O espaço urbano e suas temporalidades: diagnóstico e propostas de intervenção para o patrimônio histórico do centro de Limeira - SP

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mineo, Marcela Maria Patriarca [UNESP]
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/95629
Resumo: O presente trabalho procura analisar a permanência das formas antigas no espaço urbano contemporâneo tendo como objeto de investigação a cidade de Limeira – SP. Para tanto, foi realizada uma revisão sobre o surgimento da modernidade e sobre o papel do consumo para a produção do espaço e para a reprodução da vida cotidiana. O patrimônio histórico surge no século XV pelo clero em Roma para resguardar a história e a cultura da antiguidade clássica e para atender às novas demandas do consumo cultural pela nobreza. Com isso, era necessário criar medidas de proteção do patrimônio histórico a fim de resguardá-lo de depredações e furtos. Atualmente, grande parte do patrimônio histórico tem sido modificada ou destruída, no entanto as políticas de conservação evoluíram bastante e estão inserindo a população como um todo para que essas medidas sejam eficazes. A região central de Limeira é marcada pela presença de alguns edifícios históricos de uso coletivo que apesar de algumas alterações em suas formas e funções desempenham o papel de marcos territoriais do espaço urbano. Durante a pesquisa, a população usuária do centro foi consultada acerca do entendimento que tinha sobre a conservação do patrimônio histórico e quais edifícios da área central deveriam ser conservados. Com base nas respostas obtidas, foi verificado que a maioria da população não compreende o que vem a ser conservação do patrimônio histórico e a escolha do edifício a ser conservado estava centrada no uso que era feito do espaço, como no caso da Estação Ferroviária. Para concluir o trabalho, foram elaborados um projeto de passeio históricoturístico ferroviário e uma cartilha de educação patrimonial que beneficiariam a história, o patrimônio histórico edificado e a população locais.
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