A invenção de Ganimedes e os mistérios de Safo: naturalismo e dissidências sexuais nas obras de Abel Botelho e Alfredo Gallis

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Paulo Victor Alves Lima da [UNESP]
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: https://hdl.handle.net/11449/256593
Resumo: No quadro literário de Portugal, especificamente no percurso da campanha naturalista no fin-de-siècle, é possível destacar a relevância e a repercussão da publicação de ciclos de romances dedicados ao estudo das chamadas “degenerescências sociais”, como a série em cinco volumes Patologia Social, de Abel Botelho, e a Tuberculose Social, de Alfredo Gallis, que conta com mais de dez títulos. Seguindo o método do romance experimental defendido por escritores proeminentes como Zola, os autores dedicam-se à identificação e análise das “enfermidades” que acometiam o povo português, com a pretensão pedagógica de oferecer um alerta aos membros da sociedade para urgência de controlá-las antes de uma putrefação total. Em consonância com a difusão dos estudos médicos-científicos sobre as práticas sexuais desviantes, que despontavam desde meados do século XIX, a homossexualidade também é diagnosticada dentre essas patologias, entendida como “aberração” ou “inversão”, e é levada aos “microscópios” dos escritores naturalistas, que nas suas séries escrevem obras especificamente destinadas ao seu exame: O barão de Lavos (1891), de Botelho, e Sáficas (1902) de Gallis, que, respectivamente, tratam da homossexualidade masculina e feminina. À vista disso, a partir da leitura em justaposição crítica da obra de Botelho e Gallis, o que aqui se propõe é uma análise dos elementos que definem as abordagens das sexualidades dissidentes nos romances dedicados ao tema. O objetivo é evidenciar os diálogos e afastamentos de seus propósitos literários, e como os retratos da sociedade portuguesa esboçados nessas narrativas aproximam e distanciam-se dos princípios do naturalismo ao centralizar relações homossexuais femininas e masculinas pelo viés patologizante, mas com episódicas aberturas para expressões empáticas e licenciosas, examinando as manifestações dos desejos interditos nas diferentes trajetórias das protagonistas “degeneradas”
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Seguindo o método do romance experimental defendido por escritores proeminentes como Zola, os autores dedicam-se à identificação e análise das “enfermidades” que acometiam o povo português, com a pretensão pedagógica de oferecer um alerta aos membros da sociedade para urgência de controlá-las antes de uma putrefação total. Em consonância com a difusão dos estudos médicos-científicos sobre as práticas sexuais desviantes, que despontavam desde meados do século XIX, a homossexualidade também é diagnosticada dentre essas patologias, entendida como “aberração” ou “inversão”, e é levada aos “microscópios” dos escritores naturalistas, que nas suas séries escrevem obras especificamente destinadas ao seu exame: O barão de Lavos (1891), de Botelho, e Sáficas (1902) de Gallis, que, respectivamente, tratam da homossexualidade masculina e feminina. À vista disso, a partir da leitura em justaposição crítica da obra de Botelho e Gallis, o que aqui se propõe é uma análise dos elementos que definem as abordagens das sexualidades dissidentes nos romances dedicados ao tema. O objetivo é evidenciar os diálogos e afastamentos de seus propósitos literários, e como os retratos da sociedade portuguesa esboçados nessas narrativas aproximam e distanciam-se dos princípios do naturalismo ao centralizar relações homossexuais femininas e masculinas pelo viés patologizante, mas com episódicas aberturas para expressões empáticas e licenciosas, examinando as manifestações dos desejos interditos nas diferentes trajetórias das protagonistas “degeneradas”In the realm of Portuguese literature, particularly during the naturalist campaign at the end of the nineteenth century, it is possible to emphasize the significance and impact of the publication of series of novels dedicated to the study of the so-called "social degeneracies", such as the five-volume series Patologia Social, by Abel Botelho and Tuberculose Social, by Alfredo Gallis, which included more than ten titles. Following Zola’s model of the experimental novel, these authors were dedicated to the identification and analysis of the "diseases" that plagued Portugal’s social structure, with the pedagogical aim of alerting members of society to the urgency of controlling them before a complete putrefaction. In consonance with the dissemination of medical and scientific studies on deviant sexual practices, which emerged since the mid-eighteen hundreds, homosexuality was also diagnosed among these pathologies, understood as "aberration" or "inversion", and was brought under the "microscopes" of the naturalist writers, who, within their series, wrote books specifically focused on its examination: Botelho's O barão de Lavos (1891), delving into male homosexuality, and Gallis’ Saphicas (1902), addressing female homosexuality. Based on this, through a critical juxtaposition of the works of Botelho and Gallis, the aim of this investigation is to analyze the elements that define the approaches to dissident sexualities in their novels dedicated to this subject. The main goal is to highlight the dialogues and differences between their literary purposes and how the portrayals of Portuguese society in these narratives align and diverge from the principles of naturalism by centralizing female and male homosexual relationships through a pathologizing lens. Yet, these narratives also feature occasional openings for empathetic and licentious expressions, making it important to understand how the forbidden desires are embodied in the trajectories of the “degenerate” protagonistsCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)CAPES/DS: 88887.848315/2023-00Universidade Estadual Paulista (Unesp)Junqueira, Renata Soares [UNESP]Barbieri, ClaudiaSilva, Paulo Victor Alves Lima da [UNESP]2024-07-16T15:16:32Z2024-07-16T15:16:32Z2024-05-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSILVA, Paulo Victor Alves Lima da. A invenção de Ganimedes e os mistérios de Safo : naturalismo e dissidências sexuais nas obras de Abel Botelho e Alfredo Gallis. Dissertação (mestre em Estudos Literários). Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Letras, Araraquara, 2024.https://hdl.handle.net/11449/256593porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-07-17T06:10:15Zoai:repositorio.unesp.br:11449/256593Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T18:14:01.787058Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
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