A produção de conhecimento nos programas de pós-graduação (stricto sensu) em Serviço Social no Brasil, no período de 2013 a 2017: contribuições para a Gerontologia Social Crítica
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/237504 |
Resumo: | O estudo apresentado tem como objetivo geral analisar a contribuição da produção de conhecimento dos programas de pós-graduação em Serviço Social no Brasil para a Gerontologia Social Crítica, no período de 2013 a 2017. Os objetivos específicos foram: mapear os programas de pós-graduação em Serviço Social no Brasil; identificar as principais temáticas e discussões nas teses e dissertações sobre o envelhecimento e a velhice; apreender as tendências de análises teórico-metodológicas defendidas, implícita ou explicitamente, nas teses e dissertações sobre o envelhecimento e a velhice, produzidas pelos programas de pós-graduação em Serviço Social. A pesquisa é bibliográfica, teórica e documental, tendo como principal fonte as dissertações e teses defendidas em programas de pós-graduação em Serviço Social no Brasil. O material foi selecionado a partir de uma busca no banco de dissertações e teses da Capes, através de alguns filtros. Foram identificados 44 trabalhos (37 dissertações e sete teses). Posteriormente, foi realizada a leitura com a ajuda de uma ficha que facilitou na identificação de pontos-chave que, em seguida, foram analisados com base na fundamentação teórico-metodológica do materialismo histórico crítico-dialético de Marx. Como resultados, tem-se que não existem programas de pós-graduação em Serviço Social com linhas de pesquisa em envelhecimento, embora a categoria se ache a pesquisar e produzir conhecimento científico sobre a temática. Os temas mais discutidos e relacionados com a velhice e com o envelhecimento referem-se à seguridade social, sobretudo às políticas de saúde e assistência social. Foram identificadas algumas tendências que predominam nas dissertações e teses em relação à velhice da classe trabalhadora e subalterna que: I ‒ consideram os determinantes e condicionantes sociais, econômicos e culturais no processo de envelhecimento e velhice; II ‒ não responsabilizam apenas o sujeito e sua família pelo modo de envelhecer e vivenciar a velhice, mas questionam e criticam a ausência do Estado e sua política neoliberal; III ‒ o direcionamento político hegemônico é pela luta e garantia de direitos sociais da classe trabalhadora e subalterna, em especial dos/as velhos/as; IV ‒ há a opção explícita e implícita pela concepção teórico-metodológica crítica-dialética, através da análise da totalidade social, embora com algumas lacunas. Sugere-se uma maior explicitação na definição da concepção teórico-metodológica da opção pelo método crítico-dialético em estudos de pós-graduação (stricto sensu) que pretendam entender e transformar a realidade social na sua totalidade, e sugestões de formas de devolutiva dos resultados da pesquisa para a população, visto que a emancipação humana só será possível noutro modo de sociabilidade, através de alternativas construídas coletivamente. |
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A produção de conhecimento nos programas de pós-graduação (stricto sensu) em Serviço Social no Brasil, no período de 2013 a 2017: contribuições para a Gerontologia Social CríticaThe production of knowledge in postgraduate programs (stricto sensu) in Social Work in Brazil, from 2013 to 2017: contributions to Critical Social GerontologyLa producción de conocimiento en los programas de posgrado (stricto sensu) en Servicio Social en Brasil, de 2013 a 2017: contribuciones a la Gerontología Social CríticaPós-graduaçãoProdução do conhecimentoServiço SocialGerontologia Social CríticaPostgraduate studiesKnowledge productionSocial WorkCritical Social GerontologyPosgradoProducción de conocimientoServicio SocialGerontología Social CríticaO estudo apresentado tem como objetivo geral analisar a contribuição da produção de conhecimento dos programas de pós-graduação em Serviço Social no Brasil para a Gerontologia Social Crítica, no período de 2013 a 2017. Os objetivos específicos foram: mapear os programas de pós-graduação em Serviço Social no Brasil; identificar as principais temáticas e discussões nas teses e dissertações sobre o envelhecimento e a velhice; apreender as tendências de análises teórico-metodológicas defendidas, implícita ou explicitamente, nas teses e dissertações sobre o envelhecimento e a velhice, produzidas pelos programas de pós-graduação em Serviço Social. A pesquisa é bibliográfica, teórica e documental, tendo como principal fonte as dissertações e teses defendidas em programas de pós-graduação em Serviço Social no Brasil. O material foi selecionado a partir de uma busca no banco de dissertações e teses da Capes, através de alguns filtros. Foram identificados 44 trabalhos (37 dissertações e sete teses). Posteriormente, foi realizada a leitura com a ajuda de uma ficha que facilitou na identificação de pontos-chave que, em seguida, foram analisados com base na fundamentação teórico-metodológica do materialismo histórico crítico-dialético de Marx. Como resultados, tem-se que não existem programas de pós-graduação em Serviço Social com linhas de pesquisa em envelhecimento, embora a categoria se ache a pesquisar e produzir conhecimento científico sobre a temática. Os temas mais discutidos e relacionados com a velhice e com o envelhecimento referem-se à seguridade social, sobretudo às políticas de saúde e assistência social. Foram identificadas algumas tendências que predominam nas dissertações e teses em relação à velhice da classe trabalhadora e subalterna que: I ‒ consideram os determinantes e condicionantes sociais, econômicos e culturais no processo de envelhecimento e velhice; II ‒ não responsabilizam apenas o sujeito e sua família pelo modo de envelhecer e vivenciar a velhice, mas questionam e criticam a ausência do Estado e sua política neoliberal; III ‒ o direcionamento político hegemônico é pela luta e garantia de direitos sociais da classe trabalhadora e subalterna, em especial dos/as velhos/as; IV ‒ há a opção explícita e implícita pela concepção teórico-metodológica crítica-dialética, através da análise da totalidade social, embora com algumas lacunas. Sugere-se uma maior explicitação na definição da concepção teórico-metodológica da opção pelo método crítico-dialético em estudos de pós-graduação (stricto sensu) que pretendam entender e transformar a realidade social na sua totalidade, e sugestões de formas de devolutiva dos resultados da pesquisa para a população, visto que a emancipação humana só será possível noutro modo de sociabilidade, através de alternativas construídas coletivamente.The present study has the general objective of analyzing the contribution of the knowledge production of postgraduate programs in Social Work in Brazil to Critical Social Gerontology, from 2013 to 2017. The specific objectives were: to map the postgraduate programs in Social Work in Brazil; identify the main themes and discussions in theses and dissertations on aging and old age; apprehend the tendencies of theoretical-methodological analyzes defended, implicitly or explicitly, in theses and dissertations on aging and old age, produced by graduate programs in Social Work. The research is bibliographical, theoretical and documental, having as main source the dissertations and theses defended in graduate programs in Social Work in Brazil. The material was selected from a search in Capes' database of dissertations and theses, through some filters. A total of 44 works were identified (37 dissertations and seven theses). Subsequently, the reading was carried out with the help of a form that facilitated the identification of key points that were then analyzed based on the theoretical-methodological foundation of Marx's critical-dialectical historical materialism. As a result, there are no graduate programs in Social Work with lines of research in aging, although the category is found to research and produce scientific knowledge on the subject. The most discussed topics related to old age and aging refer to social security, especially health and social assistance policies. Some trends that predominate in dissertations and theses in relation to old age in the working and subaltern class were identified, which: I ‒ consider the social, economic and cultural determinants and constraints in the process of aging and old age; II – they do not only blame the subject and his family for the way of aging and experiencing old age, but question and criticize the absence of the State and its neoliberal policy; III – the hegemonic political direction is for the struggle and guarantee of social rights for the working and subaltern classes, especially for the elderly; IV – there is the explicit and implicit option for the critical-dialectical theoretical-methodological conception, through the analysis of the social totality, although with some gaps. It is suggested a greater explanation in the definition of the theoretical-methodological conception of the option for the critical-dialectical method in postgraduate studies (stricto sensu) that intend to understand and transform the social reality in its entirety, and suggestions of forms of feedback of the results from research to the population, since human emancipation will only be possible in another mode of sociability, through collectively constructed alternatives.El presente estudio tiene como objetivo general analizar la contribución de la producción de conocimiento de los programas de posgrado en Servicio Social en Brasil a la Gerontología Social Crítica, de 2013 a 2017. Los objetivos específicos fueron: mapear los programas de posgrado en Servicio Social en Brasil; identificar los principales temas y discusiones en tesis y disertaciones sobre envejecimiento y vejez; aprehender las tendencias de los análisis teórico-metodológicos defendidos, implícita o explícitamente, en las tesis y disertaciones sobre el envejecimiento y la vejez, producidas por los programas de posgrado en Servicio Social. La investigación es bibliográfica, teórica y documental, teniendo como fuente principal las disertaciones y tesis defendidas en programas de posgrado en Servicio Social en Brasil. El material fue seleccionado a partir de una búsqueda en la base de datos de disertaciones y tesis de la Capes, a través de algunos filtros. Se identificaron un total de 44 trabajos (37 disertaciones y siete tesis). Posteriormente, la lectura se realizó con la ayuda de un formulario que facilitó la identificación de puntos clave que luego fueron analizados con base en la fundamentación teórico-metodológica del materialismo histórico crítico-dialéctico de Marx. Como resultado, no existen programas de posgrado en Servicio Social con líneas de investigación en envejecimiento, aunque se encuentra la categoría de investigar y producir conocimiento científico sobre el tema. Los temas más discutidos relacionados con la vejez y el envejecimiento se refieren a la seguridad social, especialmente a las políticas de salud y asistencia social. Se identificaron algunas tendencias que predominan en disertaciones y tesis en relación a la vejez en la clase trabajadora y subalterna, que: I ‒ consideran los determinantes y condicionantes sociales, económicos y culturales en el proceso de envejecimiento y vejez; II – no solo culpabilizan al sujeto ya su familia por la forma de envejecer y vivir la vejez, sino que cuestionan y critican la ausencia del Estado y su política neoliberal; III – la dirección política hegemónica es para la lucha y garantía de los derechos sociales de las clases trabajadoras y subalternas, en especial de los ancianos; IV – existe la opción explícita e implícita por la concepción teórico-metodológica crítico-dialéctica, a través del análisis de la totalidad social, aunque con algunas lagunas. Se sugiere una mayor explicación en la definición de la concepción teórico-metodológica de la opción por el método crítico-dialéctico en los estudios de posgrado (stricto sensu) que pretenden comprender y transformar la realidad social en su totalidad, y sugerencias de formas de retroalimentación de los resultados de la investigación a la población, ya que la emancipación humana sólo será posible en otro modo de sociabilidad, a través de alternativas construidas colectivamente.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)001Universidade Estadual Paulista (Unesp)Soares, Nanci [UNESP]Paiva, Sálvea de Oliveira Campelo e [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Santos, Maria Florência dos2022-11-24T16:49:51Z2022-11-24T16:49:51Z2022-09-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/23750433004072067P2porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-06-26T19:36:44Zoai:repositorio.unesp.br:11449/237504Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T17:13:25.378871Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
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