Contribuição ou alienação no processo de alfabetização a partir do uso de TDIC - Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação: levantamento e análise crítica das produções acadêmicas no Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Zandonadi, Adriana Nunes [UNESP]
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/213703
Resumo: A presente dissertação de mestrado teve como objetivo investigar o uso e a apropriação das TDIC no processo educativo, bem como sua inserção no ambiente escolar, dando ênfase, sobretudo, ao nível da alfabetização, bem como analisar as metodologias e os fundamentos teóricos das concepções pedagógicas vigentes, tendo olhar atento aos vínculos com o neotecnicismo e outras variantes das pedagogias do “aprender a aprender”. Para tal, nos pautamos no materialismo histórico dialético e como metodologia optamos por analisar teses e dissertações que tiveram como tema central de análise a inserção das TDIC no trabalho educativo, principalmente no campo da alfabetização. Assim, realizamos levantamento bibliográfico sobre a dinâmica da globalização, as TDIC, com vistas a compreender as características da fase atual do capitalismo, como também publicações relativas às concepções pedagógicas e alfabetização. Como interpretações e resultados de pesquisa, sinalizamos que as TDIC são utilizadas como instrumento para a consolidação do discurso da globalização e aceleração da alienação do indivíduo, com a formação educacional voltada à competitividade e ao desenvolvimento de competências que adaptem o indivíduo, rapidamente, às necessidades do “mercado” de trabalho, isto é, concepções diretamente associadas às pedagogias do “aprender a aprender”. Constatamos que o trabalho educativo com o uso de TDIC, apesar dessas intenções, ainda carece de mais estudos fundamentados em concepções pedagógicas críticas. Analisando teses e dissertações que abordam a temática, vemos que o uso das TDIC é colocado como elemento central do processo educativo, o que acentua a presença das ideias das pedagogias do “aprender a aprender”, diante da instantaneidade do “saber”, a negação do saber científico, do conhecimento construído historicamente, a ausência de métodos, etc. Portanto, há de se ter cautela na inserção das TDIC no processo educativo em geral, como também no uso específico de aplicativos voltados para a alfabetização.
id UNSP_1032bc506f8eb68b16f43d6748722d01
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/213703
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Contribuição ou alienação no processo de alfabetização a partir do uso de TDIC - Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação: levantamento e análise crítica das produções acadêmicas no BrasilContribution or alienation in the literacy process from the use of TDIC - Digital Technologies of Information and Communication: survey and critical analysis of academic productions in BrazilTDICAlfabetizaçãoPedagogias do "aprender a aprender"EducaçãoNeoliberalismoA presente dissertação de mestrado teve como objetivo investigar o uso e a apropriação das TDIC no processo educativo, bem como sua inserção no ambiente escolar, dando ênfase, sobretudo, ao nível da alfabetização, bem como analisar as metodologias e os fundamentos teóricos das concepções pedagógicas vigentes, tendo olhar atento aos vínculos com o neotecnicismo e outras variantes das pedagogias do “aprender a aprender”. Para tal, nos pautamos no materialismo histórico dialético e como metodologia optamos por analisar teses e dissertações que tiveram como tema central de análise a inserção das TDIC no trabalho educativo, principalmente no campo da alfabetização. Assim, realizamos levantamento bibliográfico sobre a dinâmica da globalização, as TDIC, com vistas a compreender as características da fase atual do capitalismo, como também publicações relativas às concepções pedagógicas e alfabetização. Como interpretações e resultados de pesquisa, sinalizamos que as TDIC são utilizadas como instrumento para a consolidação do discurso da globalização e aceleração da alienação do indivíduo, com a formação educacional voltada à competitividade e ao desenvolvimento de competências que adaptem o indivíduo, rapidamente, às necessidades do “mercado” de trabalho, isto é, concepções diretamente associadas às pedagogias do “aprender a aprender”. Constatamos que o trabalho educativo com o uso de TDIC, apesar dessas intenções, ainda carece de mais estudos fundamentados em concepções pedagógicas críticas. Analisando teses e dissertações que abordam a temática, vemos que o uso das TDIC é colocado como elemento central do processo educativo, o que acentua a presença das ideias das pedagogias do “aprender a aprender”, diante da instantaneidade do “saber”, a negação do saber científico, do conhecimento construído historicamente, a ausência de métodos, etc. Portanto, há de se ter cautela na inserção das TDIC no processo educativo em geral, como também no uso específico de aplicativos voltados para a alfabetização.This master’s study aimed to investigate the use and the appropriation of digital technologies of information and communication (DTIC) in the educational process, as well as their integration into the school environment, emphasizing, mainly, the level of literacy, as well as analyze the methodologies and the theoretical foundations of the current pedagogical conceptions, taking an attentive look at the links with neotechnicism (SAVIANI, 2008) and other variants of “learning to learn” pedagogies (DUARTE, 2001). For that, we focused on the critical dialectical historical materialism and as a methodology we opted to analyze theses and dissertations that had as their main analysis theme the insertion of the DTIC in the educational work, mainly, in literacy, we did a bibliographic survey about the globalization dynamics, the DTIC, in order to understand the characteristics of the current phase of capitalism, along with publications related to pedagogical conceptions and literacy. As interpretations and survey results, we point out that the DTIC are used as a tool for consolidating the discourse of globalization and accelerating the alienation of the individual, with educational formation focused on competitiveness and the development of skills that adapts the individual, quickly, the needs of the labour “market”, that is, conceptions directly associated with the pedagogies of "learning to learn" process, however, the educational work with the use of DTIC, even with such intentions, it has been precariously used faced with the absence of pedagogical and critical rationale. Analyzing theses and dissertations that address the theme, we ser that the use of the DTIC is placed as the protagonist of educational process, which accentuates the presence of the ideas of “learning to learn”, before the instant of “knowledge”, the denial of the scientific knowledge, of the historically built knowledge, the absence of methods, therefore, it is needed to be cautious in the insertion of the DTIC in the educational process, as well as in the use of their applications aimed at literacy and at “self-literacy”.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Duarte, Newton [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Zandonadi, Adriana Nunes [UNESP]2021-07-28T16:33:20Z2021-07-28T16:33:20Z2021-05-26info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/21370333004030079P2porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-06-12T13:54:26Zoai:repositorio.unesp.br:11449/213703Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T20:25:42.496645Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Contribuição ou alienação no processo de alfabetização a partir do uso de TDIC - Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação: levantamento e análise crítica das produções acadêmicas no Brasil
Contribution or alienation in the literacy process from the use of TDIC - Digital Technologies of Information and Communication: survey and critical analysis of academic productions in Brazil
title Contribuição ou alienação no processo de alfabetização a partir do uso de TDIC - Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação: levantamento e análise crítica das produções acadêmicas no Brasil
spellingShingle Contribuição ou alienação no processo de alfabetização a partir do uso de TDIC - Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação: levantamento e análise crítica das produções acadêmicas no Brasil
Zandonadi, Adriana Nunes [UNESP]
TDIC
Alfabetização
Pedagogias do "aprender a aprender"
Educação
Neoliberalismo
title_short Contribuição ou alienação no processo de alfabetização a partir do uso de TDIC - Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação: levantamento e análise crítica das produções acadêmicas no Brasil
title_full Contribuição ou alienação no processo de alfabetização a partir do uso de TDIC - Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação: levantamento e análise crítica das produções acadêmicas no Brasil
title_fullStr Contribuição ou alienação no processo de alfabetização a partir do uso de TDIC - Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação: levantamento e análise crítica das produções acadêmicas no Brasil
title_full_unstemmed Contribuição ou alienação no processo de alfabetização a partir do uso de TDIC - Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação: levantamento e análise crítica das produções acadêmicas no Brasil
title_sort Contribuição ou alienação no processo de alfabetização a partir do uso de TDIC - Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação: levantamento e análise crítica das produções acadêmicas no Brasil
author Zandonadi, Adriana Nunes [UNESP]
author_facet Zandonadi, Adriana Nunes [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Duarte, Newton [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Zandonadi, Adriana Nunes [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv TDIC
Alfabetização
Pedagogias do "aprender a aprender"
Educação
Neoliberalismo
topic TDIC
Alfabetização
Pedagogias do "aprender a aprender"
Educação
Neoliberalismo
description A presente dissertação de mestrado teve como objetivo investigar o uso e a apropriação das TDIC no processo educativo, bem como sua inserção no ambiente escolar, dando ênfase, sobretudo, ao nível da alfabetização, bem como analisar as metodologias e os fundamentos teóricos das concepções pedagógicas vigentes, tendo olhar atento aos vínculos com o neotecnicismo e outras variantes das pedagogias do “aprender a aprender”. Para tal, nos pautamos no materialismo histórico dialético e como metodologia optamos por analisar teses e dissertações que tiveram como tema central de análise a inserção das TDIC no trabalho educativo, principalmente no campo da alfabetização. Assim, realizamos levantamento bibliográfico sobre a dinâmica da globalização, as TDIC, com vistas a compreender as características da fase atual do capitalismo, como também publicações relativas às concepções pedagógicas e alfabetização. Como interpretações e resultados de pesquisa, sinalizamos que as TDIC são utilizadas como instrumento para a consolidação do discurso da globalização e aceleração da alienação do indivíduo, com a formação educacional voltada à competitividade e ao desenvolvimento de competências que adaptem o indivíduo, rapidamente, às necessidades do “mercado” de trabalho, isto é, concepções diretamente associadas às pedagogias do “aprender a aprender”. Constatamos que o trabalho educativo com o uso de TDIC, apesar dessas intenções, ainda carece de mais estudos fundamentados em concepções pedagógicas críticas. Analisando teses e dissertações que abordam a temática, vemos que o uso das TDIC é colocado como elemento central do processo educativo, o que acentua a presença das ideias das pedagogias do “aprender a aprender”, diante da instantaneidade do “saber”, a negação do saber científico, do conhecimento construído historicamente, a ausência de métodos, etc. Portanto, há de se ter cautela na inserção das TDIC no processo educativo em geral, como também no uso específico de aplicativos voltados para a alfabetização.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-07-28T16:33:20Z
2021-07-28T16:33:20Z
2021-05-26
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/213703
33004030079P2
url http://hdl.handle.net/11449/213703
identifier_str_mv 33004030079P2
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129200353181696