Problematização no ensino de tópicos do eletromagnetismo por meio das etapas da psicanálise bachelardiana

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza Filho, Moacir Pereira de [UNESP]
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Boss, Sérgio Luiz Bragatto, Caluzi, João José [UNESP]
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://dx.doi.org/10.14572/nuances.v22i23.1751
http://hdl.handle.net/11449/134887
Resumo: The aim of this paper is to discuss the problematization in Physics Teaching subsidized by a methodology based on the steps of the process of psychoanalysis proposed by Santos (1998) and based in Bachelard’s epistemology. The work was developed and applied in extracurricular course and it was investigated at conceptions of students of the degree in Physics from Unesp-Bauru about the topics of the electromagnetism. The data were categorized into level of complexity and showed in tables and graphs. The results allowed us to infer the conceptual or epistemological profiles of the sample investigated.
id UNSP_11547bfc600c41be33b858e5a294d364
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/134887
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Problematização no ensino de tópicos do eletromagnetismo por meio das etapas da psicanálise bachelardianaProbematization in teaching of topics of the electromagnetism througt the stages of the bachelard’s psicanalysisGaston BachelardPhysics educationHistory of scienceGaston BachelardEnsino de físicaHistória da ciênciaThe aim of this paper is to discuss the problematization in Physics Teaching subsidized by a methodology based on the steps of the process of psychoanalysis proposed by Santos (1998) and based in Bachelard’s epistemology. The work was developed and applied in extracurricular course and it was investigated at conceptions of students of the degree in Physics from Unesp-Bauru about the topics of the electromagnetism. The data were categorized into level of complexity and showed in tables and graphs. The results allowed us to infer the conceptual or epistemological profiles of the sample investigated.O objetivo desse artigo é discutir a problematização no ensino de Física subsidiada por uma metodologia que se baseia nas etapas do processo da psicanálise, proposta por Santos (1998) – consientização, desequilibração, familiarização - e que está fundamentada na epistemologia bachelardiana. O trabalho foi desenvolvido e aplicado em um curso extracurricular e foram investigadas as concepções de alunos do curso de licenciatura em Física da Unesp de Bauru referentes aos tópicos do eletromagnetismo. Os dados foram categorizados em níveis de complexidade e apresentados em tabelas e gráficos. A análise dos resultados nos permitiu inferir o perfil conceitual ou epistemológico da amostra investigada.Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT), Departamento de Física, Química e Biologia, Presidente Prudente, SP, BrasilUniversidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), Amargosa, BA, BrasilUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), Faculdade de Ciências (FC), Departamento de Física, Bauru, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT), Departamento de Física, Química e Biologia, Presidente Prudente, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), Faculdade de Ciências (FC), Departamento de Física, Bauru, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB)Souza Filho, Moacir Pereira de [UNESP]Boss, Sérgio Luiz BragattoCaluzi, João José [UNESP]2016-03-02T12:58:52Z2016-03-02T12:58:52Z2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article72-95application/pdfhttp://dx.doi.org/10.14572/nuances.v22i23.1751Nuances, v. 22, n. 23, p. 72-95, 2012.2236-0441http://hdl.handle.net/11449/13488710.14572/nuances.v22i23.1751ISSN2236-0441-2012-22-23-72-95.pdf44714552069327099240823312105954Currículo Lattesreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporNuancesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-06-19T12:44:03Zoai:repositorio.unesp.br:11449/134887Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T23:35:34.664237Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Problematização no ensino de tópicos do eletromagnetismo por meio das etapas da psicanálise bachelardiana
Probematization in teaching of topics of the electromagnetism througt the stages of the bachelard’s psicanalysis
title Problematização no ensino de tópicos do eletromagnetismo por meio das etapas da psicanálise bachelardiana
spellingShingle Problematização no ensino de tópicos do eletromagnetismo por meio das etapas da psicanálise bachelardiana
Souza Filho, Moacir Pereira de [UNESP]
Gaston Bachelard
Physics education
History of science
Gaston Bachelard
Ensino de física
História da ciência
title_short Problematização no ensino de tópicos do eletromagnetismo por meio das etapas da psicanálise bachelardiana
title_full Problematização no ensino de tópicos do eletromagnetismo por meio das etapas da psicanálise bachelardiana
title_fullStr Problematização no ensino de tópicos do eletromagnetismo por meio das etapas da psicanálise bachelardiana
title_full_unstemmed Problematização no ensino de tópicos do eletromagnetismo por meio das etapas da psicanálise bachelardiana
title_sort Problematização no ensino de tópicos do eletromagnetismo por meio das etapas da psicanálise bachelardiana
author Souza Filho, Moacir Pereira de [UNESP]
author_facet Souza Filho, Moacir Pereira de [UNESP]
Boss, Sérgio Luiz Bragatto
Caluzi, João José [UNESP]
author_role author
author2 Boss, Sérgio Luiz Bragatto
Caluzi, João José [UNESP]
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB)
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza Filho, Moacir Pereira de [UNESP]
Boss, Sérgio Luiz Bragatto
Caluzi, João José [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Gaston Bachelard
Physics education
History of science
Gaston Bachelard
Ensino de física
História da ciência
topic Gaston Bachelard
Physics education
History of science
Gaston Bachelard
Ensino de física
História da ciência
description The aim of this paper is to discuss the problematization in Physics Teaching subsidized by a methodology based on the steps of the process of psychoanalysis proposed by Santos (1998) and based in Bachelard’s epistemology. The work was developed and applied in extracurricular course and it was investigated at conceptions of students of the degree in Physics from Unesp-Bauru about the topics of the electromagnetism. The data were categorized into level of complexity and showed in tables and graphs. The results allowed us to infer the conceptual or epistemological profiles of the sample investigated.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012
2016-03-02T12:58:52Z
2016-03-02T12:58:52Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dx.doi.org/10.14572/nuances.v22i23.1751
Nuances, v. 22, n. 23, p. 72-95, 2012.
2236-0441
http://hdl.handle.net/11449/134887
10.14572/nuances.v22i23.1751
ISSN2236-0441-2012-22-23-72-95.pdf
4471455206932709
9240823312105954
url http://dx.doi.org/10.14572/nuances.v22i23.1751
http://hdl.handle.net/11449/134887
identifier_str_mv Nuances, v. 22, n. 23, p. 72-95, 2012.
2236-0441
10.14572/nuances.v22i23.1751
ISSN2236-0441-2012-22-23-72-95.pdf
4471455206932709
9240823312105954
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Nuances
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 72-95
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv Currículo Lattes
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129534607753216