Formação de professores com abordagem EAD online para capacitar multiplicadores de conceitos sobre posse responsável de animais e zoonoses

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Tercilia de Oliveira [UNESP]
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Bresciani, Katia Denise Saraiva [UNESP], Nunes, Cáris Maroni [UNESP], Matheus, Ana Amélia Gonçalves Pereira [UNESP], Soares, Andrea Alves da Silva [UNESP], Queiroz, Luzia Helena [UNESP]
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://www.inscricoes.fmb.unesp.br/publicacao.asp?codTrabalho=OTg1Ng==
http://hdl.handle.net/11449/146802
Resumo: Introdução: Dengue, leishmaniose visceral e febre amarela são doenças transmitidas por vetores que se constituem em importante problema de saúde pública no Estado de São Paulo em especial, a leishmaniose na região de Araçatuba-SP, pois implicam em transtornos socioeconômicos e sanitários. A introdução de conceitos básicos de educação em saúde logo na primeira infância faz com que a criança se torne mais reflexiva e atuante em sua comunidade. Assim, faz-se necessário a implementação de programas de formação continuada a docentes, uma vez que durante a formação básica não existe uma disciplina específica para o trabalho com Educação em Saúde. Objetivos: Relatar as experiências de um programa de formação continuada oferecido aos docentes do ensino fundamental de escolas municipais de Araçatuba, SP, por meio de um curso semipresencial, visando à formação de multiplicadores de informação e promovendo a Educação em Saúde Pública. Métodos: O público-alvo foi constituído de docentes da educação infantil e básica das escolas municipais de Araçatuba-SP. Todos os envolvidos neste projeto receberam treinamento sobre os princípios da EAD e do ambiente virtual de aprendizagem TelEduc. No início do curso, fez-se o levantamento dos conhecimentos prévios dos professores, seguido do curso online, com quatro encontros para avaliações presenciais, seminários e palestras. No final do curso exige-se um portfólio dos projetos pedagógicos seguida de avaliação final do curso. Resultados: Foram oferecidos cinco edições do curso, desde 2009, sendo beneficiados, até 2013, 340 educadores do Ensino Básico e cerca de 10 mil educandos. O curso constou de uma fase conceitual abordando as doenças transmitidas por vetores e as principais zoonoses, higiene de alimentos, posse responsável e educação em saúde, além de uma fase prática com elaboração e aplicação de projetos educativos. A média de evasão foi de 90%, limite considerado normal para cursos semipresenciais online. Até o momento observou-se aumento estatisticamente significante no conhecimento sobre os temas abordados no curso (p<0,0001) com destaque para as questões relativas ao agente etiológico, sintomas e medidas de prevenção das doenças. A participação das escolas por adesão voluntária foi de 99%, nas quais foram desenvolvidos projetos educativos com diversas atividades matemáticas, de leitura e produção textual, além de gincanas, palestras, produção de cartazes, peças teatrais e HQs, entre outras. Conclusão: A formação continuada contextualizada de docentes para a multiplicação de conceitos básicos contribui para mudanças de comportamento das pessoas. A educação a distância é importante estratégia para que a universidade cumpra seu papel extensionista colaborando para a formação de multiplicadores no combate às zoonoses.
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