Uso de calculadoras em aulas de matemática: o que os professores pensam

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mocrosky, Luciane Ferreira [UNESP]
Data de Publicação: 1997
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/91121
Resumo: Este estudo tem por objetivo conhecer o que os professores de Matemática pensam a respeito do uso da calculadora em sala de aula, buscando compreender o que consideram importante para essa prática pedagógica. A metodologia adotada para essa investigação teve inspiração fenomenológica, baseada na estrutura do fenômeno situado. Os sujeitos dessa pesquisa foram professores dos ensinos fundamental e médio, das redes pública e particular de ensino, nas cidades de Ponta Grossa - PR e Rio Claro - SP. Ao todo foram coletados 22 depoimentos, gravados, transcritos e analisados. A princípio, para a análise, foram consideradas as idéias individuais dos depoentes, com as quais foi construída a Matriz ldeográfica, que mostra uma das reduções feitas. Num segundo momento, partindo dessa Matriz, novas reduções foram efetuadas e delas emergiram três categorias abertas que apontam as características essenciais do uso da calculadora nas aulas de Matemática: domínio das operações básicas, a calculadora como recurso didátlco e formação do professor. Essas categorias foram interpretadas tendo em vista os depoimentos dos sujeitos e a literatura estudada. Finalizando o trabalho, apresentou-se a compreensão da pesquisadora sobre o estudo e, dessa interpretação e reflexão, foram levantados pontos relevantes que sugerem outras pesquisas e que indicam ações pedagógicas tendo em vista a calcufadora e a sala de aula. Esses pontos dizem de: conteúdos programáticos, avaliaçã e formação do professor.
id UNSP_0e68c66d0f7abbf90436811c832ce361
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/91121
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Uso de calculadoras em aulas de matemática: o que os professores pensamMaquinas de calcular - MatemáticaMatemática - Estudo e ensinoCalculadoras - Uso em sala de aulaCalculators - Use in Mathematics classroomEste estudo tem por objetivo conhecer o que os professores de Matemática pensam a respeito do uso da calculadora em sala de aula, buscando compreender o que consideram importante para essa prática pedagógica. A metodologia adotada para essa investigação teve inspiração fenomenológica, baseada na estrutura do fenômeno situado. Os sujeitos dessa pesquisa foram professores dos ensinos fundamental e médio, das redes pública e particular de ensino, nas cidades de Ponta Grossa - PR e Rio Claro - SP. Ao todo foram coletados 22 depoimentos, gravados, transcritos e analisados. A princípio, para a análise, foram consideradas as idéias individuais dos depoentes, com as quais foi construída a Matriz ldeográfica, que mostra uma das reduções feitas. Num segundo momento, partindo dessa Matriz, novas reduções foram efetuadas e delas emergiram três categorias abertas que apontam as características essenciais do uso da calculadora nas aulas de Matemática: domínio das operações básicas, a calculadora como recurso didátlco e formação do professor. Essas categorias foram interpretadas tendo em vista os depoimentos dos sujeitos e a literatura estudada. Finalizando o trabalho, apresentou-se a compreensão da pesquisadora sobre o estudo e, dessa interpretação e reflexão, foram levantados pontos relevantes que sugerem outras pesquisas e que indicam ações pedagógicas tendo em vista a calcufadora e a sala de aula. Esses pontos dizem de: conteúdos programáticos, avaliaçã e formação do professor.This study aims at knowing what mathematics teachers think about the use of calculators in the classroom, looking for an understanding of what they consider to be important in this pedagogical practice. The research methodology had a phenomenological inspiration based on the structure of situated phenomena. The subjects of this research were people teaching at primary, secondary and high school levels, at public and private schools in the cities of Ponta Grossa - PR and Rio Claro - SP. Twenty two testimonies were collected, recorded, transcribed and analysed. At first an Ideographical Matrix was assembled from the teachers' individual ideas, representing one of the reductions made. In a second moment, starting with this Matrix, new reductions were made and three open categories emerged. These categories point to the essential characteristics of the use of calculators in the Mathematics classroom: domain of basic operations, the calculator as didactic resource and teacher education. These categories were interpreted on the basis of the subjects' testimonies and the study of bibliography. Finally, the researcher comprehension of the study is presented. Based on her interpretation and reflection, relevant points suggesting new research and pedagogical action using the calculators in Mathematics classroom, were raised. These points refer to: subject matter, assessment and teacher education.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Bicudo, Maria Aparecida Viggiani [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Mocrosky, Luciane Ferreira [UNESP]2014-06-11T19:24:54Z2014-06-11T19:24:54Z1997-12-08info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis199 f.application/pdfMOCROSKY, Luciane Ferreira. Uso de calculadoras em aulas de matemática: o que os professores pensam. 1997. 199 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, 1997.http://hdl.handle.net/11449/91121000045300mocrosky_lf_me_rcla.pdf33004137031P71432728078910527Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-11-30T06:19:02Zoai:repositorio.unesp.br:11449/91121Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462023-11-30T06:19:02Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Uso de calculadoras em aulas de matemática: o que os professores pensam
title Uso de calculadoras em aulas de matemática: o que os professores pensam
spellingShingle Uso de calculadoras em aulas de matemática: o que os professores pensam
Mocrosky, Luciane Ferreira [UNESP]
Maquinas de calcular - Matemática
Matemática - Estudo e ensino
Calculadoras - Uso em sala de aula
Calculators - Use in Mathematics classroom
title_short Uso de calculadoras em aulas de matemática: o que os professores pensam
title_full Uso de calculadoras em aulas de matemática: o que os professores pensam
title_fullStr Uso de calculadoras em aulas de matemática: o que os professores pensam
title_full_unstemmed Uso de calculadoras em aulas de matemática: o que os professores pensam
title_sort Uso de calculadoras em aulas de matemática: o que os professores pensam
author Mocrosky, Luciane Ferreira [UNESP]
author_facet Mocrosky, Luciane Ferreira [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Bicudo, Maria Aparecida Viggiani [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Mocrosky, Luciane Ferreira [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Maquinas de calcular - Matemática
Matemática - Estudo e ensino
Calculadoras - Uso em sala de aula
Calculators - Use in Mathematics classroom
topic Maquinas de calcular - Matemática
Matemática - Estudo e ensino
Calculadoras - Uso em sala de aula
Calculators - Use in Mathematics classroom
description Este estudo tem por objetivo conhecer o que os professores de Matemática pensam a respeito do uso da calculadora em sala de aula, buscando compreender o que consideram importante para essa prática pedagógica. A metodologia adotada para essa investigação teve inspiração fenomenológica, baseada na estrutura do fenômeno situado. Os sujeitos dessa pesquisa foram professores dos ensinos fundamental e médio, das redes pública e particular de ensino, nas cidades de Ponta Grossa - PR e Rio Claro - SP. Ao todo foram coletados 22 depoimentos, gravados, transcritos e analisados. A princípio, para a análise, foram consideradas as idéias individuais dos depoentes, com as quais foi construída a Matriz ldeográfica, que mostra uma das reduções feitas. Num segundo momento, partindo dessa Matriz, novas reduções foram efetuadas e delas emergiram três categorias abertas que apontam as características essenciais do uso da calculadora nas aulas de Matemática: domínio das operações básicas, a calculadora como recurso didátlco e formação do professor. Essas categorias foram interpretadas tendo em vista os depoimentos dos sujeitos e a literatura estudada. Finalizando o trabalho, apresentou-se a compreensão da pesquisadora sobre o estudo e, dessa interpretação e reflexão, foram levantados pontos relevantes que sugerem outras pesquisas e que indicam ações pedagógicas tendo em vista a calcufadora e a sala de aula. Esses pontos dizem de: conteúdos programáticos, avaliaçã e formação do professor.
publishDate 1997
dc.date.none.fl_str_mv 1997-12-08
2014-06-11T19:24:54Z
2014-06-11T19:24:54Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MOCROSKY, Luciane Ferreira. Uso de calculadoras em aulas de matemática: o que os professores pensam. 1997. 199 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, 1997.
http://hdl.handle.net/11449/91121
000045300
mocrosky_lf_me_rcla.pdf
33004137031P7
1432728078910527
identifier_str_mv MOCROSKY, Luciane Ferreira. Uso de calculadoras em aulas de matemática: o que os professores pensam. 1997. 199 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, 1997.
000045300
mocrosky_lf_me_rcla.pdf
33004137031P7
1432728078910527
url http://hdl.handle.net/11449/91121
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 199 f.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799965124717445120