Teatralidade em frequência e intensidade: análise da matriz vocal do espetáculo Passos, do grupo Obragem de Teatro e Cia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Miranda, Helder Carlos de [UNESP]
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/115838
Resumo: A pesquisa pretendeu investigar a matriz vocal do espetáculo teatral Passos (2008), criado pelo Grupo Obragem Teatro e Cia, de Curitiba-PR. Partindo da hipótese de análise matricial como o estabelecimento da essência de dada criação artística, esse trabalho buscou definir os fundamentos da criação do espetáculo Passos, de maneira a tentar compreender sua relação com a noção de teatralidade na perspectiva vocal contemporânea. Para tanto, foram compostos e analisados os elementos e procedimentos vocais que, nesse espetáculo, produzem efeitos teatrais. Intentou-se responder às seguintes questões: quais as principais características da matriz vocal do espetáculo Passos criado pelo Grupo Obragem de Teatro e Cia, de Curitiba-PR? Como a noção de teatralidade contribui para a constituição dessa matriz? Qual a relação dessa matriz com o contexto socioartístico atual? Por meio dessa pesquisa, foi possível lançar um olhar para a relação entre criação vocal e teatralidade nas atuais produções de um grupo atuante no teatro brasileiro
id UNSP_0b279f249b81945620cbbad8b95193f3
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/115838
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Teatralidade em frequência e intensidade: análise da matriz vocal do espetáculo Passos, do grupo Obragem de Teatro e CiaTeatro brasileiroAnalise matricialVozRepresentação teatralBrazilian dramaA pesquisa pretendeu investigar a matriz vocal do espetáculo teatral Passos (2008), criado pelo Grupo Obragem Teatro e Cia, de Curitiba-PR. Partindo da hipótese de análise matricial como o estabelecimento da essência de dada criação artística, esse trabalho buscou definir os fundamentos da criação do espetáculo Passos, de maneira a tentar compreender sua relação com a noção de teatralidade na perspectiva vocal contemporânea. Para tanto, foram compostos e analisados os elementos e procedimentos vocais que, nesse espetáculo, produzem efeitos teatrais. Intentou-se responder às seguintes questões: quais as principais características da matriz vocal do espetáculo Passos criado pelo Grupo Obragem de Teatro e Cia, de Curitiba-PR? Como a noção de teatralidade contribui para a constituição dessa matriz? Qual a relação dessa matriz com o contexto socioartístico atual? Por meio dessa pesquisa, foi possível lançar um olhar para a relação entre criação vocal e teatralidade nas atuais produções de um grupo atuante no teatro brasileiroThis research aims to investigate the vocal array of theatrical spectacle Steps (2008), created by Obragem Theatre Group and Cia, Curitiba-PR. Assuming matrix analysis and the establishment of the essence given artistic creation, this study sought to define the fundamentals of creating the show steps in order to try to understand their relationship with the notion of theatricality in contemporary vocal perspective. For this purpose, we analyzed the compounds and elements and vocals procedures in this show, produce theatrical effects. An attempt to answer the following questions: what are the main characteristics of the vocal array of the spectacle created by Obragem Steps Theatre Group and Cia, Curitiba-PR? As the notion of theatricality contributes to the formation of this matrix? What is the relationship of this matrix with the current socioartístico context? Through this research, it was possible to cast a look at the relationship between creation and vocal theatrics on current productions of a player in the Brazilian theater groupFundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Master, Suely [UNESP]Souza, Cristiane dos Santos [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Miranda, Helder Carlos de [UNESP]2015-03-03T11:52:36Z2015-03-03T11:52:36Z2014-06-26info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis92 f.: il. + 1 CDapplication/pdfMIRANDA, Helder Carlos de. Teatralidade em frequência e intensidade: análise da matriz vocal do espetáculo Passos, do grupo Obragem de Teatro e Cia. 2014. 92 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista “Julio de Mesquita Filho”, Instituto de Artes, 2014.http://hdl.handle.net/11449/115838000806622000806622.pdf33004013063P43624741498583099Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-10-29T06:07:08Zoai:repositorio.unesp.br:11449/115838Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462023-10-29T06:07:08Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Teatralidade em frequência e intensidade: análise da matriz vocal do espetáculo Passos, do grupo Obragem de Teatro e Cia
title Teatralidade em frequência e intensidade: análise da matriz vocal do espetáculo Passos, do grupo Obragem de Teatro e Cia
spellingShingle Teatralidade em frequência e intensidade: análise da matriz vocal do espetáculo Passos, do grupo Obragem de Teatro e Cia
Miranda, Helder Carlos de [UNESP]
Teatro brasileiro
Analise matricial
Voz
Representação teatral
Brazilian drama
title_short Teatralidade em frequência e intensidade: análise da matriz vocal do espetáculo Passos, do grupo Obragem de Teatro e Cia
title_full Teatralidade em frequência e intensidade: análise da matriz vocal do espetáculo Passos, do grupo Obragem de Teatro e Cia
title_fullStr Teatralidade em frequência e intensidade: análise da matriz vocal do espetáculo Passos, do grupo Obragem de Teatro e Cia
title_full_unstemmed Teatralidade em frequência e intensidade: análise da matriz vocal do espetáculo Passos, do grupo Obragem de Teatro e Cia
title_sort Teatralidade em frequência e intensidade: análise da matriz vocal do espetáculo Passos, do grupo Obragem de Teatro e Cia
author Miranda, Helder Carlos de [UNESP]
author_facet Miranda, Helder Carlos de [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Master, Suely [UNESP]
Souza, Cristiane dos Santos [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Miranda, Helder Carlos de [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Teatro brasileiro
Analise matricial
Voz
Representação teatral
Brazilian drama
topic Teatro brasileiro
Analise matricial
Voz
Representação teatral
Brazilian drama
description A pesquisa pretendeu investigar a matriz vocal do espetáculo teatral Passos (2008), criado pelo Grupo Obragem Teatro e Cia, de Curitiba-PR. Partindo da hipótese de análise matricial como o estabelecimento da essência de dada criação artística, esse trabalho buscou definir os fundamentos da criação do espetáculo Passos, de maneira a tentar compreender sua relação com a noção de teatralidade na perspectiva vocal contemporânea. Para tanto, foram compostos e analisados os elementos e procedimentos vocais que, nesse espetáculo, produzem efeitos teatrais. Intentou-se responder às seguintes questões: quais as principais características da matriz vocal do espetáculo Passos criado pelo Grupo Obragem de Teatro e Cia, de Curitiba-PR? Como a noção de teatralidade contribui para a constituição dessa matriz? Qual a relação dessa matriz com o contexto socioartístico atual? Por meio dessa pesquisa, foi possível lançar um olhar para a relação entre criação vocal e teatralidade nas atuais produções de um grupo atuante no teatro brasileiro
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-06-26
2015-03-03T11:52:36Z
2015-03-03T11:52:36Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MIRANDA, Helder Carlos de. Teatralidade em frequência e intensidade: análise da matriz vocal do espetáculo Passos, do grupo Obragem de Teatro e Cia. 2014. 92 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista “Julio de Mesquita Filho”, Instituto de Artes, 2014.
http://hdl.handle.net/11449/115838
000806622
000806622.pdf
33004013063P4
3624741498583099
identifier_str_mv MIRANDA, Helder Carlos de. Teatralidade em frequência e intensidade: análise da matriz vocal do espetáculo Passos, do grupo Obragem de Teatro e Cia. 2014. 92 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista “Julio de Mesquita Filho”, Instituto de Artes, 2014.
000806622
000806622.pdf
33004013063P4
3624741498583099
url http://hdl.handle.net/11449/115838
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 92 f.: il. + 1 CD
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799964742247251968