Entre a gira e a vitrola: afro-religiosidade na obra musical de Vinícius de Moraes
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/148672 |
Resumo: | Vinícius de Moraes consagrou-se ainda na primeira metade do século XX como um importante nome da literatura nacional ao lado de uma segunda leva de escritores modernistas como Carlos Drummond de Andrade, Jorge Amado, Guimarães Rosa, Clarice Lispector entre outros. Embora seja valorosamente reconhecido por suas poesias, sua trajetória nunca se estancou apenas como escritor, Vinícius fez carreira na diplomacia brasileira e também como teatrólogo. Surge dessa última atividade seu interesse pela canção popular, após estreitar sua aproximação com o compositor Antonio Carlos Jobim durante os preparativos de sua peça “Orfeu da Conceição” o poeta garimpa seu espaço como compositor e ao lado de jovens músicos compõe importantes canções que conferem novidades a cultura brasileira por meio da Bossa Nova. Ainda timidamente, Vinícius, passa a atuar também como cantor e no decorrer da década de 1960 torna-se uma importante referência em frentes musicais que postulavam transformações no cancioneiro popular que, paulatinamente, balizaram o que conhecemos por MPB. Dentre as características notadas na obra musical de Vinícius nos chama atenção suas constantes incursões ao universo afro-religioso, desse modo, essa dissertação objetiva-se tratar de tais elementos em sua obra e como o artista se relaciona com a indústria fonográfica a partir dos anos 1960, a partir de sua mirada a respeito da cultura afro-brasileira pela chave da bahianidade. |
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Entre a gira e a vitrola: afro-religiosidade na obra musical de Vinícius de MoraesBetween the ritual and the phonograph: african religiosity in musics of Vinícius de MoraesVinícius de MoraesMúsica Popular BrasileiraAfro-religiosidadeBahianidadePopular Brazilian MusicAfrican-religiosityVinícius de Moraes consagrou-se ainda na primeira metade do século XX como um importante nome da literatura nacional ao lado de uma segunda leva de escritores modernistas como Carlos Drummond de Andrade, Jorge Amado, Guimarães Rosa, Clarice Lispector entre outros. Embora seja valorosamente reconhecido por suas poesias, sua trajetória nunca se estancou apenas como escritor, Vinícius fez carreira na diplomacia brasileira e também como teatrólogo. Surge dessa última atividade seu interesse pela canção popular, após estreitar sua aproximação com o compositor Antonio Carlos Jobim durante os preparativos de sua peça “Orfeu da Conceição” o poeta garimpa seu espaço como compositor e ao lado de jovens músicos compõe importantes canções que conferem novidades a cultura brasileira por meio da Bossa Nova. Ainda timidamente, Vinícius, passa a atuar também como cantor e no decorrer da década de 1960 torna-se uma importante referência em frentes musicais que postulavam transformações no cancioneiro popular que, paulatinamente, balizaram o que conhecemos por MPB. Dentre as características notadas na obra musical de Vinícius nos chama atenção suas constantes incursões ao universo afro-religioso, desse modo, essa dissertação objetiva-se tratar de tais elementos em sua obra e como o artista se relaciona com a indústria fonográfica a partir dos anos 1960, a partir de sua mirada a respeito da cultura afro-brasileira pela chave da bahianidade.Vinicius de Moraes was consecrated in the first half of the twentieth century as an important name of national literature alongside a second wave of modernist writers such as Carlos Drummond de Andrade, Jorge Amado, Guimarães Rosa, Clarice Lispector and others. Although valiantly recognized for his poetry, his career never halted only as a writer, Vinicius made a career in Brazilian diplomacy and also as a playwright. Emerges from this last activity his interest in popular song, after narrowing its approach with the composer Antonio Carlos Jobim during the preparations of his play "Orfeu da Conceição" the poet pans your space as a composer and alongside young musicians compose important songs that give news Brazilian culture through the Bossa Nova. timidly still, Vinicius, now operates also as a singer and during the 1960s became an important reference in musical fronts that postulated transformations in popular music that gradually guided the we know by MPB. Among the characteristics noted in Vinicius musicals strikes us their constant incursions to african-religious universe, thus, this thesis aims to deal with such elements in his work and how the artist relates to the recording industry from the years 1960 from his gaze about the african-Brazilian culture by key bahianidade.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Fenerick, José Adriano [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Vieira, Thiago de Oliveira [UNESP]2017-02-03T12:47:08Z2017-02-03T12:47:08Z2016-11-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/14867200087944633004072013P0porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-06-26T18:36:46Zoai:repositorio.unesp.br:11449/148672Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T14:39:44.849560Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
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