Escola e paradidáticos: uma proposta de trabalho com os multiletramentos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/182099 |
Resumo: | O objetivo principal desta pesquisa é leitura dos paradidáticos como prática de letramento capaz de proporcionar experiências literárias que construam os múltiplos saberes necessários para a interpretação do implícito – informações textuais que não estão em evidência, o subentendido . Este estudo descreve o trabalho realizado com os paradidáticos no ano inicial do Ensino Fundamental II em uma escola municipal da região metropolitana de São Paulo. A fundamentação teórica da dissertação ancora-se nos temas: multiletramento, multimodalidade, livros paradidáticos, o poder humanizador da literatura, as novas tecnologias, as novas leituras e os novos leitores. Sob uma metodologia qualitativa de cunho etnográfico, ao final do estudo, apresento contribuições para a maximização das ações de leitura no cenário escolar, a partir de uma prática de multiletramento focada na leitura do livro de contos “Histórias para brincar”, do italiano Gianni Rodari. |
id |
UNSP_0b2ed1346096bb805052a454a245be0a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/182099 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Escola e paradidáticos: uma proposta de trabalho com os multiletramentosSchool and literary books: a proposal of work with multiliteracyLetramentoMultiletramentoParadidáticosLiteracyMultiliteracyO objetivo principal desta pesquisa é leitura dos paradidáticos como prática de letramento capaz de proporcionar experiências literárias que construam os múltiplos saberes necessários para a interpretação do implícito – informações textuais que não estão em evidência, o subentendido . Este estudo descreve o trabalho realizado com os paradidáticos no ano inicial do Ensino Fundamental II em uma escola municipal da região metropolitana de São Paulo. A fundamentação teórica da dissertação ancora-se nos temas: multiletramento, multimodalidade, livros paradidáticos, o poder humanizador da literatura, as novas tecnologias, as novas leituras e os novos leitores. Sob uma metodologia qualitativa de cunho etnográfico, ao final do estudo, apresento contribuições para a maximização das ações de leitura no cenário escolar, a partir de uma prática de multiletramento focada na leitura do livro de contos “Histórias para brincar”, do italiano Gianni Rodari.The main objective of this research is to approach the work done with the books in the first year of Elementary School II and the contributions of new technologies to foster and enhance their reading in school. Study about the reading of the literary books as a practice of multileteracy capable of providing literary experiences that contribute or build multiple knowledge. For this, I reflect on literacy, multilearning, multimodality, literary books, the humanizing power of literature, new technologies and new readers. Under a qualitative ethnographic methodology, the data will be collected through a multilearning practice focused on reading the storybook "Stories to play", by the Italian Gianni Rodari. We hope, at the end of the study, to contribute to the maximization of reading actions in the school setting.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Garcia, Daniela Nogueira de Moraes [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Auletta, Ana Paula2019-05-22T17:16:56Z2019-05-22T17:16:56Z2019-03-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/18209900091681223001011069P5porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-06-18T13:34:01Zoai:repositorio.unesp.br:11449/182099Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T19:35:31.045871Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Escola e paradidáticos: uma proposta de trabalho com os multiletramentos School and literary books: a proposal of work with multiliteracy |
title |
Escola e paradidáticos: uma proposta de trabalho com os multiletramentos |
spellingShingle |
Escola e paradidáticos: uma proposta de trabalho com os multiletramentos Auletta, Ana Paula Letramento Multiletramento Paradidáticos Literacy Multiliteracy |
title_short |
Escola e paradidáticos: uma proposta de trabalho com os multiletramentos |
title_full |
Escola e paradidáticos: uma proposta de trabalho com os multiletramentos |
title_fullStr |
Escola e paradidáticos: uma proposta de trabalho com os multiletramentos |
title_full_unstemmed |
Escola e paradidáticos: uma proposta de trabalho com os multiletramentos |
title_sort |
Escola e paradidáticos: uma proposta de trabalho com os multiletramentos |
author |
Auletta, Ana Paula |
author_facet |
Auletta, Ana Paula |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Garcia, Daniela Nogueira de Moraes [UNESP] Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Auletta, Ana Paula |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Letramento Multiletramento Paradidáticos Literacy Multiliteracy |
topic |
Letramento Multiletramento Paradidáticos Literacy Multiliteracy |
description |
O objetivo principal desta pesquisa é leitura dos paradidáticos como prática de letramento capaz de proporcionar experiências literárias que construam os múltiplos saberes necessários para a interpretação do implícito – informações textuais que não estão em evidência, o subentendido . Este estudo descreve o trabalho realizado com os paradidáticos no ano inicial do Ensino Fundamental II em uma escola municipal da região metropolitana de São Paulo. A fundamentação teórica da dissertação ancora-se nos temas: multiletramento, multimodalidade, livros paradidáticos, o poder humanizador da literatura, as novas tecnologias, as novas leituras e os novos leitores. Sob uma metodologia qualitativa de cunho etnográfico, ao final do estudo, apresento contribuições para a maximização das ações de leitura no cenário escolar, a partir de uma prática de multiletramento focada na leitura do livro de contos “Histórias para brincar”, do italiano Gianni Rodari. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-05-22T17:16:56Z 2019-05-22T17:16:56Z 2019-03-28 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/11449/182099 000916812 23001011069P5 |
url |
http://hdl.handle.net/11449/182099 |
identifier_str_mv |
000916812 23001011069P5 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808129092593123328 |