Entre improvisos e desafios: do cururu como cosmovisão de grupos caipiras do Médio Tietê, SP

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Elisângela de Jesus [UNESP]
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/115709
Resumo: O texto da tese em questão reúne os resultados e conclusões da pesquisa etnográfica de doutorado inicialmente intitulada “A Liturgia do Povo: cururu, um cancioneiro medieval no Médio Tietê, SP” realizada entre 2009-2013 no Programa de Pós Graduação em Ciências Sociais da Faculdade de Ciências e Letras da UNESP, campus de Araraquara, São Paulo, Brasil, sob orientação do Professor Doutor Dagoberto José Fonseca com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP. O texto está articulado a partir da noção de que o cururu paulista, cantoria de improviso realizada também na forma de desafio entre cantadores acompanhada pela viola caipira constitui singularidade identitária de grupos caipiras do Médio Tietê, no interior do estado de São Paulo. Com base em apontamentos etnográficos, o texto apresenta o cururu paulista como forma de cosmovisão do grupo caipira estudado, que articula narrativas poético-musicais acionando categorias ambivalentes para compor metáforas expressas na forma de canto, memórias, sociabilidades, vivência da religiosidade católica, trabalho, conflitos velados e explícitos, produção de conhecimento e lazer popular, bem como de práticas legadas do mundo rural tais como o mutirão retomado em contextos urbanos periféricos. A etnografia considera também aspectos étnico-raciais, etários e de gênero, pois o cururu é majoritariamente realizado por homens velhos. A contemporaneidade dos sujeitos realizadores do cururu é entendida através das apropriações culturais, técnicas, tecnológicas e midiáticas empregadas para reproduzir o cururu ao longo do tempo histórico, bem por diálogos estabelecidoscom o circo, o rádio, o cinema, o disco fonográfico, a TV e a internet e por meio dos legados fornecidos a outras produções musicais e literárias apontando para o cururu –cururueiros e violeiros, radialistas, apresentadores, torcidas e demais envolvidos em sua ...
id UNSP_0fc19278d3b82f70ec75d763da10d3e9
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/115709
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Entre improvisos e desafios: do cururu como cosmovisão de grupos caipiras do Médio Tietê, SPBetween Impromptu and Chalenges: from the cururu as a cosmovisionof caipira’s groups in the Middle Tietê’s region of São PauloViolaCaipirasCururu (Canto popular)Cantadores popularesCiências sociaisSocial sciencesO texto da tese em questão reúne os resultados e conclusões da pesquisa etnográfica de doutorado inicialmente intitulada “A Liturgia do Povo: cururu, um cancioneiro medieval no Médio Tietê, SP” realizada entre 2009-2013 no Programa de Pós Graduação em Ciências Sociais da Faculdade de Ciências e Letras da UNESP, campus de Araraquara, São Paulo, Brasil, sob orientação do Professor Doutor Dagoberto José Fonseca com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP. O texto está articulado a partir da noção de que o cururu paulista, cantoria de improviso realizada também na forma de desafio entre cantadores acompanhada pela viola caipira constitui singularidade identitária de grupos caipiras do Médio Tietê, no interior do estado de São Paulo. Com base em apontamentos etnográficos, o texto apresenta o cururu paulista como forma de cosmovisão do grupo caipira estudado, que articula narrativas poético-musicais acionando categorias ambivalentes para compor metáforas expressas na forma de canto, memórias, sociabilidades, vivência da religiosidade católica, trabalho, conflitos velados e explícitos, produção de conhecimento e lazer popular, bem como de práticas legadas do mundo rural tais como o mutirão retomado em contextos urbanos periféricos. A etnografia considera também aspectos étnico-raciais, etários e de gênero, pois o cururu é majoritariamente realizado por homens velhos. A contemporaneidade dos sujeitos realizadores do cururu é entendida através das apropriações culturais, técnicas, tecnológicas e midiáticas empregadas para reproduzir o cururu ao longo do tempo histórico, bem por diálogos estabelecidoscom o circo, o rádio, o cinema, o disco fonográfico, a TV e a internet e por meio dos legados fornecidos a outras produções musicais e literárias apontando para o cururu –cururueiros e violeiros, radialistas, apresentadores, torcidas e demais envolvidos em sua ...The text of this thesis reunites the results and conclusions of the doctorate ethnographic research first entitled “The Liturgy of the People: cururu, a medieval songbook in the MiddleTiête’s region, SP” accomplished between 2009-2013 in the Social Sciences Post Graduation Program of the Faculdade de Ciências e Letras of UNESP, Araraquara campus, São Paulo, Brasil, under supervision of the Professor Dagoberto José Fonseca with the suport of the Foundation for Research Support of the State of São Paulo, FAPESP. The text is articulated from the notion thet the paulista’s cururu, a impromptu singing also done as a chalenge between singers accompanied by the “viola capira” constitutes an identitary singularity of those caipira’s groups of the Tietê’s Middle, in the country region of São Paulo State. Based on ethnographic appointments, the text presents the paulista’s cururu as a form of cosmology of the studied caipira’s group, that articulates poetic and musical narratives that trigger ambiguous categories to compose metaphors that are expressed in the form of singing, memories, sociabilities, experience of the catholic religiosity, labor, veiled conflicts, knowledge production and popular leisure, as well as legacy practices from the rural world like the recaptured “mutirão” (a popular collective initiative) in urban peripheric contexts. The ethnography considers also the ethnic-racial, age and gender aspects, because the cururu is mostly done by old men. The contemporaneity of the subjects that do the cururu its understood through the cultural, technical, technological and midiatic appropriations employed to reproduce the cururu through historical time, as by dialogs established with the circus, the radio, the cinema, the phonograpic record, the TV and the internet by the legacies provided to other musical and literary productions, pointing out to the “cururueiros” the cururu musicians ...Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Fonseca, Dagoberto José [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Santos, Elisângela de Jesus [UNESP]2015-03-03T11:52:29Z2015-03-03T11:52:29Z2013-07-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis339 f. : il. color.application/pdfSANTOS, Elisângela de Jesus. Entre improvisos e desafios: do cururu como cosmovisão de grupos caipiras do Médio Tietê, SP. 2013. 339 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciencias e Letras (Campus de Araraquara), 2013.http://hdl.handle.net/11449/115709000809985000809985.pdf33004030017P78483229888324823Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-10-30T06:11:07Zoai:repositorio.unesp.br:11449/115709Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462023-10-30T06:11:07Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Entre improvisos e desafios: do cururu como cosmovisão de grupos caipiras do Médio Tietê, SP
Between Impromptu and Chalenges: from the cururu as a cosmovisionof caipira’s groups in the Middle Tietê’s region of São Paulo
title Entre improvisos e desafios: do cururu como cosmovisão de grupos caipiras do Médio Tietê, SP
spellingShingle Entre improvisos e desafios: do cururu como cosmovisão de grupos caipiras do Médio Tietê, SP
Santos, Elisângela de Jesus [UNESP]
Viola
Caipiras
Cururu (Canto popular)
Cantadores populares
Ciências sociais
Social sciences
title_short Entre improvisos e desafios: do cururu como cosmovisão de grupos caipiras do Médio Tietê, SP
title_full Entre improvisos e desafios: do cururu como cosmovisão de grupos caipiras do Médio Tietê, SP
title_fullStr Entre improvisos e desafios: do cururu como cosmovisão de grupos caipiras do Médio Tietê, SP
title_full_unstemmed Entre improvisos e desafios: do cururu como cosmovisão de grupos caipiras do Médio Tietê, SP
title_sort Entre improvisos e desafios: do cururu como cosmovisão de grupos caipiras do Médio Tietê, SP
author Santos, Elisângela de Jesus [UNESP]
author_facet Santos, Elisângela de Jesus [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Fonseca, Dagoberto José [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Elisângela de Jesus [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Viola
Caipiras
Cururu (Canto popular)
Cantadores populares
Ciências sociais
Social sciences
topic Viola
Caipiras
Cururu (Canto popular)
Cantadores populares
Ciências sociais
Social sciences
description O texto da tese em questão reúne os resultados e conclusões da pesquisa etnográfica de doutorado inicialmente intitulada “A Liturgia do Povo: cururu, um cancioneiro medieval no Médio Tietê, SP” realizada entre 2009-2013 no Programa de Pós Graduação em Ciências Sociais da Faculdade de Ciências e Letras da UNESP, campus de Araraquara, São Paulo, Brasil, sob orientação do Professor Doutor Dagoberto José Fonseca com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP. O texto está articulado a partir da noção de que o cururu paulista, cantoria de improviso realizada também na forma de desafio entre cantadores acompanhada pela viola caipira constitui singularidade identitária de grupos caipiras do Médio Tietê, no interior do estado de São Paulo. Com base em apontamentos etnográficos, o texto apresenta o cururu paulista como forma de cosmovisão do grupo caipira estudado, que articula narrativas poético-musicais acionando categorias ambivalentes para compor metáforas expressas na forma de canto, memórias, sociabilidades, vivência da religiosidade católica, trabalho, conflitos velados e explícitos, produção de conhecimento e lazer popular, bem como de práticas legadas do mundo rural tais como o mutirão retomado em contextos urbanos periféricos. A etnografia considera também aspectos étnico-raciais, etários e de gênero, pois o cururu é majoritariamente realizado por homens velhos. A contemporaneidade dos sujeitos realizadores do cururu é entendida através das apropriações culturais, técnicas, tecnológicas e midiáticas empregadas para reproduzir o cururu ao longo do tempo histórico, bem por diálogos estabelecidoscom o circo, o rádio, o cinema, o disco fonográfico, a TV e a internet e por meio dos legados fornecidos a outras produções musicais e literárias apontando para o cururu –cururueiros e violeiros, radialistas, apresentadores, torcidas e demais envolvidos em sua ...
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-07-05
2015-03-03T11:52:29Z
2015-03-03T11:52:29Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SANTOS, Elisângela de Jesus. Entre improvisos e desafios: do cururu como cosmovisão de grupos caipiras do Médio Tietê, SP. 2013. 339 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciencias e Letras (Campus de Araraquara), 2013.
http://hdl.handle.net/11449/115709
000809985
000809985.pdf
33004030017P7
8483229888324823
identifier_str_mv SANTOS, Elisângela de Jesus. Entre improvisos e desafios: do cururu como cosmovisão de grupos caipiras do Médio Tietê, SP. 2013. 339 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciencias e Letras (Campus de Araraquara), 2013.
000809985
000809985.pdf
33004030017P7
8483229888324823
url http://hdl.handle.net/11449/115709
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 339 f. : il. color.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799964758994059264