O estatuto dialógico e dialético dos recursos linguísticos e retóricos no gênero artigo de opinião

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nascimento, Joseane Brito Martins
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/235138
Resumo: Esta pesquisa volta-se para o tema da argumentação no Ensino Fundamental - anos finais, e delimita-se para o trabalho com os gêneros textuais na mediação do desenvolvimento do raciocínio argumentativo de estudantes no Ensino Fundamental – anos finais. A pesquisa partiu dos seguintes questionamentos: Que operações particulares, para desenvolver o raciocínio argumentativo, podem ser imputáveis aos aprendizes que pretendem um estatuto de agente que argumenta na vida política cotidiana, em uma sociedade democrática? Como articular os recursos linguísticos e retóricos para constituir a força dos argumentos de uma ação comunicativa? O objetivo foi analisar o raciocínio argumentativo dos estudantes e investigar como estes arranjam sintático-semanticamente as estratégias discursivo-argumentativas (recursos linguísticos e retóricos), mediadas pelo gênero artigo de opinião, para que tenham força argumentativa no propósito de comunicação. A fundamentação teórico-metodológica sustenta-se no Interacionismo Sociodiscursivo e em sua Engenharia Didática (2003; 2004); na Retórica: ARISTÓTELES (2005); PERELMAN E OLBRETCHS-TYTECA (2014); DUCROT (1987); ANSCOMBRE e DUCROT (1976); TOULMIN (2011); ZOPPI-FONTANA (2006); FIORIN (2018; 2019), dentre outros estudiosos desse gênero e preocupados com o ensino da argumentação escrita no Ensino Fundamental. Trata-se de resultados da pesquisa de mestrado profissional, desenvolvida no período de 2020 a 2021, que se inscreve na Linguística Aplicada, sustentada pela abordagem qualitativa interpretativa, orientando-se pelos princípios da pesquisa-ação. Assim, o percurso metodológico da pesquisa foi delineado nas etapas da pesquisa-ação (THIOLLENT, 2008/2011), nas quais foram diagnosticados problemas na organização do raciocínio argumentativo e, a partir destes, foi elaborada uma sequência didática em torno do gênero artigo de opinião para desenvolver esse tipo de raciocínio. As operações de linguagem e de pensamento realizadas pelos estudantes foram mediadas por um dispositivo didático, criado especialmente para esse procedimento, para auxiliá-los na tarefa de produzir a versão final do texto exemplar desse gênero. A confrontação entre os resultados das produções de textos dos estudantes demonstrou que houve um avanço significativo no desenvolvimento de seu raciocínio argumentativo e das capacidades de linguagem, requeridas para a produção do gênero artigo de opinião, descritas no modelo didático. Concluímos que o que permitiu chegar a esse resultado foi a oferta de um ensino intencional e sistematizado a esses estudantes por meio do qual realizaram operações de diferentes ordens, e foi justamente a imbricação profunda dessas operações que potencializou o desenvolvimento das capacidades de linguagem, do raciocínio e o seu arranjo no plano sintático-semântico, mediado por escolhas de diferentes recursos argumentativos (linguísticos e retóricos), visando ao cumprimento de seu propósito de comunicação.
id UNSP_0fb93a581310998057b9915d33556e37
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/235138
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling O estatuto dialógico e dialético dos recursos linguísticos e retóricos no gênero artigo de opiniãoThe dialogic and dialectical statute of linguistic and rhetorical resources in the opinion article genreInteracionismo sociodiscursivoGramáticaRecursos retóricosArgumentaçãoArtigo de opiniãoSequência Didática para desenvolver raciocínio argumentativoDidactic Sequence to develop argumentative reasoningSociodiscursive interactionismGrammarRhetorical resourcesArgumentationOpinion articleEsta pesquisa volta-se para o tema da argumentação no Ensino Fundamental - anos finais, e delimita-se para o trabalho com os gêneros textuais na mediação do desenvolvimento do raciocínio argumentativo de estudantes no Ensino Fundamental – anos finais. A pesquisa partiu dos seguintes questionamentos: Que operações particulares, para desenvolver o raciocínio argumentativo, podem ser imputáveis aos aprendizes que pretendem um estatuto de agente que argumenta na vida política cotidiana, em uma sociedade democrática? Como articular os recursos linguísticos e retóricos para constituir a força dos argumentos de uma ação comunicativa? O objetivo foi analisar o raciocínio argumentativo dos estudantes e investigar como estes arranjam sintático-semanticamente as estratégias discursivo-argumentativas (recursos linguísticos e retóricos), mediadas pelo gênero artigo de opinião, para que tenham força argumentativa no propósito de comunicação. A fundamentação teórico-metodológica sustenta-se no Interacionismo Sociodiscursivo e em sua Engenharia Didática (2003; 2004); na Retórica: ARISTÓTELES (2005); PERELMAN E OLBRETCHS-TYTECA (2014); DUCROT (1987); ANSCOMBRE e DUCROT (1976); TOULMIN (2011); ZOPPI-FONTANA (2006); FIORIN (2018; 2019), dentre outros estudiosos desse gênero e preocupados com o ensino da argumentação escrita no Ensino Fundamental. Trata-se de resultados da pesquisa de mestrado profissional, desenvolvida no período de 2020 a 2021, que se inscreve na Linguística Aplicada, sustentada pela abordagem qualitativa interpretativa, orientando-se pelos princípios da pesquisa-ação. Assim, o percurso metodológico da pesquisa foi delineado nas etapas da pesquisa-ação (THIOLLENT, 2008/2011), nas quais foram diagnosticados problemas na organização do raciocínio argumentativo e, a partir destes, foi elaborada uma sequência didática em torno do gênero artigo de opinião para desenvolver esse tipo de raciocínio. As operações de linguagem e de pensamento realizadas pelos estudantes foram mediadas por um dispositivo didático, criado especialmente para esse procedimento, para auxiliá-los na tarefa de produzir a versão final do texto exemplar desse gênero. A confrontação entre os resultados das produções de textos dos estudantes demonstrou que houve um avanço significativo no desenvolvimento de seu raciocínio argumentativo e das capacidades de linguagem, requeridas para a produção do gênero artigo de opinião, descritas no modelo didático. Concluímos que o que permitiu chegar a esse resultado foi a oferta de um ensino intencional e sistematizado a esses estudantes por meio do qual realizaram operações de diferentes ordens, e foi justamente a imbricação profunda dessas operações que potencializou o desenvolvimento das capacidades de linguagem, do raciocínio e o seu arranjo no plano sintático-semântico, mediado por escolhas de diferentes recursos argumentativos (linguísticos e retóricos), visando ao cumprimento de seu propósito de comunicação.This research focuses on the theme of argumentation in Elementary School - final years, and delimits itself to work with textual genres in the mediation of the development of argumentative reasoning of students in Elementary School - final years. The research started from the following questions: What particular operations, to develop argumentative reasoning, can be attributed to learners who want to be an agent who argues in everyday political life, in a democratic society? How to articulate the linguistic and rhetorical resources to constitute the force of the arguments of a communicative action? The objective was to analyze the students' argumentative reasoning and investigate how they syntactically-semantically arrange the discursive argumentative strategies (linguistic and rhetorical resources), mediated by the opinion article genre, so that they have argumentative force in the communication purpose. The theoretical-methodological foundation is based on Sociodiscursive Interactionism and its Didactic Engineering (2003; 2004); in Rhetoric: ARISTÓTELES (2005); PERELMAN E OLBRETCHS-TYTECA (2014); DUCROT (1987); ANSCOMBRE e DUCROT (1976); TOULMIN (2011); ZOPPI-FONTANA (2006); FIORIN (2018; 2019), among other scholars of this genre and concerned with the teaching of written argumentation in Elementary School. These are the results of the professional master's research, developed from 2020 to 2021, which is inscribed in Applied Linguistics, supported by an interpretative qualitative approach, guided by the principles of action research. Thus, the methodological course of the research was outlined in the stages of action research (THIOLLENT, 2008/2011), in which problems in the organization of argumentative reasoning were diagnosed and, from these, a didactic sequence was developed around the article genre of opinion to develop this type of reasoning. The language and thought operations performed by the students were mediated by a didactic device, created especially for this procedure, to assist them in the task of producing the final version of the exemplary text of this genre. The confrontation between the results of the students' text productions showed that there was a significant advance in the development of their argumentative reasoning and language skills, required for the production of the opinion article genre, described in the didactic model. We conclude that what made it possible to reach this result was the offer of an intentional and systematized teaching to these students through which they performed operations of different orders, and it was precisely the deep imbrication of these operations that potentiated the development of language skills, reasoning and its arrangement in the syntactic semantic plane, mediated by choices of different argumentative resources (linguistic and rhetorical), aiming at the fulfillment of its communication purpose.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Manzoni, Rosa Maria [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Nascimento, Joseane Brito Martins2022-06-14T12:41:21Z2022-06-14T12:41:21Z2022-02-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/23513833004056091P0porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-10-11T06:06:53Zoai:repositorio.unesp.br:11449/235138Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462023-10-11T06:06:53Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv O estatuto dialógico e dialético dos recursos linguísticos e retóricos no gênero artigo de opinião
The dialogic and dialectical statute of linguistic and rhetorical resources in the opinion article genre
title O estatuto dialógico e dialético dos recursos linguísticos e retóricos no gênero artigo de opinião
spellingShingle O estatuto dialógico e dialético dos recursos linguísticos e retóricos no gênero artigo de opinião
Nascimento, Joseane Brito Martins
Interacionismo sociodiscursivo
Gramática
Recursos retóricos
Argumentação
Artigo de opinião
Sequência Didática para desenvolver raciocínio argumentativo
Didactic Sequence to develop argumentative reasoning
Sociodiscursive interactionism
Grammar
Rhetorical resources
Argumentation
Opinion article
title_short O estatuto dialógico e dialético dos recursos linguísticos e retóricos no gênero artigo de opinião
title_full O estatuto dialógico e dialético dos recursos linguísticos e retóricos no gênero artigo de opinião
title_fullStr O estatuto dialógico e dialético dos recursos linguísticos e retóricos no gênero artigo de opinião
title_full_unstemmed O estatuto dialógico e dialético dos recursos linguísticos e retóricos no gênero artigo de opinião
title_sort O estatuto dialógico e dialético dos recursos linguísticos e retóricos no gênero artigo de opinião
author Nascimento, Joseane Brito Martins
author_facet Nascimento, Joseane Brito Martins
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Manzoni, Rosa Maria [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Nascimento, Joseane Brito Martins
dc.subject.por.fl_str_mv Interacionismo sociodiscursivo
Gramática
Recursos retóricos
Argumentação
Artigo de opinião
Sequência Didática para desenvolver raciocínio argumentativo
Didactic Sequence to develop argumentative reasoning
Sociodiscursive interactionism
Grammar
Rhetorical resources
Argumentation
Opinion article
topic Interacionismo sociodiscursivo
Gramática
Recursos retóricos
Argumentação
Artigo de opinião
Sequência Didática para desenvolver raciocínio argumentativo
Didactic Sequence to develop argumentative reasoning
Sociodiscursive interactionism
Grammar
Rhetorical resources
Argumentation
Opinion article
description Esta pesquisa volta-se para o tema da argumentação no Ensino Fundamental - anos finais, e delimita-se para o trabalho com os gêneros textuais na mediação do desenvolvimento do raciocínio argumentativo de estudantes no Ensino Fundamental – anos finais. A pesquisa partiu dos seguintes questionamentos: Que operações particulares, para desenvolver o raciocínio argumentativo, podem ser imputáveis aos aprendizes que pretendem um estatuto de agente que argumenta na vida política cotidiana, em uma sociedade democrática? Como articular os recursos linguísticos e retóricos para constituir a força dos argumentos de uma ação comunicativa? O objetivo foi analisar o raciocínio argumentativo dos estudantes e investigar como estes arranjam sintático-semanticamente as estratégias discursivo-argumentativas (recursos linguísticos e retóricos), mediadas pelo gênero artigo de opinião, para que tenham força argumentativa no propósito de comunicação. A fundamentação teórico-metodológica sustenta-se no Interacionismo Sociodiscursivo e em sua Engenharia Didática (2003; 2004); na Retórica: ARISTÓTELES (2005); PERELMAN E OLBRETCHS-TYTECA (2014); DUCROT (1987); ANSCOMBRE e DUCROT (1976); TOULMIN (2011); ZOPPI-FONTANA (2006); FIORIN (2018; 2019), dentre outros estudiosos desse gênero e preocupados com o ensino da argumentação escrita no Ensino Fundamental. Trata-se de resultados da pesquisa de mestrado profissional, desenvolvida no período de 2020 a 2021, que se inscreve na Linguística Aplicada, sustentada pela abordagem qualitativa interpretativa, orientando-se pelos princípios da pesquisa-ação. Assim, o percurso metodológico da pesquisa foi delineado nas etapas da pesquisa-ação (THIOLLENT, 2008/2011), nas quais foram diagnosticados problemas na organização do raciocínio argumentativo e, a partir destes, foi elaborada uma sequência didática em torno do gênero artigo de opinião para desenvolver esse tipo de raciocínio. As operações de linguagem e de pensamento realizadas pelos estudantes foram mediadas por um dispositivo didático, criado especialmente para esse procedimento, para auxiliá-los na tarefa de produzir a versão final do texto exemplar desse gênero. A confrontação entre os resultados das produções de textos dos estudantes demonstrou que houve um avanço significativo no desenvolvimento de seu raciocínio argumentativo e das capacidades de linguagem, requeridas para a produção do gênero artigo de opinião, descritas no modelo didático. Concluímos que o que permitiu chegar a esse resultado foi a oferta de um ensino intencional e sistematizado a esses estudantes por meio do qual realizaram operações de diferentes ordens, e foi justamente a imbricação profunda dessas operações que potencializou o desenvolvimento das capacidades de linguagem, do raciocínio e o seu arranjo no plano sintático-semântico, mediado por escolhas de diferentes recursos argumentativos (linguísticos e retóricos), visando ao cumprimento de seu propósito de comunicação.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-06-14T12:41:21Z
2022-06-14T12:41:21Z
2022-02-25
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/235138
33004056091P0
url http://hdl.handle.net/11449/235138
identifier_str_mv 33004056091P0
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803649383105822720