Os ecos dos afetos das práticas cotidianas nas aulas de Matemática do Ensino Médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Filipe Augusto Paulo dos [UNESP]
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/154010
Resumo: Este trabalho de pesquisa qualitativa tem por principal objetivo cartografar as linhas de fuga, os afetos, os agenciamentos e o aprender Matemática no Ensino Médio em uma escola da rede estadual da cidade de Franca. Entendidos estes, com os componentes das práticas existentes no cotidiano do território escolar cartografado. Assim, utilizaremos como referenciais as obras de Foucault e Deleuze, estruturadoras da Filosofia da Diferença. Nos procedimentos de pesquisa e, em particular, nas questões cartográficas nos movimentos da pesquisa ou nas questões de narratividade e produção de dados, enfim, nas questões éticas da pesquisa estaremos em concordância com Kastrup (2009). Os movimentos centrais deste exercício de pesquisa mostram o cotidiano de aulas de Matemática em uma escola de ensino médio em Franca, São Paulo. Entendemos que para a cartografia o mais importante é acompanhar os processos e não a representação de objetos, assim o que nos interessa não é o começo, nem o produto final e sim o que ocorre no meio desse processo, o caminhar diário que compõe o ruído, o som, a melodia existente no aprender Matemática na primeira série de uma escola de ensino médio. A partir dos movimentos e do olhar cartográfico buscaremos discutir o conceito de aprender, bem como a escola como mecanismo punitivo e de sequestro.
id UNSP_0b7ca9c337745d15aba878d06611481c
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/154010
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Os ecos dos afetos das práticas cotidianas nas aulas de Matemática do Ensino MédioThe resoun of the affects of daily practices in High School Mathematics classesEducação MatemáticaCartografiaTáticasAprenderFilosofia da diferençaMathematics educationCartographyTacticsLearningPhilosophy of differenceEste trabalho de pesquisa qualitativa tem por principal objetivo cartografar as linhas de fuga, os afetos, os agenciamentos e o aprender Matemática no Ensino Médio em uma escola da rede estadual da cidade de Franca. Entendidos estes, com os componentes das práticas existentes no cotidiano do território escolar cartografado. Assim, utilizaremos como referenciais as obras de Foucault e Deleuze, estruturadoras da Filosofia da Diferença. Nos procedimentos de pesquisa e, em particular, nas questões cartográficas nos movimentos da pesquisa ou nas questões de narratividade e produção de dados, enfim, nas questões éticas da pesquisa estaremos em concordância com Kastrup (2009). Os movimentos centrais deste exercício de pesquisa mostram o cotidiano de aulas de Matemática em uma escola de ensino médio em Franca, São Paulo. Entendemos que para a cartografia o mais importante é acompanhar os processos e não a representação de objetos, assim o que nos interessa não é o começo, nem o produto final e sim o que ocorre no meio desse processo, o caminhar diário que compõe o ruído, o som, a melodia existente no aprender Matemática na primeira série de uma escola de ensino médio. A partir dos movimentos e do olhar cartográfico buscaremos discutir o conceito de aprender, bem como a escola como mecanismo punitivo e de sequestro.This qualitative research work has as its main goal, mapping either the escape routes or the affections or the assemblages or the learning of mathematics in the high school of a state public school in the city of Franca. These components are understood with the tactics existing in the everyday of the mapped schools. So, we will use as reference, the works of Foucault and Deleuze, structuring the philosophy of difference. In the research procedures and, particularly, in the cartographic questions or in the movements of the research or in the questions of narrativity or data production or, finally, in the ethical questions of the research, we will be in agreement with Kastrup (2009). The central movements of this research exercise show the daily life of mathematics classes in a high school in Franca, São Paulo. We understand that, for cartography, the most important thing is to follow the processes and not the representation of objects and thus, what interests us is not the beginning, nor the final product, but the middle of it, or the daily walk that composes the noise, the sound, the existing melody in learning mathematics in a night-time period first year high school. Stem from the movements and the cartographic look we will try to discuss the concept of learning, and the school as a punitive and sequestration mechanism.Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Souza, Antônio Carlos Carrera de [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Santos, Filipe Augusto Paulo dos [UNESP]2018-05-18T17:20:17Z2018-05-18T17:20:17Z2018-03-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/15401000090195233004137031P7porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-01-22T06:22:35Zoai:repositorio.unesp.br:11449/154010Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T23:39:50.666038Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Os ecos dos afetos das práticas cotidianas nas aulas de Matemática do Ensino Médio
The resoun of the affects of daily practices in High School Mathematics classes
title Os ecos dos afetos das práticas cotidianas nas aulas de Matemática do Ensino Médio
spellingShingle Os ecos dos afetos das práticas cotidianas nas aulas de Matemática do Ensino Médio
Santos, Filipe Augusto Paulo dos [UNESP]
Educação Matemática
Cartografia
Táticas
Aprender
Filosofia da diferença
Mathematics education
Cartography
Tactics
Learning
Philosophy of difference
title_short Os ecos dos afetos das práticas cotidianas nas aulas de Matemática do Ensino Médio
title_full Os ecos dos afetos das práticas cotidianas nas aulas de Matemática do Ensino Médio
title_fullStr Os ecos dos afetos das práticas cotidianas nas aulas de Matemática do Ensino Médio
title_full_unstemmed Os ecos dos afetos das práticas cotidianas nas aulas de Matemática do Ensino Médio
title_sort Os ecos dos afetos das práticas cotidianas nas aulas de Matemática do Ensino Médio
author Santos, Filipe Augusto Paulo dos [UNESP]
author_facet Santos, Filipe Augusto Paulo dos [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Souza, Antônio Carlos Carrera de [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Filipe Augusto Paulo dos [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Matemática
Cartografia
Táticas
Aprender
Filosofia da diferença
Mathematics education
Cartography
Tactics
Learning
Philosophy of difference
topic Educação Matemática
Cartografia
Táticas
Aprender
Filosofia da diferença
Mathematics education
Cartography
Tactics
Learning
Philosophy of difference
description Este trabalho de pesquisa qualitativa tem por principal objetivo cartografar as linhas de fuga, os afetos, os agenciamentos e o aprender Matemática no Ensino Médio em uma escola da rede estadual da cidade de Franca. Entendidos estes, com os componentes das práticas existentes no cotidiano do território escolar cartografado. Assim, utilizaremos como referenciais as obras de Foucault e Deleuze, estruturadoras da Filosofia da Diferença. Nos procedimentos de pesquisa e, em particular, nas questões cartográficas nos movimentos da pesquisa ou nas questões de narratividade e produção de dados, enfim, nas questões éticas da pesquisa estaremos em concordância com Kastrup (2009). Os movimentos centrais deste exercício de pesquisa mostram o cotidiano de aulas de Matemática em uma escola de ensino médio em Franca, São Paulo. Entendemos que para a cartografia o mais importante é acompanhar os processos e não a representação de objetos, assim o que nos interessa não é o começo, nem o produto final e sim o que ocorre no meio desse processo, o caminhar diário que compõe o ruído, o som, a melodia existente no aprender Matemática na primeira série de uma escola de ensino médio. A partir dos movimentos e do olhar cartográfico buscaremos discutir o conceito de aprender, bem como a escola como mecanismo punitivo e de sequestro.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-05-18T17:20:17Z
2018-05-18T17:20:17Z
2018-03-29
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/154010
000901952
33004137031P7
url http://hdl.handle.net/11449/154010
identifier_str_mv 000901952
33004137031P7
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129540932763648