A metáfora do Bogatyr: o corpo acrobata e a cena russa no início do século XX

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Marcos Francisco Nery [UNESP]
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/86865
Resumo: O objetivo desta pesquisa é abordar as potencialidades cênicas do corpo acrobata durante o início do século XX na Rússia. Para tanto, foram adotadas como referência as experimentações cênicas do encenador epedagogo Vsévolod Emilievitch Meierhold, consolidadas nas duas encenações de Mistério-Bufo (1918 e1921), dramaturgia de Vladímir Maiakóvski. No primeiro capítulo, Opensamento russo eodesejo do corpo acrobata: final do século XIX einício do XX, o intuito é contextualizar efundamentar aaproximação das artes circenses eteatrais na Rússia em tal período. O capítulo aborda opensamento russo eoideal de “novo homem”, que encontrou sua expressão nas artes e na literatura. As atividades de Meierhold eMaiakóvski estão atreladas a essa conjuntura. No segundo capítulo, Ocorpo acrobata na pedagogia de V. E. Meierhold, oobjetivo é abordar o trabalho pedagógico meierholdiano nos anos que antecederam a Revolução de 1917, sob a ótica do processo de “cirquização” do teatro. Aobra de Meierhold apresenta um vasto material de investigação sobre oassunto eengendra não só transformações no espetáculo teatral como influencia diversos grupos eartistas do período. Por fim, no terceiro capítulo, A “cirquização” do teatro: Mistério-Bufo (1918 e1921), de Meierhold-Maiakóvski, procurou-se analisar acondição do corpo acrobata na obra enas encenações. Detecta-se nos espetáculos princípios eprocedimentos experimentados por Meierhold nos anos pré-revolucionários, bem como a apropriação eutilização de elementos circenses. Este trabalho revela que, na Rússia, grande parte dos artistas eintelectuais se voltou para as atividades circenses no início do século XX, já que nesse momento havia o desejo do “novo homem”, o herói eslavo harmônico e belo. A destreza, o vigor e a audácia do acrobata casa perfeitamente com tal ideia e, não por acaso, os...
id UNSP_0d6c9ec1f01dc03e015c02cb85062626
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/86865
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling A metáfora do Bogatyr: o corpo acrobata e a cena russa no início do século XXMeierhold, Vsévolof E., 1874-1940Maiakóvski, Wladimir, 1893-1930Teatro - História - Russia - Século XXCircoTeatro russoMistério BufoCircusRussian teatreMistery-BouffeO objetivo desta pesquisa é abordar as potencialidades cênicas do corpo acrobata durante o início do século XX na Rússia. Para tanto, foram adotadas como referência as experimentações cênicas do encenador epedagogo Vsévolod Emilievitch Meierhold, consolidadas nas duas encenações de Mistério-Bufo (1918 e1921), dramaturgia de Vladímir Maiakóvski. No primeiro capítulo, Opensamento russo eodesejo do corpo acrobata: final do século XIX einício do XX, o intuito é contextualizar efundamentar aaproximação das artes circenses eteatrais na Rússia em tal período. O capítulo aborda opensamento russo eoideal de “novo homem”, que encontrou sua expressão nas artes e na literatura. As atividades de Meierhold eMaiakóvski estão atreladas a essa conjuntura. No segundo capítulo, Ocorpo acrobata na pedagogia de V. E. Meierhold, oobjetivo é abordar o trabalho pedagógico meierholdiano nos anos que antecederam a Revolução de 1917, sob a ótica do processo de “cirquização” do teatro. Aobra de Meierhold apresenta um vasto material de investigação sobre oassunto eengendra não só transformações no espetáculo teatral como influencia diversos grupos eartistas do período. Por fim, no terceiro capítulo, A “cirquização” do teatro: Mistério-Bufo (1918 e1921), de Meierhold-Maiakóvski, procurou-se analisar acondição do corpo acrobata na obra enas encenações. Detecta-se nos espetáculos princípios eprocedimentos experimentados por Meierhold nos anos pré-revolucionários, bem como a apropriação eutilização de elementos circenses. Este trabalho revela que, na Rússia, grande parte dos artistas eintelectuais se voltou para as atividades circenses no início do século XX, já que nesse momento havia o desejo do “novo homem”, o herói eslavo harmônico e belo. A destreza, o vigor e a audácia do acrobata casa perfeitamente com tal ideia e, não por acaso, os...The scope of this work is to discuss the acrobatic body‟s scenic potentialities during the beginning of the 20th century in Russia. To this end, it was adopted as a reference the scenic experimentations from the theater director and educator Vsevolod Emilievitch Meyerhold, which are consolidated in both staging of Mistery-Bouffe (1918 and 1921), dramaturgy of Vladimir Mayakovsky. In the first chapter, The Russian thought and the desire of the acrobatic body: end of 19th century and beginning of 20th century, the purpose is to contextualize and base the approach of the circus and theater arts in Russia in the mentioned period. The chapter addresses the Russian thought and the “new man” ideal, which has found its expression in the arts and literature. The activities of Meyerhold and Mayakovsky are coupled to this conjuncture. The second chapter, The acrobatic body in the pedagogy of V. E. Meyerhold, the purpose is to address the meyerholdian pedagogical work during the years that precede the Russian Revolution of 1917, from the perspective of the “circus-becoming” theater. Meyerhold‟s play shows a vast material of research about the subject and engenders, not only transformations in the theatrical play, but it also influences various groups and artists from that age. Finally, in the third chapter, The “cirquization” of the theater: Mystery-Bouffe (1918 and 1921), of Meyerhold-Mayakovsky, it was attempted to analyze the acrobatic body condition in the play and staging. There are in the plays principles and procedures already experimented by Meyerhold during the pre-Revolutionary years, as well as the ownership and usage of circus elements. This work reveals that in Russia, the majority of artists and the intelligentsia were focused on the circus activities in the beginning of the 20th century, since in that moment there was the desire of a “new man”, the harmonic and ... (Complete abstract click electronic access below)Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Bolognesi, Mario Fernando [UNESP]Santos, Maria Thais Lima [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Ferreira, Marcos Francisco Nery [UNESP]2014-06-11T19:22:27Z2014-06-11T19:22:27Z2011-06-14info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis168 f. : il. + anexosapplication/pdfFERREIRA, Marcos Francisco Nery. A metáfora do Bogatyr: o corpo acrobata e a cena russa no início do século XX. 2011. 168 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Artes, 2011.http://hdl.handle.net/11449/86865000674697ferreira_mfn_me_ia.pdf33004013063P49358893099841862Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-10-27T06:08:18Zoai:repositorio.unesp.br:11449/86865Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462023-10-27T06:08:18Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv A metáfora do Bogatyr: o corpo acrobata e a cena russa no início do século XX
title A metáfora do Bogatyr: o corpo acrobata e a cena russa no início do século XX
spellingShingle A metáfora do Bogatyr: o corpo acrobata e a cena russa no início do século XX
Ferreira, Marcos Francisco Nery [UNESP]
Meierhold, Vsévolof E., 1874-1940
Maiakóvski, Wladimir, 1893-1930
Teatro - História - Russia - Século XX
Circo
Teatro russo
Mistério Bufo
Circus
Russian teatre
Mistery-Bouffe
title_short A metáfora do Bogatyr: o corpo acrobata e a cena russa no início do século XX
title_full A metáfora do Bogatyr: o corpo acrobata e a cena russa no início do século XX
title_fullStr A metáfora do Bogatyr: o corpo acrobata e a cena russa no início do século XX
title_full_unstemmed A metáfora do Bogatyr: o corpo acrobata e a cena russa no início do século XX
title_sort A metáfora do Bogatyr: o corpo acrobata e a cena russa no início do século XX
author Ferreira, Marcos Francisco Nery [UNESP]
author_facet Ferreira, Marcos Francisco Nery [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Bolognesi, Mario Fernando [UNESP]
Santos, Maria Thais Lima [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Marcos Francisco Nery [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Meierhold, Vsévolof E., 1874-1940
Maiakóvski, Wladimir, 1893-1930
Teatro - História - Russia - Século XX
Circo
Teatro russo
Mistério Bufo
Circus
Russian teatre
Mistery-Bouffe
topic Meierhold, Vsévolof E., 1874-1940
Maiakóvski, Wladimir, 1893-1930
Teatro - História - Russia - Século XX
Circo
Teatro russo
Mistério Bufo
Circus
Russian teatre
Mistery-Bouffe
description O objetivo desta pesquisa é abordar as potencialidades cênicas do corpo acrobata durante o início do século XX na Rússia. Para tanto, foram adotadas como referência as experimentações cênicas do encenador epedagogo Vsévolod Emilievitch Meierhold, consolidadas nas duas encenações de Mistério-Bufo (1918 e1921), dramaturgia de Vladímir Maiakóvski. No primeiro capítulo, Opensamento russo eodesejo do corpo acrobata: final do século XIX einício do XX, o intuito é contextualizar efundamentar aaproximação das artes circenses eteatrais na Rússia em tal período. O capítulo aborda opensamento russo eoideal de “novo homem”, que encontrou sua expressão nas artes e na literatura. As atividades de Meierhold eMaiakóvski estão atreladas a essa conjuntura. No segundo capítulo, Ocorpo acrobata na pedagogia de V. E. Meierhold, oobjetivo é abordar o trabalho pedagógico meierholdiano nos anos que antecederam a Revolução de 1917, sob a ótica do processo de “cirquização” do teatro. Aobra de Meierhold apresenta um vasto material de investigação sobre oassunto eengendra não só transformações no espetáculo teatral como influencia diversos grupos eartistas do período. Por fim, no terceiro capítulo, A “cirquização” do teatro: Mistério-Bufo (1918 e1921), de Meierhold-Maiakóvski, procurou-se analisar acondição do corpo acrobata na obra enas encenações. Detecta-se nos espetáculos princípios eprocedimentos experimentados por Meierhold nos anos pré-revolucionários, bem como a apropriação eutilização de elementos circenses. Este trabalho revela que, na Rússia, grande parte dos artistas eintelectuais se voltou para as atividades circenses no início do século XX, já que nesse momento havia o desejo do “novo homem”, o herói eslavo harmônico e belo. A destreza, o vigor e a audácia do acrobata casa perfeitamente com tal ideia e, não por acaso, os...
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-06-14
2014-06-11T19:22:27Z
2014-06-11T19:22:27Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv FERREIRA, Marcos Francisco Nery. A metáfora do Bogatyr: o corpo acrobata e a cena russa no início do século XX. 2011. 168 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Artes, 2011.
http://hdl.handle.net/11449/86865
000674697
ferreira_mfn_me_ia.pdf
33004013063P4
9358893099841862
identifier_str_mv FERREIRA, Marcos Francisco Nery. A metáfora do Bogatyr: o corpo acrobata e a cena russa no início do século XX. 2011. 168 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Artes, 2011.
000674697
ferreira_mfn_me_ia.pdf
33004013063P4
9358893099841862
url http://hdl.handle.net/11449/86865
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 168 f. : il. + anexos
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803046184638480384