Materializando o espaço invisível dos movimentos do corpo: maquetes kinesféricas
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/154380 |
Resumo: | Esta dissertação resulta da investigação das possibilidades de materialização do espaço construído pelo corpo em movimento e suas representações físicas, por meio de dispositivos tecnológicos emergentes, a partir de investigação acerca das espacialidades do corpo. Identificamos a perspectiva de explorar a hipótese de materialização tridimensional do corpo em movimento com base nos princípios desenvolvidos por Rudolf Laban como a kinesfera, o espaço pessoal que envolve os movimentos de nosso corpo. Partindo desta hipótese, construímos uma narrativa a partir da relação do sujeito com o espaço e desenvolvemos uma interface denominada Kintra, que é capaz de identificar elementos estruturais do corpo em movimento e gerar dados que permitam a construção de modelos arquitetônicos tridimensionais corporificados que possam, posteriormente, vir a ser impressos em 3D. Como metodologia de pesquisa utilizamos um método de abordagem sistêmico, pautado nos estudos da complexidade, em que reconhecemos este processo artístico como um sistema. Para tanto, a base teórica e conceitual dos estudos inclui a Teoria Geral dos Sistemas e estudos da complexidade presentes nas obras de Werner Mende (1982), Humberto Maturana e Francisco Varela (2003), Edgar Morin (2005), Jorge de Albuquerque Vieira (2006); os princípios da linguagem da dança encontrados em Rudolf Von Laban (1929;1978), Valerie Preston-Dunlop (2003), Ciane Fernandes (2006) e Isabel Marques (2010); conceitos e noções relacionadas ao sujeito e espaço de Merleau-Ponty (1992, 1994), Peter Eisenman (1990), Marc Augé (1994), Bernard Tschumi (1995), Henri Lefebvre (2000), Madeline Gins e Shusaku Arakawa (2002) além de Juhani Pallasmaa (2013); fundamentos de Arquitetura e Parametria nos estudos de William Mitchell (1977) e Branko Kolarevic (2003); bem como as compreensões de corpo e tecnologia levantadas por Ivani Santana (2006), Mark Hansen (2006) e Rosangella Leote (2015). |
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Materializando o espaço invisível dos movimentos do corpo: maquetes kinesféricasMaterializing the hidden space of the body's movements: kinespheric modelsArte e tecnologiaImpressão tridimensionalLinguagem corporalArt and technologyTridimensional printBody languageEsta dissertação resulta da investigação das possibilidades de materialização do espaço construído pelo corpo em movimento e suas representações físicas, por meio de dispositivos tecnológicos emergentes, a partir de investigação acerca das espacialidades do corpo. Identificamos a perspectiva de explorar a hipótese de materialização tridimensional do corpo em movimento com base nos princípios desenvolvidos por Rudolf Laban como a kinesfera, o espaço pessoal que envolve os movimentos de nosso corpo. Partindo desta hipótese, construímos uma narrativa a partir da relação do sujeito com o espaço e desenvolvemos uma interface denominada Kintra, que é capaz de identificar elementos estruturais do corpo em movimento e gerar dados que permitam a construção de modelos arquitetônicos tridimensionais corporificados que possam, posteriormente, vir a ser impressos em 3D. Como metodologia de pesquisa utilizamos um método de abordagem sistêmico, pautado nos estudos da complexidade, em que reconhecemos este processo artístico como um sistema. Para tanto, a base teórica e conceitual dos estudos inclui a Teoria Geral dos Sistemas e estudos da complexidade presentes nas obras de Werner Mende (1982), Humberto Maturana e Francisco Varela (2003), Edgar Morin (2005), Jorge de Albuquerque Vieira (2006); os princípios da linguagem da dança encontrados em Rudolf Von Laban (1929;1978), Valerie Preston-Dunlop (2003), Ciane Fernandes (2006) e Isabel Marques (2010); conceitos e noções relacionadas ao sujeito e espaço de Merleau-Ponty (1992, 1994), Peter Eisenman (1990), Marc Augé (1994), Bernard Tschumi (1995), Henri Lefebvre (2000), Madeline Gins e Shusaku Arakawa (2002) além de Juhani Pallasmaa (2013); fundamentos de Arquitetura e Parametria nos estudos de William Mitchell (1977) e Branko Kolarevic (2003); bem como as compreensões de corpo e tecnologia levantadas por Ivani Santana (2006), Mark Hansen (2006) e Rosangella Leote (2015).This dissertation investigates the possibilities of materialization of the space built by the moving body and its physical representations through emergent technological devices from the research about the spacialities of the body. We identify the perspective of the explorating the hypothesis of the tridimensional materialization of the moving body based on the fundamentals developed by Rudolf Laban (1966) as the concept of kinesphere, the personal space that involves the movements of our body. From this hypothesis, we create a narrative from the relationships between the subject with the space and we develop an interface named Kintra, wich is able to identify the structural elements of the moving body and generates information that makes possible for us to build tridimensional architectural models wich can be later 3D printed. As methodology of research, we will make use of the systemic approach, based on complexity studies, in wich we recognize this artistic process as a system. Therefore, the theoretical basis includes the General Systems Theory and Complexity studies inside the works of Werner Mende (1982), Humberto Maturana and Francisco Varela (2003), Edgar Morin (2005), Jorge de Albuquerque Vieira (2006), the Dance Language funtamentals and principles found in Rudolf Von Laban (1929;1978), Valerie Preston - Dunlop (2003), Ciane Fernandes (2006) and Isabel Marques (2010), the philosophic concepts and notions related to the subject and space of Merleau - Ponty (1992, 1994), Peter Eisenman (1990), Marc Augé (1994), Bernard Tschumi (1995), Henri Lefebvre (2000), Madeline Gins e Shusaku Arakawa (2002) and Juhani Pallasmaa (2013), the basis of Architecture and Generative Models in the studies of William Mitchell (1977) and Branko Kolarevic (2003), as well as the comprehension of body and technology raised by Ivani Santana (2006), Mark Hansen (2006) and Rosangella Leote (2015).Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)CAPES: 1481783Universidade Estadual Paulista (Unesp)Leote, Rosangela da Silva [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Ferreira, Nigel Anderson de Medeiros [UNESP]2018-06-26T23:51:37Z2018-06-26T23:51:37Z2017-08-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/15438000090550633004013063P415924435784180380000-0002-0967-4728porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-10-24T06:05:00Zoai:repositorio.unesp.br:11449/154380Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462023-10-24T06:05Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
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