Ensino de inglês para a Terceira Idade: Uma proposta didática com o uso do aplicativo Quizlet

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moraes, Vivian Nádia Ribeiro de [UNESP]
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/154228
Resumo: Na realidade científica atual, poucos são os trabalhos que se dedicam ao uso de materiais didáticos para o ensino e aprendizagem de inglês para a terceira idade. Mais diminutas ainda, são as investigações sobre o uso de recursos digitais no contexto de ensino e aprendizagem do idioma para o público idoso. Diante desse quadro, este trabalho tem como principal objetivo refletir sobre as necessidades e especificidades de aprendizes de inglês de uma Universidade Aberta à Terceira idade, parceira de um Centro de Línguas, de uma universidade pública no interior do Estado de São Paulo. Já como objetivo específico, buscamos apresentar e avaliar uma proposta didática, aliada ao uso de recursos digitais, que aborde as necessidades e especificidades identificadas no público alvo. Para tanto, esta investigação, considerada uma pesquisa-ação, adota os seguintes instrumentos de coleta de dados: questionário semiestruturado, entrevista, gravada em áudio, e diários reflexivos elaborados pela professora-pesquisadora. A partir das informações coletadas, uma proposta didática é apresentada e avaliada, bem como os recursos digitais incorporados à sua implementação. Espera-se que os resultados das discussões e reflexões possam servir como contribuição ao acervo científico sobre o tema e, sobretudo, a professores e alunos envolvidos nesse contexto de ensino e aprendizagem.
id UNSP_0ebe95e0abaae1b98ae33a3ec631857c
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/154228
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Ensino de inglês para a Terceira Idade: Uma proposta didática com o uso do aplicativo QuizletTeaching English to old age: A didactic proposal with the use of the app QuizletEnsino e aprendizagemmaterial didáticoterceira idadetecnologiaTeaching and learningdidactic materialelderlytechnologyNa realidade científica atual, poucos são os trabalhos que se dedicam ao uso de materiais didáticos para o ensino e aprendizagem de inglês para a terceira idade. Mais diminutas ainda, são as investigações sobre o uso de recursos digitais no contexto de ensino e aprendizagem do idioma para o público idoso. Diante desse quadro, este trabalho tem como principal objetivo refletir sobre as necessidades e especificidades de aprendizes de inglês de uma Universidade Aberta à Terceira idade, parceira de um Centro de Línguas, de uma universidade pública no interior do Estado de São Paulo. Já como objetivo específico, buscamos apresentar e avaliar uma proposta didática, aliada ao uso de recursos digitais, que aborde as necessidades e especificidades identificadas no público alvo. Para tanto, esta investigação, considerada uma pesquisa-ação, adota os seguintes instrumentos de coleta de dados: questionário semiestruturado, entrevista, gravada em áudio, e diários reflexivos elaborados pela professora-pesquisadora. A partir das informações coletadas, uma proposta didática é apresentada e avaliada, bem como os recursos digitais incorporados à sua implementação. Espera-se que os resultados das discussões e reflexões possam servir como contribuição ao acervo científico sobre o tema e, sobretudo, a professores e alunos envolvidos nesse contexto de ensino e aprendizagem.In current scientific scenario, there are few papers on the usage of didactic materials to teach and learn English for learners in the old age. There are fewer investigation papers on the usage of digital resources in the context of teaching and learning the language for the senior public. Given that condition, this paper’s main purpose is to reflect on the needs and specificities of students from a UNATI (Universidade Aberta à Terceira Idade), in partnership with a CEL (Centro de Ensino de Línguas), in a public university in the state of São Paulo. We also aim to present and evaluate a didactic proposal with the use of digital resources, which includes the needs and specificities identified on the target audience. Therefore, this investigation, which can be considered an action research, adopts the following instruments for collecting data: semi-structured questionnaire, audio recording interview and reflective journals, which were elaborated by the teacher-researcher. Based on the information collected, a didactic proposal is presented and evaluated, as well as the digital resources incorporated to its implementation. We hope the results emerged from the discussion and reflections on this paper can be a contribution to the scientific collection about the given subject, and above all, to teachers and students involved in this teaching and learning context.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)CAPES/PROEX: 1672131Universidade Estadual Paulista (Unesp)Kaneko-Marques, Sandra Maria [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Moraes, Vivian Nádia Ribeiro de [UNESP]2018-06-12T18:22:39Z2018-06-12T18:22:39Z2018-04-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/15422800090499933004030009P4porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-06-13T14:07:14Zoai:repositorio.unesp.br:11449/154228Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T23:28:38.937717Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Ensino de inglês para a Terceira Idade: Uma proposta didática com o uso do aplicativo Quizlet
Teaching English to old age: A didactic proposal with the use of the app Quizlet
title Ensino de inglês para a Terceira Idade: Uma proposta didática com o uso do aplicativo Quizlet
spellingShingle Ensino de inglês para a Terceira Idade: Uma proposta didática com o uso do aplicativo Quizlet
Moraes, Vivian Nádia Ribeiro de [UNESP]
Ensino e aprendizagem
material didático
terceira idade
tecnologia
Teaching and learning
didactic material
elderly
technology
title_short Ensino de inglês para a Terceira Idade: Uma proposta didática com o uso do aplicativo Quizlet
title_full Ensino de inglês para a Terceira Idade: Uma proposta didática com o uso do aplicativo Quizlet
title_fullStr Ensino de inglês para a Terceira Idade: Uma proposta didática com o uso do aplicativo Quizlet
title_full_unstemmed Ensino de inglês para a Terceira Idade: Uma proposta didática com o uso do aplicativo Quizlet
title_sort Ensino de inglês para a Terceira Idade: Uma proposta didática com o uso do aplicativo Quizlet
author Moraes, Vivian Nádia Ribeiro de [UNESP]
author_facet Moraes, Vivian Nádia Ribeiro de [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Kaneko-Marques, Sandra Maria [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Moraes, Vivian Nádia Ribeiro de [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino e aprendizagem
material didático
terceira idade
tecnologia
Teaching and learning
didactic material
elderly
technology
topic Ensino e aprendizagem
material didático
terceira idade
tecnologia
Teaching and learning
didactic material
elderly
technology
description Na realidade científica atual, poucos são os trabalhos que se dedicam ao uso de materiais didáticos para o ensino e aprendizagem de inglês para a terceira idade. Mais diminutas ainda, são as investigações sobre o uso de recursos digitais no contexto de ensino e aprendizagem do idioma para o público idoso. Diante desse quadro, este trabalho tem como principal objetivo refletir sobre as necessidades e especificidades de aprendizes de inglês de uma Universidade Aberta à Terceira idade, parceira de um Centro de Línguas, de uma universidade pública no interior do Estado de São Paulo. Já como objetivo específico, buscamos apresentar e avaliar uma proposta didática, aliada ao uso de recursos digitais, que aborde as necessidades e especificidades identificadas no público alvo. Para tanto, esta investigação, considerada uma pesquisa-ação, adota os seguintes instrumentos de coleta de dados: questionário semiestruturado, entrevista, gravada em áudio, e diários reflexivos elaborados pela professora-pesquisadora. A partir das informações coletadas, uma proposta didática é apresentada e avaliada, bem como os recursos digitais incorporados à sua implementação. Espera-se que os resultados das discussões e reflexões possam servir como contribuição ao acervo científico sobre o tema e, sobretudo, a professores e alunos envolvidos nesse contexto de ensino e aprendizagem.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-06-12T18:22:39Z
2018-06-12T18:22:39Z
2018-04-27
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/154228
000904999
33004030009P4
url http://hdl.handle.net/11449/154228
identifier_str_mv 000904999
33004030009P4
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129524261453824