Vozes do Cariri: monólogos e diálogos sobre a história da formação de professores de matemática no interior do Ceará

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alencar, Alexsandro Coelho
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/182230
Resumo: Esta tese emerge como uma composição de histórias e um estudo historiográfico. Histórias de um período, de um passado recente. Histórias, narrativas, historicidades de homens e mulheres do tempo, no tempo e constituidores de temporalidades. Diz sobre formação de professores, e esta comporta diferentes arranjos em virtude da tensão entre as políticas nacionais e as realidades locais, que guardam em si um conjunto vasto de diferenças históricas e culturais. Nesse contexto, esta pesquisa tem como objetivo construir, a partir de fontes documentais e testemunhais, compreensões históricas sobre a atuação e formação de professores que ensinavam Matemática na região do Cariri, estado do Ceará, com recorte temporal a partir da década de 1970. Para dar conta do nosso objetivo, empreendemos uma pesquisa de caráter qualitativo, na qual optamos pela história oral em Educação Matemática como principal metodologia. O estudo integrou a linha de pesquisa Projeto - Mapeamento da Formação e Atuação de Professores que Ensinam/Ensinaram Matemática no Brasil, encabeçado pelo Grupo de História Oral e Educação Matemática (Ghoem), em atividade na Unesp. Foram entrevistados doze professores que ensinaram Matemática no período e no espaço propostos, e suas narrativas, junto com o escopo teórico-metodológico utilizado, constituíram elementos disparadores para a busca de compreensões acerca da formação e atuação de professores, de um modo geral, e de várias características que compõem/compuseram a configuração educacional no Cariri cearense. Como resultados, compreendemos que a institucionalização da formação de professores, especialmente de Matemática, no estado do Ceará, não fez parte de um planejamento estratégico de educação, mas da acomodação de demandas locais em situações de colapso; que a implementação de um sistema de ensino básico e superior no Cariri cearense apareceu de maneira tardia, tendo como protagonista a Igreja Católica; que os cursos de formação de professores na região eram constituídos de estudantes das classes mais baixas; e, por último, que existem processos de formação de professores que irrompem nas trajetórias de vida dos sujeitos, e estão para além ou aquém dos processos formativos institucionalizados. A pesquisa constitui mais um elemento para a construção de compreensões acerca da história da formação de professores de Matemática no Brasil.
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Nesse contexto, esta pesquisa tem como objetivo construir, a partir de fontes documentais e testemunhais, compreensões históricas sobre a atuação e formação de professores que ensinavam Matemática na região do Cariri, estado do Ceará, com recorte temporal a partir da década de 1970. Para dar conta do nosso objetivo, empreendemos uma pesquisa de caráter qualitativo, na qual optamos pela história oral em Educação Matemática como principal metodologia. O estudo integrou a linha de pesquisa Projeto - Mapeamento da Formação e Atuação de Professores que Ensinam/Ensinaram Matemática no Brasil, encabeçado pelo Grupo de História Oral e Educação Matemática (Ghoem), em atividade na Unesp. Foram entrevistados doze professores que ensinaram Matemática no período e no espaço propostos, e suas narrativas, junto com o escopo teórico-metodológico utilizado, constituíram elementos disparadores para a busca de compreensões acerca da formação e atuação de professores, de um modo geral, e de várias características que compõem/compuseram a configuração educacional no Cariri cearense. Como resultados, compreendemos que a institucionalização da formação de professores, especialmente de Matemática, no estado do Ceará, não fez parte de um planejamento estratégico de educação, mas da acomodação de demandas locais em situações de colapso; que a implementação de um sistema de ensino básico e superior no Cariri cearense apareceu de maneira tardia, tendo como protagonista a Igreja Católica; que os cursos de formação de professores na região eram constituídos de estudantes das classes mais baixas; e, por último, que existem processos de formação de professores que irrompem nas trajetórias de vida dos sujeitos, e estão para além ou aquém dos processos formativos institucionalizados. A pesquisa constitui mais um elemento para a construção de compreensões acerca da história da formação de professores de Matemática no Brasil.This thesis emerges as a composition of histories and a historiographic study. Stories of a period, a recent past. Stories, narratives, tales of men and women of time, in time and constituents of temporalities. It talks about teacher training, and this involves different arrangements because of the tension between national policies and local realities, which hold within themselves a vast set of historical and cultural differences. In this context, this research aims to build, from documentary and witness sources, historical understandings about the performance and training of teachers who taught Mathematics in the region of Cariri, state of Ceará, with a temporal cut from the 1970s. To accomplish our goal, we undertake a qualitative research, in which we choose oral history in Mathematics Education as the main methodology. The study was part of the research project - Mapping of the Training and Performance of Teachers Teaching / Teaching Mathematics in Brazil, headed by the Group of Oral History and Mathematical Education (Ghoem), in activity at Unesp. Twelve teachers who taught mathematics in the given period and space were interviewed, and their narratives, along with the theoretical-methodological scope used, constituted triggers for the search for understandings about the formation and performance of teachers, in general, and several characteristics that compose / composed the educational configuration in Cariri cearense region. As a result, we understand that the institutionalization of teacher education, especially in Mathematics, in the state of Ceará, was not part of a strategic planning of education. However, it was of the accommodation of local demands in situations of collapse; that the implementation of a system of basic and higher education in the Cariri of Ceará appeared late, with the Catholic Church as its protagonist; that teacher training courses in the region were made up of students from the lower classes; and, finally, that there are teacher training processes that break out in the subjects' life trajectories, and are beyond or below the institutionalized formative processes. The research constitutes one more element for the construction of understandings about the history of the formation of Mathematics teachers in Brazil.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Garnica, Antonio Vicente Marafioti [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Alencar, Alexsandro Coelho2019-06-05T19:33:54Z2019-06-05T19:33:54Z2019-04-26info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/18223000091736433004137031P7porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-01-19T06:28:11Zoai:repositorio.unesp.br:11449/182230Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T23:23:38.703282Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
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