Problematização no ensino de tópicos do eletromagnetismo por meio das etapas da psicanálise bachelardiana
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://dx.doi.org/10.14572/nuances.v22i23.1751 http://hdl.handle.net/11449/134887 |
Resumo: | The aim of this paper is to discuss the problematization in Physics Teaching subsidized by a methodology based on the steps of the process of psychoanalysis proposed by Santos (1998) and based in Bachelard’s epistemology. The work was developed and applied in extracurricular course and it was investigated at conceptions of students of the degree in Physics from Unesp-Bauru about the topics of the electromagnetism. The data were categorized into level of complexity and showed in tables and graphs. The results allowed us to infer the conceptual or epistemological profiles of the sample investigated. |
id |
UNSP_11547bfc600c41be33b858e5a294d364 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/134887 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Problematização no ensino de tópicos do eletromagnetismo por meio das etapas da psicanálise bachelardianaProbematization in teaching of topics of the electromagnetism througt the stages of the bachelard’s psicanalysisGaston BachelardPhysics educationHistory of scienceGaston BachelardEnsino de físicaHistória da ciênciaThe aim of this paper is to discuss the problematization in Physics Teaching subsidized by a methodology based on the steps of the process of psychoanalysis proposed by Santos (1998) and based in Bachelard’s epistemology. The work was developed and applied in extracurricular course and it was investigated at conceptions of students of the degree in Physics from Unesp-Bauru about the topics of the electromagnetism. The data were categorized into level of complexity and showed in tables and graphs. The results allowed us to infer the conceptual or epistemological profiles of the sample investigated.O objetivo desse artigo é discutir a problematização no ensino de Física subsidiada por uma metodologia que se baseia nas etapas do processo da psicanálise, proposta por Santos (1998) – consientização, desequilibração, familiarização - e que está fundamentada na epistemologia bachelardiana. O trabalho foi desenvolvido e aplicado em um curso extracurricular e foram investigadas as concepções de alunos do curso de licenciatura em Física da Unesp de Bauru referentes aos tópicos do eletromagnetismo. Os dados foram categorizados em níveis de complexidade e apresentados em tabelas e gráficos. A análise dos resultados nos permitiu inferir o perfil conceitual ou epistemológico da amostra investigada.Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT), Departamento de Física, Química e Biologia, Presidente Prudente, SP, BrasilUniversidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), Amargosa, BA, BrasilUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), Faculdade de Ciências (FC), Departamento de Física, Bauru, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT), Departamento de Física, Química e Biologia, Presidente Prudente, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), Faculdade de Ciências (FC), Departamento de Física, Bauru, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB)Souza Filho, Moacir Pereira de [UNESP]Boss, Sérgio Luiz BragattoCaluzi, João José [UNESP]2016-03-02T12:58:52Z2016-03-02T12:58:52Z2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article72-95application/pdfhttp://dx.doi.org/10.14572/nuances.v22i23.1751Nuances, v. 22, n. 23, p. 72-95, 2012.2236-0441http://hdl.handle.net/11449/13488710.14572/nuances.v22i23.1751ISSN2236-0441-2012-22-23-72-95.pdf44714552069327099240823312105954Currículo Lattesreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporNuancesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-06-19T12:44:03Zoai:repositorio.unesp.br:11449/134887Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T23:35:34.664237Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Problematização no ensino de tópicos do eletromagnetismo por meio das etapas da psicanálise bachelardiana Probematization in teaching of topics of the electromagnetism througt the stages of the bachelard’s psicanalysis |
title |
Problematização no ensino de tópicos do eletromagnetismo por meio das etapas da psicanálise bachelardiana |
spellingShingle |
Problematização no ensino de tópicos do eletromagnetismo por meio das etapas da psicanálise bachelardiana Souza Filho, Moacir Pereira de [UNESP] Gaston Bachelard Physics education History of science Gaston Bachelard Ensino de física História da ciência |
title_short |
Problematização no ensino de tópicos do eletromagnetismo por meio das etapas da psicanálise bachelardiana |
title_full |
Problematização no ensino de tópicos do eletromagnetismo por meio das etapas da psicanálise bachelardiana |
title_fullStr |
Problematização no ensino de tópicos do eletromagnetismo por meio das etapas da psicanálise bachelardiana |
title_full_unstemmed |
Problematização no ensino de tópicos do eletromagnetismo por meio das etapas da psicanálise bachelardiana |
title_sort |
Problematização no ensino de tópicos do eletromagnetismo por meio das etapas da psicanálise bachelardiana |
author |
Souza Filho, Moacir Pereira de [UNESP] |
author_facet |
Souza Filho, Moacir Pereira de [UNESP] Boss, Sérgio Luiz Bragatto Caluzi, João José [UNESP] |
author_role |
author |
author2 |
Boss, Sérgio Luiz Bragatto Caluzi, João José [UNESP] |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Souza Filho, Moacir Pereira de [UNESP] Boss, Sérgio Luiz Bragatto Caluzi, João José [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Gaston Bachelard Physics education History of science Gaston Bachelard Ensino de física História da ciência |
topic |
Gaston Bachelard Physics education History of science Gaston Bachelard Ensino de física História da ciência |
description |
The aim of this paper is to discuss the problematization in Physics Teaching subsidized by a methodology based on the steps of the process of psychoanalysis proposed by Santos (1998) and based in Bachelard’s epistemology. The work was developed and applied in extracurricular course and it was investigated at conceptions of students of the degree in Physics from Unesp-Bauru about the topics of the electromagnetism. The data were categorized into level of complexity and showed in tables and graphs. The results allowed us to infer the conceptual or epistemological profiles of the sample investigated. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012 2016-03-02T12:58:52Z 2016-03-02T12:58:52Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dx.doi.org/10.14572/nuances.v22i23.1751 Nuances, v. 22, n. 23, p. 72-95, 2012. 2236-0441 http://hdl.handle.net/11449/134887 10.14572/nuances.v22i23.1751 ISSN2236-0441-2012-22-23-72-95.pdf 4471455206932709 9240823312105954 |
url |
http://dx.doi.org/10.14572/nuances.v22i23.1751 http://hdl.handle.net/11449/134887 |
identifier_str_mv |
Nuances, v. 22, n. 23, p. 72-95, 2012. 2236-0441 10.14572/nuances.v22i23.1751 ISSN2236-0441-2012-22-23-72-95.pdf 4471455206932709 9240823312105954 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Nuances |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
72-95 application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
Currículo Lattes reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808129534607753216 |