Psicoterapia psicanalítica infantil e saúde mental coletiva

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gesualdi, Amanda Maria de Sousa [UNESP]
Data de Publicação: 2003
Outros Autores: Val, Ana Luiza Bersi do [UNESP], Ribeiro, Diana Pancini de Sá Antunes [UNESP], Santichi, Eliane Cristina [UNESP], Santos, Maria de Lourdes dos [UNESP], Furlan, Maria do Socorro [UNESP], Cortela, Patrícia Correa [UNESP], Kajita, Patrícia Massae [UNESP], Sekita, Roberta [UNESP], Silva, Solange Messias da [UNESP]
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://proex.reitoria.unesp.br/congressos/Congressos/2__Congresso/Sa_de/Saude52.htm
http://hdl.handle.net/11449/148399
Resumo: Introdução: Através da atuação profissional em instituições de saúde pública, voltadas também ao atendimento psicológicos a crianças, percebe-se uma grande demanda pela psicologia infantil nos Postos de Saúde do município de Assis (SP). Estes, denominados Caps - Centro de Apoio à Saúde, são a “porta de entrada” para que, após a realização de triagem por profissionais de psicologia, crianças e/ou seus familiares ou responsáveis sejam encaminhados para serviços de psicologia, fonoaudiologia, psiquiatria, clínica médica geral ou especialidades, entre outros. Nota-se, portanto, a extrema importância deste momento – a triagem- na condução de todo um processo psicodiagnóstico e de tratamento infantil. Objetivo: estudar, conceituar, exercitar e refletir acerca do atendimento infantil em instituições de saúde mental coletiva, além de um estudo sobre a realização de triagens com crianças e suas famílias através de um suporte teórico psicanalítico com abordagem kleiniana. Método: através de realização de estágio supervisionado, nove estagiárias de 4o e 5o ano do Curso de Psicologia da Unesp de Assis, tem atuado semanalmente, com triagens agendadas, nos sete Caps do município, sendo que este trabalho desenvolveu-se durante todo ano de 2001 até a presente data. As triagens são realizadas através de entrevistas com pais e/ou responsáveis e com a criança, utilizando também, quando avaliado necessário, entrevistas com profissionais de instituições escolares, assistenciais ou Conselho Tutelar. O objetivo do uso desta metodologia é o esclarecimento o melhor possível das variáveis envolvidas na procura pelo serviço. Em alguns casos utiliza-se técnica projetiva e/ou psicométricas, caracterizando-se o processo psicodiagnóstico. Resultados: até o mês de junho de 2002 foram beneficiados com este projeto: 390 crianças atendidas em processo de triagem, 21 pais foram atendidos em processo de orientação/aconselhamento, após a triagem; 25 crianças atendidas em processo psicodiagnóstico, após a triagem e 12 crianças atendidas em processo psicoterápico pelos estagiários do projeto. Além do mais, até o momento, os resultados obtidos, apontam que este procedimento de triagem “prolongada” tem indicado terapêuticas adequadas, evitando encaminhamentos para atendimento psicológico da criança quando esta não é o doente no grupo familiar e também tem sugerido a necessidade de organização de grupos específicos para atender pais, por exemplo. Conclui-se então, que este estudo pode embasar o desenvolvimento de programas tanto curativos, quanto preventivos em serviços públicos de saúde mental.
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