Sistemas de gestão da qualidade ISO 9001: survey sobre os desafios da implantação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/115956 |
Resumo: | Em meio às mudanças no ambiente corporativo global, a atenção dada à qualidade vem crescendo e ganhando cada vez mais importância e hoje ela é um pré-requisito para uma gestão eficaz e competitiva e para melhor se ajustar a essa realidade muitas organizações têm desenvolvido a qualidade com assessoria de consultoria. Diante disso, este trabalho tem como objetivo verificar o grau de satisfação de organizações de Estado de São paulo com os serviços de consultoria em certificação de Sistemas de Gestão de Qualidade em ISO 9001, identificando seus aspectos positivos e oportunidades de melhoria. A principal contribuição deste trabalho está no fato de ir a fundo ao desempenho das consultorias em implantação de ISO 9001 segundo o ponto de vista da organização contratante do serviço. Foi feito uso de survey com a elaboração de um questionário por meio do qual foram coletadas informações sobre variáveis como Comprometimento de Alta Direção, Desempenho da Consultoria e Dificuldades na Implementação da ISO 9001, entre outros. Foi evidenciado pelas organizações que as empresas de consultorias externas têm suficiente experiência na execução de suas atividades, desenvolvem seu trabalho dentro de um prazo que atende as necessidades dos clientes a um preço que entendem ser justo. Por outro lado, podem melhorar os serviço customizando-o às necessidades do cliente e definindo melhor a experiência do projeto em seu início. Outra contribuição deste trabalho para o conhecimento sobre Sistemas de Gestão de Qualidade é o fato de revelar estatisticamente que há forte relação entre Melhoria Contínua e Gestão de Fornecedores, mais especificamente sua qualidade |
id |
UNSP_0b4ca8c8383f55c2a0eb300564120e4c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/115956 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Sistemas de gestão da qualidade ISO 9001: survey sobre os desafios da implantaçãoGestão da qualidade totalISO 9000ConsultoriaCertificaçãoTotal quality managementEm meio às mudanças no ambiente corporativo global, a atenção dada à qualidade vem crescendo e ganhando cada vez mais importância e hoje ela é um pré-requisito para uma gestão eficaz e competitiva e para melhor se ajustar a essa realidade muitas organizações têm desenvolvido a qualidade com assessoria de consultoria. Diante disso, este trabalho tem como objetivo verificar o grau de satisfação de organizações de Estado de São paulo com os serviços de consultoria em certificação de Sistemas de Gestão de Qualidade em ISO 9001, identificando seus aspectos positivos e oportunidades de melhoria. A principal contribuição deste trabalho está no fato de ir a fundo ao desempenho das consultorias em implantação de ISO 9001 segundo o ponto de vista da organização contratante do serviço. Foi feito uso de survey com a elaboração de um questionário por meio do qual foram coletadas informações sobre variáveis como Comprometimento de Alta Direção, Desempenho da Consultoria e Dificuldades na Implementação da ISO 9001, entre outros. Foi evidenciado pelas organizações que as empresas de consultorias externas têm suficiente experiência na execução de suas atividades, desenvolvem seu trabalho dentro de um prazo que atende as necessidades dos clientes a um preço que entendem ser justo. Por outro lado, podem melhorar os serviço customizando-o às necessidades do cliente e definindo melhor a experiência do projeto em seu início. Outra contribuição deste trabalho para o conhecimento sobre Sistemas de Gestão de Qualidade é o fato de revelar estatisticamente que há forte relação entre Melhoria Contínua e Gestão de Fornecedores, mais especificamente sua qualidadeQuality has become more and more important in business environment, facing a number of changes that frequently take place. It is a qualifer criteria, not more a order-winner. Therefore, some organizations look for consultant services in order to get a world class quality level. This study aims to identify strengths and improvement opportunities in consulting services for implementation of ISO 9001 Quality Management Systems in companies located in São Paulo, Brazil , in sorted industries. It main contribution takes place in the deeper analysis on the consultant performance from the hiring organization's point of view. The research was performed on a survey with a questionnaire and the findings are that consultants are skilled enough and might have developed the cerification process within a proper time line at a reasonable cost, however some flexibility is still needed from customer's perspective, in addition to more expectation clarification from the beginning . An additional finding out from this study that contributes to the current knowledge about Quality Management is the strong statistical relationship between continuous improvement process and supplier management, within quality aspects in particularUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Salgado, Manoel Henrique [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Carreão, Henrique [UNESP]2015-03-03T11:52:45Z2015-03-03T11:52:45Z2014-07-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis97 f. : il.application/pdfCARREÃO, Henrique. Sistemas de gestão da qualidade ISO 9001: survey sobre os desafios da implantação. 2014. 97 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho, Faculdade de Engenharia, 2014.http://hdl.handle.net/11449/115956000805587000805587.pdf33004056086P68207092389931188Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-06-28T19:05:13Zoai:repositorio.unesp.br:11449/115956Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T19:35:14.022692Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Sistemas de gestão da qualidade ISO 9001: survey sobre os desafios da implantação |
title |
Sistemas de gestão da qualidade ISO 9001: survey sobre os desafios da implantação |
spellingShingle |
Sistemas de gestão da qualidade ISO 9001: survey sobre os desafios da implantação Carreão, Henrique [UNESP] Gestão da qualidade total ISO 9000 Consultoria Certificação Total quality management |
title_short |
Sistemas de gestão da qualidade ISO 9001: survey sobre os desafios da implantação |
title_full |
Sistemas de gestão da qualidade ISO 9001: survey sobre os desafios da implantação |
title_fullStr |
Sistemas de gestão da qualidade ISO 9001: survey sobre os desafios da implantação |
title_full_unstemmed |
Sistemas de gestão da qualidade ISO 9001: survey sobre os desafios da implantação |
title_sort |
Sistemas de gestão da qualidade ISO 9001: survey sobre os desafios da implantação |
author |
Carreão, Henrique [UNESP] |
author_facet |
Carreão, Henrique [UNESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Salgado, Manoel Henrique [UNESP] Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Carreão, Henrique [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Gestão da qualidade total ISO 9000 Consultoria Certificação Total quality management |
topic |
Gestão da qualidade total ISO 9000 Consultoria Certificação Total quality management |
description |
Em meio às mudanças no ambiente corporativo global, a atenção dada à qualidade vem crescendo e ganhando cada vez mais importância e hoje ela é um pré-requisito para uma gestão eficaz e competitiva e para melhor se ajustar a essa realidade muitas organizações têm desenvolvido a qualidade com assessoria de consultoria. Diante disso, este trabalho tem como objetivo verificar o grau de satisfação de organizações de Estado de São paulo com os serviços de consultoria em certificação de Sistemas de Gestão de Qualidade em ISO 9001, identificando seus aspectos positivos e oportunidades de melhoria. A principal contribuição deste trabalho está no fato de ir a fundo ao desempenho das consultorias em implantação de ISO 9001 segundo o ponto de vista da organização contratante do serviço. Foi feito uso de survey com a elaboração de um questionário por meio do qual foram coletadas informações sobre variáveis como Comprometimento de Alta Direção, Desempenho da Consultoria e Dificuldades na Implementação da ISO 9001, entre outros. Foi evidenciado pelas organizações que as empresas de consultorias externas têm suficiente experiência na execução de suas atividades, desenvolvem seu trabalho dentro de um prazo que atende as necessidades dos clientes a um preço que entendem ser justo. Por outro lado, podem melhorar os serviço customizando-o às necessidades do cliente e definindo melhor a experiência do projeto em seu início. Outra contribuição deste trabalho para o conhecimento sobre Sistemas de Gestão de Qualidade é o fato de revelar estatisticamente que há forte relação entre Melhoria Contínua e Gestão de Fornecedores, mais especificamente sua qualidade |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-07-25 2015-03-03T11:52:45Z 2015-03-03T11:52:45Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
CARREÃO, Henrique. Sistemas de gestão da qualidade ISO 9001: survey sobre os desafios da implantação. 2014. 97 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho, Faculdade de Engenharia, 2014. http://hdl.handle.net/11449/115956 000805587 000805587.pdf 33004056086P6 8207092389931188 |
identifier_str_mv |
CARREÃO, Henrique. Sistemas de gestão da qualidade ISO 9001: survey sobre os desafios da implantação. 2014. 97 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho, Faculdade de Engenharia, 2014. 000805587 000805587.pdf 33004056086P6 8207092389931188 |
url |
http://hdl.handle.net/11449/115956 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
97 f. : il. application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Aleph reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808129090762309632 |