Como grupos auxiliam na (trans)formação de futuros professores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Chinelato, Beatriz Maria
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/216456
Resumo: Ao fazer parte de um grupo de estudo/pesquisa desde 2018, percebi o quanto estar em um coletivo que fala sobre educação me proporcionou experiências e vivências únicas. Participar de eventos, de discussões e diálogos propositivos com colegas, professores e gestores trouxe uma pluralidade de conhecimentos/saberes para minha formação inicial. Dessa forma, tomando como foco a temática dos grupos de estudo/pesquisa a presente investigação objetivou analisar artigos científicos cuja temática aborda grupos de estudo/pesquisa universitários na área da Educação. Busquei atingir os seguintes objetivos específicos: sistematizar os grupos de estudo/pesquisa que problematizaram o grupo como espaço de formação e compreender as contribuições que os grupos de estudos/pesquisa no contexto universitário favorecem a constituição dos futuros professores que deles participam. Para atingir esse objetivo, desenvolvi uma pesquisa bibliográfica (GIL, 2002) através de um levantamento bibliográfico que foi realizado na base de dados do Google Acadêmico, com o critério de escolha de artigos que contemplassem as palavras-chave “grupo de formação educação” no título, no resumo ou nas palavras-chaves. Foram selecionados treze artigos produzidos no período de 2015-2020, na língua portuguesa, para a análise dos mesmos. Após a análise e sistematização, foi possível considerar que os grupos ultrapassam os muros da academia, os grupos são espaços abertos para reflexões, locais que permitem diálogo com sujeitos da escola enquanto somos professores em formação, buscando uma educação mais reflexiva e emancipadora.
id UNSP_0e4008f237a45cbfb967bd4cdbfc030b
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/216456
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Como grupos auxiliam na (trans)formação de futuros professoresHow groups help in the (trans)training of future teachersGruposGrupos de estudo/pesquisaProfessores formaçãoUniversidadeGroupsStudy/research groupsTeacher trainingUniversityAo fazer parte de um grupo de estudo/pesquisa desde 2018, percebi o quanto estar em um coletivo que fala sobre educação me proporcionou experiências e vivências únicas. Participar de eventos, de discussões e diálogos propositivos com colegas, professores e gestores trouxe uma pluralidade de conhecimentos/saberes para minha formação inicial. Dessa forma, tomando como foco a temática dos grupos de estudo/pesquisa a presente investigação objetivou analisar artigos científicos cuja temática aborda grupos de estudo/pesquisa universitários na área da Educação. Busquei atingir os seguintes objetivos específicos: sistematizar os grupos de estudo/pesquisa que problematizaram o grupo como espaço de formação e compreender as contribuições que os grupos de estudos/pesquisa no contexto universitário favorecem a constituição dos futuros professores que deles participam. Para atingir esse objetivo, desenvolvi uma pesquisa bibliográfica (GIL, 2002) através de um levantamento bibliográfico que foi realizado na base de dados do Google Acadêmico, com o critério de escolha de artigos que contemplassem as palavras-chave “grupo de formação educação” no título, no resumo ou nas palavras-chaves. Foram selecionados treze artigos produzidos no período de 2015-2020, na língua portuguesa, para a análise dos mesmos. Após a análise e sistematização, foi possível considerar que os grupos ultrapassam os muros da academia, os grupos são espaços abertos para reflexões, locais que permitem diálogo com sujeitos da escola enquanto somos professores em formação, buscando uma educação mais reflexiva e emancipadora.Being part of a study/research group since 2018, I realized how much being in a collective that talks about education gave me unique experiences and experiences. Participating in events, discussions and purposeful dialogues with colleagues, teachers and managers brought a plurality of knowledge/knowledge to my initial training. Thus, focusing on the theme of study/research groups, this investigation aimed to analyze scientific articles whose theme addresses university study/research groups in the field of Education. I sought to achieve the following specific objectives: systematize the study/research groups that problematized the group as a training space and understand the contributions that study/research groups in the university context favor the constitution of future teachers who participate in them. To achieve this goal, I developed bibliographic research (GIL, 2002) through a bibliographic survey that was carried out in the Google Scholar database, with the criterion for choosing articles that included the keywords "education training group" in the title, abstract or keywords. Thirteen articles produced in the period 2015-2020, in Portuguese, were selected for their analysis. After the analysis and systematization, it was possible to consider that the groups go beyond the walls of the academy, the groups are open spaces for reflection, places that allow dialogue with school subjects while we are teachers in training, seeking a more reflective and emancipatory education.Não recebi financiamentoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Chaluh, Laura Noemi [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Chinelato, Beatriz Maria2022-02-09T16:39:10Z2022-02-09T16:39:10Z2022-01-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/216456porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-12-17T06:16:06Zoai:repositorio.unesp.br:11449/216456Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T20:32:34.224719Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Como grupos auxiliam na (trans)formação de futuros professores
How groups help in the (trans)training of future teachers
title Como grupos auxiliam na (trans)formação de futuros professores
spellingShingle Como grupos auxiliam na (trans)formação de futuros professores
Chinelato, Beatriz Maria
Grupos
Grupos de estudo/pesquisa
Professores formação
Universidade
Groups
Study/research groups
Teacher training
University
title_short Como grupos auxiliam na (trans)formação de futuros professores
title_full Como grupos auxiliam na (trans)formação de futuros professores
title_fullStr Como grupos auxiliam na (trans)formação de futuros professores
title_full_unstemmed Como grupos auxiliam na (trans)formação de futuros professores
title_sort Como grupos auxiliam na (trans)formação de futuros professores
author Chinelato, Beatriz Maria
author_facet Chinelato, Beatriz Maria
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Chaluh, Laura Noemi [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Chinelato, Beatriz Maria
dc.subject.por.fl_str_mv Grupos
Grupos de estudo/pesquisa
Professores formação
Universidade
Groups
Study/research groups
Teacher training
University
topic Grupos
Grupos de estudo/pesquisa
Professores formação
Universidade
Groups
Study/research groups
Teacher training
University
description Ao fazer parte de um grupo de estudo/pesquisa desde 2018, percebi o quanto estar em um coletivo que fala sobre educação me proporcionou experiências e vivências únicas. Participar de eventos, de discussões e diálogos propositivos com colegas, professores e gestores trouxe uma pluralidade de conhecimentos/saberes para minha formação inicial. Dessa forma, tomando como foco a temática dos grupos de estudo/pesquisa a presente investigação objetivou analisar artigos científicos cuja temática aborda grupos de estudo/pesquisa universitários na área da Educação. Busquei atingir os seguintes objetivos específicos: sistematizar os grupos de estudo/pesquisa que problematizaram o grupo como espaço de formação e compreender as contribuições que os grupos de estudos/pesquisa no contexto universitário favorecem a constituição dos futuros professores que deles participam. Para atingir esse objetivo, desenvolvi uma pesquisa bibliográfica (GIL, 2002) através de um levantamento bibliográfico que foi realizado na base de dados do Google Acadêmico, com o critério de escolha de artigos que contemplassem as palavras-chave “grupo de formação educação” no título, no resumo ou nas palavras-chaves. Foram selecionados treze artigos produzidos no período de 2015-2020, na língua portuguesa, para a análise dos mesmos. Após a análise e sistematização, foi possível considerar que os grupos ultrapassam os muros da academia, os grupos são espaços abertos para reflexões, locais que permitem diálogo com sujeitos da escola enquanto somos professores em formação, buscando uma educação mais reflexiva e emancipadora.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-02-09T16:39:10Z
2022-02-09T16:39:10Z
2022-01-10
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/216456
url http://hdl.handle.net/11449/216456
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129215971721216