo que a maior porcentagem está na faixa de 200 a 324 horas, representando 44,18%. No que se refere à quantidade de semestres destinada à Saúde Coletiva, verificou-se que os cursos pesquisados destinam de 1 a 8 semestres, destacando-se a concentração em 2 e 3 semestres (20,93% cada) e em 4 semestres (27,91%), sendo que 4,65% ministram a disciplina em 8 semestres. São várias as nomenclaturas utilizadas pelos cursos para designar a área da Saúde Coletiva, sendo que Odontologia Social e Preventiva foi a mais citada (30%). Verificou-se que todas as disciplinas da área são de caráter teórico-prático e 95,35% dos cursos mencionaram, em seu plano de ensino, a existência de atividades extra-murais. As metodologias ou estratégias de ensino citadas pelas escolas foram aulas expositivas (100%), seminários (71,88%), aulas práticas (59,38%) e trabalho em grupo (40,63%). As formas de avaliação utilizadas foram prova escrita (100%), prova prática (80%); avaliação dos trabalhos (57,5%)...The area of Odontology in Public Health plays a fundamental role in the formation of the professional as required by the National Curriculum Directives for the course of Odontology, implemented in 2002. This study analyzed the characteristics of the area of Odontology in Public Health in the curricula of Odontology courses in the country in relation to number of hours given to the course, duration of the course in semesters, nomenclature used, course format, teaching methodology, evaluation forms. Letters were sent to 123 colleges of Odontology that had graduated at least one class in 2003. In it, the curricular structure, and syllabus, was requested. Fifty colleges responded sending the material requested, which represents 40.65% of those contacted. The number of hours apportioned to Odontology in Public Health is heterogeneous, varying from 75 to 699 hours, with 44.18% of them in the range of 200 to 324 hours. In relation to the number of semesters required for Odontology in Public Health, it was found that the participating colleges apportioned 1 to 8 semesters, with a concentration in 2 and 3 semesters (20.93% each) and in 4 semesters (27.91%), while only 4.65% teach the course in 8 semesters. The nomenclature used by the colleges to designate the area of Odontology in Public Health is varied, and Social and Preventive Dentistry was most commonly used (30%). It was observed that all courses had a theoretical-practical character and 95.35% mentioned, in the syllabus, extra-mural activities. Teaching methodologies or strategies cited by the schools were expositive classes (100%), seminars (71.88%), practical classes (59.38%) and study group (40,63%). The evaluation forms used were written tests (100%), practical test (80%); evaluation of published studies (57.5%); evaluation of seminars (52.5%) and evaluation of term papers (25%)...(Complete abstract click electronic access below)Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Saliba, Nemre Adas [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Rodrigues, Renata Prata Cunha Bernardes [UNESP]2014-06-11T19:27:45Z2014-06-11T19:27:45Z2005info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis126 f. : il.application/pdfRODRIGUES, Renata Prata Cunha Bernardes. Análise da área da saúde coletiva nas estruturas curriculares dos cursos de odontologia do Brasil. 2005. 126 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Odontologia de Araçatuba, 2005.http://hdl.handle.net/11449/95401000327849rodrigues_rpcb_me_araca.pdf33004021074P19807879196081999Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-09-20T20:11:41Zoai:repositorio.unesp.br:11449/95401Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestrepositoriounesp@unesp.bropendoar:29462024-09-20T20:11:41Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Análise da área da saúde coletiva nas estruturas curriculares dos cursos de odontologia do Brasil
title Análise da área da saúde coletiva nas estruturas curriculares dos cursos de odontologia do Brasil
spellingShingle Análise da área da saúde coletiva nas estruturas curriculares dos cursos de odontologia do Brasil
Rodrigues, Renata Prata Cunha Bernardes [UNESP]
Escolas de odontologia
Odontologia preventiva
Odontologia sanitaria
Saúde pública
Odontologia - Brasil
Educação em odontologia
Odontology teaching
Odontology in public health
Odontology
title_short Análise da área da saúde coletiva nas estruturas curriculares dos cursos de odontologia do Brasil
title_full Análise da área da saúde coletiva nas estruturas curriculares dos cursos de odontologia do Brasil
title_fullStr Análise da área da saúde coletiva nas estruturas curriculares dos cursos de odontologia do Brasil
title_full_unstemmed Análise da área da saúde coletiva nas estruturas curriculares dos cursos de odontologia do Brasil
title_sort Análise da área da saúde coletiva nas estruturas curriculares dos cursos de odontologia do Brasil
author Rodrigues, Renata Prata Cunha Bernardes [UNESP]
author_facet Rodrigues, Renata Prata Cunha Bernardes [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Saliba, Nemre Adas [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Renata Prata Cunha Bernardes [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Escolas de odontologia
Odontologia preventiva
Odontologia sanitaria
Saúde pública
Odontologia - Brasil
Educação em odontologia
Odontology teaching
Odontology in public health
Odontology
topic Escolas de odontologia
Odontologia preventiva
Odontologia sanitaria
Saúde pública
Odontologia - Brasil
Educação em odontologia
Odontology teaching
Odontology in public health
Odontology
description A área da Saúde Coletiva tem papel fundamental na formação do profissional com o perfil exigido pelas Diretrizes Curriculares Nacionais do curso de Odontologia, implementadas em 2002. O objetivo da pesquisa foi analisar as características das disciplinas da área da Saúde Coletiva nos currículos dos cursos de Odontologia do país, no que se refere à carga horária; duração em semestres; nomenclatura; formato da disciplina; metodologia de ensino; formas de avaliação. Foram enviadas correspondências para 123 cursos que tinham formado pelo menos uma turma até o ano de 2003, solicitando a estrutura curricular do curso e os planos de ensino das disciplinas. Cinqüenta cursos enviaram o material, representando 40,65% do total de cursos selecionados para a presente pesquisa. A carga horária destinada à Saúde Coletiva é heterogênea, encontrando-se de 75 a 699 horas, sendo que a maior porcentagem está na faixa de 200 a 324 horas, representando 44,18%. No que se refere à quantidade de semestres destinada à Saúde Coletiva, verificou-se que os cursos pesquisados destinam de 1 a 8 semestres, destacando-se a concentração em 2 e 3 semestres (20,93% cada) e em 4 semestres (27,91%), sendo que 4,65% ministram a disciplina em 8 semestres. São várias as nomenclaturas utilizadas pelos cursos para designar a área da Saúde Coletiva, sendo que Odontologia Social e Preventiva foi a mais citada (30%). Verificou-se que todas as disciplinas da área são de caráter teórico-prático e 95,35% dos cursos mencionaram, em seu plano de ensino, a existência de atividades extra-murais. As metodologias ou estratégias de ensino citadas pelas escolas foram aulas expositivas (100%), seminários (71,88%), aulas práticas (59,38%) e trabalho em grupo (40,63%). As formas de avaliação utilizadas foram prova escrita (100%), prova prática (80%); avaliação dos trabalhos (57,5%)...
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005
2014-06-11T19:27:45Z
2014-06-11T19:27:45Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv RODRIGUES, Renata Prata Cunha Bernardes. Análise da área da saúde coletiva nas estruturas curriculares dos cursos de odontologia do Brasil. 2005. 126 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Odontologia de Araçatuba, 2005.
http://hdl.handle.net/11449/95401
000327849
rodrigues_rpcb_me_araca.pdf
33004021074P1
9807879196081999
identifier_str_mv RODRIGUES, Renata Prata Cunha Bernardes. Análise da área da saúde coletiva nas estruturas curriculares dos cursos de odontologia do Brasil. 2005. 126 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Odontologia de Araçatuba, 2005.
000327849
rodrigues_rpcb_me_araca.pdf
33004021074P1
9807879196081999
url http://hdl.handle.net/11449/95401
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 126 f. : il.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv repositoriounesp@unesp.br
_version_ 1813546483278938112