Práticas de leitura: concepção de uma docente da 1 ª série do ensino fundamental da cidade de Umuarama-PR

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Biodere, Neide [UNESP]
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/91164
Resumo: A pesquisa teve como objetivo identificar a prática de leitura desenvolvida por uma docente alfabetizadora na primeira série do Ensino Fundamental, apontando as relações presentes entre suas práticas e concepções a respeito desse tema. Mais especificamente, relatar os indícios presentes na prática pedagógica de uma docente alfabetizadora, que esteja contribuindo ou não para a formação do aluno-leitor na primeira série do Ensino Fundamental de uma Escola Pública da cidade de Umuarama- Paraná. Nessa perspectiva, para o alcance dos objetivos propostos nessa dissertação, optou-se pela pesquisa do tipo etnográfico. Como técnica de coleta de dados utilizou-se das técnicas tradicionalmente associadas à etnografia, a saber: observação participante e a entrevista semiestruturada. A sistematização dos dados foi realizada de acordo com os seguintes passos: a) transcrição das falas da docente; b) identificação de aspectos comuns das falas; c) levantamento do tema central emergente dos depoimentos e observações; d) levantamento das categorias mais amplas; e) síntese das principais tendências evidenciadas, tendo a leitura como eixo de discussão. Os dados da pesquisa realizada apontam que as práticas de leitura desenvolvidas pela professora se configuram em atividades mecânicas, repetitivas, pautadas, lineares e reprodutivistas. Constatou-se, assim, a predominância de uma prática de leitura com a utilização de textos descontextualizados e sem significado para os alfabetizandos, tendo como suporte pedagógico o livro didático e trechos fotocopiados de cartilhas. Nessa linha de análise, o ensino da leitura está pautado no pretexto para cópias de trechos dos textos, análise morfológica, sem a reflexão sobre uma proposta significativa de leitura. Os dados...
id UNSP_0f3c02ecea9794656e32aec3ad5cf6f4
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/91164
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Práticas de leitura: concepção de uma docente da 1 ª série do ensino fundamental da cidade de Umuarama-PREnsino fundamentalLeitura (Ensino de primeiro grau)Professores alfabetizadoresPráticas de leituraReading practiceA pesquisa teve como objetivo identificar a prática de leitura desenvolvida por uma docente alfabetizadora na primeira série do Ensino Fundamental, apontando as relações presentes entre suas práticas e concepções a respeito desse tema. Mais especificamente, relatar os indícios presentes na prática pedagógica de uma docente alfabetizadora, que esteja contribuindo ou não para a formação do aluno-leitor na primeira série do Ensino Fundamental de uma Escola Pública da cidade de Umuarama- Paraná. Nessa perspectiva, para o alcance dos objetivos propostos nessa dissertação, optou-se pela pesquisa do tipo etnográfico. Como técnica de coleta de dados utilizou-se das técnicas tradicionalmente associadas à etnografia, a saber: observação participante e a entrevista semiestruturada. A sistematização dos dados foi realizada de acordo com os seguintes passos: a) transcrição das falas da docente; b) identificação de aspectos comuns das falas; c) levantamento do tema central emergente dos depoimentos e observações; d) levantamento das categorias mais amplas; e) síntese das principais tendências evidenciadas, tendo a leitura como eixo de discussão. Os dados da pesquisa realizada apontam que as práticas de leitura desenvolvidas pela professora se configuram em atividades mecânicas, repetitivas, pautadas, lineares e reprodutivistas. Constatou-se, assim, a predominância de uma prática de leitura com a utilização de textos descontextualizados e sem significado para os alfabetizandos, tendo como suporte pedagógico o livro didático e trechos fotocopiados de cartilhas. Nessa linha de análise, o ensino da leitura está pautado no pretexto para cópias de trechos dos textos, análise morfológica, sem a reflexão sobre uma proposta significativa de leitura. Os dados...The research aimed to identify the practice of reading developed by a literacy teacher in first grade of elementary school, showing the relationship between these practices and conceptions about this topic. More specifically, to report the evidences that there are in the pedagogical practice of a literacy teacher, contributing or not to the formation of the student-reader in the first grade of elementary school of a public school from Umuarama-PR. In this way, to achieve the objectives proposed in this dissertation, it was decided to realize the research of the ethnographic type. As a technique for data collection was used techniques traditionally associated with ethnography, as participant observation and semi-structured interview. The systematization of the data was performed according to the following steps: a) transcript of the speech of the teacher b) identification of common aspects of the speech c) survey of the central emerging theme of the testimonials and observations d) survey of the larger categories e) summary of the main evidenced tendency, having the reading as the axis of the discussion. The data from the research conducted suggests that the practices of reading developed by the teacher are mechanical, repetitive, guided, linear and reproducible activities. It was find out, therefore, the prevalence of a reading practice with the use of discontextualized and mean less texts for the literate, having as pedagogical support the educational textbooks and photocopied excerpts from books. In this line of analysis, the teaching of reading is based on the pretext for copies of parts of texts, morphological analysis, without consideration of a proposal of significant reading. The data show that the evidence in the pedagogical practice of the teacher that participated in the research, and that based its conception of how the reading is not contributing to the formation of the student-reader.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Arena, Dagoberto Buim [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Biodere, Neide [UNESP]2014-06-11T19:24:55Z2014-06-11T19:24:55Z2009-03-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis80 f. + Apêndice.application/pdfBIODERE, Neide. Práticas de leitura: concepção de uma docente da 1 ª série do ensino fundamental da cidade de Umuarama-PR. 2009. 80 f. +. Dissertação (Mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciências, 2009.http://hdl.handle.net/11449/91164000606989biodere_n_me_mar.pdf33004110040P59019185751164438Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-10-01T06:01:55Zoai:repositorio.unesp.br:11449/91164Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462023-10-01T06:01:55Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Práticas de leitura: concepção de uma docente da 1 ª série do ensino fundamental da cidade de Umuarama-PR
title Práticas de leitura: concepção de uma docente da 1 ª série do ensino fundamental da cidade de Umuarama-PR
spellingShingle Práticas de leitura: concepção de uma docente da 1 ª série do ensino fundamental da cidade de Umuarama-PR
Biodere, Neide [UNESP]
Ensino fundamental
Leitura (Ensino de primeiro grau)
Professores alfabetizadores
Práticas de leitura
Reading practice
title_short Práticas de leitura: concepção de uma docente da 1 ª série do ensino fundamental da cidade de Umuarama-PR
title_full Práticas de leitura: concepção de uma docente da 1 ª série do ensino fundamental da cidade de Umuarama-PR
title_fullStr Práticas de leitura: concepção de uma docente da 1 ª série do ensino fundamental da cidade de Umuarama-PR
title_full_unstemmed Práticas de leitura: concepção de uma docente da 1 ª série do ensino fundamental da cidade de Umuarama-PR
title_sort Práticas de leitura: concepção de uma docente da 1 ª série do ensino fundamental da cidade de Umuarama-PR
author Biodere, Neide [UNESP]
author_facet Biodere, Neide [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Arena, Dagoberto Buim [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Biodere, Neide [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino fundamental
Leitura (Ensino de primeiro grau)
Professores alfabetizadores
Práticas de leitura
Reading practice
topic Ensino fundamental
Leitura (Ensino de primeiro grau)
Professores alfabetizadores
Práticas de leitura
Reading practice
description A pesquisa teve como objetivo identificar a prática de leitura desenvolvida por uma docente alfabetizadora na primeira série do Ensino Fundamental, apontando as relações presentes entre suas práticas e concepções a respeito desse tema. Mais especificamente, relatar os indícios presentes na prática pedagógica de uma docente alfabetizadora, que esteja contribuindo ou não para a formação do aluno-leitor na primeira série do Ensino Fundamental de uma Escola Pública da cidade de Umuarama- Paraná. Nessa perspectiva, para o alcance dos objetivos propostos nessa dissertação, optou-se pela pesquisa do tipo etnográfico. Como técnica de coleta de dados utilizou-se das técnicas tradicionalmente associadas à etnografia, a saber: observação participante e a entrevista semiestruturada. A sistematização dos dados foi realizada de acordo com os seguintes passos: a) transcrição das falas da docente; b) identificação de aspectos comuns das falas; c) levantamento do tema central emergente dos depoimentos e observações; d) levantamento das categorias mais amplas; e) síntese das principais tendências evidenciadas, tendo a leitura como eixo de discussão. Os dados da pesquisa realizada apontam que as práticas de leitura desenvolvidas pela professora se configuram em atividades mecânicas, repetitivas, pautadas, lineares e reprodutivistas. Constatou-se, assim, a predominância de uma prática de leitura com a utilização de textos descontextualizados e sem significado para os alfabetizandos, tendo como suporte pedagógico o livro didático e trechos fotocopiados de cartilhas. Nessa linha de análise, o ensino da leitura está pautado no pretexto para cópias de trechos dos textos, análise morfológica, sem a reflexão sobre uma proposta significativa de leitura. Os dados...
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-03-30
2014-06-11T19:24:55Z
2014-06-11T19:24:55Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv BIODERE, Neide. Práticas de leitura: concepção de uma docente da 1 ª série do ensino fundamental da cidade de Umuarama-PR. 2009. 80 f. +. Dissertação (Mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciências, 2009.
http://hdl.handle.net/11449/91164
000606989
biodere_n_me_mar.pdf
33004110040P5
9019185751164438
identifier_str_mv BIODERE, Neide. Práticas de leitura: concepção de uma docente da 1 ª série do ensino fundamental da cidade de Umuarama-PR. 2009. 80 f. +. Dissertação (Mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciências, 2009.
000606989
biodere_n_me_mar.pdf
33004110040P5
9019185751164438
url http://hdl.handle.net/11449/91164
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 80 f. + Apêndice.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803649276910239744