Da produção do discurso aos usos sociais: distinção, moda e estilo na revista Vogue Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Haddad, Beatriz Sumaya Malavasi [UNESP]
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/213623
Resumo: Esta pesquisa propõe analisar os discursos relacionados às noções de moda e estilo da revista Vogue Brasil. Inspirada pela Teoria das Mediações (2015), a pesquisa articulou-se, metodologicamente, em três etapas: 1) análise temática de conteúdo das edições selecionadas, visando mapear os principais pontos de inflexão na trajetória da revista e suas temáticas centrais, bem como identificar a recorrência ou ausência dos termos “moda” e “estilo” no decorrer de sua história; 2) visita à redação e entrevistas com profissionais chaves envolvidos com a produção da revista, visando identificar as principais estratégias de comunicabilidade empregadas; 3) entrevistas com as leitoras, com vistas a captar as formas de ressignificação e usos dos conteúdos veiculados. Buscou-se desvendar as lógicas dos usos, ou seja, os sentidos atribuídos aos conteúdos veiculados pela revista, cuja compreensão se configura como um meio privilegiado para reconhecer os discursos relacionados à moda e estilo, proferidos em um contexto social, político e cultural específico, bem como suas transformações. Como pano de fundo da pesquisa, coloca-se o debate acerca da relação entre consumo e processos de subjetivação, visto que a construção da aparência, que envolve o “vestir-se”, configura-se como uma das principais modalidades de consumo distintivo e, portanto, de marcação identitária, na cultura contemporânea. A análise interna das edições selecionadas da revista revelou a incorporação de temáticas consonantes às mudanças sociais experimentadas no decorrer das décadas de 80, 90 e nos anos 2000, até 2015. Evidenciou-se, na trajetória da revista, a incorporação de temáticas presentes nos diferentes contextos históricos, como algumas pautas feministas, a menção à existência de uma moda brasileira e sua relação com a moda internacional e, sobretudo, o crescimento da noção de estilo e sua relação com a noção de moda, ponto de interesse inicial desta pesquisa. A análise dos discursos dos produtores da revista e das leitoras entrevistadas permite visualizar as estratégias de comunicação que atingiram seu objetivo, bem como apontar as formas de uso/apropriações que escapam a estas estratégias, desvendando assim, lugares ocupados pela revista no cotidiano das leitoras muito diferentes daqueles planejados pelos produtores.
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Inspirada pela Teoria das Mediações (2015), a pesquisa articulou-se, metodologicamente, em três etapas: 1) análise temática de conteúdo das edições selecionadas, visando mapear os principais pontos de inflexão na trajetória da revista e suas temáticas centrais, bem como identificar a recorrência ou ausência dos termos “moda” e “estilo” no decorrer de sua história; 2) visita à redação e entrevistas com profissionais chaves envolvidos com a produção da revista, visando identificar as principais estratégias de comunicabilidade empregadas; 3) entrevistas com as leitoras, com vistas a captar as formas de ressignificação e usos dos conteúdos veiculados. Buscou-se desvendar as lógicas dos usos, ou seja, os sentidos atribuídos aos conteúdos veiculados pela revista, cuja compreensão se configura como um meio privilegiado para reconhecer os discursos relacionados à moda e estilo, proferidos em um contexto social, político e cultural específico, bem como suas transformações. Como pano de fundo da pesquisa, coloca-se o debate acerca da relação entre consumo e processos de subjetivação, visto que a construção da aparência, que envolve o “vestir-se”, configura-se como uma das principais modalidades de consumo distintivo e, portanto, de marcação identitária, na cultura contemporânea. A análise interna das edições selecionadas da revista revelou a incorporação de temáticas consonantes às mudanças sociais experimentadas no decorrer das décadas de 80, 90 e nos anos 2000, até 2015. Evidenciou-se, na trajetória da revista, a incorporação de temáticas presentes nos diferentes contextos históricos, como algumas pautas feministas, a menção à existência de uma moda brasileira e sua relação com a moda internacional e, sobretudo, o crescimento da noção de estilo e sua relação com a noção de moda, ponto de interesse inicial desta pesquisa. A análise dos discursos dos produtores da revista e das leitoras entrevistadas permite visualizar as estratégias de comunicação que atingiram seu objetivo, bem como apontar as formas de uso/apropriações que escapam a estas estratégias, desvendando assim, lugares ocupados pela revista no cotidiano das leitoras muito diferentes daqueles planejados pelos produtores.This research proposes an analysis the speech related to the fashion and style notions in Vogue’s Brasil magazine. Inspired by the Mediations Theory (2015), the research was methodologically articulated in three stages: 1) thematic content analysis of the selected editions, aiming to map the main inflection points in the journal's trajectory and its central themes, as well as to identify the recurrence or absence of the terms "fashion" and "style" throughout its history; 2) visit to the magazine edition and interviews with specific professionals involved in the magazine creation, in order to identify the main communicability strategies employed; 3) interviews with readers, in order to capture the means of reframing and uses of the contents conveyed. Seeking to unveil the logics of the uses, that is the meanings attributed to the contents conveyed by the magazine, whose understanding is configured as a privileged sector to recognize the speech related to fashion and style, given in a specific social, political and cultural context, as well as their transformations. As background to this research, there is a debate about the relationship between consumption and subjectification processes, since the construction of appearance, which involves “dressing up”, as one of the main distinctive types of consumption and therefore, of identity identification, in contemporary culture. The internal selected editions analysis of the magazine revealed the incorporation of themes in line with the social changes experienced during the 80s, 90s and 2000s, until 2015. It was evident, in the journal's trajectory, the incorporation of themes present in the different historical contexts, such as some feminist guidelines, the mention of the existence of a Brazilian fashion and its relationship with international fashion and, above all, the growth of the notion of style and its relationship with the notion of fashion, the initial interest in this research. The analysis of the speeches of the interviewed producers and readers allows us to visualize the successful communication strategies, as well as to point out the forms of use / appropriations that escape these strategies, unveiling places occupied by the magazine readers daily lives further from what is planned by the editors.Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)140253/2019-0Universidade Estadual Paulista (Unesp)Castro, Ana Lúcia de [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Haddad, Beatriz Sumaya Malavasi [UNESP]2021-07-23T16:44:57Z2021-07-23T16:44:57Z2021-05-20info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/21362333004030017P7porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-06-11T19:34:36Zoai:repositorio.unesp.br:11449/213623Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T15:10:31.520710Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
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