A natureza nos caminhos da ayahuasca: territorialidade, arranjos institucionais e aspectos fitogeográficos de conservação florestal na Amazônia (Rondônia/Brasil)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Thevenin, Julien Marius Reis [UNESP]
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/150410
Resumo: A relação que os grupos sociais estabelecem com a natureza está permeada pelos sistemas de representações e ideias, principalmente, os religiosos e filosóficos. Contudo a trajetória percorrida pela sociedade urbano industrial, baseada no lucro, tem conduzido a sérios problemas ambientais, dentre eles o desflorestamento da Amazônia. É na busca por relações que atribuam valores não econômicos à natureza que se inicia esta tese, desse modo, analisamos aqui a formação dos territórios religiosos de organizações que utilizam o chá Ayahuasca em seus rituais, no estado de Rondônia – BR, com enfoque na interação homem-natureza. Também conhecidas como religiões da floresta, pois surgiram nas primeiras décadas do século XX, em meio à floresta Amazônica, essas religiões foram fundadas por seringueiros nas suas três vertentes originais: Santo Daime; Barquinha; e UDV. A pesquisa sobre esses arranjos institucionais apresentou resultados que indicaram relações de êxito na conservação florestal associados a um processo crescente de ressacralização da natureza. A expansão territorial ayahuasqueira está relacionada ao crescimento e manutenção de áreas florestadas associadas aos plantios das espécies Banisteriopsis caapi e Psychotria viridis, que compõe o chá Ayahuasca, em sistemas agroflorestais e com predomínio da agricultura orgânica. Nas 24 propriedades rurais mapeadas, a partir de classificação orientada a objeto e imagens de alta resolução espacial, 96,6% de todo o território permanece com cobertura arbórea em estágio inicial, intermediário a avançado de sucessão, sendo que na maioria dos casos as taxas de cobertura foram superiores às exigidas para Reserva Legal. Na paisagem, muitas dessas propriedades se destacam como verdadeiras ilhas de floresta em meio a extensas áreas desmatadas para pastagens. Os parâmetros fitossociológicos estiveram, na maioria das propriedades, dentro da normalidade, para as regiões fitoecológicas em que se encontram inseridas, exceto em algumas propriedades suscetíveis a fortes efeitos de borda. O crescimento desses territórios também mostrou estar associado a práticas de reflorestamento (seja para recuperação de áreas degradadas ou no adensamento florestal), com a presença de espécies ameaçadas de extinção em 67,9 %, do total de 53 propriedades analisadas (entre urbanas e rurais), e ao respeito e zelo pela Natureza com a valorização de seus aspectos espirituais.
id UNSP_10b12c968ab1994f06d365ef06e6354b
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/150410
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling A natureza nos caminhos da ayahuasca: territorialidade, arranjos institucionais e aspectos fitogeográficos de conservação florestal na Amazônia (Rondônia/Brasil)Nature in the paths of ayahuasca: territoriality, institutional arrangements and phytogeographic aspects of forest conservation in the Amazon (Rondônia / Brazil)AyahuascaRessacralização da naturezaTerritório religiosoConservação florestalFitogeografiaResacralization of natureReligious territoryForest conservationPhytogeographyA relação que os grupos sociais estabelecem com a natureza está permeada pelos sistemas de representações e ideias, principalmente, os religiosos e filosóficos. Contudo a trajetória percorrida pela sociedade urbano industrial, baseada no lucro, tem conduzido a sérios problemas ambientais, dentre eles o desflorestamento da Amazônia. É na busca por relações que atribuam valores não econômicos à natureza que se inicia esta tese, desse modo, analisamos aqui a formação dos territórios religiosos de organizações que utilizam o chá Ayahuasca em seus rituais, no estado de Rondônia – BR, com enfoque na interação homem-natureza. Também conhecidas como religiões da floresta, pois surgiram nas primeiras décadas do século XX, em meio à floresta Amazônica, essas religiões foram fundadas por seringueiros nas suas três vertentes originais: Santo Daime; Barquinha; e UDV. A pesquisa sobre esses arranjos institucionais apresentou resultados que indicaram relações de êxito na conservação florestal associados a um processo crescente de ressacralização da natureza. A expansão territorial ayahuasqueira está relacionada ao crescimento e manutenção de áreas florestadas associadas aos plantios das espécies Banisteriopsis caapi e Psychotria viridis, que compõe o chá Ayahuasca, em sistemas agroflorestais e com predomínio da agricultura orgânica. Nas 24 propriedades rurais mapeadas, a partir de classificação orientada a objeto e imagens de alta resolução espacial, 96,6% de todo o território permanece com cobertura arbórea em estágio inicial, intermediário a avançado de sucessão, sendo que na maioria dos casos as taxas de cobertura foram superiores às exigidas para Reserva Legal. Na paisagem, muitas dessas propriedades se destacam como verdadeiras ilhas de floresta em meio a extensas áreas desmatadas para pastagens. Os parâmetros fitossociológicos estiveram, na maioria das propriedades, dentro da normalidade, para as regiões fitoecológicas em que se encontram inseridas, exceto em algumas propriedades suscetíveis a fortes efeitos de borda. O crescimento desses territórios também mostrou estar associado a práticas de reflorestamento (seja para recuperação de áreas degradadas ou no adensamento florestal), com a presença de espécies ameaçadas de extinção em 67,9 %, do total de 53 propriedades analisadas (entre urbanas e rurais), e ao respeito e zelo pela Natureza com a valorização de seus aspectos espirituais.The relationship that social groups establish with nature is based upon representation and idea systems, mainly religious and philosophical. However, the urban and industrial society path, based on gains, has been leading to serious environmental problems, among them, the Amazon deforestation. It is in search for relations that attribute non-economic values to nature that this thesis initiates. Therefore, the formation of religious territories of organizations that make use of the tea Ayahuasca in their rituals in the state of Rondônia- BR is analyzed, with emphasis on men-nature interaction. Also known as religions of the forest, since they emerged in the first decades of the 20th century in the middle of the Amazon rainforest, these religions were founded by rubber tappers in three original branches: Santo Daime; Barquinha; and União Do Vegetal. The research on these institutional arrangements presented results that indicated success relations on forest conservation associated with a growing process of resacralization of nature. The Ayahuasca territorial expansion is related with the growth and maintenance of forests area for the planting of the species Banisteriopsis caapi and Psychotria viridis, which compose the tea Ayahuasca, in agroforestry systems and with the predominance of organic agriculture. In the 24 rural properties that were mapped, in oriented classification with high spatial resolution objects and images, 96,6% of the whole territory remains with arboreal coverage in early, intermediate to advanced stage of succession, being that in most cases, the coverage rates were higher than the rates required by Legal Reservation. In the landscape, many of these properties stand out as true forest islands in the middle of extensive areas that were deforested for pasture. The phytosociological parameters were, in most properties within normality, to the phytoecological regions in which they are inserted, except for some properties that are more susceptible to strong border effects. The growth of these territories also have shown to be associated with reforestation practices (either for the recovery of degraded areas or forest densification), with the presence of endangered species in 67,9%, from a total of 53 analyzed properties (among urban and rural), and with the respect and care for Nature along with the valorization of its spiritual aspects.Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)FAPESP: 2013/02207-1Universidade Estadual Paulista (Unesp)Piroli, Edson Luís [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Thevenin, Julien Marius Reis [UNESP]2017-04-25T18:37:57Z2017-04-25T18:37:57Z2017-03-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/15041000088460033004129042P331602026256885600000-0002-3350-2651porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-06-20T15:26:59Zoai:repositorio.unesp.br:11449/150410Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-06-20T15:26:59Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv A natureza nos caminhos da ayahuasca: territorialidade, arranjos institucionais e aspectos fitogeográficos de conservação florestal na Amazônia (Rondônia/Brasil)
Nature in the paths of ayahuasca: territoriality, institutional arrangements and phytogeographic aspects of forest conservation in the Amazon (Rondônia / Brazil)
title A natureza nos caminhos da ayahuasca: territorialidade, arranjos institucionais e aspectos fitogeográficos de conservação florestal na Amazônia (Rondônia/Brasil)
spellingShingle A natureza nos caminhos da ayahuasca: territorialidade, arranjos institucionais e aspectos fitogeográficos de conservação florestal na Amazônia (Rondônia/Brasil)
Thevenin, Julien Marius Reis [UNESP]
Ayahuasca
Ressacralização da natureza
Território religioso
Conservação florestal
Fitogeografia
Resacralization of nature
Religious territory
Forest conservation
Phytogeography
title_short A natureza nos caminhos da ayahuasca: territorialidade, arranjos institucionais e aspectos fitogeográficos de conservação florestal na Amazônia (Rondônia/Brasil)
title_full A natureza nos caminhos da ayahuasca: territorialidade, arranjos institucionais e aspectos fitogeográficos de conservação florestal na Amazônia (Rondônia/Brasil)
title_fullStr A natureza nos caminhos da ayahuasca: territorialidade, arranjos institucionais e aspectos fitogeográficos de conservação florestal na Amazônia (Rondônia/Brasil)
title_full_unstemmed A natureza nos caminhos da ayahuasca: territorialidade, arranjos institucionais e aspectos fitogeográficos de conservação florestal na Amazônia (Rondônia/Brasil)
title_sort A natureza nos caminhos da ayahuasca: territorialidade, arranjos institucionais e aspectos fitogeográficos de conservação florestal na Amazônia (Rondônia/Brasil)
author Thevenin, Julien Marius Reis [UNESP]
author_facet Thevenin, Julien Marius Reis [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Piroli, Edson Luís [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Thevenin, Julien Marius Reis [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Ayahuasca
Ressacralização da natureza
Território religioso
Conservação florestal
Fitogeografia
Resacralization of nature
Religious territory
Forest conservation
Phytogeography
topic Ayahuasca
Ressacralização da natureza
Território religioso
Conservação florestal
Fitogeografia
Resacralization of nature
Religious territory
Forest conservation
Phytogeography
description A relação que os grupos sociais estabelecem com a natureza está permeada pelos sistemas de representações e ideias, principalmente, os religiosos e filosóficos. Contudo a trajetória percorrida pela sociedade urbano industrial, baseada no lucro, tem conduzido a sérios problemas ambientais, dentre eles o desflorestamento da Amazônia. É na busca por relações que atribuam valores não econômicos à natureza que se inicia esta tese, desse modo, analisamos aqui a formação dos territórios religiosos de organizações que utilizam o chá Ayahuasca em seus rituais, no estado de Rondônia – BR, com enfoque na interação homem-natureza. Também conhecidas como religiões da floresta, pois surgiram nas primeiras décadas do século XX, em meio à floresta Amazônica, essas religiões foram fundadas por seringueiros nas suas três vertentes originais: Santo Daime; Barquinha; e UDV. A pesquisa sobre esses arranjos institucionais apresentou resultados que indicaram relações de êxito na conservação florestal associados a um processo crescente de ressacralização da natureza. A expansão territorial ayahuasqueira está relacionada ao crescimento e manutenção de áreas florestadas associadas aos plantios das espécies Banisteriopsis caapi e Psychotria viridis, que compõe o chá Ayahuasca, em sistemas agroflorestais e com predomínio da agricultura orgânica. Nas 24 propriedades rurais mapeadas, a partir de classificação orientada a objeto e imagens de alta resolução espacial, 96,6% de todo o território permanece com cobertura arbórea em estágio inicial, intermediário a avançado de sucessão, sendo que na maioria dos casos as taxas de cobertura foram superiores às exigidas para Reserva Legal. Na paisagem, muitas dessas propriedades se destacam como verdadeiras ilhas de floresta em meio a extensas áreas desmatadas para pastagens. Os parâmetros fitossociológicos estiveram, na maioria das propriedades, dentro da normalidade, para as regiões fitoecológicas em que se encontram inseridas, exceto em algumas propriedades suscetíveis a fortes efeitos de borda. O crescimento desses territórios também mostrou estar associado a práticas de reflorestamento (seja para recuperação de áreas degradadas ou no adensamento florestal), com a presença de espécies ameaçadas de extinção em 67,9 %, do total de 53 propriedades analisadas (entre urbanas e rurais), e ao respeito e zelo pela Natureza com a valorização de seus aspectos espirituais.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-04-25T18:37:57Z
2017-04-25T18:37:57Z
2017-03-06
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/150410
000884600
33004129042P3
3160202625688560
0000-0002-3350-2651
url http://hdl.handle.net/11449/150410
identifier_str_mv 000884600
33004129042P3
3160202625688560
0000-0002-3350-2651
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803045567413092352