Diacronia do processo de parentetização em contexto de assim: uma comunicação por cartas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lopes-Damasio, Lúcia Regiane [UNESP]
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://www.gel.org.br/estudoslinguisticos/v39-3_sumario.php
http://hdl.handle.net/11449/127077
Resumo: This paper is the result of a research developed in one of the subgroups of the Project Toward a History of “Paulista” Portuguese which focuses on the investigation of the “Diachrony of the constitutive processes of the text”. The aim of this research is to study the Portuguese item assim in the parenthesis contexts using specifically the letter Discursive Tradition in the 18th, 19th and 20th centuries. Focusing on the Textual Interactive theory/perspective, the main purpose is to proceed with a qualitative analysis of the functionality of assim in the process of textual construction.
id UNSP_115fcfb4ab9ccc31589d6264b7896350
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/127077
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Diacronia do processo de parentetização em contexto de assim: uma comunicação por cartasDiachrony of the process of parenthetization in context of assim: communication by lettersAssimParenthesisDiachronyAssimParêntesesDiacroniaThis paper is the result of a research developed in one of the subgroups of the Project Toward a History of “Paulista” Portuguese which focuses on the investigation of the “Diachrony of the constitutive processes of the text”. The aim of this research is to study the Portuguese item assim in the parenthesis contexts using specifically the letter Discursive Tradition in the 18th, 19th and 20th centuries. Focusing on the Textual Interactive theory/perspective, the main purpose is to proceed with a qualitative analysis of the functionality of assim in the process of textual construction.Este trabalho é resultado de uma pesquisa desenvolvida no subgrupo do Projeto para a História do Português Paulista, que tem como foco de investigação a “Diacronia dos processos constitutivos do Texto”. O objeto de estudo é o item assim em contextos de parênteses, na Tradição Discursiva carta e no período correspondente aos séculos XVIII, XIX e XX. O objetivo central corresponde à promoção de uma análise qualitativa, sob a perspectiva teórica textual-interativa, do funcionamento de assim nesse processo de construção textual.Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências e Letras de Assis, Assis, Av. Dom Aquino, 2100, Parque Universitário, CEP 19806900, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências e Letras de Assis, Assis, Av. Dom Aquino, 2100, Parque Universitário, CEP 19806900, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Lopes-Damasio, Lúcia Regiane [UNESP]2015-08-21T17:53:51Z2015-08-21T17:53:51Z2010info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article983-997application/pdfhttp://www.gel.org.br/estudoslinguisticos/v39-3_sumario.phpEstudos Linguísticos, v. 39, n. 3, p. 983-997, 2010.1413-0939http://hdl.handle.net/11449/127077ISSN1413-0939-2010-39-03-983-997.pdf9133788486178535Currículo Lattesreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporEstudos Linguísticosinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-18T06:30:12Zoai:repositorio.unesp.br:11449/127077Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T23:22:08.984650Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Diacronia do processo de parentetização em contexto de assim: uma comunicação por cartas
Diachrony of the process of parenthetization in context of assim: communication by letters
title Diacronia do processo de parentetização em contexto de assim: uma comunicação por cartas
spellingShingle Diacronia do processo de parentetização em contexto de assim: uma comunicação por cartas
Lopes-Damasio, Lúcia Regiane [UNESP]
Assim
Parenthesis
Diachrony
Assim
Parênteses
Diacronia
title_short Diacronia do processo de parentetização em contexto de assim: uma comunicação por cartas
title_full Diacronia do processo de parentetização em contexto de assim: uma comunicação por cartas
title_fullStr Diacronia do processo de parentetização em contexto de assim: uma comunicação por cartas
title_full_unstemmed Diacronia do processo de parentetização em contexto de assim: uma comunicação por cartas
title_sort Diacronia do processo de parentetização em contexto de assim: uma comunicação por cartas
author Lopes-Damasio, Lúcia Regiane [UNESP]
author_facet Lopes-Damasio, Lúcia Regiane [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Lopes-Damasio, Lúcia Regiane [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Assim
Parenthesis
Diachrony
Assim
Parênteses
Diacronia
topic Assim
Parenthesis
Diachrony
Assim
Parênteses
Diacronia
description This paper is the result of a research developed in one of the subgroups of the Project Toward a History of “Paulista” Portuguese which focuses on the investigation of the “Diachrony of the constitutive processes of the text”. The aim of this research is to study the Portuguese item assim in the parenthesis contexts using specifically the letter Discursive Tradition in the 18th, 19th and 20th centuries. Focusing on the Textual Interactive theory/perspective, the main purpose is to proceed with a qualitative analysis of the functionality of assim in the process of textual construction.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010
2015-08-21T17:53:51Z
2015-08-21T17:53:51Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.gel.org.br/estudoslinguisticos/v39-3_sumario.php
Estudos Linguísticos, v. 39, n. 3, p. 983-997, 2010.
1413-0939
http://hdl.handle.net/11449/127077
ISSN1413-0939-2010-39-03-983-997.pdf
9133788486178535
url http://www.gel.org.br/estudoslinguisticos/v39-3_sumario.php
http://hdl.handle.net/11449/127077
identifier_str_mv Estudos Linguísticos, v. 39, n. 3, p. 983-997, 2010.
1413-0939
ISSN1413-0939-2010-39-03-983-997.pdf
9133788486178535
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Estudos Linguísticos
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 983-997
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv Currículo Lattes
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128239875391488