Avaliação do ciclo de vida de cenários de logística reversa de embalagens de agrotóxicos no Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Ariane Braga
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/183494
Resumo: Neste trabalho foi realizada a Avaliação do Ciclo de Vida (ACV) do processo de logística reversa da destinação de embalagens vazias de agrotóxicos empregado atualmente no Brasil. Esse procedimento apresenta um fluxo que se inicia na entrega das embalagens, após o uso, em postos de recebimento que encaminham a unidade maiores, denominadas centrais que, por sua vez, remetem os invólucros a incineradoras e recicladoras associadas ao órgão que administra o processo. Para avaliar esse procedimento, inicialmente, foi realizada uma ACV da fronteira final do sistema. Para tal foram utilizados dados de quantidade de embalagens destinadas, por tipo, e quantidade de viagens realizadas entre centrais e destinadoras, nos anos de 2014, 2015, 2016 e 2017 de quatro unidades de recebimento, localizadas nas cidades de: Capão do Leão/RS, Ituverava/SP, Piedade/SP e Piracicaba/SP. O método utilizado foi o Midpoint (H)/World ReCiPe H/H (2016). Nesse primeiro momento foram simulados o cenário atual e outros cenários com tratamentos diferentes dispensados às embalagens. Os resultados mostraram que as distâncias percorridas entre centrais e destinadoras prejudicam substancialmente o objetivo inicial do processo de redução de impactos ambientais. Um cenário em que são utilizadas recicladoras e incineradoras mais próximas às centrais foi capaz de reduzir os impactos ambientais em todas as categorias estudadas, para todos os anos e unidades de recebimento, atingindo, por exemplo, na central de Capão do Leão - a mais distante das destinadoras atuais - valores de diminuição entre 15,9 a 42,5%. Com esse resultado, foi realizada a ACV do processo completo com vários cenários que continham, além da troca das destinadoras, três propostas adicionais: a introdução de prensas nos postos, a descentralização e a inserção de postos de recebimento em locais estratégicos. Todos os cenários propostos também foram capazes de diminuir os danos ao meio ambiente. A utilização da prensa é a proposta menos efetiva (com reduções máximas atingindo 6,7%), enquanto que as demais podem ser mais eficientes ou não, dependendo da central de recebimento. A união de mais de uma proposta, para as central de Capão do Leão foi capaz de diminuir os impactos ambientais em até 46,9%, enquanto que para a unidade de Piracicaba, em que os valores máximos foram inferiores, a redução máxima foi de 14,2%. Portanto, o processo atual pode ser aprimorado e a escolha das melhores estratégias para tal variam de uma unidade de recebimento para outra.
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Para tal foram utilizados dados de quantidade de embalagens destinadas, por tipo, e quantidade de viagens realizadas entre centrais e destinadoras, nos anos de 2014, 2015, 2016 e 2017 de quatro unidades de recebimento, localizadas nas cidades de: Capão do Leão/RS, Ituverava/SP, Piedade/SP e Piracicaba/SP. O método utilizado foi o Midpoint (H)/World ReCiPe H/H (2016). Nesse primeiro momento foram simulados o cenário atual e outros cenários com tratamentos diferentes dispensados às embalagens. Os resultados mostraram que as distâncias percorridas entre centrais e destinadoras prejudicam substancialmente o objetivo inicial do processo de redução de impactos ambientais. Um cenário em que são utilizadas recicladoras e incineradoras mais próximas às centrais foi capaz de reduzir os impactos ambientais em todas as categorias estudadas, para todos os anos e unidades de recebimento, atingindo, por exemplo, na central de Capão do Leão - a mais distante das destinadoras atuais - valores de diminuição entre 15,9 a 42,5%. Com esse resultado, foi realizada a ACV do processo completo com vários cenários que continham, além da troca das destinadoras, três propostas adicionais: a introdução de prensas nos postos, a descentralização e a inserção de postos de recebimento em locais estratégicos. Todos os cenários propostos também foram capazes de diminuir os danos ao meio ambiente. A utilização da prensa é a proposta menos efetiva (com reduções máximas atingindo 6,7%), enquanto que as demais podem ser mais eficientes ou não, dependendo da central de recebimento. A união de mais de uma proposta, para as central de Capão do Leão foi capaz de diminuir os impactos ambientais em até 46,9%, enquanto que para a unidade de Piracicaba, em que os valores máximos foram inferiores, a redução máxima foi de 14,2%. Portanto, o processo atual pode ser aprimorado e a escolha das melhores estratégias para tal variam de uma unidade de recebimento para outra.In this thesis it was carried out the Life Cycle Assessment (LCA) of the reverse logistics processes for the destination of empty agrochemical containers currently employed in Brazil. This procedure was created to reduce environmental damager and the process flow starts from the delivery of packages, after use, at the receiving stations that send them to larger units, called plants. In turn, they send the casings to the incinerators and recyclers associated to the body that administers the process. In order to evaluate this procedure, initially a LCA of the final frontier of the system was performed. For this purpose, we used data on the number of packages destined, by type and number of trips made between central and destination, in 2014, 2015, 2016 and 2017 of four reception units located in the cities of: Capão do Leão / RS, Ituverava / SP, Piedade / SP and Piracicaba / SP. The method used was Midpoint (H) / World ReCiPe H / H (2016). In this first moment the current scenario and other scenarios with different treatments to the packages were simulated. The results showed that the distances traveled between centrals and destinantions substantially undermine the initial objective of the process of reducing environmental impacts. A scenario with recyclers and incinerators closer to the plants, was able to reduce environmental impacts in all categories studied, considering all the years and receiving units, reaching, for example, the Capão do Leão plant - the farthest one among the current destinations - decreasing values between 15.9 and 42.5%. With this result, the LCA of the whole process was carried out with several scenarios that contained, in addition to the exchange of the destinations, three additional proposals: the introduction of presses in the stations, the decentralization and the insertion of reception posts in strategic places. All of the proposed scenarios were also able to reduce the damage to the environment. The use of the press is the least effective proposal (with maximum reductions reaching 6.7%), while the others may be more efficient or not, depending on the receiving center. The union of more than one proposal for the Capão do Leão plant was able to reduce environmental impacts by up to 46.9%, while for the Piracicaba unit, where the maximum values were lower, the maximum reduction was to 14.2%. Therefore, the current process can be improved and the choice of the best strategies can vary from one receiving unit to another.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Mancini, Sandro Donnini [UNESP]Gianelli, Bruno FernandoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Oliveira, Ariane Braga2019-09-16T14:23:39Z2019-09-16T14:23:39Z2019-07-31info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/18349400092513033004056089P5porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-01-04T06:28:13Zoai:repositorio.unesp.br:11449/183494Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T22:08:03.142103Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
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