Ensino de inglês para a Terceira Idade: Uma proposta didática com o uso do aplicativo Quizlet
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/154228 |
Resumo: | Na realidade científica atual, poucos são os trabalhos que se dedicam ao uso de materiais didáticos para o ensino e aprendizagem de inglês para a terceira idade. Mais diminutas ainda, são as investigações sobre o uso de recursos digitais no contexto de ensino e aprendizagem do idioma para o público idoso. Diante desse quadro, este trabalho tem como principal objetivo refletir sobre as necessidades e especificidades de aprendizes de inglês de uma Universidade Aberta à Terceira idade, parceira de um Centro de Línguas, de uma universidade pública no interior do Estado de São Paulo. Já como objetivo específico, buscamos apresentar e avaliar uma proposta didática, aliada ao uso de recursos digitais, que aborde as necessidades e especificidades identificadas no público alvo. Para tanto, esta investigação, considerada uma pesquisa-ação, adota os seguintes instrumentos de coleta de dados: questionário semiestruturado, entrevista, gravada em áudio, e diários reflexivos elaborados pela professora-pesquisadora. A partir das informações coletadas, uma proposta didática é apresentada e avaliada, bem como os recursos digitais incorporados à sua implementação. Espera-se que os resultados das discussões e reflexões possam servir como contribuição ao acervo científico sobre o tema e, sobretudo, a professores e alunos envolvidos nesse contexto de ensino e aprendizagem. |
id |
UNSP_0ebe95e0abaae1b98ae33a3ec631857c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/154228 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Ensino de inglês para a Terceira Idade: Uma proposta didática com o uso do aplicativo QuizletTeaching English to old age: A didactic proposal with the use of the app QuizletEnsino e aprendizagemmaterial didáticoterceira idadetecnologiaTeaching and learningdidactic materialelderlytechnologyNa realidade científica atual, poucos são os trabalhos que se dedicam ao uso de materiais didáticos para o ensino e aprendizagem de inglês para a terceira idade. Mais diminutas ainda, são as investigações sobre o uso de recursos digitais no contexto de ensino e aprendizagem do idioma para o público idoso. Diante desse quadro, este trabalho tem como principal objetivo refletir sobre as necessidades e especificidades de aprendizes de inglês de uma Universidade Aberta à Terceira idade, parceira de um Centro de Línguas, de uma universidade pública no interior do Estado de São Paulo. Já como objetivo específico, buscamos apresentar e avaliar uma proposta didática, aliada ao uso de recursos digitais, que aborde as necessidades e especificidades identificadas no público alvo. Para tanto, esta investigação, considerada uma pesquisa-ação, adota os seguintes instrumentos de coleta de dados: questionário semiestruturado, entrevista, gravada em áudio, e diários reflexivos elaborados pela professora-pesquisadora. A partir das informações coletadas, uma proposta didática é apresentada e avaliada, bem como os recursos digitais incorporados à sua implementação. Espera-se que os resultados das discussões e reflexões possam servir como contribuição ao acervo científico sobre o tema e, sobretudo, a professores e alunos envolvidos nesse contexto de ensino e aprendizagem.In current scientific scenario, there are few papers on the usage of didactic materials to teach and learn English for learners in the old age. There are fewer investigation papers on the usage of digital resources in the context of teaching and learning the language for the senior public. Given that condition, this paper’s main purpose is to reflect on the needs and specificities of students from a UNATI (Universidade Aberta à Terceira Idade), in partnership with a CEL (Centro de Ensino de Línguas), in a public university in the state of São Paulo. We also aim to present and evaluate a didactic proposal with the use of digital resources, which includes the needs and specificities identified on the target audience. Therefore, this investigation, which can be considered an action research, adopts the following instruments for collecting data: semi-structured questionnaire, audio recording interview and reflective journals, which were elaborated by the teacher-researcher. Based on the information collected, a didactic proposal is presented and evaluated, as well as the digital resources incorporated to its implementation. We hope the results emerged from the discussion and reflections on this paper can be a contribution to the scientific collection about the given subject, and above all, to teachers and students involved in this teaching and learning context.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)CAPES/PROEX: 1672131Universidade Estadual Paulista (Unesp)Kaneko-Marques, Sandra Maria [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Moraes, Vivian Nádia Ribeiro de [UNESP]2018-06-12T18:22:39Z2018-06-12T18:22:39Z2018-04-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/15422800090499933004030009P4porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-06-13T14:07:14Zoai:repositorio.unesp.br:11449/154228Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T23:28:38.937717Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ensino de inglês para a Terceira Idade: Uma proposta didática com o uso do aplicativo Quizlet Teaching English to old age: A didactic proposal with the use of the app Quizlet |
title |
Ensino de inglês para a Terceira Idade: Uma proposta didática com o uso do aplicativo Quizlet |
spellingShingle |
Ensino de inglês para a Terceira Idade: Uma proposta didática com o uso do aplicativo Quizlet Moraes, Vivian Nádia Ribeiro de [UNESP] Ensino e aprendizagem material didático terceira idade tecnologia Teaching and learning didactic material elderly technology |
title_short |
Ensino de inglês para a Terceira Idade: Uma proposta didática com o uso do aplicativo Quizlet |
title_full |
Ensino de inglês para a Terceira Idade: Uma proposta didática com o uso do aplicativo Quizlet |
title_fullStr |
Ensino de inglês para a Terceira Idade: Uma proposta didática com o uso do aplicativo Quizlet |
title_full_unstemmed |
Ensino de inglês para a Terceira Idade: Uma proposta didática com o uso do aplicativo Quizlet |
title_sort |
Ensino de inglês para a Terceira Idade: Uma proposta didática com o uso do aplicativo Quizlet |
author |
Moraes, Vivian Nádia Ribeiro de [UNESP] |
author_facet |
Moraes, Vivian Nádia Ribeiro de [UNESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Kaneko-Marques, Sandra Maria [UNESP] Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Moraes, Vivian Nádia Ribeiro de [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino e aprendizagem material didático terceira idade tecnologia Teaching and learning didactic material elderly technology |
topic |
Ensino e aprendizagem material didático terceira idade tecnologia Teaching and learning didactic material elderly technology |
description |
Na realidade científica atual, poucos são os trabalhos que se dedicam ao uso de materiais didáticos para o ensino e aprendizagem de inglês para a terceira idade. Mais diminutas ainda, são as investigações sobre o uso de recursos digitais no contexto de ensino e aprendizagem do idioma para o público idoso. Diante desse quadro, este trabalho tem como principal objetivo refletir sobre as necessidades e especificidades de aprendizes de inglês de uma Universidade Aberta à Terceira idade, parceira de um Centro de Línguas, de uma universidade pública no interior do Estado de São Paulo. Já como objetivo específico, buscamos apresentar e avaliar uma proposta didática, aliada ao uso de recursos digitais, que aborde as necessidades e especificidades identificadas no público alvo. Para tanto, esta investigação, considerada uma pesquisa-ação, adota os seguintes instrumentos de coleta de dados: questionário semiestruturado, entrevista, gravada em áudio, e diários reflexivos elaborados pela professora-pesquisadora. A partir das informações coletadas, uma proposta didática é apresentada e avaliada, bem como os recursos digitais incorporados à sua implementação. Espera-se que os resultados das discussões e reflexões possam servir como contribuição ao acervo científico sobre o tema e, sobretudo, a professores e alunos envolvidos nesse contexto de ensino e aprendizagem. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-06-12T18:22:39Z 2018-06-12T18:22:39Z 2018-04-27 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/11449/154228 000904999 33004030009P4 |
url |
http://hdl.handle.net/11449/154228 |
identifier_str_mv |
000904999 33004030009P4 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808129524261453824 |