Radiação UV: efeitos, riscos e benefícios à saúde humana - proposta de sequência didática para o ensino de física

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Franco, Leandro William [UNESP]
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/153579
Resumo: Neste trabalho é proposta uma Sequência Didática para alunos do 2º Termo do Ensino Médio da Educação de Jovens e Adultos, abordando os efeitos desencadeados pela radiação ultravioleta (UV) à saúde humana. Na elaboração deste material foram utilizados vários referenciais teóricos: Lev Vygotsky, Antoni Zabala, Emico Okuno, Maria Apparecida Constantino Vilela e o Currículo de Física do Estado de São Paulo. Quanto ao objeto de ensino são abordadas situações cotidianas de excessiva exposição à radiação UV, em especial, à radiação solar. No desenvolvimento das atividades são apresentadas algumas fotografias e um questionário investigativo, além de vídeos, leituras de textos de divulgação científica, leitura e interpretação de gráficos representativos do índice UV e uma atividade experimental. Ressaltase que a produção deste trabalho valeu-se de uma pesquisa qualitativa e de natureza descritiva. Destaca-se também que o produto educacional pode ser utilizado num trabalho interdisciplinar no ensino de Física, Química e Biologia. Assim sendo, espera-se que a aplicação dessa Sequência Didática propicie aos estudantes a aquisição de novos conhecimentos, para assim, assumirem nova postura sobre os cuidados e medidas preventivas que possibilite a eles a ruptura de certas concepções em relação às situações de exposição à radiação UV.
id UNSP_0df8beb2654edb1396c74a4fe55c4b6a
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/153579
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Radiação UV: efeitos, riscos e benefícios à saúde humana - proposta de sequência didática para o ensino de físicaUv radiation: effects, risks and benefits to human health - proposal of didactic sequence for physical educationUV radiationRadiação UVSequência didáticaEnsino médioDidactic sequenceHigh schoolNeste trabalho é proposta uma Sequência Didática para alunos do 2º Termo do Ensino Médio da Educação de Jovens e Adultos, abordando os efeitos desencadeados pela radiação ultravioleta (UV) à saúde humana. Na elaboração deste material foram utilizados vários referenciais teóricos: Lev Vygotsky, Antoni Zabala, Emico Okuno, Maria Apparecida Constantino Vilela e o Currículo de Física do Estado de São Paulo. Quanto ao objeto de ensino são abordadas situações cotidianas de excessiva exposição à radiação UV, em especial, à radiação solar. No desenvolvimento das atividades são apresentadas algumas fotografias e um questionário investigativo, além de vídeos, leituras de textos de divulgação científica, leitura e interpretação de gráficos representativos do índice UV e uma atividade experimental. Ressaltase que a produção deste trabalho valeu-se de uma pesquisa qualitativa e de natureza descritiva. Destaca-se também que o produto educacional pode ser utilizado num trabalho interdisciplinar no ensino de Física, Química e Biologia. Assim sendo, espera-se que a aplicação dessa Sequência Didática propicie aos estudantes a aquisição de novos conhecimentos, para assim, assumirem nova postura sobre os cuidados e medidas preventivas que possibilite a eles a ruptura de certas concepções em relação às situações de exposição à radiação UV.This paper proposes a Didactic Sequence for students of the 2nd Term of Secondary Education of Young and Adult Education, addressing the effects of ultraviolet (UV) radiation on human health. In the elaboration of this material several theoretical references were used: Lev Vygotsky, Antoni Zabala, Emico Okuno, Maria Apparecida Constantino Vilela and the Curriculum of Physics of the State of São Paulo. Regarding the teaching object, daily situations of excessive exposure to UV radiation, especially solar radiation, are addressed. In the development of the activities are presented some photographs and an investigative questionnaire, as well as videos, readings of scientific dissemination texts, reading and interpretation of graphs representative of the UV index and an experimental activity. It is emphasized that the production of this work was based on a qualitative and descriptive research. It is also emphasized that the educational product can be used in an interdisciplinary work in the teaching of Physics, Chemistry and Biology. Therefore, it is expected that the application of this Didactic Sequence will allow the students to acquire new knowledge to take a new stance on the precautions and preventive measures that allow them to break certain concepts regarding the situations of exposure to radiation UV.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Cardoso, Celso Xavier [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Franco, Leandro William [UNESP]2018-04-18T12:57:53Z2018-04-18T12:57:53Z2018-03-14info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/15357900090022533283010001P549219483748200650000-0002-7772-2701porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-06-20T13:19:05Zoai:repositorio.unesp.br:11449/153579Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T20:32:48.273621Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Radiação UV: efeitos, riscos e benefícios à saúde humana - proposta de sequência didática para o ensino de física
Uv radiation: effects, risks and benefits to human health - proposal of didactic sequence for physical education
title Radiação UV: efeitos, riscos e benefícios à saúde humana - proposta de sequência didática para o ensino de física
spellingShingle Radiação UV: efeitos, riscos e benefícios à saúde humana - proposta de sequência didática para o ensino de física
Franco, Leandro William [UNESP]
UV radiation
Radiação UV
Sequência didática
Ensino médio
Didactic sequence
High school
title_short Radiação UV: efeitos, riscos e benefícios à saúde humana - proposta de sequência didática para o ensino de física
title_full Radiação UV: efeitos, riscos e benefícios à saúde humana - proposta de sequência didática para o ensino de física
title_fullStr Radiação UV: efeitos, riscos e benefícios à saúde humana - proposta de sequência didática para o ensino de física
title_full_unstemmed Radiação UV: efeitos, riscos e benefícios à saúde humana - proposta de sequência didática para o ensino de física
title_sort Radiação UV: efeitos, riscos e benefícios à saúde humana - proposta de sequência didática para o ensino de física
author Franco, Leandro William [UNESP]
author_facet Franco, Leandro William [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Cardoso, Celso Xavier [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Franco, Leandro William [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv UV radiation
Radiação UV
Sequência didática
Ensino médio
Didactic sequence
High school
topic UV radiation
Radiação UV
Sequência didática
Ensino médio
Didactic sequence
High school
description Neste trabalho é proposta uma Sequência Didática para alunos do 2º Termo do Ensino Médio da Educação de Jovens e Adultos, abordando os efeitos desencadeados pela radiação ultravioleta (UV) à saúde humana. Na elaboração deste material foram utilizados vários referenciais teóricos: Lev Vygotsky, Antoni Zabala, Emico Okuno, Maria Apparecida Constantino Vilela e o Currículo de Física do Estado de São Paulo. Quanto ao objeto de ensino são abordadas situações cotidianas de excessiva exposição à radiação UV, em especial, à radiação solar. No desenvolvimento das atividades são apresentadas algumas fotografias e um questionário investigativo, além de vídeos, leituras de textos de divulgação científica, leitura e interpretação de gráficos representativos do índice UV e uma atividade experimental. Ressaltase que a produção deste trabalho valeu-se de uma pesquisa qualitativa e de natureza descritiva. Destaca-se também que o produto educacional pode ser utilizado num trabalho interdisciplinar no ensino de Física, Química e Biologia. Assim sendo, espera-se que a aplicação dessa Sequência Didática propicie aos estudantes a aquisição de novos conhecimentos, para assim, assumirem nova postura sobre os cuidados e medidas preventivas que possibilite a eles a ruptura de certas concepções em relação às situações de exposição à radiação UV.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-04-18T12:57:53Z
2018-04-18T12:57:53Z
2018-03-14
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/153579
000900225
33283010001P5
4921948374820065
0000-0002-7772-2701
url http://hdl.handle.net/11449/153579
identifier_str_mv 000900225
33283010001P5
4921948374820065
0000-0002-7772-2701
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129217692434432