Elevado ao rés-do-chão: tensão crítica nas crônicas de Ricardo Ramos (Folha da Tarde 1984-1986)
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Data de Publicação: | 2004 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/103695 |
Resumo: | As pesquisas ora realizadas sobre as crônicas de Ricardo de Medeiros Ramos (1929-1992) estão organizadas em dois volumes, visando alcançar pelo menos dois objetivos. Inicialmente, procurou-se valorizar o resultado de um longo trabalho de recolha e sistematização do corpus básico de estudo, trazendo, na íntegra, a transcrição das 93 crônicas publicadas pelo autor, de 1984 a 1986, no Jornal Folha da Tarde e um estudo que busca dar conta da dualidade de visão na articulação dos significados, marcadamente distintiva desses textos. Num segundo volume, objetivou-se comprovar a tese de que, partindo de comentários aparentemente simples sobre fatos do cotidiano, Ricardo Ramos constrói seu texto sob uma constante tensão crítica, que instaura um novo modelo de comunicação em que tese e antítese têm sua síntese na elaboração estética engendrada pelo autor por meio da linguagem. Este modo particular de plasmar elementos não-literários (CANDIDO, 1969, p. 34), insere-se numa vertente da literatura do final do século passado, que se destaca pela nítida função de crítica social, criando um mundo novo, cujas leis fazem sentir melhor a realidade originária (CANDIDO, 1993, p. 10) e exigindo do receptor não uma postura empática e efetivamente identificadora com o texto, mas uma atitude atuante e interveniente no ato da leitura (FANTINATI, 1983, p. 49), sob o risco do texto não se completar em sua totalidade. |
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Elevado ao rés-do-chão: tensão crítica nas crônicas de Ricardo Ramos (Folha da Tarde 1984-1986)Ramos, Ricardo, 1929- Crítica e interpretaçãoLiteratura brasileira - História e críticaCronicas brasileirasChronicleRicardo RamosTensionCriticismAestheticismAs pesquisas ora realizadas sobre as crônicas de Ricardo de Medeiros Ramos (1929-1992) estão organizadas em dois volumes, visando alcançar pelo menos dois objetivos. Inicialmente, procurou-se valorizar o resultado de um longo trabalho de recolha e sistematização do corpus básico de estudo, trazendo, na íntegra, a transcrição das 93 crônicas publicadas pelo autor, de 1984 a 1986, no Jornal Folha da Tarde e um estudo que busca dar conta da dualidade de visão na articulação dos significados, marcadamente distintiva desses textos. Num segundo volume, objetivou-se comprovar a tese de que, partindo de comentários aparentemente simples sobre fatos do cotidiano, Ricardo Ramos constrói seu texto sob uma constante tensão crítica, que instaura um novo modelo de comunicação em que tese e antítese têm sua síntese na elaboração estética engendrada pelo autor por meio da linguagem. Este modo particular de plasmar elementos não-literários (CANDIDO, 1969, p. 34), insere-se numa vertente da literatura do final do século passado, que se destaca pela nítida função de crítica social, criando um mundo novo, cujas leis fazem sentir melhor a realidade originária (CANDIDO, 1993, p. 10) e exigindo do receptor não uma postura empática e efetivamente identificadora com o texto, mas uma atitude atuante e interveniente no ato da leitura (FANTINATI, 1983, p. 49), sob o risco do texto não se completar em sua totalidade.The researches made about the chronicles by Ricardo de Medeiros Ramos (1929-1992) were organized in two issues in order to aim at least two objectives. Firstly we have tried to value the hard work of collecting and systemizing a basic corpus. It has the whole transcription of 93 chronicles published by the author from 1984 to 1986 at Folha da Tarde newspaper as well as a study which tries to verify the double vision in the meaning articulation which are distinctly marked in those texts. Secondly, we aimed to prove the thesis that from apparently simple comments on everyday facts Ricardo Ramos builds his texts under constant criticism tension. It starts a new model of communication in which thesis and antithesis have its synthesis in the working up of aesthetics produced by the author through language. This unique way of molding non-literary elements (CANDIDO, 1060, p. 34) is part of late twentieth century literature side. This versant has a clear function of social criticism that creates a new world whose laws make the derived reality fell better (CANDIDO, 1993, p. 10) and demands from the receptor not an empathy and effectively identifying posture whith the text but an acting and intervenient attitude in reading (FANTINATI, 1983, p. 49) or the text will not be totally completed.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Fantinati, Carlos Erivany [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Pinto, Aroldo José Abreu [UNESP]2014-06-11T19:32:49Z2014-06-11T19:32:49Z2004-12-17info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis2 v. : il.application/pdfPINTO, Aroldo José Abreu. Elevado ao rés-do-chão: tensão crítica nas crônicas de Ricardo Ramos (Folha da Tarde 1984-1986). 2004. 2 v. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Assis, 2004.http://hdl.handle.net/11449/103695000290072pinto_aja_dr_assis.pdf33004048019P1Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-06-18T13:23:50Zoai:repositorio.unesp.br:11449/103695Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T20:30:59.782761Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
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