Entre relações de gênero e a socioeducação: reflexões sobre projeto de vida com adolescentes e jovens

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Mariana Cunico da
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: https://hdl.handle.net/11449/251514
Resumo: Esta pesquisa buscou investigar se e como distingue-se a construção do projeto de vida de meninas e meninos em cumprimento de medidas socioeducativas no Centro de Referência Especializado em Assistência Social (CREAS) em uma cidade do interior paulista. O estudo teve como universo de estudo: três grupos de adolescentes em conflito com a lei que frequentam escolas públicas e que são acompanhados pelo CREAS. Foram realizados grupos de discussões, com intervalos quinzenais, em que foram utilizadas técnicas do Teatro do Oprimido (TO), como instrumento para abordagem do projeto de vida, empregando-se os processos sobre a palavra, imagem, som e metáforas. Também, foram realizadas entrevistas individuais semi-estruturadas com nove adolescentes meninos e uma adolescente menina, que frequentam o CREAS. As informações obtidas foram estruturadas no Diário de Campo e examinadas por meio da técnica de Análise de Conteúdo de Laurence Bardin. Nesse sentido, constatou-se quais questões formam e compõem o(s) Plano(s) de Vida(s) das/dos participantes e quais intervenções estão presentes em suas projeções de experiências e trajetórias. Portanto, verificou-se que as/os jovens possuem Identidades estigmatizadas, em que os seus direitos são e estão violados em todos os espaços, em que os estigmas estão atrelados às suas trajetórias de vida, influenciando na construção de suas projeções de vida. Desta forma, observou que meninos e meninas apresentam componentes semelhantes e diferentes nas suas projeções de futuro, no que refere-se às meninas, é possível observar que as relações de gênero forjam quais caminhos as jovens devem seguir, como a maternidade e o matrimônio, uma vez que estas/estes jovens reproduzem em seus discursos as expectativas da sociedade patriarcal e de suas famílias.
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