Ensinando e aprendendo handebol
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2005 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://www.unesp.br/proex/programas/pcct_3congresso.php http://hdl.handle.net/11449/143533 |
Resumo: | Entender o esporte a partir de uma perspectiva pedagógica significa valorizar os processos de aprendizagem que o mesmo pode fornecer aos alunos, bem como, as bases educativas que possibilitam uma vivência do jogo em todas as suas dimensões, permitindo o estabelecimento de relações desse aprendizado com a realidade. Nessa perspectiva, foi criado o projeto Ensinando e Aprendendo Handebol desenvolvido na Unesp-Bauru. O projeto tem dois conjuntos de objetivos, um para os alunos praticantes e outro para os alunos estagiários do curso de Licenciatura em Educação Física da instituição já citada. Para os primeiros, a meta é: conhecer e vivenciar o jogo de handebol, compreender os elementos básicos do jogo, entender a lógica do jogo, construir respostas motoras para os desafios que forem colocados, conhecer as regras básicas, desenvolver atitudes de valorização do outro e das diferenças. Já para os alunos estagiários: ensinar o handebol, analisar os métodos de ensino utilizados, refletir sobre cada aula ministrada, constatar, analisar e discutir os problemas encontrados no cotidiano e realizar debates e discussões coletivas. As aulas são realizadas aos sábados, com duração de noventa minutos, para meninos e meninas entre 10 e 15 anos. Antes da aula é elaborado um planejamento, pelos alunos estagiários e pela professora coordenadora, considerando as necessidades encontradas em aulas anteriores e dando continuidade ao processo de ensino-aprendizagem do handebol. São realizadas atividades que valorizam o lúdico, a cooperação, a resolução de problemas, o trabalho em grupo, os fundamentos técnicos e táticos e a consciência crítica. Os alunos participantes demonstraram melhoras na execução dos fundamentos específicos do handebol, na relação entre meninos e meninas, na compreensão do jogo sem competição exacerbada, na convivência em grupo, no comportamento em aula, na análise crítica do jogo, nos valores referentes à solidariedade e respeito às diferenças do outro. Quanto aos alunos estagiários foi possível verificar uma articulação mais elaborada com a prática e a teoria, sendo expressa nos planejamentos e na análise das aulas. A criação de novas atividades e estratégias de ensino e também a elaboração de um festival com regras adaptadas revelaram a preocupação com a inovação da prática pedagógica e o compromisso social do projeto. |
id |
UNSP_0eccd14d095294709052812fad7535c7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/143533 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Ensinando e aprendendo handebolEntender o esporte a partir de uma perspectiva pedagógica significa valorizar os processos de aprendizagem que o mesmo pode fornecer aos alunos, bem como, as bases educativas que possibilitam uma vivência do jogo em todas as suas dimensões, permitindo o estabelecimento de relações desse aprendizado com a realidade. Nessa perspectiva, foi criado o projeto Ensinando e Aprendendo Handebol desenvolvido na Unesp-Bauru. O projeto tem dois conjuntos de objetivos, um para os alunos praticantes e outro para os alunos estagiários do curso de Licenciatura em Educação Física da instituição já citada. Para os primeiros, a meta é: conhecer e vivenciar o jogo de handebol, compreender os elementos básicos do jogo, entender a lógica do jogo, construir respostas motoras para os desafios que forem colocados, conhecer as regras básicas, desenvolver atitudes de valorização do outro e das diferenças. Já para os alunos estagiários: ensinar o handebol, analisar os métodos de ensino utilizados, refletir sobre cada aula ministrada, constatar, analisar e discutir os problemas encontrados no cotidiano e realizar debates e discussões coletivas. As aulas são realizadas aos sábados, com duração de noventa minutos, para meninos e meninas entre 10 e 15 anos. Antes da aula é elaborado um planejamento, pelos alunos estagiários e pela professora coordenadora, considerando as necessidades encontradas em aulas anteriores e dando continuidade ao processo de ensino-aprendizagem do handebol. São realizadas atividades que valorizam o lúdico, a cooperação, a resolução de problemas, o trabalho em grupo, os fundamentos técnicos e táticos e a consciência crítica. Os alunos participantes demonstraram melhoras na execução dos fundamentos específicos do handebol, na relação entre meninos e meninas, na compreensão do jogo sem competição exacerbada, na convivência em grupo, no comportamento em aula, na análise crítica do jogo, nos valores referentes à solidariedade e respeito às diferenças do outro. Quanto aos alunos estagiários foi possível verificar uma articulação mais elaborada com a prática e a teoria, sendo expressa nos planejamentos e na análise das aulas. A criação de novas atividades e estratégias de ensino e também a elaboração de um festival com regras adaptadas revelaram a preocupação com a inovação da prática pedagógica e o compromisso social do projeto.Universidade Estadual Paulista (UNESP), Departamento de Educação Física, Faculdade de Ciências de BauruUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Camilo, Rodrigo Cordeiro [UNESP]Santana, Antonio Andrade de [UNESP]Nozaki, Joice Mayumi [UNESP]Macedo, Marcus Vinicius Maia de [UNESP]Ferreira, Lilian Aparecida [UNESP]2016-09-01T13:57:59Z2016-09-01T13:57:59Z2005info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObject081application/pdfhttp://www.unesp.br/proex/programas/pcct_3congresso.phpCONGRESSO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, 3., 2005, Águas de Lindólia. Anais... São paulo: PROEX; UNESP, 2005. p. 081http://hdl.handle.net/11449/1435332005-081-camilo.pdf5593652376712829PROEXreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporCongresso de Extensão Universitáriainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-04-24T18:53:54Zoai:repositorio.unesp.br:11449/143533Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T21:50:00.773123Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ensinando e aprendendo handebol |
title |
Ensinando e aprendendo handebol |
spellingShingle |
Ensinando e aprendendo handebol Camilo, Rodrigo Cordeiro [UNESP] |
title_short |
Ensinando e aprendendo handebol |
title_full |
Ensinando e aprendendo handebol |
title_fullStr |
Ensinando e aprendendo handebol |
title_full_unstemmed |
Ensinando e aprendendo handebol |
title_sort |
Ensinando e aprendendo handebol |
author |
Camilo, Rodrigo Cordeiro [UNESP] |
author_facet |
Camilo, Rodrigo Cordeiro [UNESP] Santana, Antonio Andrade de [UNESP] Nozaki, Joice Mayumi [UNESP] Macedo, Marcus Vinicius Maia de [UNESP] Ferreira, Lilian Aparecida [UNESP] |
author_role |
author |
author2 |
Santana, Antonio Andrade de [UNESP] Nozaki, Joice Mayumi [UNESP] Macedo, Marcus Vinicius Maia de [UNESP] Ferreira, Lilian Aparecida [UNESP] |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Camilo, Rodrigo Cordeiro [UNESP] Santana, Antonio Andrade de [UNESP] Nozaki, Joice Mayumi [UNESP] Macedo, Marcus Vinicius Maia de [UNESP] Ferreira, Lilian Aparecida [UNESP] |
description |
Entender o esporte a partir de uma perspectiva pedagógica significa valorizar os processos de aprendizagem que o mesmo pode fornecer aos alunos, bem como, as bases educativas que possibilitam uma vivência do jogo em todas as suas dimensões, permitindo o estabelecimento de relações desse aprendizado com a realidade. Nessa perspectiva, foi criado o projeto Ensinando e Aprendendo Handebol desenvolvido na Unesp-Bauru. O projeto tem dois conjuntos de objetivos, um para os alunos praticantes e outro para os alunos estagiários do curso de Licenciatura em Educação Física da instituição já citada. Para os primeiros, a meta é: conhecer e vivenciar o jogo de handebol, compreender os elementos básicos do jogo, entender a lógica do jogo, construir respostas motoras para os desafios que forem colocados, conhecer as regras básicas, desenvolver atitudes de valorização do outro e das diferenças. Já para os alunos estagiários: ensinar o handebol, analisar os métodos de ensino utilizados, refletir sobre cada aula ministrada, constatar, analisar e discutir os problemas encontrados no cotidiano e realizar debates e discussões coletivas. As aulas são realizadas aos sábados, com duração de noventa minutos, para meninos e meninas entre 10 e 15 anos. Antes da aula é elaborado um planejamento, pelos alunos estagiários e pela professora coordenadora, considerando as necessidades encontradas em aulas anteriores e dando continuidade ao processo de ensino-aprendizagem do handebol. São realizadas atividades que valorizam o lúdico, a cooperação, a resolução de problemas, o trabalho em grupo, os fundamentos técnicos e táticos e a consciência crítica. Os alunos participantes demonstraram melhoras na execução dos fundamentos específicos do handebol, na relação entre meninos e meninas, na compreensão do jogo sem competição exacerbada, na convivência em grupo, no comportamento em aula, na análise crítica do jogo, nos valores referentes à solidariedade e respeito às diferenças do outro. Quanto aos alunos estagiários foi possível verificar uma articulação mais elaborada com a prática e a teoria, sendo expressa nos planejamentos e na análise das aulas. A criação de novas atividades e estratégias de ensino e também a elaboração de um festival com regras adaptadas revelaram a preocupação com a inovação da prática pedagógica e o compromisso social do projeto. |
publishDate |
2005 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2005 2016-09-01T13:57:59Z 2016-09-01T13:57:59Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.unesp.br/proex/programas/pcct_3congresso.php CONGRESSO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, 3., 2005, Águas de Lindólia. Anais... São paulo: PROEX; UNESP, 2005. p. 081 http://hdl.handle.net/11449/143533 2005-081-camilo.pdf 5593652376712829 |
url |
http://www.unesp.br/proex/programas/pcct_3congresso.php http://hdl.handle.net/11449/143533 |
identifier_str_mv |
CONGRESSO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, 3., 2005, Águas de Lindólia. Anais... São paulo: PROEX; UNESP, 2005. p. 081 2005-081-camilo.pdf 5593652376712829 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Congresso de Extensão Universitária |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
081 application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
PROEX reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808129363766411264 |